Volkswagen Passat e Passat Variant (todas as gerações)

[Nome] Aluisio Ramos
[Cidade] São Paulo
[Estado] SP

[Versão] 2.0 TSI
[Ano-modelo] 2011
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 4
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Motor e câmbio DSG bem acima da média de valor do carro. Acabamento excelente. Itens de conforto e conveniência. Para mim que dou valor ao bom custo benefício sem abrir mão do motor, na faixa de preço (antes do aumento do IPI) era um carro sem concorrente. O outro carro que estava na mesma faixa de preço era o Sonata (bonito e bem equipado, mas com um motor manco perto do Passat). Nos dois primeiros anos o seguro me surpreendeu por ser muito baixo: 2.200,00 no primeiro ano (carro valia 106.000) e 1.500,00 em 2012 (carro valendo 97.000 na FIPE). Outro aspecto positivo, embora menos importante: o carro pelo sua potencia é bem econômico se tiver uma tocada econômica.

[Principais aspectos negativos] Só detalhes eu destacaria como aspectos negativos: a) visibilidade do lado direito ao se fazer uma conversão à esquerda pois o apoio de cabeça do passageiro atrapalha b) porta-mala tem bom tamanho, mas a abertura da tampa é ruim. c) falta de recolhimento elétrico dos espelhos. d) é comum “cantar” os pneus sem querer na saída do carro quando o turbo entra apor volta dos 2.000,00 giros.

[Defeitos apresentados] Nenhum defeito.

[Concessionárias] Até o momento tudo Ok. Preços bem abaixo do que eu esperava (e temia). Cerca de R$ 270,00 nas duas primeiras revisões. Mas imagino que se tiver que fazer algo um pouco além da básica troca de oléo, os valores devem ser altos (como qualquer importado).

[Comentários adicionais] Agora deixando a análise racional e objetiva de lado, o fato é que o Passat é um carro apaixonante. É um carro que dá gosto de ter e dirigir. É um carro para quem gosta de carro.

[Best Cars Web Site] Best Cars, Best Site Automotivo. Anos luz a frente dos demais.

[Data de publicação] 10/8/12

[Nome] Daniel Henrique
[Cidade] Belo Horizonte
[Estado] MG

[Versão] 2.0 fsi
[Ano-modelo] 2006
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 70.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 4
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 3
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] consumo, acabamento.

[Principais aspectos negativos] motor fraco para o veiculo

[Defeitos apresentados] forro do teto saindo.

[Comentários adicionais] excelente carro …

[Best Cars Web Site] excelente referencia para quem quer adquirir e saber mais sobre seu veiculo

[Data de publicação] 10/8/12

[Nome] Rodrigo Caldeira
[Cidade] Belo Horizonte
[Estado] MG
[E-mail] rodcal@terra.com.br

[Versão] 2.0 TSFI 200cv
[Ano-modelo] 2008
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 70.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 4
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 4
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Fantástico. Desempenho acima da média, espaço interno gigante, silêncioso, acabamento ótimo, itens de conforto top de linha, estabilidade, consumo muito bom em relação ao desempenho.

[Principais aspectos negativos] Valor comercial abaixo do que o carro realmente vale pelo que oferece. Manutenção cara e dificuldade em peças devido existirem relativamente poucos no mercado.

[Defeitos apresentados] As preventivas como troca de correia dentada e pastilhas são normais, porém caras. Já comprei com uma ventoinha queimada que custou quase R$ 1 mil. Há um defeito intermitente que não arma o segundo estágio da ventoinha a 90 graus. Só acontece raramente, muito de vez em quando e só em trânsito pesado, e não chega a superaquecer, pois a 110 graus ele entra normalmente e volta ao normal. Já ficou 15 dias na mão do chefe da oficina da CARBEL que não achou nada de errado em nenhuma ligação elétrica ou aterramento do carro. Uso ele normalmente do jeito que está. Sem explicação!

[Concessionárias] A CARBEL é muito boa. Principalmente se você não é leigo, entende de mecânica e sabe detectar defeitos ou pelo menos tem noção do que tem que fazer, são transparentes e resolvem. Peças deste carro são caras e tem que garimpar em SP para achar preços mais em conta.

[Comentários adicionais] É um carro para quem entende e gosta de carro, pois o custo benefício é imbatível. É um carrão, que põe no bolso em TODOS OS ASPECTOS os BMW 320, Audi A4 e MB C180 (exceto o status das marcas acima).

[Best Cars Web Site] Muito útil para quem quer comprar um veículo saber a opinião de outros donos.

[Data de publicação] 24/3/12

[Nome] Miliandro
[Cidade] Gravataí
[Estado] RS
[E-mail] miliandrop@hotmail.com

[Versão] 1.8 Turbo
[Ano-modelo] 2002
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 60.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Não utilizo

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Já tive tb um Passat turbo 99 e agora um 2002 turbo mecânico, ambos eu chipei. O 99 ficou em torno de 200 CV e está hoje com um amigo e com 180.000 Km com a turbina original. O 2002 está com 60.000 km, ficou em 220 CV (média 11 na estrada a 120 km/h). Como já falaram, não tem nada nacional que ande como esse carro, que aliás, mostra a fúria do motor 1.8 turbo 20 válvulas depois de chipar, só os 150 CV originais não bastam para esse projeto muito bem dimensionado estruturalmente, cujos freios são o ponto alto, pois tem hidrovácuo duplo e mesmo com rodas 18 e pneus 235, o ABS tem que trabalhar muito para fazer o seu papel. O maior segredo dessa geração até 2005 de Audi e Passat 4 cilindros, é não deixar acumular manutenções preventivas. Atualmente no paralelo já tem todas as peças com ótima qualidade e durabilidade. Utilize óleo de motor somente 100% sintético (utilizo Mobil One 0W40), por 10.000 Km não precisa esquentar a cabeça, não gera bora e craca no motor. O carro simplesmente não quebra e não te deixa na mão, é um ótimo custo benefício.

[Principais aspectos negativos] Somente a desvalorização do mercado.

[Defeitos apresentados] Nenhum.

[Comentários adicionais] Passat semi novo com procedência, é alegria na certa. Para quem nunca andou nesse carro é difícil de convencer que ele é muito superior em todos os aspectos, aos nossos ´´melhores“ carros, como: Vectra, Civic, Megane, Corolla, etc.

[Best Cars Web Site] É de longa data que acompanho o Best Cars, sempre buscando informações extras e sentimentos de proprietários sobre seus carros. Obviamente que é sempre muito relativo o conceito de um usuário reclamando ou elogiando do seu carro, principalmente pela ignorância que muitos tem no assunto. Mas felizmente temos muitos asuntos muito bem fundamentados sobre diversos asuntos, graças a esse espaço do BEST CARS.

[Data de publicação] 24/3/12

[Nome] Marcos A L F
[Cidade] Rio de Janeiro
[Estado] RJ
[E-mail] não publicado a pedido

[Versão] 2.0 TSi
[Ano-modelo] 2011
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 3
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 3

[Principais aspectos positivos] Desempenho e segurança de altissimo padrao. Extremamente silencioso e rapido. Nao se percebe as trocas de marcha com o sistema dsg, que é primoroso.

[Principais aspectos negativos] O banco poderia ser um pouco mais macio.

[Defeitos apresentados] Não.

[Concessionárias] A rede de concessionarias simplesmente não entende do carro. O atendimento da autorizada foi bastante simpatico, mas eu simplesmente cortei a entrega tecnica, pois sabiam (gerente, supervisor, coordenador tecnico e vendedor) menos do que eu sobre o veiculo. Um absurdo e que me deixa preocupado sobre onde deixarei o meu carro p/ as revisões, pois me parece que falta qualificação.

[Comentários adicionais] Um carro fantástico. Demorei um pouco p/ me acostumar com o elevado padrao de desempenho do veiculo, muito acima da curva de varios outros veiculos nacionais.

[Best Cars Web Site] Uma seção extremamente util, complementando muito bem as avaliações dos especialistas. Parabéns.

[Data de publicação] 28/1/12

[Nome] David Seifert de Castro
[Cidade] Panambi
[Estado] RS
[E-mail] david.castro@terra.com.br

[Versão] 2.0 fsi
[Ano-modelo] 2006
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 110.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Insatisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 3
[Desempenho] 3
[Consumo] 4
[Câmbio] 1
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 1

[Principais aspectos positivos] Design bonito, exclusivo e impecavel. Estabilidade excelente. Acabamento primoroso.

[Principais aspectos negativos] Custo das pecas (discos de freio dianteiros R$ 1500, pastilhas de freio dianteiras e traseiras R$ 980,00. Amortecedores dianteiros R$ 2200,00 o par…

[Defeitos apresentados] Aos 80.000 km troquei uma das trizetas custo R$ 1.300,00. Troquei os amortecedores dianteiros aos 85000 km pois, aquele localizado do lado direito tinha perdido a ação e estava com folga axial (usei os do jetta, pois segundo infomaçoes de fabricantes americanos o passat e o jetta usam os mesmos amortecedores dianteiros e traseiros. Comprei na agencia os do jetta a R$ 800,00 o par, contra R$ 2.200,00 de fosse colocar o certo – o carro ficou perfeito). Unidade do comando do motor trocada aos 90000 km dado que o carro simplesmente desligava sozinho em dias quentes (custo R$6600,00). Aos 113.000 km o cambio passou a dar trancos nas trocas de marcha sendo que foi-me sugerido pela agencia VW a somente trocar o óleo e o filtro que poderia dar resultado (custo R$ 1.300,00). Infelizmente a troca de óleo não surtiu efeito o que exigiu a desmontagem e troca dos discos de composite e demais vedaçoes. Na agencia VW custaria entre R$ 15.000,00 e R$ 20.000,00 para consertar. O cambio completo novo custa na agencia absurdos R$ 37.000,00. Só para se ter uma idéia nos EUA o mesmo cambio custa U$ 3850,00. Adquiri no paralelo as pecas necessárias gastando R$ 2000,00 de mão de obra, R$ 3.100,00 em um Kit master com pistoes (nos EUA U$ 545) e R$ 835,00 (nos EUA U$ 65,00) no oleo do cambio. Ao realizar o desmonte da suspensão para retirada do cambio foi perdida a roda fônica do abs da roda dianteira direita, o que exigiu a troca do rolamento do lado direito ao custo de R$ 820,00 na agencia VW (nos EUA custa U$89,00).

[Concessionárias] Simplesmente não entendem do carro que se propoe a consertar. Demoraram 6 meses para diagnostica o problema na UCE do meu carro. E durante este tempo foi prescrita a troca de uma série de pecas que nada tinha ver com o problema gerando um custo de +- R$1500,00 desnecessários, sem contar o oleo e filtro do cambio. Na concessionária que trocou o oleo do cambio fui instruido a trocar o oleo do cambio automatico a cada 70.000 km caso contrário certamente vou ter problemas com o cambio novamente. O mais interessante é que neste caso informação oficial da fábrica é que este oleo nunca precisa ser trocado. No mínimo estranho.

[Comentários adicionais] Acho esse carro realmente muito bonito e ótimo de dirigir, porém, depois de todos estes problemas sinceramente estou até com medo de tirar ele da garagem. Nas agencias o preco das pecas e extorsivo e o despreparo é absurdo. No paralelo existem pouquíssimas pecas disponiveis o que acredito que deva mudar nos próximos anos. Parece até que estou dando um tiro no próprio pé, mas não indico a compra dessa carro para quem não tem condiçoes financeiras, conhecimento básico de mecanica e tempo para garimpar pecas alternativas e que normalmente sao consideravelmente mais baratas.

[Best Cars Web Site] Já utilizei várias vezes este espaço para expressar a minha opiniao e inclusive já me servi das postagens do site para decidir sobre a compra. Acredito que situações como a minha poderia ser evitadas se as montadoras fossem mais honestas e fizessem um melhor treinamento do se pessoal.

[Data de publicação] 21/5/11

[Nome] Danilo Delcolli
[Cidade] Santo André
[Estado] SP
[E-mail] não publicado a pedido

[Versão] 1.8 turbo
[Ano-modelo] 2002
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 80.000 km
[Tempo há que possui] De 3 a 5 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Não utilizo

[Estilo] 4
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 4
[Consumo] 3
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] Motor excelente 1.8 turbo, porém meu carro foi “chipado” e ficou com 220cv aproximadamente. Um verdadeiro canhão !

[Principais aspectos negativos] Suspensão não aguenta os buracos de Sp.

[Defeitos apresentados] Não.

[Comentários adicionais] Espaçoso, bonito, chama atenção, motor muito forte e anda muito!

[Best Cars Web Site] Muito bom!

[Data de publicação] 21/5/11

[Nome] Mateus Carvalho Basilio de Azevedo
[Cidade] Paranavaí
[Estado] PR
[E-mail] mcbazevedo@hotmail.com

[Versão] 1.8Litro 20 Válvulas Turbo câmbio manual
[Ano-modelo] 2000
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 120.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Não utilizo

[Estilo] 4
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 4
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] Espaço interno e bancos firmes com regulagem lombar e de altura conferem muito conforto, principalmente em viagens longas. Considerando o ano do carro, é um dos mais bonitos, tanto que seu design ficou até 2005, mudando apenas lanternas. Como tenho 1,96 m de altura, não guiei outro carro tão confortável. É ideal para pessoas altas, com todas as regulagens do banco e do volante em distância e altura. O câmbio manual é superpreciso! A potência do motor é adequada e não há carro nacional (que não seja civic si ou os fiat turbo) que o acompanhe em arrancada e retomada de velocidade. Motor com quase 120.000 km não tem um só vazamento, não consome óleo lubrificante e funciona em silêncio em baixas rotações e é nervoso am altas, com um delicioso ruído da turbina girando a não sei quantos rpm!! A suspensão multilink proporciona EXCELENTE estabilidade em curvas. quando eu for trocar de carro, não sei o que fazer, mas depois de ter esse carro eu pensarei seriamente em outro Passat mais novo e até num Audi (A4), para não deixar cair o nível.

[Principais aspectos negativos] Preço das peças, preço do seguro e relativa fragilidade da suspensão. Para o primeiro problema, é preciso gostar de fazer cotação, pois se encontra peças no mercado paralelo custando 10% do valor da concessionária. Para o seguro: fazer contra terceiros e andar na defensiva; coloque sistema anti-furto, pelo menos dois, como trava carneiro e anti-assalto, por exemplo. Sobre a suspensão, apesar de ser um projeto europeu de quase 15 anos, no Brasil ainda não existe ASFALTO para o meu querido Passatão Turbo! É uma vergonha!

[Defeitos apresentados] Duas pontas homocinéticas: R$ 160,00. Dois braços superiores de cada lado (totalizando quatro) da suspensão dianteira: R$ 520,00 (sem contar mão-de-obra). Um braço inferior de cada lado da suspensão dianteira: R$ 500,00 (sem contar mão-de-obra). Módulo de conforto que pifou após cair água no tapete do lado do motorista: R$300,00. troca da correia Poly-V: não foi caro, mas não lembro o preço.

[Concessionárias] Não dá pra fazer quase nada na rede autorizada. Somente trocar óleo quando tem promoção. Não utilizo!

[Comentários adicionais] O carro é excelente! Vectra, Civic, Corolla, Fusion 2.3, 307, qualquer outro 2.0 nacional? Esqueça, de Passat Turbo eles não conseguem nem ler o logotipo 1.8 T! O motor Turbo, além de potente, tem curva de torque plana, com máximo já a 1.750 rpm (21,4 kgfm), o que resulta em ótima retomada de velocidade. Para quem gosta de carro na mão, de controlar a máquina, vá de câmbio manual. Uma dica é tentar usar o carro para viagens e lugares onde o asfalto é bom, daí a suspensão não dá problema. Asfalto ruim, faça como eu: ande de Fusca Itamar que além de tudo é super cult! O meu carro tem a suspensão original e deu problema aos 115.000 km, mas já conversei com donos de Passat rebaixados em que a suspensão não aguentou nada! Por favor, também nem pense em mexer no motor para aumentar a potência, uma turbina nova custa uma fortuna. Os 150 cv dão e sobram! Use óleo sintético e faça a troca a cada 5.000 km. Ao andar em altas rotações e logo depois parar, deixe o motro funcionando na marcha lenta por 1 minuto para a turbina parar de girar (eu faço isso todas as vezes). FAÇA MANUTENÇÃO PREVENTIVA! E seja feliz com um carro de verdade, um carro alemão feito para andar em autoestradas do primeiro mundo!!

[Best Cars Web Site] Ótima fonte de informação automobilística. É um site de leitura diária para os aficionados em carros.

[Data de publicação] 6/11/10

[Nome] Jose Neres Da Silva Neto
[Cidade] foz do Iguaçu
[Estado] PR
[E-mail] jnsneto@uol.com.br

[Versão] 200 cv
[Ano-modelo] 2008
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 15.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] Carro de aspecto vistoso.

[Principais aspectos negativos] Não observei nada negativo.

[Defeitos apresentados] Até o momento nenhum defeito foi apresentado.

[Concessionárias] A revenda que me atende, nenhuma reclamação a fazer.

[Comentários adicionais] Está aproximando a troca do veículo e o fato do modelo estar no mercado a quase 05 anos, estou com receio de que possa ocorrer mudanças para breve, mesmo não tendo lido nada a respeito.

[Best Cars Web Site] Esta seção é interessante, principalmente pelo fato de levar ao publico conhecimento e comparativos com os veículos da mesma categoria.

[Data de publicação] 21/11/09

[Nome] Gustavo Henrique
[Cidade] Taubaté
[Estado] SP
[E-mail] gustavo.hsantos@terra.com.br

[Versão] 1.8 Turbo Variant
[Ano-modelo] 1999
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 60.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Não utilizo

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] Muito confortável,chega nos 260 que marca no painel(Fácil),e é um carro q poucos tem o privilégio de ter.

[Principais aspectos negativos] Por ser um carro que é pouco visto nas ruas do Brasil.. causa muita impressão de magnata.. até borracheiro cobra mais caro p fazer um remendo no pneu.rs

[Defeitos apresentados] junta homocinética(R$140,00) embreagem (R$450,00)eu msm troquei.. muito fácil mexer neste carro. Isso td por que eu coloquei umas Rodas 19″ escapamento 2 saídas fiz parachoque da Audi A8, e Suspensão preparada.

[Comentários adicionais] Eu já tive uma Audi A3/um Golf GTI 2003/Um Vectra/ e Uma BMW ( Nenhum chega perto do Passat realmente o carro é esplêndido..

[Best Cars Web Site] Este sistema q a best Cars , disponibilizar os internautas é muito bom para quem está na duvida para comprar um carro deste porte.

[Data de publicação] 21/11/09