Toyota Prius (ambas as gerações)

Toyota Prius

 

Participe: opine sobre seu carro

 

[Nome] Walter Kruuse
[Cidade] Maringá
[Estado] PR

[Versão] Toyota Prius 1.8 hybid
[Motor] 1.8 híbrido
[Ano-modelo] 2015
[Quilometragem atual] 30.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] O prius é um carro gostoso de dirigir. A direção é precisa, firme e no peso certo. É maneiro ver o painel todo iluminado com as informações detalhadas da bateria, consumo, etc. A velocidade você enxerga no painel e no pára-brisa, sem necessidade de virar o olhar/rosto. A economia é fantástica, fazendo entre 13,5 e 15 k/l na estrada e na cidade. Na cidade ele é até mais econômico, porque funciona apenas o motor elétrico. Até 60 km/h funciona apenas o motor elétrico e, acima disso, funciona também o motor de combustão. Estou feliz com o consumo, pois os meus carros anteriores Captiva 3.0 e Jetta TSI faziam na cidade 5 e 7 km/l respectivamente. Ele tem um design bacana. Ele é um carro que embala na descida e ganha velocidade, sem precisar acelerar, o que o torna mais econômico. Tem o modo ECO, que torna o acelerador mais suave, e o modo potência, quando o acelerador fica mais sensível. A suspensão é macia, sem ser chocha. O acabamento do prius é caprichado. O prius possui ABS, EBD, air bag.

[Principais aspectos negativos] Não se trata de aspecto negativo, mas não se pode evitar a comparação com o outro carro híbrido: o fusion. O prius perde no design, na economia, nos instrumentos e no desempenho do motor. Pelo menos, o fusion é R$ 30 mil mais caro e 270 quilos mais pesado. O prius tem 123 cavalos e seria interessante se tivesse uns 30 cavalos a mais. Por ser 1.8, o motor a combustão é fraco (99 cv). Não se trata de querer um carro esportivo, mas um pouco de potência adicional seria bem vinda. No entanto, por conta do peso do fusion, a marca de 0 a 100 km é quase igual para os dois carros (o fusion é 1 segundo mais rápido).

[Defeitos apresentados] Ainda não, mas aconselho que se compre um PRIUS com todas as revisões feitas na concessionária, assim como o meu.

[Comentários adicionais] O PRIUS é um carro fantástico e, junto com o fusion híbrido, é sui generis no mercado brasileiro. Não precisar ser sócio de posto de gasolina é um trunfo sem igual.

[Best Cars] O Best Cars é referência nos assuntos automobilísticos e sempre consulto antes de comprar um carro.

[Data de publicação] 2/6/17