Volkswagen Polo (segunda geração)

 

Participe: opine sobre seu carro

 

[Nome] Camila Crescente Sala de Almeida
[Cidade] Ouro Fino
[Estado] MG

[Versão] Highline
[Motor] 200 TSi
[Ano-modelo] 2018
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Excelente carro. Casamento motor e câmbio perfeito. Anda muito e gasta pouco combustível. Faz 12km por litro de etanol na estrada (nunca usei gasolina). Suspensão macia que não compromete a estabilidade. Torque abundante. Muito potente. Design muito bonito. Excelente dirigibilidade. Conforto nota 10. Montagem nota 10. Excelente acabamento. Melhor custo benefício da categoria.

[Principais aspectos negativos] Nenhum

[Defeitos apresentados] Barulho na parte traseira sanado pela concessionária.

[Concessionárias] Sou muito bem atendido.

[Comentários adicionais] Carro maravilhoso. Me surpreendeu positivamente. A plataforma MQB A0 é fantástica. Dirigibilidade incrível. Matou a concorrência. Tem potencial para ser o carro mais vendido do Brasil. Basta a VW não abusar muito no preço como fez com o Golf.

[Best Cars] Muito interessante. Não compro carro sem antes ler a opinião dos donos.

[Data de publicação] 20/4/18

 

 

[Nome] Leonardo Uroz Camargo da Costa
[Cidade] Belo Horizonte
[Estado] MG

[Versão] Comfortline 200 TSI
[Motor] 200 TSI
[Ano-modelo] 2018
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Apesar do pouco tempo que estou com ele, me surpreende dia a dia a dirigibilidade do carro, atrelado ao consumo e desempenho. Extremamente estável, silêncio a bordo e com respostas ágeis (tanto em acelerações e frenagens) quando necessárias. Engraçado que foi o último modelo que cogitei a fazer test-drive, por um preconceito histórico que tinha em relação aos produtos VW (suspensão, posição de dirigir e dirigibilidade) e, confesso, que ao realiza-lo foi um encantamento total, dispensando imediatamente todas opções que tinha já testado e acreditando nessa filosofia da Nova VW inaugurada pelo Novo Polo. As soluções de comandos de instrumentos e ergonomia, junto a segurança que o carro passa em movimento, são notórias e sentidas na condução. Um excelente e caprichado acerto dinâmico . Plataforma moderna, encaixes bem feitos e pequenos na estamparia, itens de série e opcionais de carros superiores e um visual que impressiona mais ao vivo do que por fotos também se destacam.

[Principais aspectos negativos] Apesar da VW usar um visual sóbrio internamente, característica da marca, alguns materiais plásticos mereciam uma textura mais diferenciada. Os encaixes são bons, sem rebarbas, mas bem simplistas ao toque. Não digo nem ter um material suave ao toque, mas sim de superfície mais diferenciada criando um ambiente mais premium. A falta de um tecido de revestimento nas portas traseiras deixa a desejar (apesar que todos concorrentes da categoria apresentam infelizmente tal característica atualmente). Ausência de faixa degradê no parabrisa (mesmo esse não sendo tão amplo) e alças no teto (famosos pqp), que auxiliam muito saída de quem tem dificuldades motoras como idosos é algo que senti não ter encontrado. Os trilhos aparentes dos bancos dianteiros também dão um visual de pouco capricho. Entendo também que as luzes DRL deveriam já estarem presentes em qualquer projeto novo, independente da versão, por ser um item dito de segurança a ser aplicado em breve obrigatoriamente. Ainda no quesito iluminação, se há luz de neblina dianteira, sem razão não estar presente a traseira (apesar do uso dela ser feito em nosso país indiscriminadamente). O porta luvas poderia ter uma descida da tampa suave e não do tipo “despenca” principalmente pelo seu tamanho e peso.

[Defeitos apresentados] O pisca do retrovisor direito apresentou avaria sendo rapidamente reparado após agendamento prévio.

[Concessionárias] Fiz visitas em quase todas autorizadas da rede VW em Belo Horizonte e Contagem. Algumas com atendimento mais cordial, outras menos. Em algumas senti plena falta de informação de vendedores quanto a itens do carro, porém em demais um treinamento mais específico, não permitindo gerar uma opinião generalizada já que foram percepções pontuais.

[Comentários adicionais] Realmente uma surpresa, uma expectativa que se supera cada dia e me faz ter a certeza que minha escolha foi perfeita. Se a intenção da VW é apresentar, com o Novo Polo, uma espécie de nova filosofia, ao menos comigo ela conseguiu convencer. Apesar de um design sóbrio, previsível ele conquista por sua obra no conjunto. Não que seu visual seja demérito, aliás ao vivo seu porte robusto reafirma as características de condução. A sensação de dirigibilidade prazerosa, o acerto de suspensão, motor redondo, consumo, eficiência, estabilidade e respostas eficazes são cativantes. Adquiri o Comfortline 200 TSi com kit que acrescentou rodas de liga leve aro 16, sensores de estacionamento traseiro e dianteiro, piloto automático, retrovisor interno eletrocrômico, farol com ajuste de intensidade, sensores de chuva e crepuscular, volante em couro com borboletas e acesso ao veículo e partida com dispensa de chave. Ressalto ainda itens de segurança ativa e passiva no veículo bem como sua multimídia (Composition Touch com App Connect) de fácil uso com sistema satisfatório de sonorização. Talvez essa versão poderia ter a central de Discovery Media, de 8 polegadas, como opcional.

[Best Cars] Referência brasileira na área jornalística no mundo dos automóveis, um prazer poder contribuir novamente com minha percepção sobre meu novo carro . Matérias imparciais, com análises confiáveis e com respaldos técnicos tornam o Best Cars uma fonte de leitura essencial e obrigatória para quem gosta do universo automotivo. Diria que tradição resume bem o que se torna tal portal muito em função da seriedade e profissionalismo levado a sério. Certeza da minha sempre presença como leitor e apreciador de boas leituras do ramo.

[Data de publicação] 6/4/18

 

 

[Nome] Fabiano Maffi
[Cidade] Belo Horizonte
[Estado] MG

[Versão] Comfortline 200TSI
[Motor] 1.0 12V Turbo
[Ano-modelo] 2018
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos]
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno]
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] O Conjunto mecânico do carro é incrível (Motor, câmbio, freios), desempenho acima do esperado. Consumo adequado ao porte/transmissão do carro. Suspensão muito boa e estável, interior simples porém adequado sem rebarbas ou peças mal encaixadas. Acabamento externo, vãos da lataria estreitos e bem alinhados agrada apesar da traseira muito parecida com Gol. Itens de série interessantes para a categoria.

[Principais aspectos negativos] suspensão faz alguns barulhos que poderiam ser evitados com maior cuidado no projeto ou redimensionamento de coxins/batentes.

[Defeitos apresentados] Até o momento só alegria, porém rodei pouco com o veículo.

[Concessionárias] Atendimento negocial muito bom, já utilizei a Recreio de BH para revisões em outros carros e sempre fui muito bem atendido.

[Comentários adicionais] Estava na dúvida no ato da compra entre um 1.6 e o 1.0 TSI, ao realizar o test drive o desempenho foi determinante para opção pela versão turbo, aliado a opção de transmissão automática que não existe para o 1.6. Apesar do pouco tempo de uso, estou muito satisfeito com o carro. Volto a reforçar, o desempenho do carro é incrível associado a um consumo relativamente baixo.

[Best Cars] BCWS – minha referencia em informação sobre o mundo dos automóveis deste o tempo da internet discada. Parabéns aos Responsáveis pelo SITE.

[Data de publicação] 23/2/18

 

 

[Nome] Anderson de Souza Cardoso
[Cidade] Contagem
[Estado] MG

[Versão] Highline – 200TSI
[Motor] 1.0 TSI
[Ano-modelo] 2018
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] O termo Custo benefício se aplica muito bem a esse produto que a VW entrega. Ao colocar em uma cesta todos os aspectos que compõe a decisão de compra de um carro nos dias atuais, esse Polo nessa versão especifica é sem dúvidas uma das melhores do mercado. Junta-se a conveniência de um bom e confiável câmbio automático, um motor dos mais eficientes do mercado com uma cabine recheada de equipamentos de categoria superior com um espaço interno dos melhores da categoria, está ai a decisão de compra.
Design é algo muito subjetivo, cada pessoa pensa de forma diferente ao opinar, mas confesso que a VW consegue fazer coisas interessantes ao desenhar seus modelos. Em geral os veículos da VW são carros de design discreto, mas que conseguem cativar ao parar para adirá-lo . Enfim, gosto! Mas entendo e também admiro os de designs mais agressivos. O acabamento dessa versão highline é bom e agrada, mas sempre deixa a sensação de que poderia ser melhor. Há melhores. Posição de dirigir, é ao estilo Golf. Me agrada demais, para mim é um dos principais pontos em que diferencia o carro de sua concorrência. Quem não conhece o carro, toma até um susto ao sentar no banco do motorista pois não espera ao olha-lo por fora.
Uma das coisas que mais justificam a ótima relação custo benefício do carro, é o nível de equipamentos. Conheço veículos que de R$ 100k que não possuem bons equipamentos que esse Polo Highline possuem. O espaço interno do carro agrada muito, pois a plataforma de MQB proporciona largura diferenciada ao carro. O porta malas em minha opinião tem tamanho honesto, e soluções criativas como compartimento secreto. Muito interessante. O Motor é sem dúvidas o ponto alto do Polo, acho que dispensa comentários e elogios, o mercado já cansou de ouvir falar desse pequeno TSI. Agora um ponto importante, pelo menos no Pólo a diferença desse motor abastecido com etanol e na gasolina é surpreendente grande. De certa forma até comportamento muda, devido a maior disponibilidade de potência (sentida principalmente em rodovias).
Quanto ao consumo, sem querer criar demônios, o carro é sim econômico devido a reconhecida eficiência do motor, mas não há milagres com um câmbio automático e o conversor de torque, como muitas pessoas vinham pregando. Até eu esperar economia maior desse carro, e não é bem assim. Mas no geral o Consumo agrada sim. Mas o câmbio tem o lado positivo, e muito diga-se de passagem. Meu primeiro carro com câmbio automático. E só volto ao manual por necessidade. Freios a discos nas quatro rodas! Quantos modelos dispõe disso em nosso pais? Suspensão, excelente. Acho que os ótimos pneus ajudam, mas o acerto é primoroso. Estabilidade como sempre de VW. DNA alemão.
Segurança? Freio a disco nas quatro, ABS, Controle de tração e estabilidade, 4 Airbags, Isofix nas tres posições do banco traseiro. Resultado – 5 estrelas. Custo benefício melhor do mercado, em minha opinião. Lembrando que carro é caro em nosso pais, mas é caro em todas as montadoras.

[Principais aspectos negativos] Ainda não consegui observar. Só esperava um consumo um pouco melhor, mas não chega a ser um aspecto negativo.

[Defeitos apresentados] Um pequeno inconveniente no acabamento interno da coluna C. Mas acredito ser de fácil resolução na concessionária.

[Concessionárias] Visitei 3 concessionárias da VW para comprar esse carro. Reauto, Nova Catalão e Carbel. Na Reauto cheguei a fazer o teste drive na Versão 1.6 MSI que eu não tinha interesse (eles não tinham as versões 200TSI disponíveis para Teste drive), mas mesmo após três visitas decidi que não compraria meu carro com eles. Atendimento muito ruim e negligente para quem almeja vender carros acima de R$ 50K. Obs. Já deixei de comprar modelos da Chevrolet pelo mesmo tipo de tratamento do concessionário na mesma região, só que dessa vez eu decidi que não deixaria de comprar o carro que eu queria, e sim procurar outra concessionária.
A Nova Catalão também me ofereceu o Teste drive e na versão que eu queria, e apesar da inexperiência gritante da vendedora (muito esforçada diga-se de passagem), eu até fecharia negócio com eles, mas me pediram para entrar numa fila de espera de 2 meses para ter a versão que eu queria. Dessa forma, fechei negócio na Carbel, que me ofereceu exatamente a versão que eu queria com os opcionais que eu queria, mas com uma cor um pouco diferente da desejada, mas a pronta entrega (pesou demais).
Quanto ao tratamento, só visitei a concessionária até agora para negociar a compra do carro, no entanto é possível constatar uma coisa, já comprei carros populares 0 km, e posso assegurar que o tratamento é diferenciado quando a compra é de um veículo de categoria superior com um preço um pouco mais caro. Tive um tratamento quase Premium, fico imaginando para quem compra carros de marcas Premium como deve ser o nível de atendimento.

[Comentários adicionais] Pesquisei muito o mercado de carros usados. Fiquei entre Honda Civic 13/14 e Golf de mesmo ano. Pensei muito e tomei a decisão de comprar um carro 0km quando percebi que esses modelos estavam mais ou menos no mesmo preço do modelo Highline do POLO 0km, porém com mais de 50.000 km, em alguns casos até mais de 60.000 km. Não vou entrar no mérito se esses carros são ou não melhores que o POLO, até porque a lógica de fato indica para muitos que eles são melhores, Mas como eu já disse aqui, para mim o Polo em alguns aspectos iguala ou até supera veículos de categoria superior. Sim também olhei outras opções de veículos 0km, mas a decisão para o Polo só precisa de poucos aspectos de pesquisas para ser tomada.

[Best Cars] Me agrada muito esse site, sou leitor assíduo e acho que essa seção em particular ajuda muito os leitores. Mas como leitor assíduo, penso que há um déficit de conteúdo se comparado com outros sites. Se investirem mais na disponibilidade de matérias sem deixar cair a qualidade, a tendencia de se tornar realmente os melhores.

[Data de publicação] 26/1/18

 

 

[Nome] Paulo Gustavo Pereira Mendes
[Cidade] Maceió
[Estado] AL

[Versão] MSI Connect Pack
[Motor] 1.6 16 V
[Ano-modelo] 2018
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] Carro com espaço interno muito bom é mais confortável que meu antigo carro (new fiesta), motor super econômico, fazendo médias de 12 km/l na cidade, e 16 km/l na estrada com o ar condicionado ligado 100% do tempo, andando entre 100/120 km/h, e algumas vezes chegando nos 140 km/h, não sei por que a volkswagen divulga consumo de 13,9 km/l, o mínimo que fiz em rodovia foi de 14,7 km/l, ainda não testei o carro com etanol, por isso não posso opinar. O carro tem um desempenho muito bom, ganha velocidade com muita facilidade, o que torna as ultrapassagens , mais rápidas e seguras, sem necessidades de reduções, o motor é bastante silencioso, o controle de estabilidade não é intrusivo, como acontece em alguns carros, o ar condicionado é muito bom dar conta do recado tranquilamente, os vidros são elétricos nas quatros portas, com função um-toque em todas, o porta malas tem um tamanho no padrão da concorrência, e sem falar que o carro teve nota 5 cinco nos testes de colisão (nota máxima).

[Principais aspectos negativos] Apesar de ter um padrão de montagem muito bom, bem alinhado e sem rebarbas, o carro tem muito plástico por dentro, e acho que a cor do acabamento que é cinza, contribui muito para essa sensação, de um carro com o interior espartano, o carro também não tem retrovisores elétricos, sensor de estacionamento, faróis de neblina e nem iluminação no porta malas.

[Defeitos apresentados] Nenhum defeito, até o devido momento.

[Concessionárias] Até o devido momento, só usei a concessionária para a compra do veículo, onde fui muito bem atendido durante ás quatro vezes que fui lá, realizando dois testes drives em dias diferentes, no fechamento do negócio, e na retirada do veículo.

[Comentários adicionais] Apesar do veículo ficar devendo alguns itens de conveniência, ele compensa essas faltas com outros itens, tipo controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, mais dois air bag laterais, é uma pena o brasileiro não dar tanto valor a segurança, e sim a itens de conforto / conveniência, por isso acho que enquanto a Volkswagen, não implantar tais itens (retrovisores elétricos, sensores de estacionamento etc…) , o carro vai ser sempre criticado, o que é uma pena. E a prova é tanta que o brasileiro não liga para segurança, que o veiculo, que é nota ZERO em segurança (chevorlet Ônix) é líder de vendas. Sei que o carro tem pontos à melhorar, como os brasileiros também tem que ter um olhar mais crítico, e pensar mais na segurança, e não somente em itens de conforto.

[Best Cars] Seção excelente, ajuda muito proprietários, e futuros proprietários de veículos.

[Data de publicação] 12/1/18

 

 

[Nome] Jorge Luiz Costa Soares
[Cidade] Rio De Janeiro
[Estado] RJ

[Versão] 1.0 MPI
[Motor] 1.0
[Ano-modelo] 2018
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 5
[Desempenho] 4
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Dirigibilidade – conforto das suspensões, isolamento acústico impecável, estabilidade irrepreensível, freios, câmbio, direção elétrica suave e precisa. Consegue ser afiado sem perder a suavidade de condução, ao estilo do Toyota Corolla. Ausência de ruídos de acabamento. Iluminação da cabine. Porta óculos. Segurança ativa e passiva em outro patamar.
Bom consumo e desempenho, considerando o tamanho do carro e do motor (na cidade não parece um carro 1.0 – quando fiz o test drive desisti do 1.6 e investi a diferença no pacote connect drive e na cor azul night). Este carro foi comprado exclusivamente para uso em cidad. Design simples e elegante (não gosto da extravagante escola Oriental de design e muito menos de colagens apelativas como o Fiat Argo). Qualidade e requintes de construção. Multimídia, controles no volante, bancos confortáveis, controles suaves (seta/farol/etc). Ergonomia impecável.

[Principais aspectos negativos] Muito negativo – Espelhos manuais?!?! Perfumaria: Pano de porta com acabamento muito simples… Design bonito do painel, porém a escolha das cores e a falta da faixa na cor do carro ou mesmo em prata brilhoso como nos modelos TSI o deixou muito sisudo… De toda forma, são aspectos irrelevantes confrontados com a qualidade de engenharia do carro e podem ser melhorados pelo dono, à exceção do espelho com controle manual.

[Defeitos apresentados] Nenhum.

[Concessionárias] No Rio confio somente na Real. A fabricante tem que trabalhar muito para melhorar o atendimento nas concessionárias.

[Comentários adicionais] Excelente compra.

[Best Cars] Imprescindível…

[Data de publicação] 12/1/18

[Nome] Alexandre Jardim
[Cidade] Batatais
[Estado] SP

[Versão] MSI hatch
[Motor] 1.6 16V
[Ano-modelo] 2018
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Rodar muito liso, prazeroso, igual ao Golf. Espaço tanto dianteiro como traseiro, muito bom. Plásticos de boa qualidade e sem desníveis ou rebarbas, muito boa montagem. Bancos grandes e com bons apoios. Bons revestimentos nos bancos. Central multimídia (opcional) muito boa, intuitiva. Carpetes altos e de boa qualidade. Consumo excelente, com 900 km fazendo média cidade-estrada de 12,3 km/l no etanol com ar ligado. Muito bom o sistema que aumenta a velocidade dos limpadores de acordo com a velocidade do carro.

[Principais aspectos negativos] nenhum.

[Defeitos apresentados] Pequeno ruido na traseira (tampa) intermitente, a se resolver quando da 1 revisão.

[Concessionárias] Até aqui a concessionária Santa Emília de Ribeirão Preto onde comprei foi excelente, tanto na negociação quanto na entrega.

[Comentários adicionais] É uma nova Volkswagen, com certeza.

[Best Cars] Grande canal de informações automotivas. Gosto muito.

[Data de publicação] 1/12/17

 

 

[Nome] Alberto Granzotto
[Cidade] Lages-SC
[Estado] SC

[Versão] MSI
[Motor] 1.6
[Ano-modelo] 2018
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 4
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] 1 – Segurança, o ponto mais importante de um carro, o Polo possui 4 airbags, segundo a LatinNcap ficou com 5 estrelas no teste de colisão, possui assistente de subida que não deixa o carro voltar para trás por 3 segundos, a estabilidade é excelente, freia bem, tem abs, controle de estabilidade e tração, bloqueio eletrônico dos diferenciais. A plataforma MQB da VW dispensa comentários, é usada até mesmo pela Audi. Sem duvida nenhuma é o carro mais seguro até 80.000 reais, portanto compra-lo por 58.000 reais 1.6 com o pacote Connect Pack é um excelente negócio.
2 – Conforto, o carro encontra-se muito confortável, a suspenção consegue ser mais interessante que a do Golf em questão de conforto, parece que desta vez a VW conseguiu aliar estabilidade conciliando conforto.
3 – Estabilidade, o carro é muito estável, tive um pequeno apuro em uma curva e senti o sistema de controle de estabilidade e tração funcionando e realmente é algo que ajuda muito, isso agrega muitos pontos em segurança.
4 – Qualidade de construção, não observei defeitos no carro, e na estrada o carro se demonstra excelente.
5 – Ele tem um assistente em subidas que segura o carro por três segundos antes dele ir para trás, minha esposa ficou muito feliz com este item, facilitou muito a vida dela e arrisco dizer que eu mesmo estou ficando mal acostumado com o sistema, é muito bom e mais uma vez agrega na segurança.
6 – ABS, por mais que seja obrigatório, no polo o sistema encontra-se funcionando muito bem o freio sem duvidas é uma das qualidades do carro.
7 – Design, as pessoas que não conhecem de carro olham para a traseira e chamam de Gol, olham para dianteira e chamam de Golf, o interessante é que o carro é excelente sem chamar tanta atenção, era justamente o que eu procurava, um carro com boas qualidades e segurança sem chamar atenção.
8 – Tudo nele foi muito bem pensado, todos os comandos estão perto, não é necessário realizar esforços para conseguir realizar tarefas do cotidiano dentro de um automóvel, não é preciso se esticar para acessar os comandos.
9 – Posição de dirigir dele é excelente, mesmo que o carro não tenha ajuste de altura da coluna do volante, isso não afeta em absolutamente nada na posição ideal de dirigir.
10 – As rodas oferecidas no pacote Connect Pack são muito bonitas, deveriam ser de serie.
11 – Pacote Connect Pack, é um pacote excelente por R$ 2600 reais, ao meu ver o carro deveria sair inicialmente com este pacote, pois sem ele o carro fica muito empobrecido. Connect Pack – Central multimídia Composition Touch, display multifuncional plus, volante multifuncional, controle de estabilidade e tração, bloqueio eletrônico do diferencial, rodas de liga leve 15”.
12 – O controle de tração do carro é muito bom, não parece ser tão intrusivo quanto o do Up! Tsi (tive um Up! TSi Red Completo andei 60.000 km com ele)
13 – O carro é bom, faz uma média excelente, anda bem tem boa retomada, mas é necessário elevar o giro para conseguir mais potência.
14 – Espaço interno, o Polo foi classificado pelo INMETRO como carro médio, em razão das suas dimensões, realmente sobra espaço para todos os ocupantes, é possível fazer viagens longas mesmo com o carro cheio de passageiros com conforto.
15 – O volante multifuncional permite verificar todos os dados do carro sem tirar as mãos do volante, além de possibilitar troca de estações do radio, musicas do pendrive etc…
16 – O rádio sintoniza com celular para atender ligações efetuar ligações apenas conversando, não é necessário tirar as mãos do volante, o Siri da apple faz tudo por você, até mesmo mandar mensagens é possível, só seria necessário melhorar os aplicativos de mapas que o rádio não lê.
17 – Ar condicionado, ele da conta da cabine, gela bem, mesmo em dia de sol com o carro o dia inteiro no sol ele reverte o clima interno em pouco tempo.
18 – Economia, a VW foi conservadora ao informar que o carro faz 13.9 km/l, estou fazendo 17 km/l rodando normalmente sem esforçar o motor, porém quando se exige um desempenho superior ao normal a média cai e chega a fazer 11km/l andando com o pé no fundo.

[Principais aspectos negativos] O carro não tem faróis de milha, item que deveria ser obrigatório, ainda mais em um carro de quase 60.000 reais, o pior é que não é oferecido nem como acessório, moro na Serra Catarinense onde tem muita neblina a falta deste item é imperdoável. Outro ponto negativo é ausência dos sensores de estacionamento e controle elétrico dos retrovisores, não fazem tanta falta quanto os milhas, mas toda vez que vou estacionar acabo lembrando que infelizmente a VW não oferece opcionais ou acessórios para colocar estes itens. Outro defeito é a central, tenho um celular Apple 5S que conversa com o rádio Composition Touch, porém não lê o “mapas” ou “google maps”, nem mesmo o Waze, isso irrita, tem que ficar com o celular ligado para ver esses aplicativos. O pior é que nas propagandas da VW aparece o sistema “lendo” o aplicativo “mapas” porém o pessoal da concessionaria Volkswagen não conseguiu fazer funcionar, pensei que fosse no meu celular, mas os atendentes usaram diversos celulares de vendedores, atendentes e até o gerente tentou e não conseguiu.

[Defeitos apresentados] Não funciona o aplicativo “mapas” no Central multimídia Composition Touch, nem mesmo o Waze ou o Google Maps. Porém na propaganda aparece o aplicativo “mapas” funcionando, isso incomoda pois tem que ficar com o celular com a tela ligada nas viagens, isso diminui a vida útil da bateria do celular.

[Concessionárias] Eu tinha um Up! TSi Red 2015/2016 completo, queria trocar em um polo 1.6 2017/2018 completo, na concessionária de Tubarão-SC pegaram o Up pelo valor da tabela e venderam o polo pelo valor da tabela. Na concessionaria Volkswagen de Lages-SC desvalorizaram meu Up em 5.000 mil reais abaixo da tabela! E queriam 4 mil acima da tabela no Polo. Na concessionaria de Xanxerê-SC não conseguiam pegar meu carro pelo valor da tabela da Fipe, porém ofereciam o Polo pelo valor da Fipe.
A diferença entre as concessionarias é absurda, a de Lages-SC chega a ser vergonhosa, absolutamente todos os carros novos oferecidos lá ficam muito acima da tabela, fora que desvalorizam o carro que você vai dar na troca, para se ter noção do nível de instrução dos vendedores eles consideram os Golf de entrada como um “esportivo”, convenhamos, esportivo apenas o GTi e só ele. Mas o problema da Concessionaria de Lages-SC é querer lucrar absurdamente em cada negócio realizado. Obviamente pelo pouco tempo que estou com o carro, ainda não fiz a primeira revisão, mas gostei muito do atendimento da concessionaria VW de Tubarão-SC.

[Comentários adicionais] Excelente carro melhor custo beneficio até a faixa de 70.000 reais.

[Best Cars] Olha acompanho o Best desde quando eu era adolescente, aprendi muito sobre carros aqui, foi uma escola para mim, principalmente a seção “carros do passado” já tive diversos automóveis, em todas minhas compras e trocas analisei as matérias sobre os carros no BCWS, sem dúvida é o site automotivo mais completo do Brasil, apesar de minha pessoa não fazer parte da trajetória de vocês, tenho certeza que a dedicação nas matérias me influenciou, me da orgulho ver que este site se mantem imparcial, firme e forte, parabéns mesmo as matérias são de altíssima qualidade e referência no seguimento.

[Data de publicação] 17/11/17