Volkswagen Polo (segunda geração)

 

Participe: opine sobre seu carro

 

[Nome] Paulo Gustavo Pereira Mendes
[Cidade] Maceió
[Estado] AL

[Versão] MSI Connect Pack
[Motor] 1.6 16 V
[Ano-modelo] 2018
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] Carro com espaço interno muito bom é mais confortável que meu antigo carro (new fiesta), motor super econômico, fazendo médias de 12 km/l na cidade, e 16 km/l na estrada com o ar condicionado ligado 100% do tempo, andando entre 100/120 km/h, e algumas vezes chegando nos 140 km/h, não sei por que a volkswagen divulga consumo de 13,9 km/l, o mínimo que fiz em rodovia foi de 14,7 km/l, ainda não testei o carro com etanol, por isso não posso opinar. O carro tem um desempenho muito bom, ganha velocidade com muita facilidade, o que torna as ultrapassagens , mais rápidas e seguras, sem necessidades de reduções, o motor é bastante silencioso, o controle de estabilidade não é intrusivo, como acontece em alguns carros, o ar condicionado é muito bom dar conta do recado tranquilamente, os vidros são elétricos nas quatros portas, com função um-toque em todas, o porta malas tem um tamanho no padrão da concorrência, e sem falar que o carro teve nota 5 cinco nos testes de colisão (nota máxima).

[Principais aspectos negativos] Apesar de ter um padrão de montagem muito bom, bem alinhado e sem rebarbas, o carro tem muito plástico por dentro, e acho que a cor do acabamento que é cinza, contribui muito para essa sensação, de um carro com o interior espartano, o carro também não tem retrovisores elétricos, sensor de estacionamento, faróis de neblina e nem iluminação no porta malas.

[Defeitos apresentados] Nenhum defeito, até o devido momento.

[Concessionárias] Até o devido momento, só usei a concessionária para a compra do veículo, onde fui muito bem atendido durante ás quatro vezes que fui lá, realizando dois testes drives em dias diferentes, no fechamento do negócio, e na retirada do veículo.

[Comentários adicionais] Apesar do veículo ficar devendo alguns itens de conveniência, ele compensa essas faltas com outros itens, tipo controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, mais dois air bag laterais, é uma pena o brasileiro não dar tanto valor a segurança, e sim a itens de conforto / conveniência, por isso acho que enquanto a Volkswagen, não implantar tais itens (retrovisores elétricos, sensores de estacionamento etc…) , o carro vai ser sempre criticado, o que é uma pena. E a prova é tanta que o brasileiro não liga para segurança, que o veiculo, que é nota ZERO em segurança (chevorlet Ônix) é líder de vendas. Sei que o carro tem pontos à melhorar, como os brasileiros também tem que ter um olhar mais crítico, e pensar mais na segurança, e não somente em itens de conforto.

[Best Cars] Seção excelente, ajuda muito proprietários, e futuros proprietários de veículos.

[Data de publicação] 12/1/18

 

 

[Nome] Jorge Luiz Costa Soares
[Cidade] Rio De Janeiro
[Estado] RJ

[Versão] 1.0 MPI
[Motor] 1.0
[Ano-modelo] 2018
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 5
[Desempenho] 4
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Dirigibilidade – conforto das suspensões, isolamento acústico impecável, estabilidade irrepreensível, freios, câmbio, direção elétrica suave e precisa. Consegue ser afiado sem perder a suavidade de condução, ao estilo do Toyota Corolla. Ausência de ruídos de acabamento. Iluminação da cabine. Porta óculos. Segurança ativa e passiva em outro patamar.
Bom consumo e desempenho, considerando o tamanho do carro e do motor (na cidade não parece um carro 1.0 – quando fiz o test drive desisti do 1.6 e investi a diferença no pacote connect drive e na cor azul night). Este carro foi comprado exclusivamente para uso em cidad. Design simples e elegante (não gosto da extravagante escola Oriental de design e muito menos de colagens apelativas como o Fiat Argo). Qualidade e requintes de construção. Multimídia, controles no volante, bancos confortáveis, controles suaves (seta/farol/etc). Ergonomia impecável.

[Principais aspectos negativos] Muito negativo – Espelhos manuais?!?! Perfumaria: Pano de porta com acabamento muito simples… Design bonito do painel, porém a escolha das cores e a falta da faixa na cor do carro ou mesmo em prata brilhoso como nos modelos TSI o deixou muito sisudo… De toda forma, são aspectos irrelevantes confrontados com a qualidade de engenharia do carro e podem ser melhorados pelo dono, à exceção do espelho com controle manual.

[Defeitos apresentados] Nenhum.

[Concessionárias] No Rio confio somente na Real. A fabricante tem que trabalhar muito para melhorar o atendimento nas concessionárias.

[Comentários adicionais] Excelente compra.

[Best Cars] Imprescindível…

[Data de publicação] 12/1/18

[Nome] Alexandre Jardim
[Cidade] Batatais
[Estado] SP

[Versão] MSI hatch
[Motor] 1.6 16V
[Ano-modelo] 2018
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Rodar muito liso, prazeroso, igual ao Golf. Espaço tanto dianteiro como traseiro, muito bom. Plásticos de boa qualidade e sem desníveis ou rebarbas, muito boa montagem. Bancos grandes e com bons apoios. Bons revestimentos nos bancos. Central multimídia (opcional) muito boa, intuitiva. Carpetes altos e de boa qualidade. Consumo excelente, com 900 km fazendo média cidade-estrada de 12,3 km/l no etanol com ar ligado. Muito bom o sistema que aumenta a velocidade dos limpadores de acordo com a velocidade do carro.

[Principais aspectos negativos] nenhum.

[Defeitos apresentados] Pequeno ruido na traseira (tampa) intermitente, a se resolver quando da 1 revisão.

[Concessionárias] Até aqui a concessionária Santa Emília de Ribeirão Preto onde comprei foi excelente, tanto na negociação quanto na entrega.

[Comentários adicionais] É uma nova Volkswagen, com certeza.

[Best Cars] Grande canal de informações automotivas. Gosto muito.

[Data de publicação] 1/12/17

 

 

[Nome] Alberto Granzotto
[Cidade] Lages-SC
[Estado] SC

[Versão] MSI
[Motor] 1.6
[Ano-modelo] 2018
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 4
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] 1 – Segurança, o ponto mais importante de um carro, o Polo possui 4 airbags, segundo a LatinNcap ficou com 5 estrelas no teste de colisão, possui assistente de subida que não deixa o carro voltar para trás por 3 segundos, a estabilidade é excelente, freia bem, tem abs, controle de estabilidade e tração, bloqueio eletrônico dos diferenciais. A plataforma MQB da VW dispensa comentários, é usada até mesmo pela Audi. Sem duvida nenhuma é o carro mais seguro até 80.000 reais, portanto compra-lo por 58.000 reais 1.6 com o pacote Connect Pack é um excelente negócio.
2 – Conforto, o carro encontra-se muito confortável, a suspenção consegue ser mais interessante que a do Golf em questão de conforto, parece que desta vez a VW conseguiu aliar estabilidade conciliando conforto.
3 – Estabilidade, o carro é muito estável, tive um pequeno apuro em uma curva e senti o sistema de controle de estabilidade e tração funcionando e realmente é algo que ajuda muito, isso agrega muitos pontos em segurança.
4 – Qualidade de construção, não observei defeitos no carro, e na estrada o carro se demonstra excelente.
5 – Ele tem um assistente em subidas que segura o carro por três segundos antes dele ir para trás, minha esposa ficou muito feliz com este item, facilitou muito a vida dela e arrisco dizer que eu mesmo estou ficando mal acostumado com o sistema, é muito bom e mais uma vez agrega na segurança.
6 – ABS, por mais que seja obrigatório, no polo o sistema encontra-se funcionando muito bem o freio sem duvidas é uma das qualidades do carro.
7 – Design, as pessoas que não conhecem de carro olham para a traseira e chamam de Gol, olham para dianteira e chamam de Golf, o interessante é que o carro é excelente sem chamar tanta atenção, era justamente o que eu procurava, um carro com boas qualidades e segurança sem chamar atenção.
8 – Tudo nele foi muito bem pensado, todos os comandos estão perto, não é necessário realizar esforços para conseguir realizar tarefas do cotidiano dentro de um automóvel, não é preciso se esticar para acessar os comandos.
9 – Posição de dirigir dele é excelente, mesmo que o carro não tenha ajuste de altura da coluna do volante, isso não afeta em absolutamente nada na posição ideal de dirigir.
10 – As rodas oferecidas no pacote Connect Pack são muito bonitas, deveriam ser de serie.
11 – Pacote Connect Pack, é um pacote excelente por R$ 2600 reais, ao meu ver o carro deveria sair inicialmente com este pacote, pois sem ele o carro fica muito empobrecido. Connect Pack – Central multimídia Composition Touch, display multifuncional plus, volante multifuncional, controle de estabilidade e tração, bloqueio eletrônico do diferencial, rodas de liga leve 15”.
12 – O controle de tração do carro é muito bom, não parece ser tão intrusivo quanto o do Up! Tsi (tive um Up! TSi Red Completo andei 60.000 km com ele)
13 – O carro é bom, faz uma média excelente, anda bem tem boa retomada, mas é necessário elevar o giro para conseguir mais potência.
14 – Espaço interno, o Polo foi classificado pelo INMETRO como carro médio, em razão das suas dimensões, realmente sobra espaço para todos os ocupantes, é possível fazer viagens longas mesmo com o carro cheio de passageiros com conforto.
15 – O volante multifuncional permite verificar todos os dados do carro sem tirar as mãos do volante, além de possibilitar troca de estações do radio, musicas do pendrive etc…
16 – O rádio sintoniza com celular para atender ligações efetuar ligações apenas conversando, não é necessário tirar as mãos do volante, o Siri da apple faz tudo por você, até mesmo mandar mensagens é possível, só seria necessário melhorar os aplicativos de mapas que o rádio não lê.
17 – Ar condicionado, ele da conta da cabine, gela bem, mesmo em dia de sol com o carro o dia inteiro no sol ele reverte o clima interno em pouco tempo.
18 – Economia, a VW foi conservadora ao informar que o carro faz 13.9 km/l, estou fazendo 17 km/l rodando normalmente sem esforçar o motor, porém quando se exige um desempenho superior ao normal a média cai e chega a fazer 11km/l andando com o pé no fundo.

[Principais aspectos negativos] O carro não tem faróis de milha, item que deveria ser obrigatório, ainda mais em um carro de quase 60.000 reais, o pior é que não é oferecido nem como acessório, moro na Serra Catarinense onde tem muita neblina a falta deste item é imperdoável. Outro ponto negativo é ausência dos sensores de estacionamento e controle elétrico dos retrovisores, não fazem tanta falta quanto os milhas, mas toda vez que vou estacionar acabo lembrando que infelizmente a VW não oferece opcionais ou acessórios para colocar estes itens. Outro defeito é a central, tenho um celular Apple 5S que conversa com o rádio Composition Touch, porém não lê o “mapas” ou “google maps”, nem mesmo o Waze, isso irrita, tem que ficar com o celular ligado para ver esses aplicativos. O pior é que nas propagandas da VW aparece o sistema “lendo” o aplicativo “mapas” porém o pessoal da concessionaria Volkswagen não conseguiu fazer funcionar, pensei que fosse no meu celular, mas os atendentes usaram diversos celulares de vendedores, atendentes e até o gerente tentou e não conseguiu.

[Defeitos apresentados] Não funciona o aplicativo “mapas” no Central multimídia Composition Touch, nem mesmo o Waze ou o Google Maps. Porém na propaganda aparece o aplicativo “mapas” funcionando, isso incomoda pois tem que ficar com o celular com a tela ligada nas viagens, isso diminui a vida útil da bateria do celular.

[Concessionárias] Eu tinha um Up! TSi Red 2015/2016 completo, queria trocar em um polo 1.6 2017/2018 completo, na concessionária de Tubarão-SC pegaram o Up pelo valor da tabela e venderam o polo pelo valor da tabela. Na concessionaria Volkswagen de Lages-SC desvalorizaram meu Up em 5.000 mil reais abaixo da tabela! E queriam 4 mil acima da tabela no Polo. Na concessionaria de Xanxerê-SC não conseguiam pegar meu carro pelo valor da tabela da Fipe, porém ofereciam o Polo pelo valor da Fipe.
A diferença entre as concessionarias é absurda, a de Lages-SC chega a ser vergonhosa, absolutamente todos os carros novos oferecidos lá ficam muito acima da tabela, fora que desvalorizam o carro que você vai dar na troca, para se ter noção do nível de instrução dos vendedores eles consideram os Golf de entrada como um “esportivo”, convenhamos, esportivo apenas o GTi e só ele. Mas o problema da Concessionaria de Lages-SC é querer lucrar absurdamente em cada negócio realizado. Obviamente pelo pouco tempo que estou com o carro, ainda não fiz a primeira revisão, mas gostei muito do atendimento da concessionaria VW de Tubarão-SC.

[Comentários adicionais] Excelente carro melhor custo beneficio até a faixa de 70.000 reais.

[Best Cars] Olha acompanho o Best desde quando eu era adolescente, aprendi muito sobre carros aqui, foi uma escola para mim, principalmente a seção “carros do passado” já tive diversos automóveis, em todas minhas compras e trocas analisei as matérias sobre os carros no BCWS, sem dúvida é o site automotivo mais completo do Brasil, apesar de minha pessoa não fazer parte da trajetória de vocês, tenho certeza que a dedicação nas matérias me influenciou, me da orgulho ver que este site se mantem imparcial, firme e forte, parabéns mesmo as matérias são de altíssima qualidade e referência no seguimento.

[Data de publicação] 17/11/17