Toyota SW4

 

Participe: opine sobre seu carro

 

[Nome] Fabio
[Cidade] Rio de Janeiro
[Estado] RJ

[Versão] SRX 7 lugares
[Motor] 2.8 Turbo Diesel
[Ano-modelo] 2017
[Quilometragem atual] 20.000 km
[Combustível] Diesel
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Beleza, robustez, qualidade construtiva com muita confiabilidade mecânica, baixo consumo de combustível, boa revenda, recursos para off-road, torque e desempenho satisfatórios (mas podem melhorar) em cidade e estrada, quantidade de airbags (7), chave presencial com partida por botão, acabamento e cor marrom do couro dos bancos e portas, volante com acabamento em madeira e couro, ar condicionado muito forte com saída para todas as fileiras de bancos, suavidade das trocas de marchas do câmbio automático, conforto de rodagem mesmos sendo um SUV pesado para o fora de estrada, estabilidade adequada para a proposta, bom espaço para os passageiros da 3a fileira de bancos com rebaixo no assoalho para conforto das pernas, faróis altos e baixos em LED, luzes internas em LED, tampa do porta malas elétrica, rebatimento do encosto dos bancos da 2a e 3a fileira, bom espaço do porta-malas mesmo com os bancos da 3a fileira dobrados, pneu e roda estepe iguais às de rodagem. Até o momento o carro tem agradado muito.

[Principais aspectos negativos] Preço elevado para o pacote de equipamentos. Por exemplo não tem sensor de chuva e sensores dianteiros para estacionamento. Itens atuais de segurança ativa já deveriam vir pelo menos nesta versão SRX. O computador de bordo deveria ser mais completo, é mais simples do que o do Yaris por exemplo, não tendo um mostrador digital da velocidade, que é muito útil. O motor atende bem e é robusto, mas poderia ter um pouco mais de potência para melhorar as retomadas. É um carro que anda bem para o seu tamanho mas em algumas retomadas é algo lento, mesmo com a versão Power que melhora um pouco as respostas do acelerador. Mais um pouco a frente penso em chipar esse motor para ver o resultado na estrada. A multimídia é lenta demais e limitada em recursos, instalei o desbloqueio de imagem com espelhamento do celular e ficou legal, mas já deveria vir com algo com resolução muito superior e conexão com smartphones. A 3a fileira de bancos é presa no velho estilo mochila nas laterais do porta-malas, que pode ser por causa do grande pneu estepe que fica do lado de fora (afinal é um carro global preparado para terrenos realmente difíceis), embaixo do porta-malas e dificultaria a instalação de bancos que se escondessem no assoalho. De qualquer maneira esses bancos quando se passa em irregularidades fazem algum barulho e alguma solução que poupe espaço precisa ser pensada. Não me incomoda muito mas para o valor do carro, o ar condicionado deveria ser no mínimo bi-zone para os bancos da frente. Além disso os passageiros da 2a fileira de bancos tem controle do ar condicionado somente para ventilação ou modo automático, mas não podem escolher a temperatura. É um ar condicionado excelente que da conta do recado mas pode evoluir para um tri zone. O único ponto negativo que eu realmente considero significante neste carro é que com os bancos da 3a fileira dobrados nas laterais, esta versão 7 lugares não tem a lona para cobertura das bagagens, como tem a versão 5 lugares, isso faz falta e traz insegurança em caso de acidente. No mínimo uma rede e ganchos de espera deveria ser previstos para a versão 7 lugares. Essa última SW4 não roda 4×4 no asfalto por tempo indeterminado caso o motorista prefira em alguma situação como chuva forte por exemplo.Vidros e retrovisores não recolhem automaticamente com o fechamento do carro, acabei instalando um módulo da fábrica que faz essa função.

[Defeitos apresentados] Nenhum.

[Concessionárias] Perto do que conheço por experiência própria de outras marcas, incluindo premium (Mercedes), a Toyota é a melhor disparada.Tudo é mais organizado e transparente, os mecânicos realmente parecem que seguem os procedimentos da fábrica e sabem o que estão fazendo para qualquer carro da linha. Até agora não tenho o que reclamar da marca e nem das concessionárias que utilizei. Possuo e já possuí outros Toyota comigo e na família e são carros muito bons para a realidade brasileira.

[Comentários adicionais] Melhor do que para as cidades pelo seu tamanho, é um carro excelente para viagens com a família. Agradável para condução por longas distâncias.

[Best Cars] O Bestcars é excelente e acompanho desde o início. Esta seção é muito boa para verificar as opiniões de quem usa o carro no dia a dia.

[Data de publicação] 30/11/18