Volkswagen Spacefox e Space Cross

[Nome] Márcio Mendonça Braga
[Cidade] Rio de Janeiro
[Estado] RJ
[E-mail] marciobraga81@ig.com.br

[Versão] Trend 1.6 GII
[Ano-modelo] 2011
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 4
[Consumo] 2
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] O Spacefox foi um modelo que evoluiu muito nesta reestilização. Entre os pontos positivos que mais me agradaram, destaco o design, espaço interno, motorização, câmbio e acabamento, que mesmo ainda um pouco despojado em relação ao seu preço, é INFINITAMENTE melhor e muito mais bonito que a versão antiga. O cambio voltou aos áureos tempos de VW, com engates extremamente precisos, suaves e ágeis, com uma grata surpresa…. UMA RELAÇÃO DE CAMBIO LOOOOONGA!!!!!!!!!!!!! (Será que é porque este modelo vem da Argentina??????) Coloco isto com tantas exclamações pois a VW, durante muitos anos, nos empurrou carros (será que os nacionais ainda tem cambio curto???) com bons motores e cambios RIDICULAMENTE curtos, que nos obrigava a aturar um motor esgoelado acima de 100 km/h em troca de passar em lombadas sem reduzir!! Agora voce roda com 2.600 rpm em 5º a 100 km/h e nem por isso o carro é lerdo nas retomadas, muito pelo contrário!! A disposiçáo dele é surpreendente, considerando-se um motor 1.6 8v de 104/101 cv (alcool/gasolina, leia-se) para um carro relativamente pesado, com excepcional distribuição de torque desde os giros mais baixos. Cabe ressaltar que o “brilho” dele é encontrado rodando no alcool, ja que na gasolina ele fica consideravelmente mais lento em todas as faixas, caindo na vala comum, mas ainda assim apresentando desempenho satisfatório para sua proposta. Cabe ressaltar que na gasolina nao ha ganho significativo em consumo em relação ao alcool. Aos que gostam de cambios curtos, convido a experimentar o carro e constatar que mesmo com a relação longa roda-se com o contagiros sempre abaixo dos 3.000 rpm e o carro ganha desenvoltura com muita facilidade, notando-se apenas uma aspereza meio exagerada no alcool com o motor frio, que é atenuada (nao desaparece), após aquecimento. Mesmo assim é um motor suave e em conjunto com o cambio, torna-se um carro muito agradável de dirigir, que em conjunto com as regulagens de altura e inclinação o volante, dá para achar uma boa posição. Minha única ressalva é que os bancos (de espuma densa e rigida) possuem apoio lombar excessivo e isso me incomoda um pouco, mesmo que tendo ombros que seguram firmemente o corpo nas curvas. A estabilidade é muito boa, um motorista comum nao encontrará seus limites com facilidade…. Numa condução mais esportiva nota-se uma oscilação da carroceria (devido a altura) e ligeira tendencia a sair de traseira, mas nada que desabone o equilibrio. Os altofalantes originais são muito bons (considerando-se para os padroes de fabrica), instalei um aparelho que ja tinha no fox e o som ficou melhor do que antes, faltando apenas um pouco mais de agudos pois o tweeter nao é muito forte, mas cabe um elogio a antena que vem de fabrica, de qualidade de recepção excelente, visto que onde moro sou cercado de montanhas e ainda assim o radio pega muito bem! Painel de boa visibilidade, voltando aos padroes do Gol GIII, (iluminação azul, que particularmente me agrada mas prefiro a branca das versoes superiores!) sendo o quadro de instrumentos de formato MUITO PARECIDO com o antigo GOl…. O que faz nao notar muito isso é o grande e envolvente painel, que esconde estas formas. O ar condicionado é muito bom, gelando rapido a grande cabine, mesmo que com um ventilador barulhento quando usado na velocidade 4 (porem bem forte, diga-se). Vidros eletricos dianteiros com botoes dupla função (normal/ one touch), que acho muito funcionais.

[Principais aspectos negativos] A suspensão não é lá essas coisas, porém muito melhor do que o Fox (tive um 09/10 1.0), sendo mais macia e menos quicante. Mesmo com 1.700 kms, desde novo ja sinto folgas e ruidos que alegam ser normais do conjunto, mesmo tendo nesse veiculo as tais buchas das balanças reforçadas (iguais ao Crossfox). Isso é uma caracteristica que me incomoda, mas to me acostumando ja que nao ha muito o que fazer. O consumo é alto demais ao meu ver, pondero que o veículo costumeiramente é utlizado em trajetos curtos e sei que isso altera os valores. No álcool tem feito entre 4,5 e 5 km/l e na gasolina na casa dos 6,5 km/l. Em percursos mais longos e abertos ele melhora, ficando ao redor dos 6/ 7 km/l no alcool. Ainda assim são valores que considero altos demais para um motor 1.6 de tecnologia que pode ser considerada atual, já tive carros com motores mais potentes (Marea 2.4 20v e Tempra 2.0 8v e 16v, por exemplo, sendo que atualmente ainda tenho o Tempra 16v e comparo isso com frequencia) que tinham um consumo parecido mas com motor e peso muito maiores, dando grande enfase pricipalmente ao Marea, que com um motor de 160cv era praticamente impossivel fazer menos que 7 km/l na cidade. Infelizmente vejo que essa é uma característica que atinge quase todos os modelos flex, pois não há como otimizar em 100% o aproveitamento de dois combustiveis “fisicamente” completamente diferentes com a mesma taxa de compressão.

[Defeitos apresentados] Estou com ele a apenas 5 meses e o carro roda muito pouco (fica com minha esposa para uso diario). Logo no dia da retirada notei que uma das calotas estava arranhada e o parachoque manchado de cola. Pedi que fosse removida cola e isso foi feito rapidamente, mas a troca da calota rendeu um certo desgaste, chegando a ser cogitado que eu deixasse a calota lá e pegasse a “outra” depois… Eles provavelmente iriam tirar de outro carro, pois a calota so é colocada na entrega do veiculo e com isso, nao é um item coberto em garantia pelo fabricante. No fim, após uma espera longa levei o carro embora com a calota riscada e no mesmo dia me ligaram disponibilizando uma nova, que foi trocada na frente da minha esposa, quando levou o carro. Em outubro levei o carro lá para prender as borrachas de vedação das portas traseiras que soltaram logo nos primeiros dias, (disse o consultor que trata-se de um problema recorrente neste Spacefox), verificação de ruidos e folgas na suspensão dianteira e vidro dianteiro direito prendendoao subir. Tudo foi resolvido a contento, mas os barulhos da suspensao não foram sanados, segundo o consultor nao foi encontrado nada de anormal, apenas o protetor do carter estava “batendo um pouco”. Os ruidos ate diminuiram, mas as folgas e batidinhas secas permanecem vivas quando se passa num desnivel curto e seco (tampas de boeiros e emendas de asfalto, por exemplo) e tenho grande receio de piorarem com o passar da km

[Concessionárias] As concessionárias, num modo geral, estão mudando suas filosofias para atrair mais clientes e quebrar o estigma da empurroterapia e preços altos. Este carro possui garantia de motor e cambio de 3 anos (garantia geral de 1 ano apenas, atentem-se a isso os que comprarem um VW), mas para isso tenho que levar o carro lá a cada 6 meses para revisoes, mesmo que nao tenha rodado os 10.000 kms. Até agora nao tive surpresas com o Fox que tive, pagando 230,00 por estas revisões (meio salgadinho para uma simples troca de óleo e mais umas bobagens que sao verificadas), mas sao validas para manutenção da garantia e nunca nenhum serviço extra foi me oferecido. Agora eles baixaram o valor (Recreio veículos) e pagarei 180,00 na primeira revisão do Space. Creio que as montadoras, para crescimento em vendas, criem seus focos no pos vendas, pois com a concorrencia acirrada do jeito que está e com a grande ascensão, em termos gerais, das coreanas (leia-se principalmente Kia e Hyundai), o cliente começará a deixar certos estigmas de lado e ir para onde o custo beneficio se apresentar melhor para o bolso.

[Comentários adicionais] O Spacefox é um carro que me agradou bastante, apesar de que a VW não é das minhas favoritas atualmente. Acho caro o valor cobrado por ele (este custou R$ 46.000,00 em julho), versão trend com vidros eletricos nas 4 portas, espelhos eletricos, chave canivete, ar e dh, valor que julgo um pouco salgado. Por isso, minha unica ressalva se mostra aos tecidos dos bancos, que poderiam ser num tecido mais agradável (veludo, por exemplo), mas ao menos são bordados num tecido muito resistente, bem acabado e bonito, apesar de simplório. O acamento interno do carro é muito bonito, com pasticos aceitáveis que parecem ser resistentes, realmente uma evolução incalculavel sobre a versao anterior. A escolha ao Spacefox se recaiu basicamente por seu espaço interno e possibilidade de deslocamento do banco traseiro, fator muito importante no meu caso pois tenho 3 filhos e um deles é deficiente,sendo necessário um andador bem grande para facilitar a locomoção.. Recomendo o carro para aqueles que buscam espaço interno e um conjunto de motor/cambio agradável, acompanhados de um design muito bonito num carro que é bem aceito no mercado.

[Best Cars Web Site] Sem comentários negativos, o site é excelente e sua equipe contiua comprometida como sempre!! Um abraço a todos do site!!

[Data de publicação] 14/1/12

[Nome] Eduardo Jose Gomes Cruz
[Cidade] Belo Horizonte
[Estado] MG
[E-mail] não publicado a pedido

[Versão] SPORTLINE 1.6 FLEX
[Ano-modelo] 2009
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 60.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Não utilizo

[Estilo] 4
[Acabamento] 2
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 3
[Câmbio] 5
[Freios] 3
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 2
[Custo-benefício] 3

[Principais aspectos positivos] Espaço interno, posiçao de dirigir, banco do motorista com regulagem de altura e os portas trecos. A estabilidade é boa, o carro só sai numa curva se quiser mesmo, ela ate balança mas mantem a trajetoria. A visibilidade tambem excelente, muito facil para colocar em vagas apertadas. Motor com bom torque em baixa.

[Principais aspectos negativos] O consumo não é lá essas coisas para um carro 1.6. Na gasolina não passa de 8,5km/L na cidade, mesmo andando na manha, planejando o trajeto, evitando aceleradas bruscas. Na estrada nao espere mais que 11km/L na gasolina. Alcool nunca coloquei, a diferença deve ser ainda maior. A suspensao é muito dura, balançadas sao frequentes, e os passageiros ficam chacoalhando em ruas mal pavimentadas. O Acabamento de plastico dá impressão de descuido, paga-se caro em uma Spacefox para ter acabamento de Gol G4. Fora que em ruas esburacadas parece que o acabamento vai desmanchar. Acredito que no modelo 2011 a VOLKS corrigiu. A desvalorização no valor de mercado tambem é alta em ralação ao fox.

[Defeitos apresentados] A luz do EPC acendeu. No manual do veiculo deixa entender que pode ser várias coisas, deixando em desespero quem nao entende de mecanica. Por fim com a luz acesa o veiculo perdeu força e a consumir muito combustivel. Levei ao meu mecanico, e pasmem, era um sensor de freio que fica no pedal de freio. Com isso queimou as lampadas traseiras e a central do carro ficou doida, consumindo muito combustivel como mensionei. Olha a tecnologia da VOLKS!!! A suspensao constantemente tem que trocar as buchas do leque. Utilizei as do CROSSFOX, mais resistentes. Porque entao nao utilizar em todas Spacefox, VOLKS???

[Concessionárias] Nunca usei com este veiculo, pois comprei do primeiro proprietario.

[Comentários adicionais] O carro é bom, excelente para quem tem filhos, pois é espaçosa e cheia de porta coisas. Mas nao recomendaria para quem roda bastante pois o custo é alto. Se a volks ouvisse mais os clientes talvez nao teria tantos aspectos ruins.

[Best Cars Web Site] Sempre leio as opinioes, elas ajudam a entender quem pretende comprar um automovel de determindada marca. Excelente site.

[Data de publicação] 22/10/11

[Nome] FERNANDO ANTONIO DE MENEZES GUEDES
[Cidade] RECIFE
[Estado] PE
[E-mail] não publicado a pedido

[Versão] 1.6 I – MOTION
[Ano-modelo] 2010
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 15.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 1
[Câmbio] 1
[Freios] 3
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 3
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 3

[Principais aspectos positivos] motor confiável, espaço interno, instrumentos e porta-malas

[Principais aspectos negativos] consumo; na cidade meu carro faz com gasolina 5,1km/l e com álcool 4,5 km/lt um carro feito para rodovias não para o trãnsito urbano.o cãmbio automático deixa muito a desejar nas trocas de marchas, principalmente se o condutor necessitar de uma manobra mais rápida.

[Defeitos apresentados] assim que tirei da concessioária a cãmbio deu pane com 03 dias e demorrou 20 dias para resolverem o problema

[Concessionárias] ´ HORRÍVEL, SÓ QUEREM SABER DE VENDER O CARRO.

[Comentários adicionais] por favor não compre esse carro com cãmbio automático prefira o manual.

[Best Cars Web Site] É a primeira vez que estou usando, espero que esse comentário alerte as pessoas que pesquissem mais antes de adquirir um carro.

[Data de publicação] 22/10/11

[Nome] SANDRO TORRES
[Cidade] GOIANIA
[Estado] GO
[E-mail] não publicado a pedido

[Versão] 1.6
[Ano-modelo] 2011
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Insatisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito

[Estilo] 3
[Acabamento] 1
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 2
[Desempenho] 3
[Consumo] 1
[Câmbio] 3
[Freios] 2
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 1
[Custo-benefício] 1

[Principais aspectos positivos] Espaço interno.

[Principais aspectos negativos] consumo(6 cidade e 9 estrada gasolina),barulhos internos,começam logo qndo vc retira o carro da concessionaria,é muito plastico.suspenção fraca parece que tem algo batendo na frente.

[Defeitos apresentados] retirei uma zera na revenda e quando sai ela começou soltar muita fumaça branca (quando pisava quem vinha atras não via nada).voltei na revenda e devolvi no ato,pedi que me dessem outra.foi substituida uma semana depois.peguei a outra e fui viajar com minha familia.com +ou- 800km rodados(isso mesmo o carro não tinha nem 1000km rodados) o carro desalinhou,e aí começou os “GRILOS” internos (barulhos).peguei um pouco de chuva e quando cheguei no meu destino fui tirar a bagagem do carro o assoalho estava cheio de agua.isso o carro com 2000km rodados(INADIMISSIVEL).o alarme deu problema umas tres vezes.isso pq quando cheguei de viajem a 1ªcoisa que fiz foi vender o carro com 5000km rodados.

[Concessionárias] a concessionaria que me atendeu (BELCAR NA BR153 GO)não teve culpa,pois eles só revendem,fui muito bem atendido a troca do primeiro veiculo foi feita rapidamente.Não tenho nada a reclamar da Belcar.

[Comentários adicionais] Tinha um Voyage 2010 (que alias apresentou quase os mesmos defeitos que a space fox)e troquei por essa “SPACE” por mais espaço e motor. resumindo sai de uma porcaria pra entra em outra.vendi a spacefox com 5000km não queria um carro novo cheio de problemas. comprei um stilo 2005 de um amigo meu e posso dizer uma coisa mesmo com 70 mil km rod. da de 10 a zero no voyage e na spacefox juntos zero. resumindo VOLKSWAGEM NUNCA MAIS .

[Best Cars Web Site] Òtimo espaço se tivesse visto antes não tinha comprado nem o voyage e nem a spacefox(podem ver que a maioria é insatisfeito ou parcialmente satisfeito) vi aqui os comentarios sobre o stilo e vi que a maioria é satisfeito arrisquei e deu certo sou mais um satisfeito e vou colocar meu depoimento sobre o stilo.

[Data de publicação] 2/7/11

[Nome] Márcia Maria Soares de Souza
[Cidade] Recife
[Estado] PE
[E-mail] não publicado a pedido

[Versão] Trend 1.6 8v
[Ano-modelo] 2010
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 40.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 4
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 3

[Principais aspectos positivos] Gostei de ter um Spacefox. Apesar do acabamento ser pobre e ter uma suspensão fraca.

[Principais aspectos negativos] Antes de comprar o carro li os comentários postados aqui. Então não me assombrei quando ele começou a fazer ruído de plástico com plástico logo nos primeiros meses. Certamente o novo acabamento dado por ocasião da reestilização ajude nisto. A suspensão dianteira estragou logo rodando aqui pelas estradas de Pernambuco e ruas do Recife. Achei o pneu original um pouco duro, como numa viagem rasgou e eu precisei trocar, percebi que o pneu Michilin deixou o carro mais macio. O barulho que faz o limpador dianteiro é um inferno. Quando busquei o carro 0km, a maçaneta do porta-malas estava solta e até hoje, depois de voltar várias vezes à concessionária, ela continua solta.

[Defeitos apresentados] 1) A maçaneta do porta-malas solta (forever); 2) Limpadores do parabrisa com ruído terrível; 3) Lâmpada de freio com mal contato (pegava após algumas pancadas); 4) Suspensão dianteira com pancadas, desgaste precipitado; 5) Chiado no banco do passageiro;
6) Baralhos generalizados pelo painel de instrumentos do carro; e 7) Curto circuito num fio que acende painel e instrumentos dentro do veículo.

[Concessionárias] Sempre fazia as manutenções do carro na Meira Lins em Recife/PE. Minhas principais queixas são: 1) Quando chegamos para deixar o carro para as revisões, além do serviço tentam SEMPRE empurrar serviços desnecessários (não previstos no manual do carro); e 2) Numa das revisões paguei pelo alinhamento e balanceamento das rodas que não foram feitos (Quando fui retirar o veículo constatei e reclamei, só assim o serviço foi feito).

[Best Cars Web Site] Parabéns! Sempre que penso em formar uma opinião sobre algum carro é o primeiro site que pesquiso.

[Data de publicação] 23/4/11