Toyota Etios hatch e sedã

Etios Platinum

 

Participe: opine sobre seu carro

 

[Nome] Leandro Costa Rosa
[Cidade] Londrina
[Estado] PR

[Versão] Hatch X 1.3
[Motor] 1.3 16v
[Ano-modelo] 2017
[Quilometragem atual] 30.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)

[Estilo] 2
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 2
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] O Etios é um carro racional que entrega o que você precisa. Um motor mais forte que um 1.0, que permite viajar com segurança, muita economia de combustível, manutenção barata, com espaço interno surpreendente para um hatch compacto (tenho 1m93). Tenho o carro há um ano, comprei usado com 10 mil km, e estou muito satisfeito. Na estrada no limite da velocidade permitida ele faz 12,4 no litro do etanol e até 16 km/l na gasolina. O Etios X é bem equipado: tem retrovisor elétrico, vidro elétrico nas 4 portas, um bom computador de bordo em um painel digital que ficou muito bom no modelo 2017. Tem cinto de 3 pontos nas 3 posições do banco traseiro.

[Principais aspectos negativos] O que me irrita na Toyota é a economia de palitos com coisas que não custariam $5 reais na linha de montagem. Exemplo: falta iluminação no porta-malas e no porta-luvas que fazem falta no dia-a-dia. Tem um ponto cego na coluna traseira em que é preciso muita atenção ao manobrar para não bater numa coluna ou causar um acidente ao sair de uma vaga de estacionamento, por exemplo. A ergonomia do banco poderia ser melhor. O carro é muito baixo e para as condições das ruas brasileiras acaba raspando fácil ao passar por lombadas e buracos etc. Nenhuma versão do Etios traz espaço para colocar caixa de som nas portas traseiras. Isso é inaceitável. Tive que furar o tampão para instalar duas caixas de som. O som instalado só na frente não fica satisfatório.O porta-malas é bem pequeno no caso do hatch, tem uns 270 litros, mas parece menor que os concorrentes diretos. Enfim, apontei várias coisas, mas o custo-benefício é muito bom e compensa essas pequenas ressalvas. Escrevo para ver se a montadora se toca que com poucas mudanças é possível melhorar um produto que já é muito bom…

[Defeitos apresentados] O Toyota Etios apresentou uns barulhos no painel que eu reclamei na revisão de 20 mil km e foi prontamente resolvido pela assistência técnica. Por enquanto foi só.

[Concessionárias] O carro está na garantia e usei duas vezes o serviço da concessionária da minha cidade. Sempre li muito a respeito do atendimento Toyota como sendo superior a de outras marcas. Nisso, estou decepcionado. Não é que o atendimento seja ruim, mas o da Renault (tive dois Sanderos) e até o da Fiat (tive Palio, Uno e Grand Siena) são superiores, sem sombra de dúvida, pelo menos na minha cidade. A concessionária vive lotada, não são pontuais no atendimento, cobram por coisas que as outras montadoras não cobram (tipo a ducha no carro durante a revisão), enfim, tem muito a melhorar. O interessante é que a Toyota nunca entrou em contato para saber como foi o atendimento e a Renault e a Fiat sempre fazem contato para saber se o serviço foi bem executado.

[Comentários adicionais] Vale a pena compar o Toyota Etios hatch. É a compra mais racional do mercado nacional, mas você não terá dor de cabeça. O design não empolga ninguém mas ele entrega o que promete, economia, um bom desempenho para o tamanho do motor e manutenção fácil e relativamente barata.

[Best Cars] O Best Cars há muito tempo é referência na opinião de donos de motos e carros. Sempre leio as opiniões aqui antes de trocar de carro e moto. Vale a pena saber como os veículos são com quem usa diariamente. Esse é o teste real.

[Data de publicação] 23/2/18

 

 

[Nome] Roberto
[Cidade] Presidente Prudente
[Estado] SP

[Versão] SEDAN XS
[Motor] 1,5
[Ano-modelo] 2013
[Quilometragem atual] 100.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 3 a 5 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)

[Estilo] 2
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 2
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Muito econômico, chegou a fazer 18 km/L em estrada sem o ar ligado sem correr muito, mesmo após 100.000 km, dirigibilidade excelente, meu carro já está com 04 anos e 100.000 km rodados, sempre abastecido com gasolina aditivada em postos de bandeira, está perfeito, não trocaria por nada por enquanto.

[Principais aspectos negativos] O valor da mão de obra para troca de algumas peças é excessivo na concessionária, no entanto só fui sentir o peso na manutenção aos 100.000km, após 04 anos de uso, as demais eu achei relativamente baratas pela qualidade do serviço prestado. No conjunto geral, isso é pouco perto do que o carro tem me entregado ao longo destes 04 anos.

[Defeitos apresentados] Sim, dentro da garantia foram trocados e fui muito bem atendido na concessionária os itens: compressor do ar-condicionado aos 30.000km e barra da suspensão e bieletas aos 55.000 km. Fora da garantia, nos 100.000 km troquei as duas suspensões dianteiras, o conjunto da embreagem e as 4 velas de ignição, essa última ficou salgado o preço da mão de obra para substituição da embreagem.

[Concessionárias] Tenho usado duas concessionárias, no começo a que eu tirei zero, e depois outra pois mudei de cidade. 100% satisfeito em ambas.

[Comentários adicionais] Para quem procura economia de combustível e confiabilidade mecânica, é uma ótima opção. Seu visual tem pontos que merecem sem melhorados pela Toyota, mas aparentemente eles já perceberam isso.

[Best Cars] Muito interessante este canal, pois ajuda os próximos compradores a avaliarem bem os veículos para fazerem uma aquisição, uma vez que os valores de veículos estão muito caros em relação a outros países.

[Data de publicação] 26/1/18

 

 

[Nome] Ricardo Orestes Forni
[Cidade] TUPÃ
[Estado] SP

[Versão] Platinum
[Motor] 1.5
[Ano-modelo] 2017
[Quilometragem atual] 10.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 3
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência]
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 2
[Motor] 2
[Desempenho] 2
[Consumo] 2
[Câmbio] 3
[Freios] 3
[Suspensão]
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 3

[Principais aspectos positivos] carro macio, estável, regular conforto interno, não é um carro feio como muitos acham.

[Principais aspectos negativos] carro gastão e de motor fraco. alarme de som insuportável. precisei pedir para desligar o meu.

[Defeitos apresentados] não

[Concessionárias] bom atendimento

[Comentários adicionais] para quem não liga para um carro que não é econômico e tem motor fraco, compensa a compra

[Best Cars] uma excelente oportunidade de colocarmos outros compradores a par do carro que pretendem

[Data de publicação] 26/1/18

[Nome] Ana Paula Arantes Lima Manzan
[Cidade] Uberaba
[Estado] MG

[Versão] XS SEDAN automático
[Motor] 1.5 16V
[Ano-modelo] 2017
[Quilometragem atual] 40.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)

[Estilo] 2
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] Durabilidade – Custo de manutenção – Conforto – Consumo – Desempenho – Espaço interno e porta malas – Estabilidade – Prazer ao dirigir

[Principais aspectos negativos] A suspensão embora macia e com boa estabilidade é muito baixa e a situação piora de forma significativa com o carro cheio. É preciso ter muito cuidado em rampas, lombadas e buracos. Também tem curso curto. Ao passar em lombadas com o carro cheio é preciso ter cuidado para não dar aquela batida seca.
O câmbio automático é suave com trocas quase imperceptíveis. Tem primeira curta para ajudar nas arrancadas e demais marchas longas para favorecer o consumo. No entanto, por ter apenas 4 marchas compromete o desempenho e o consumo. Em qualquer subida em rodovia, reduz para a terceira, fazendo com que o giro do motor passe de 2200 rpm para quase 4000 rpm quando se está a 110 km/h. O motor é bem esperto e o carro é leve. No entanto, se o câmbio tivesse mais marchas (5 ou 6) ou se fosse do tipo CVT, permitiria uma rotação mais adequada tanto para arrancadas, quanto para subidas em rodovia por exemplo. Com certeza o consumo seria bem beneficiado, a exemplo do Versa que tem motor 1.6 e com o CVT é mais econômico que o Etios.
Não dá para entender algumas economias da Toyota. Não vem com travas elétricas automáticas ao atingir certas velocidades, e as centrais multimídias deixam a desejar. Se optar pela versão XLS a central permite espelhamento de celular, mas não permite integração com câmera de ré e nem trás GPS offline. Se optar pela Platinum a Central permite a integração com câmera de ré e traz GPS offline, mas não permite o espelhamento de celular. Eu preferi adquirir a XS e instalar uma central da Pionner que faz tudo isso. Além disso, pelo preço cobrado, deveria vir de série com sensor de estacionamento, deveria ter controles de estabilidade e tração.
O design do carro ainda é um problema. É uma compra muito racional. Se sobressai em vários aspectos, mas o design é muito ruim. Já passou da hora de ter pelo o menos uma reestilização decente, a exemplo de Cobalt e Logan.

[Defeitos apresentados] Tive problemas na compra, pois foi oferecida uma Central Multimídia da própria Toyota que após instalada não foi compatível com os controles de som do volante. Além disso começou a apresentar diversos ruídos no painel que após diversas intervenções da concessionária, não eram resolvidas. Reclamamos na Ouvidoria da Toyota que foi favorável a concessionária que vendeu um produto inadequado. Como a Central estava com preço embutido no financiamento, acabamos aceitando a troca por uma central da Pionner (que pasmen) é compatível com os controles de som do volante e que de quebra não deixa ruídos no painel.

[Concessionárias] Não acho o atendimento da Concessionária GOVESA em Uberaba bom. Os atendentes do pós venda são muito educados e atenciosos. No entanto, além dos problemas que tive na compra, a concessionária não faz nenhuma graça. Até a tão criticada FIAT da própria cidade entrega os carros lavados após a revisão. A GOVESA tem a cara de pau de oferecer o serviço por um custo extra. Precisa melhorar muito para fazer jus a fama de pós-venda que tem.

[Best Cars] Gostei da objetividade das perguntas.

[Data de publicação] 15/12/17

 

 

[Nome] Haroldo Lamberti
[Cidade] São Paulo
[Estado] SP

[Versão] 1.3X m/t
[Motor] 1.3 16V
[Ano-modelo] 2017
[Quilometragem atual] 15.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Praticidade, simplicidade, consumo, desempenho, robustez da suspensão, painel – mesmo na posição central tem ótima leitura, espaço interno para os ocupantes, manobrabilidade, conjunto mecânico (motor-câmbio manual) perfeito.

[Principais aspectos negativos] Acabamento plástico das portas apresenta aspecto de fragilidade, posição do botão de travamento das portas (no lado esquerdo atrás do volante) é incômodo, na versão 1.3X (a mais acessível) poderia vir com um kit multimídia com pelo menos tela para espelhar um smartphone, rádio e entrada USB.

[Defeitos apresentados] Nenhuma ocorrência até agora

[Concessionárias] Fui muito bem atendido na negociação para aquisição do meu Etios na Collection Brigadeiro de São Paulo, bem como no atendimento de pós-vendas: um para corrigir uma pequena avaria na capa do para-choque e o outro na 1° revisão, a 10mil km.

[Comentários adicionais] Prático, racional e econômico! Para quem gosta desse padrão de referência em automóveis e não quer dores de cabeça, eu indico esse pequeno e admirável Toyota.

[Best Cars] É um dos melhores sites do setor; com ótimos colunistas, temas variados e exploração de assuntos técnicos detalhados.

[Data de publicação] 20/10/17

 

 

[Nome] Roberto A.Lima
[Cidade] São Paulo
[Estado] SP

[Versão] 1.5 XLS
[Motor] 1,5 16 V
[Ano-modelo] 2017
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 3
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 2
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo]
[Câmbio] 4
[Freios]
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] marca, desempenho, dirigibilidade e consumo

[Principais aspectos negativos] estilo, equipamentos que em outros modelos são de rotina(sensor de ré, levantamento automático dos vidros na chave e trava automática das portas)

[Defeitos apresentados] não

[Concessionárias] boa, sem ressalvas

[Comentários adicionais] para mim ótimo carro para a cidade

[Best Cars] bom abrir espaço para os interessados.

[Data de publicação] 20/4/17

 

 

[Nome] Luiz Souza
[Cidade] Niterói
[Estado] RJ

[Versão] XS Hatch, Manual 6
[Motor] 1,5 L – 16 V
[Ano-modelo] 2016
[Quilometragem atual] 10.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 3
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 3
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 3
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] Bom espaço interno, economia de combustível com bom desempenho, direção elétrica leve, baixo custo de manutenção (segundo IMV do Cesvi), ótimo diâmetro de giro facilitando muito as manobras, carro satisfatoriamente silencioso. Trafega em baixas rotações quando em sexta marcha, mas sem perder o fôlego. Tenho a sensação de que a suspensão é de uma concepção mais simples mas acho que alia bem conforto e estabilidade.

[Principais aspectos negativos] Apesar de ter melhorado muito com o mostrador digital na versão 2016, o design externo poderia ser mais bonito e o acabamento interno melhor. Porta-malas é pequeno. Não sei se é característica do projeto mas quando trafega em velocidade constante, o carro apresenta engasgos leves ao pressionar o acelerador que o tornam desconfortável. Outra coisa que estranhei principalmente no início foi a sensibilidade do acelerador. Uma leve pressionada no acelerador em ponto morto já eleva rapidamente a rotação para 2000 rpm ou mais. O carro passa uma pequena sensação de instabilidade devido ao movimento lateral nas curvas, mas logo o motorista se acostuma.

[Defeitos apresentados] Nenhum defeito até o momento. Nem coisas pequenas como acabamento, etc. Fico com a impressão de que o controle de qualidade da Toyota é melhor que a média e os projetos são mais bem pensados. Só o tempo dirá… Antes desse carro tive um Ford Focus que ainda zero Km veio com as borrachas da porta soltas e com problemas para dar a partida.

[Concessionárias] Muito bem atendido durante a venda e entrega do veículo na Rodobens da Barra da Tijuca. Farei a primeira revisão em breve.

[Comentários adicionais] O carro não empolga pelo design e acabamento interno mas atende a todos os requisitos de um consumidor mais racional.

[Best Cars] Gosto muito do site. O teste do leitor é uma seção de utilidade pública que sempre consulto. Agora estou dando minha contribuição.

[Data de publicação] 24/3/17

 

[Nome] Willian dos Santos Neves
[Cidade] Pocrane
[Estado] MG

[Versão] XLS Sedã Automático
[Motor] 1.5L 16V Dual VVTi Flex 107cv
[Ano-modelo] 2017
[Quilometragem atual] 20.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Gosto muito do carro, acho que o que se destaca seja o consumo (chego a fazer 15km/l de gasolina na estrada mesmo sendo automático), o espaço interno é muito bom, o porta malas é o maior da categoria (562l), maior até que o do Corolla novo.

[Principais aspectos negativos] Não vejo aspectos negativos de verdade, o design talvez mas hoje já acho ele muito bonito depois de lavado e encerado, Algumas pessoas reclamam de seus acessórios serem simples, do ar condicionado não ser digital, etc. Não acho que chega a atrapalhar, acho que dentre as opções está entre os melhores (na verdade na minha pesquisa fico como o melhor), muito econômico, confortável, e espaçoso.

[Defeitos apresentados] Estou com o carro a 7 meses desde zero km, já completei 20.000km e não tive nenhum gasto a não ser as revisões e duas trocas do filtro de ar condicionado por fora pois ando em estradas de chão e eles estavam muito sujos.

[Concessionárias] Sempre sou muito bem atendido na concessionária da Toyota OSAKA Manhuaçu, sempre muito atenciosos e nunca me senti pressionado a fazer nenhum serviço que o carro não exigisse. Fui para comprar outro carro me apresentaram o Etios e tudo que me foi falado o carro realmente é, recomendo a todos que utilizem essa concessionária.

[Comentários adicionais] Não fui na concessionária para comprá-lo (queria um Corolla), já o conhecia por reportagens, gosto de ler muito sobre carros, mas não tinha me convencido. Sempre fui muito fã de SUV, mas queria um carro mais econômico e estava a procura de um sedã, fui apresentado o carro pelo vendedor e tudo o que falaram o carro realmente é, o painel novo digital ficou maravilhoso, agora me sinto estranho quando entro em carros que o painel não é no meio, é de fácil leitura, o carro é muito confortável, o motor responde bem, a caixa automática mesmo sendo de 4 marchas casou muito bem com o carro, vc não sente as passagens de marcha e nem sente falta da quinta. O ar condicionado gela muuuito e rápido.

[Best Cars] Sempre uso como base quando estou pesquisando sobre um carro. Gosto muito das reportagens.

[Data de publicação] 10/3/17

 

[Nome] Luiz Gerber
[Cidade] Blumenau
[Estado] SC

[Versão] X
[Motor] 1.3
[Ano-modelo] 2017
[Quilometragem atual] 100.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Insatisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)

[Estilo] 1
[Acabamento] 1
[Posição de dirigir] 1
[Instrumentos] 1
[Itens de conveniência] 2
[Espaço interno] 1
[Capacidade de bagagem] 1
[Motor] 1
[Desempenho] 1
[Consumo] 3
[Câmbio] 3
[Freios] 5
[Suspensão] 1
[Estabilidade] 2
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 2

[Principais aspectos positivos] Bom para estacionar, é pequeno

[Principais aspectos negativos] problemas desde a acurácia do velocímetro até aos sensores de “portas fechadas”. O motor é fraco. Simplesmente… não vai. Em aceleração é muito ruim bem como em consumo. E olha que é o 1.3X Manual. Imaginem o automático (mais barato do mercado, sim…) pq tem 4 marchas. Tudo, simplesmente TUDO parece ter saído de uma fábrica chinesa de 5a. categoria. O acabamento é só plástico duro. Tudo está batendo, é impossível. A lata é fraca. Instável em curvas. Não passa segurança. Se nem os sensores de portas funcionam, imagina se posso confiar no ABS e Air Bag.

[Defeitos apresentados] Não fecha com o controle da chave. Consumo maior que o indicado no CB. Velocidade incompatível com o painel,. Só pra começar. No que confiar? O Etios da minha colega de SP começou a vazar óleo. Trocaram o bloco do motor. É possível??????

[Concessionárias] todas ok. Os funcionários fazem o que podem para te atender bem. Mas a resolução nem sempre está ao alcance deles.

[Comentários adicionais] Toyota não entre na onda do mais barato

[Best Cars] simplesmente ótimo

[Data de publicação] 10/3/17

[Nome] Marcio A. Nascimento
[Cidade] Londrina
[Estado] PR

[Versão] Sedam Platinum
[Motor] 1.5 automático
[Ano-modelo] 2017
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 4
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 4
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] Consumo de 10 km/l na cidade e 15 km/l na estrada, com gasolina comum e ar condicionado ligado o tempo todo. Não utilizo etanol. Conforto, a Toyota acerto em cheio na suspensão do Etios que é, ao mesmo tempo. confortável no dia a dia e firme nas curvas. A direção é elétrica e muito mais leve e precisa que a hidráulica. O esterçamento da direção é ótimo o que facilita a manobra em vagas pequenas. O painel digital ficou maravilhoso e com informações importantes para o motorista. Muito fácil visualização. O câmbio automático é perfeito, é mesmo que era utilizado no Corolla. Não dá trancos e é muito esperto. Casamento perfeito entre motor e câmbio automático. O espaço traseiro é espetacular. Nós temos três filhos e agora não tem mais briga, porque o banco do meio é confortável e todos os três assentos tem cinto de segurança de três pontos e encosto de cabeça. Tem também ISOFIX para cadeirinhas de bebê que é essencial para segurança dos pequenos. O porta malas de 500 litros é gigante, maior do que o do Corolla que eu tinha. O isolamento acústico é muito bom e você quase não escuta o motor. O banco do motorista fica numa posição que não cansa e dá total visão de todo o carro. Resumo: O Etios é um carro econômico, confortável, espaçoso e honesto!

[Principais aspectos negativos] Precisei instalar por minha conta: a centralina por 350 reais (para subir todos os vidros automaticamente com o acionamento do alarme) e a trava automática das portas quando veículo se movimenta por 112 reais. Tais equipamentos podiam ver de fábrica num carro de 64.000 reais.

[Defeitos apresentados] Nada de defeitos. O Etios é para quem quer SOSSEGO!!!

[Concessionárias] A Toyopar em Londrina-PR é de confiança. Eles valorizam os carros da Toyota na troca, o que facilita e estimula o cliente a ficar com a marca.. Não tentam empurrar serviços ou peças. Sempre consultam o cliente antes de executar qualquer coisa que não está programada na revisão de rotina. Na venda, os vendedores são objetivos e não fazem falsas promessas. E no pós-venda, o atendimento é ágil e honesto. Instalei na Toyopar uma ponteira esportiva no escapamento e apliques cromados nos retrovisores e ficou tudo perfeito e mais bonito. Atendimento nota 10.

[Comentários adicionais] O Eitos é um carro que eu recomendaria a um amigo. Tanto que a minha esposa também comprou um! Ela comprou um XS automático, escolhendo o melhor custo-benefício. Eu comprei o Platinum porque busquei mais equipamentos (multimídia com GPS, faróis de milha), esportividade (rodas de liga leve raiadas) e beleza (aerofólio traseiro, pisca nos retrovisores). Não compre a versão X que não tem sequer os altos falantes e o rádio, vai dar muita despesa instalar esses itens e ainda pode perder a garantia de fábrica. A mudança estética para todas as versões dos modelos 2018 deixaram o carro mais bonito! O meu Platinum 2017 já trazia essas mudanças por ser o top de linha.

[Best Cars] A Best Cars é um site que tem credibilidade na avaliação de carros porque faz isso com seriedade e responsabilidade! Parabéns, continuem assim!

[Data de publicação] 10/2/17

 

[Nome] Miguel Stella Sobrinho
[Cidade] São Paulo
[Estado] SP

[Versão] SD XLS 1.5 Automático
[Motor] 1.5 16 Valvulas
[Ano-modelo] 2017
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Excelente dirigibilidade. Cambio é automático de 4 marchas (do corolla) e, que eu acho “ÓTIMO” e, com trocas rápidas. Motor super silencioso e desempenho à altura de um 1.5. Muito estável em curvas, bom de freio.

[Principais aspectos negativos] Chave com o botão de alarme que, ao por no bolso facilmente destrava o mesmo. Macaco debaixo do banco do motorista. E pelo preço deveria vir com tapetes melhores que os de borracha.

[Defeitos apresentados] Nenhum.

[Concessionárias] Muito atenciosos aos clientes.

[Comentários adicionais] Não há mais o tanquinho de partida à frio. Ótimo.

[Best Cars] Indispensável qualquer comentário. Os acompanho à anos. ” PARABÉNS” pelas reportagens e, obrigado.

[Data de publicação] 27/1/17

 

 

[Nome] Willian dos Santos Neves
[Cidade] Pocrane
[Estado] MG

[Versão] XLS Sedan, Automático
[Motor] 1,5 L 16V Dual VVTi 107cv
[Ano-modelo] 2017
[Quilometragem atual] 10.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 4
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho]
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] A dirigibilidade do carro é muito boa. Aceleração e freios precisos. Realmente o câmbio automático está muito bem casado com esse motor. Você não percebe as mudanças de marcha. O jogo do volante muito bom, isso facilita muito as manobras, tinha medo de perder isso pois meu carro anterior também se destacava nesse quesito. Suspensão bem durinha, o carro é muito confortável, faço viagens longas (de 7 a 10 horas) e sempre chego bem disposto por causa do conforto no carro. O espaço interno é muito bom, inclusive para os passageiros do banco de trás, sai de um carro grande (Aircross), e minha família não sentiu muita diferença do espaço. Cinto de segurança de 3 pontos para todos os 5 ocupantes do carro. Sistema ISOFIX no banco de trás. Controle de velocidade de cruzeiro, comandos de som e de ligação no volante. Porta-luvas climatizado.

[Principais aspectos negativos] Comprei o modelo top da época (agora tem um modelo acima, o Platinum) porém fiquei triste com algumas mudanças em relação aos modelos anteriores: Tiraram o sensor de estacionamento que vinha de fábrica, a central multimídia da Toyota que vinha no carro era simples, e não vem com GPS e nem aceita câmera de ré. Fiz algumas negociações na compra e instalei esses itens no meu carro. O modelo Platinum hoje já vem com essas coisas de fábrica, evitando esse transtorno. Não vem módulo de fechamento automático dos vidros (o Platinum já vem) mas a Toyota disponibilizou para instalação, estou pensando em fazer isso em alguma das minhas revisões. Poderia vir com abertura do porta-malas na chave.

[Defeitos apresentados] Nada ainda, apesar de ter comprado a 6 meses e já ter colocado 13.000km no carro.

[Concessionárias] Fui sempre muito bem atendido, os vendedores são muito atenciosos, mesmo após a compra, tenho o whatsapp do vendedor e sempre que tenho dúvidas, está pronto a me ajudar. Já fiz minha primeira revisão e não senti nenhuma pressão em fazer serviços que não fossem identificados como necessários (já tive problemas em relação a isso com outras marcas), custo das revisões coerente, nada de preços exorbitantes. Vendi meu antigo carro particular para dar a entrada na compra, e percebi o empenho da CSS em acelerar a preparação do carro que comprei para que não ficasse sem carro muito tempo (pois tenho filho pequeno), mesmo tendo que trazer de outra CSS, peguei o carro em uma semana com todos os acessórios que solicitei instalados.

[Comentários adicionais] Realmente superou minhas expectativas. Algumas pessoas criticam seu design, antigamente também criticava, hoje acho ele bem bonito, até mais do que alguns de seus concorrentes. Me apaixonei pelo consumo deste carro, faço 15km/l de gasolina na estrada (viajei 300km com 20 litros), e 12 a 13km/l de etanol (uma grande diferença para quem fazia 9,5km/l de gasolina na estrada no Aircross que tinha antes). Na cidade faço 6 a 8 km/l no etanol, e 7 a 10km/l na gasolina.

[Best Cars] Sempre uso o site para comparar automóveis antes de comprar um veículo novo. Muito bom podermos ouvir os usuários sobre suas experiências com os seus carros.

[Data de publicação] 2/12/16

 

[Nome] Celso Shiniti Nagano
[Cidade] Fortaleza
[Estado] CE

[Versão] Sedan XS automático
[Motor] 1,5 dual VVTI
[Ano-modelo] 2017
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 3
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 4
[Consumo] 3
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Custo benefício. Rodar suave, versão automática é prática no dia-a-dia. Porta-malas amplo, cabine ampla. Facilidade de manobra, direção elétrica. Leveza, motor dá conta de movimentar com agilidade. Novo painel digital tem boa visualização, ficou até melhor que painel atrás do volante, pois é de fácil consulta e deixa mais livre o campo de visão. Cruise control é bem vindo e o volante multifunção e computador de bordo associados são bastante úteis.

[Principais aspectos negativos] Consumo urbano aquém do esperado. No inmetro diz.12 com gasolina em ciclo urbano, tenho conseguido apenas 8,5 a 9,0 moderando a marcha. Meu carro anterior um corolla 2004 1.8 VVTI manual fazia médias iguais. Vamos ver se com o tempo melhora. Falta luz de cortesia na parte traseira, para um carro familiar deveria ter ao menos no meio do teto. Falta travamento automático das portas associado à velocidade. Seria útil também abertura do porta-malas pelo controle.

[Defeitos apresentados] Ainda não e espero que não tenha

[Concessionárias] Já utilizava com outro modelo. Vamos ver se há diferença de tratamento com um modelo mais simples. Em geral são pontuais e as revisões são a preços justos sem empurrar serviços inúteis. Quando há algo a reparar eles avisam e SUGEREM o reparo. Mas prefiro realizar em oficina mecânico de confiança. Nas concessionárias só revisão.

[Comentários adicionais] Era tudo que eu esperava e algo mais. Pra mim, o carro atende plenamente quando não sente falta do anterior. Os que criticam o desenho e deixam de comprar por isso não sabem.o que perdem.

[Best Cars] Venho acompanhando há muito tempo o BCWB, poucos sites que avaliam os modelos, mercado e editorial são tão refinados tecnicamente. A crítica somente na frequência de matérias, mas que em qualidade compensa. Pena 98% dos compradores lerem e propagaram as pérolas de algumas revistas.

[Data de publicação] 7/10/16

[Nome] Vinicius MM
[Cidade] Rio de Janeiro
[Estado] RJ

[Versão] XLS Hatch Automático
[Motor] 1,5 16V
[Ano-modelo] 2017
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito(a)

[Estilo] 3
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] A dirigibilidade do carro é fantástica! Ótimas respostas do acelerador e dos freios (ABS com EBD). As marchas são engatadas perfeitamente, realmente o câmbio automático está muito bem programado. O esterçamento do volante é maior que os demais carros, isso facilita muito as manobras. Suspensão bem durinha, faz muito bem o seu trabalho. Muito confortável. Para um hatch, tem um ótimo espaço interno, inclusive para os passageiros do banco de trás. Cinto de segurança de 3 pontos para todos os 5 ocupantes do carro. Sistema ISOFIX no banco de trás. Controle de velocidade de cruzeiro simples para usar. Porta-luvas enorme e climatizado.

[Principais aspectos negativos] O modelo que comprei vem com um sistema de áudio da Toyota. Muito bonito, mas pouco prático. Trata-se de um rádio com tela. No lugar que você seleciona as músicas ou a estação, não é o mesmo lugar em que se controla o volume. Acho que quem o projetou estava bêbado. Dizem que é possível espelhar o celular, nunca consegui fazer isso (mesmo tendo um celular que consta como homologado para o aparelho). Acho que isso é lenda. Não vir de fábrica com sensor de ré e nem com módulo de fechamento automático dos vidros é uma falta de atenção da Toyota. A concessionária vende esses itens, no meu caso negociei e consegui algumas coisas. Muitas texturas de plásticos diferentes, no painel são 3 texturas diferentes, na porta são 2 texturas e detalhes de plástico. Faltam detalhes tecnológicos que são encontrados nos carros mais simples dos concorrentes.

[Defeitos apresentados] Nenhum defeito apresentado

[Concessionárias] Tive contato com 3 concessionárias. Tirando a que eu comprei o carro as outras foram horríveis. A primeira, na qual tentei comprar o carro a primeira vez, levaram quase 30 dias e nem sinal do carro. Na terceira semana o vendedor nem me retornava mais. Na segunda, fechei a compra, fui atendido dentro da minha expectativa, nada a reclamar. Na terceira, fui pois tive uma dúvida de como usar uma opção do painel de instrumentos, parecia que eu estava falando com amadores, com funcionários de uma loja de qualquer coisa, menos de automóveis. Ninguém sabia como usar o painel de instrumentos, um consultor até insinuou que seria necessário eu deixar o carro na loja pois poderia ser defeito. Chegando em casa, eu mesmo descobri que não havia defeito, apenas faltou inserir 1 dado corretamente. A impressão que tenho é que dá na mesma levar meu carro no zé da esquina ou levar na concessionária. Creio que não sejam todas, mas na grande maioria, atendem com muita má vontade e apresentam falta de conhecimentos específicos. A TOYOTA precisa ouvir mais os seus clientes.

[Best Cars] Sempre uso o site para comparar automóveis antes de comprar um veículo novo.

[Data de publicação] 9/9/16

 

[Nome] Rodrigo Ho
[Cidade] Gurupi
[Estado] TO

[Versão] Sedan XLS
[Motor] 1.5 16V
[Ano-modelo] 2017
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Depois que lançou modelo 2017 com painel digital, estou curtindo demais o carro. É um carro completo, não perde nem um pouco com seu irmão Corolla. No uso misto entre cidade e estrada, mais na cidade, estou fazendo 12,4. Acho média muito boa, melhor do que 1.0 do meu antigo Classic, que só não tinha força para ultrapassagens. Controles de som e painel no volante, tira um pouco de atenção. Gostoso de guiar. Apesar de ser leve e ter 960kg, é bem calibrado, você só sente o carro sair do chão acima de 170km/h numa curva, mas tranquilamente atinge 160 sem você perceber. Painel no centro? É até melhor do que atrás do volante, você tem uma visão ampla e não tira seu olho da pista. Todos falam que é feio, mas acho ele lindo, e o preço? Equivalente aos concorrentes como Prisma, Grand Siena, Versa, Voyage, Ka+, etc. Eu ainda não tive manutenção dele, muito menos troca de óleo, por isso não posso dizer como é a manutenção. Eu creio que deve ser condizente com a proposta. Tapetes já vem junto e trava no motorista para não escorregar até o pedal. Aquele saída de ar duplo eu acho um charme, ventila e gela muito bem. Bancos de couro de ótima qualidade. Conto no banco do meio. Motor muito bem construído, muito detalhe e muito bem pensado para conforto. Não é à toa que vende tanto e a fábrica não dá conta do recado de tantos pedidos. Eu esperei 20 dias para chegar o carro, mas quando chegou me apaixonei! Carro silencioso!!

[Principais aspectos negativos] Até hoje não tem defeito, não tem nada de negativo. Única coisa que aconteceu comigo foi bater o retrovisor direito na coluna da garagem de casa e me custou 900 reais, mas no mercado paralelo você encontra peças mais baratas.

[Defeitos apresentados] Não apresentou defeito até hoje.

[Concessionárias] Muito atencioso na concessionária. Eles tratam você como único cliente.

[Comentários adicionais] O carro é espetacular! Quem critica é porque não conhece, mas quando anda não quer mais largar. A Toyota acertou no Etios, carro econômico, não é caro como seu irmão Corolla, tem câmbio manual como automático, qualidade e confiabilidade mecânica e da marca.

[Best Cars] Bestcars é um lugar para você acertar na escolha do veículo que você sonha e descobrir se vale ou não a pena a sua aquisição.

[Data de publicação] 29/7/16

 

[Nome] Claudio Tadashi
[Cidade] Sao Paulo
[Estado] SP

[Versão] XS hatch automatico
[Motor] 1,5 16V
[Ano-modelo] 2017
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] Mecânica excelente: motor e câmbio muito bons. Econômico e estável. Está fazendo na estrada média de 17 km/l (gasolina). O painel melhorou muito na nova versão. Câmbio (4M) muito bom, casa bem com o motor. Para a proposta do carro, atende muito bem: suave e eficiente. Por exemplo, é muito melhor que o da GM (6M) que fica reduzindo a todo momento em qualquer aclive. Dirigibilidade excelente, direção muito leve em manobras e firme na estrada.

[Principais aspectos negativos] Design não é arrebatador, mas não é tão feio como muitos apregoam. Alguns itens do painel não tem iluminação e fica difícil encontrar alguns botões à noite. Porta malas também não tem iluminação. Travas não fecham automaticamente com o carro em movimento. Sensor de estacionamento e frisos poderiam ser ítens de série. As concessionárias cobram muito por estes itens.

[Defeitos apresentados] Nenhum defeito até agora.

[Concessionárias] A rede não é tão ampla como das demais montadoras (Fiat, VW, GM e Ford), mas o atendimento é bom e preço razoável (a mão de obra sempre é mais cara).

[Best Cars] Sempre consulto Best Cars antes de trocar de carro.

[Data de publicação] 17/6/16

[Nome] Lucas
[Cidade] Florianópolis
[Estado] SC

[Versão] XS Hatch
[Motor] 1.5 16v
[Ano-modelo] 2014
[Quilometragem atual] 90.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 3
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] Meu primeiro veículo e adquirido pensando em utilizar por pelo menos 5 anos, costumo pegar a BR diariamente e o desempenho do motor se mostra mais do que suficiente para o tamanho/peso do carro. É bastante econômico em entrada variando de 14,5 km/l (Andando forte e com AC) até 20km/l (Andando a 100 sem AC). De um modo geral as médias de consumo ficam entre 16 e 17km variando Cidade X Estrada (30/70) (110km/h) gasolina. Até o momento (salvo embreagem citada abaixo) nenhum defeito, somente as revisões periódicas

[Principais aspectos negativos] Ruído interno, tanto ao passar por asfalto irregular (mesmo sem buracos) quando de acabamento interno (aos poucos acho os “grilos” e coloco espuma/calços para reduzir os barulhos. Falta de aviso sonoro de faróis ligados (corrigido nas novas versões) que já me deixaram sem bateria em duas oportunidades e falta de PC bordo, alto preço de compra

[Defeitos apresentados] Aos 16 mil kms iniciou com uma vibração no pedal de embreagem por volta das 3000 rpm, foram diversas idas a CCS, normalmente nas revisões e reparavam mas o ruído voltava após dias de uso. Somente por volta dos 70mil km e quando o SAC foi acionado que repararam definitivamente o veículo, o rolamento da embreagem estava defeituoso e gerava vibração, que com o aumento da rotação se transformava em ruído. Foram substituídos rolamento, disco e platô em garantia, veículo voltou a ficar como novo.

[Concessionárias] De um modo geral são bastante atenciosos e procuram resolver o problema mas mesmo em garantia evitam substituir uma peça por completo, como no caso citado acima trocaram diversas peças da embreagem até descobrirem o problema, quando uma troca de todo o conjunto já desde o início teria custado muito menos para a TOYOTA e eu não teria passado quase 50 mil kms com um ruído no veículo. Os acessórios originais são CARISSÍMOS custando em média 3x mais do que em lojas de acessórios, por exemplo o farol de neblina custa 1200 reais!

[Comentários adicionais] Me incomodei bastante de início com a embreagem e a dificuldade de engatar as marchas mas agora com esses problemas resolvidos e chegando aos 100 000 kms começo a perceber que o veículo está extremamente conservado quando comparado a outras marcas em kms similares, mostra integridade e transmite confiança para os próximos 100 000 mil

[Best Cars] Auxilia principalmente pelo lado técnico das matérias.

[Data de publicação] 17/6/16

[Nome] Rafael Lima
[Cidade] Vitória
[Estado] ES

[Versão] XLS
[Motor] 1.5 16v
[Ano-modelo] 2013
[Quilometragem atual] 20.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)

[Estilo] 3
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 2
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Um motor moderno (bloco e cabeçote em alumínio, corrente de comando, velas de irídio e mais atualizações na linha 2017) aliado a um câmbio de engates macios e precisos na maior parte do tempo (exceção no engate da ré e às vezes na passagem da 2.ª para a 3.ª). Eles dão ao carro uma agilidade bacana e a conta no posto não fica alta (Média de 11,7 km/l na cidade fazendo trajetos curtos). Uma suspensão que absorve bem algumas imperfeições do asfalto e segura o carro nas curvas. Direção elétrica, que aliada ao bom diâmetro de giro ajuda bastante em manobras.

[Principais aspectos negativos] A leitura do velocímetro e do tacômetro (resolvida na linha 2017), que do ângulo do motorista informa uma coisa e para quem os visualiza no centro indica outra. Falta do alarme sonoro de faróis acesos. Falta de iluminação nos botões dos vidros elétricos. Falta de ajuste da altura do assento do motorista e do cinto de segurança. Acionamento da buzina.

[Defeitos apresentados] Está apresentando uns estalos na suspensão dianteira e ruídos na traseira esquerda. Já li relatos parecidos no Clube do Etios. Irei relatar na próxima revisão.

[Concessionárias] O atendimento é bom por parte dos funcionários, mas não concordei com a falta de lógica na cobrança por dois serviços. Realizei em uma ocasião a troca das borrachas dos limpadores e posteriormente a troca do óleo mais o filtro. Acreditem. Cobraram-me mais pelo primeiro serviço, que observando até eu o faço em menos de 5 minutos, do que pelo segundo, que requer uma mão-de-obra maior.

[Comentários adicionais] O Etios é um carro racional, como dizem. Como para mim chamar a atenção não importa e sim ter um carro bom de guiar e com uma mecânica robusta, estou satisfeito em tê-lo adquirido. Se Deus quiser mais adiante pretendo adquirir a versão sedã XLS com as atualizações da linha 2017.

[Best Cars] Canais como o Best Cars ajudam na viabilidade ou não de se adquirir determinado veículo, através de relatos de proprietários. Parabéns!

[Data de publicação] 17/6/16

[Nome] Fabio
[Cidade] Brasília
[Estado] DF

[Versão] platinum
[Motor] 1.5
[Ano-modelo] 2016
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)

[Estilo] 1
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 2
[Itens de conveniência] 2
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 4
[Consumo] 3
[Câmbio] 3
[Freios] 4
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Espaço interno e qualidade geral são bons.

[Principais aspectos negativos] Feio que dá dó! Não tem caixas de som na parte de trás do carro mesmo sendo platinum.

[Defeitos apresentados] Não.

[Concessionárias] Mas cordialidade e profissionalismo dos funcionários que me atenderam, seria bem vindo.

[Best Cars] Como é fundamental este site ter este espaço para realmente sabermos das verdades dos carros. As outras fontes de informação, sempre tem um viés suspeito. Aqui não, é na verdade a nossa “consumers report” brasileira! Viva o Best Cars!!!

[Data de publicação] 8/4/16

[Nome] CLaudio Machado
[Cidade] salvador
[Estado] BA

[Versão] X
[Motor] 1.5 8v
[Ano-modelo] 2015
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 4
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] Ótima resposta do motor; Direção elétrica fantástica;

[Principais aspectos negativos] A buzina é RIDÍCULA; Visualização difícil do odômetro. Muito pequenos os números; O botão de travar a porta na lateral dificulta a visualização se está aberta ou fechada a porta.

[Defeitos apresentados] Não apresentou defeito!

[Concessionárias] Excelente atendimento !

[Comentários adicionais] Comprei esse carro por acaso, não estava nos meus planos. Me surpreendeu positivamente!

[Best Cars] Excelente!

[Data de publicação] 3/12/15

 

[Nome] Ricardo Rezende
[Cidade] Brasília
[Estado] DF

[Versão] X Hatch
[Motor] 1.3
[Ano-modelo] 2015
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Resolvi publicar minha opinião porque sempre pesquiso aqui antes de comprar um carro e dou agora minha contribuição. O Toyota Etius está se mostrando um carrinho excelente para a sua proposta; espaço excelente, consumo excelente, acabamento aceitável, bom desempenho mesmo no 1.3. Gosto cada dia mais do carro. É uma proposta honesta, um carro excelente pelo preço que cobra. Não é como o Honda Fit, um bom carro, mas por um preço exorbitante. Tudo com a excelência da assistência Toyota – bem melhor que as concorrentes. Enfim, quando comparado com todos os seus concorrentes, o Toyota Etius oferece vantagens e é melhor que todos. Só perde no câmbio para o VW UP.

[Principais aspectos negativos] Alguns itens de acabamento no carro e no porta-malas, porta-malas bastante limitado por conta do excelente espaço interno que lhe roubou algum espaço. Mas, no todo não vejo aspectos negativos quando considerada a proposta e o preço do carro.

[Defeitos apresentados] Nenhum. Um pequeno barulho no vidro da janela do motorista quando está aberta, vou solicitar reparo na revisão.

[Concessionárias] Achei a concessionária Toyota bem acima de todas as outras que já utilizei (VW, Ford, Renault, Mitsubishi). Ótimo pós-venda e excelente atenção ao cliente.

[Comentários adicionais] Para quem quer um carro com esta proposta, compre sem medo. Vai gostar.

[Best Cars] Best Cars é o melhor serviço do mercado. Sempre consulto antes de fazer uma compra.

[Data de publicação] 3/12/15

[Nome] Antonio Sarmento de Araújo Costa Júnior
[Cidade] Teresina
[Estado] PI

[Versão] Sedan XS
[Motor] 1.5 16v
[Ano-modelo] 2013
[Quilometragem atual] 20.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 3
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 2
[Itens de conveniência] 2
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 4
[Consumo] 3
[Câmbio] 4
[Freios] 2
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 3

[Principais aspectos positivos] Confesso que sem nunca ter andado no carrinho, assim que foi lançado, carregava muito preconceito em relação ao mesmo. Mas tudo caiu por terra após um breve “test drive”. Cativou de cara o conforto da suspensão, sem comprometer a estabilidade, a leveza do volante com sua assistência elétrica e o torque do propulsor, que deixa o carro bem disposto na maioria das faixas de rotação, parecendo até que possua comandos de válvulas variáveis. Essas qualidades me permitem dirigir por horas sem qualquer sensação de cansaço. Espaço muito bom para os passageiros e porta-malas. Mantém o alinhamento da geometria, apesar da buraqueira em geral. Custo de manutenção e reparabilidade realmente baixo. Constatei nas duas revisões e quando precisei de reparos no para-choque e de uma lanterna traseira.

[Principais aspectos negativos] O consumo deixou a desejar. Esperava números melhores por ser apenas 1.5 e não ser um veículo pesado. Percebi que o motor consome quase o mesmo quando com etanol ou gasolina. Então, a preferência lógica foi pelo etanol. Segue fazendo médias de 7,5 km/l trânsito urbano e 10 em viagens com médias de 110/120 por hora, com lotação e carregado. Pastilhas de freio e pneus vão embora rapidinho, já tive que trocar agora com apenas 20.000km, apesar de conferir calibragem semanalmente e ter realizado um rodízio aos 10.000km. Com o desgaste das pastilhas de freio, as do lado esquerdo ficavam “soltas” nos seus encaixes com as pinças, ocasionando um desagradável barulho quando transitava em ruas esburacadas ou de paralelepípedo, que cessava ao se pressionar levemente o pedal de freio. Ausência de aviso sonoro para esquecimento de farois acesos (foi sanado nos modelos 2014 em diante). Saídas de ar condicionado ficam distantes do motorista (resquícios do projeto para India – direção no lado direito). Até que me habituei com a leitura dos instrumentos no centro do painel, nada que me atrapalhe, mas prefiro os convencionais. O piso na parte frontal não veda direito a entrada de águas pluviais. Ângulo de entrada da dianteira faz raspar bastante em rampas mais íngremes e valetas. Com apenas 5000km rodados as partes plásticas das saídas de ar condicionado e os encaixes do painel, que é todo plástico rígido, sucumbiram à grilagem de toda ordem. Tive que recorrer a um “tira-grilos” bem mais cedo do que imaginava. Inclusive, estão voltando os tais grilos.

[Defeitos apresentados] Uma vez esqueci os farois acesos, aí já viu, bateria descarregou, mas nada que uma chupeta não resolvesse. Fora os grilos do painel e do barulho ocasionado pelas pastilhas de freios “soltas” na pinça de freio esquerda, apenas manutenção de rotina com troca de óleo e filtros (da cabine do ar-condicionado também agora por último).

[Concessionárias] Precisei apenas para as duas primeiras revisões. Não me cobraram além do especificado no manual, nem tentaram empurrar nada mais além do estipulado. Preço das peças para o Etios é razoável. Dá para manter sem sustos. Na hora de negociar a aquisição do novo são bem intransigentes e não cedem por nada. Qualquer outro acessório temos que pagar à parte. Nada de brindes.

[Comentários adicionais] Recomendo o carrinho. Ainda mais com as melhorias que já foram e venham a ser adotadas. Já me decidi que vou trocar o meu apenas por outro, desta vez vou querer um da versão XLS. Claro, se a Toyota não carregar muito a mão nos preços.

[Best Cars] Sempre recorro a este ótimo veículo informativo, antes de decidir pela próxima compra. Vc que lê este espaço, também contribua com ele, dê as informações sobre seu atual veículo de forma mais detalhada para que outros leitores possam abalizar melhor suas futuras compras. Parabéns ao site.

[Data de publicação] 8/5/15

 

[Nome] Nauber Duarte
[Cidade] Rio de Janeiro
[Estado] RJ

[Versão] Sedan 1.5 XLS
[Ano-modelo] 2013
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 10.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Custo benefício, seguro, consumo, direção e resposta da direção. Consumo médio com a utilização de gasolina: 14,5 a 15km/l.

[Principais aspectos negativos] A Toyota poderia melhorar em alguns aspectos do acabamento do carro, para quem tem o olho clínico é visível a fixação das borrachas das portas por exemplo. Não possuir também uma opção com câmbio CVT para este veículo seria o complemento para a nota 10 a qual a Toyota sei que prima tanto e pela satisfação do cliente.

[Defeitos apresentados] Nenhum defeito apresentado até o momento.

[Concessionárias] Utilizei a concessionária Kaizen a qual comprei este veículo e a mesma possui um atendimento ímpar(em específico o vendedor Ricardo Barroso foi muito atencioso e conhecedor do produto o qual fez a diferença). Contudo, na aquisição de outro Etios HB para minha esposa feito na Rodobens Barra (principalmente pelo vendedor Wagner de veículos novos no período de MAR/2014) fomos pessimamente atendidos pois esta concessionária parece atender melhor as pessoas que chegam somente muito bem vestidas, pois no meu caso fui de bermuda, camisa e tênis e por isso o atendimento foi muito mais muito a desejar, mas não pelo produto Toyota e sim por esta concessionária da Rodobens.

[Comentários adicionais] Este Etios Sedan 1.5 XLS é na verdade um “Corollina” nas suas devidas proporções, como eu já citei para ganhar um 10 com louvor além de melhorar em alguns acabamentos, poderia a Toyota disponibilizar o CVT e dai sim mataria de vez a concorrência.

[Best Cars Web Site] Já sou leitor e participante do site a mais de uma década e sempre consulto o site periodicamente para maiores detalhes de automóveis e motos e aqui também já postados por mim em ambos os veículos.

[Data de publicação] 21/11/14

 

[Nome] Wilmar
[Cidade] Americana
[Estado] SP

[Versão] hatch
[Ano-modelo] 2014
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 50.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito

[Estilo] 4
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] Conjunto cambio motor. Painel c central é ótimo. Limpador do para brisas muito eficiente. Extremamente econômico 17 km/l. Espaço interno sem concorrentes. Seguro e manutenção baixos.

[Principais aspectos negativos] Design, acabamento.

[Defeitos apresentados] Caixa de direção e foi prontamente substituída.

[Concessionárias] Excelente! Pode-se contar com a rede!

[Comentários adicionais] No conjunto da obra, o melhor hatch compacto o Brasil, sem sombra de dúvidas.

[Best Cars Web Site] Muito informativo

[Data de publicação] 7/11/14

[Nome] Carlos Alberto Pedreira
[Cidade] Ribeirao Preto
[Estado] SP

[Versão] XS
[Ano-modelo] 2013
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 25.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito

[Estilo] 3
[Acabamento] 2
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 2
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] Fácil de guiar, direção leve. Chego a comparar sua estabilidade com o HB 20 da Hyundai, que é menos estável que o Etios.

[Principais aspectos negativos] O acabamento deste Toyota realmente é MUITO RUIM, com falta de alarme de luz acesa, MOSTRADOR do PAINEL muito pequeno e sem mostradores de autonomia e consumo, que fazem parte de vários concorrentes.Barulhos em todos o carro, vidro, e etc. O preço é alto para o que oferece. Decepcionante para um TOYOTA!!!

[Defeitos apresentados] Barulhos que nada puderam melhorar, apesar da boa vontade da Concessionária.

[Concessionárias] Concessionária Santa Emilia Ribeirão Preto OK

[Comentários adicionais] NÃO VALE O PREÇO QUE PEDEM.

[Best Cars Web Site] Não sou frequentador regular deste site mas gostei bastante.

[Data de publicação] 24/10/14

[Nome] Ronaldo Sales Do Nascimento Júnior
[Cidade] Divinópolis
[Estado] MG

[Versão] XS SEDAN 1.5
[Ano-modelo] 2014
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 15.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito

[Estilo] 3
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] A direção é leve e precisa. O motor responde bem seja com gasolina ou álcool. Consumo excelente pelo espaço e capacidade de carga oferecido.

[Principais aspectos negativos] O carro poderia ter acabamento de melhor qualidade. Mais itens de série como computador de bordo e indicar de temperaturas. Terceiro encosto de cabeça e cinto três pontos para o terceiro ocupante também são essenciais.

[Defeitos apresentados] Até agora nenhum.

[Concessionárias] Desde a compra até o último contato (revisão) fui bem atendido.

[Comentários adicionais] Melhorando e modernizando o visual o Etios seria imbatível.

[Best Cars Web Site] Sou fã do site há tempos. Gosto da reportagens de lançamentos, das avaliações e me orienta sobre a resposta dos consumidores para determinado modelo através do TESTE DO LEITOR. Parabéns.

[Data de publicação] 10/10/14

[Nome] walter j theodoro
[Cidade] guarulhos
[Estado] SP

[Versão] 2014
[Ano-modelo] 2014
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito

[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] excelente veiculo

[Principais aspectos negativos] falat alguns pequenos itens

[Defeitos apresentados] nao

[Best Cars Web Site] Tendencioso em favor da VW

[Data de publicação] 10/10/14

[Nome] Claudio Ota.
[Cidade] São Caetano do Sul
[Estado] SP

[Versão] Sedan 1.5 XLS
[Ano-modelo] 2013
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 20.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito

[Estilo] 3
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] Espaço interno e para bagagens muito bons, motor, cambio, embreagem, direção e suspensão eficientes proporcionando conforto e segurança para o condutor. Destaque para ótimo desempenho do motor já a partir de 2.500 rpm e consumo contido pelo desempenho que oferece.
Mesmo com asfalto sofrível e após rodar 20 mil km a suspensão não apresentou problemas de cambagem e alinhamento e o desgaste dos pneus por isso está abaixo do esperado.
Custo compatível de peças e revisões.

[Principais aspectos negativos] Poderia ter mais alguns itens de conveniência como por exemplo alerta de faróis acesos, câmbio automático e estilo mais atual.

[Defeitos apresentados] Ruído no painel do lado direito próximo ao porta luvas e na suspensão dianteira. Vibração nos vidros qdo parcialmente abertos.

[Concessionárias] Até o momento onde utilizo aqui em São Caetano do Sul-SP o atendimento tem sido profissional e cordial solucionando prontamente e sem custos todos os inconvenientes citados acima.
Ressalto a ausência da prática comum que já enfrentei com outras marcas (GM e Fiat)de sempre os problemas apresentados serem por mau uso ou característica do projeto.

[Comentários adicionais] Todo projeto pode evoluir, entretanto qdo elegi as minhas prioridades o Etios tem atendido amplamente com mais características positivas do que negativas.

[Best Cars Web Site] Bom serviço prestado.

[Data de publicação] 29/8/14

[Nome] Kleber
[Cidade] natal
[Estado] RN

[Versão] xls sedan 1.5
[Ano-modelo] 2013
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 30.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 2
[Acabamento] 1
[Posição de dirigir] 3
[Instrumentos] 1
[Itens de conveniência] 1
[Espaço interno] –
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 2
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 2

[Principais aspectos positivos] motor,cambio,espaço interno e consumo

[Principais aspectos negativos] falta de qualidade construtiva, principalmente no acabamento interno e externo que gera muitos ruidos, lataria extremamente frágil na parte traseira e a suspensão dianteira que é muito frágil para nossas ruas e estradas

[Defeitos apresentados] muitos barulhos vindos da frente do carro e do interior da cabine (portas, painel e central multimídia), péssimo isolamento acústico ( entre o motor e a cabine) e o que me deixou um pouco desanimado foi uma encostada relativamente pequena que um motoqueiro deu na traseira do carro num sinal e que causou um grande amassado no painel traseiro e na tampa demonstrando uma grande fragilidade da carroceria.

[Concessionárias] são muito atenciosos e o preço das peças e revisões são justos mas não conseguirão resolver os problemas de ruído e da suspensão, pelo que percebi e uma característica de projeto que terei que conviver por muito tempo.

[Comentários adicionais] È um bom carro, econômico, espaçoso e muito ágil pelo tamanho do motor mas é caro pelo que entrega e com alguns problemas de qualidade que não condizem com a imagem da toyota. Não compraria esse carro novamente.

[Best Cars Web Site] Voçês estão de parabéns, pois esse é um espaço democrático e que ajuda muito na pesquisa da qualidade dos nossos carros.

[Data de publicação] 15/8/14

[Nome] fabiano de almeida mattos
[Cidade] uberaba
[Estado] MG

[Versão] 1.5 xs
[Ano-modelo] 2013
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 10.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 3
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 2
[Itens de conveniência] 2
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 1
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 3

[Principais aspectos positivos] Carro esperto, lembra um carro maior ao dirigir

[Principais aspectos negativos] Suspensão, o meu apresentou estalos na suspensão dianteira, a concessionária bem que tentou, trocou balanças e nada adiantou, resolvi conviver com o problema.

[Defeitos apresentados] Suspensão dianteira com estalos disoluveis, procure no google estalos no etios.

[Concessionárias] Boa, prestativa, profissional

[Comentários adicionais] Olha o carro é bom, mas procure uma opção de carro Já bem testada no mercado, o meu é financiado, imagina ter um carro com problema na suspensão com tantas prestações para pagar.Toyota não é garantia de não ter dor de cabeça, encomendei um palio 1.0, modelo antigo.

[Best Cars Web Site] Parabéns pela opção de abrir os olhos dos consumidores.

[Data de publicação] 13/6/14

[Nome] ELI RIBEIRO
[Cidade] GAMA
[Estado] DF

[Versão] sedan xls 1.5
[Ano-modelo] 2014
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] –
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Espaço interno(05 adultos com conforto). Suspensão muito macia. Direção elétrica excelente. Consumo muito bom (consegui fazer 15/l, com velocidade 60 a 100, sem engarrafamento). Porta malas enorme. Seguro barato(1,5mil). Revisões com preço justo.

[Principais aspectos negativos] Ainda não encontrei

[Defeitos apresentados] Nenhum

[Concessionárias] Excelente atendimento

[Comentários adicionais] Excelente compra. Melhor custo benefício da categoria. O carro passa longe de posto de combustível. Não acho o carro feio. Comprei um carro para dirigir e não para ficar olhando do lado fora!! Recomendo com certeza. Quem andar uns 50km nesse carro compra com certeza

[Best Cars Web Site] Gosto muito de ler as opiniões das pessoas sobre carros e sempre consulto esta seção do Best Cars. Já comprei um carro baseado em opiniões do site.

[Data de publicação] 7/3/14

 

SEM COMENTÁRIOS