Suzuki SX4

 

Participe: opine sobre seu carro

 

[Nome] Marcia do Amaral Sampaio
[Cidade] São Paulo
[Estado] SP

[Versão] Sx4
[Motor] 2.0
[Ano-modelo] 2013
[Quilometragem atual] 30.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito(a)

[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 2
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 2
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 1
[Câmbio] 3
[Freios] 4
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] Motor

[Principais aspectos negativos] Consumo

[Defeitos apresentados] Saí em viagem. 28 kms depois, ele simplesmente parou sem ter nem acendido nenhuma luz. Consegui ir para o acostamento (deixando o carro na posição N) e evitar um acidente. Chamei o guincho e o levei até a oficina da Suzuki. A partir daí, comecei a me sentir “desamparada” pela empresa Suzuki. Durante 5 dias úteis não recebi nenhum email, nem telefonema. Todas as respostas q obtive foram por minha insistência em lugar diariamente nesta oficina. Elas foram: 1- Estamos em diagnóstico. 2- Ainda não sabemos o que aconteceu, estamos eliminando todos os fatores externos como falta de água, ou falta de óleo. 3- Eliminamos as possibilidades de fatores externos, mas precisamos de autorização para abrir o motor (autorizei via e-mail). 4- Foi constatado o problema e enviaremos o orçamento por e-mail (envio em anexo). Segundo eles o motor aqueceu, estirou a tampa do radiador e queimou a junta do cabeçote o que causaria todo o resto dos problemas. Perguntei a causa e nunca souberam me dizer. Indaguei se havia algo q eu pudesse fazer, eles também não souberam responder, já que eu tinha conferido água e óleo e o carro também não acusou nada.
Ao receber o e-mail fiquei em choque e entrei em contato com o SAC da Suzuki, na esperança q eles se responsabilizassem por tal absurdo. Depois de 8 dias úteis recebi a informação de que eles poderiam me oferecer um desconto de 40% do valor das peças.
Pergunto qual a intenção de me oferecer apenas isso? Qual a garantia ou segurança que pode ter um consumidor que compra um carro semi-novo de um fabricante japonês renomado e com reputação de ser muito forte e duradouro? Qual a vantagem que temos em fazer todas as caras revisões na Concessionaria da Suzuki, fazer todas as trocas de óleo, filtro e etc, verificar água e quando precisamos do carro ele falha em plena estrada? Qual a responsabilidade de uma empresa que vende um carro e ele falha desta forma com 30 mil kms e o consumidor tem que pagar todos os custos, além de ficar sem o carro e ainda perder oportunidades e dias de trabalho? Espero uma atitude responsável desta empresa, a qual pensei poder confiar.

[Concessionárias] Desde q o que relatei aconteceu foram muito desleixados e pouco cuidadosos com o consumidor.
Na oficina e no Sac.

[Data de publicação] 12/1/18

 

 

[Nome] Fernando Ribeiro
[Cidade] Sapucaia Do Sul
[Estado] RS

[Versão] 2.0 automático AWD
[Motor] 2.0 16V
[Ano-modelo] 2012
[Quilometragem atual] 70.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)

[Estilo] 4
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 2
[Motor] 5
[Desempenho] 4
[Consumo] 3
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Estabilidade, durabilidade, esportividade, conjunto motor-cambio, suspensão, enfim, toda a parte mecânica. O som original também é de bastante qualidade. Tinha pensado em colocar central multimídia, mas desisti. Ergonomia também é muito boa. Excelente ar condicionado digital. O desembaçador automático é mágico, em segundos desembaça os vidros. O conforto e o silencio ao rodar também são aspectos positivos. A suspensão tem uma calibragem muito interessante, pois apesar de firme, não passa muito as irregularidades do nosso péssimo asfalto. A direção é bem direta, conferindo bastante segurança ao dirigir, só podia ser um pouco mais leve para manobrar.

[Principais aspectos negativos] Plásticos rígidos no acabamento, falta de piloto automático neste ano, pouco espaço para bagagem, consumo que poderia ser um pouco melhor, mas está na faixa dos 2.0 automáticos 4 marchas, porta luvas pequeno, direção um pouco pesada demais.

[Defeitos apresentados] Troquei apenas dois coxins das barras axiais. R$56,00 cada na concessionária.

[Concessionárias] Atendimento bom na Sagara em Porto Alegre. Pessoal com bom conhecimento sobre o carro. Me deixaram esperando um pouco quando da troca do coxim da barra axial, pois não havia peça em estoque, mas no final deu certo. Faço todas as revisões na Suzuki desde que comprei (com 20.000km). Preço médio de R$500,00.

[Comentários adicionais] Este veículo é um nobre desconhecido aqui no Brasil. Também pudera, a própria Suzuki o esqueceu e o tirou de linha, substituindo pelo S-Cross, com motor 1.6. Uma pena, pois o carro é simplesmente fantástico. Estabilidade sensacional, conseguida através de um ótimo conjunto de suspensão e a tração i-AWD. Esta tração possui 3 modos: 2WD, apenas dianteira, 4WD LOCK, que distribui 50% da tração para cada eixo e a 4WD AUTO, que distribui a tração automaticamente entre os eixos, corrigindo problemas de aderência durante a condução. Na estrada, faça chuva ou faça sol, você está seguro. Pode sentar o pé que o carrinho não desgruda do chão. É realmente fabuloso. Nunca tinha dirigido um carro com tamanha estabilidade por este preço. Na areia e na lama também não faz feio, mesmo com pneus originais (basta ver vídeos no youtube). Uma pena que tenha saído de linha. Tinha interesse em pegar um 0km, mas o S-Cross não agradou. Apenas para comparação, meu carro anterior era um Megane Grand Tour 2.0 automático.

[Best Cars] Excelente canal para conhecer mais sobre os veículos do mercado.

[Data de publicação] 1/7/16

 

 

[Nome] Paulo Mauricio Quites
[Cidade] Belo Horizonte
[Estado] MG

[Versão] hatch 4×4 mormaii
[Motor] 2.0 16V
[Ano-modelo] 2013
[Quilometragem atual] 20.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] Selecione
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] automóvel que transmite segurança. acabamento excelente, motor 2.0 que dificilmente passa de 3.500 rpm (mesmo à 110km.), ótima visibilidade, conforto, posição de dirigibilidade, cambio automático nota 10. pena que o porta malhas não é tão espaçoso como poderia ser. versão 4×4 (podendo rodar 4×2, 4×4 integral ou 4×4 bloqueada). todos da minha família adoraram.

[Principais aspectos negativos] porta malas poderia ser maior.

[Defeitos apresentados] até a presente data, nenhum.

[Concessionárias] faço minhas revisões normalmente. o valor das mesmas poderia ser um pouco melhor.

[Comentários adicionais] carro japonês. (é necessário fazer algum comentário?).

[Best Cars] ótimo para referencia e definição na hora da escolha do carro pretendido. site imparcial e objetivo.

[Data de publicação] 14/8/15

 

[Nome] MCK
[Cidade] Curitiba
[Estado] PR

[Versão] automático
[Motor] 2.0
[Ano-modelo] 2010
[Quilometragem atual] 50.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] De 3 a 5 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Não utilizo

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 5
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Inquebrável, seguro, confiável, econômico (mesmo sendo automático), ágil, estabilidade incrível mesmo no 4×2, confortável, valor do seguro baixo. Não se vê muitos pela rua o que passa uma sensação de exclusividade…

[Principais aspectos negativos] Não consigo lembrar de algum.

[Defeitos apresentados] De 2011 até hoje nada.

[Concessionárias] Precisei da concessionária uma vez. Para instalar um sensor de estacionamento e adquirir uma chave extra, pois perdi uma delas. Fui bem atendido. (De Castro)

[Comentários adicionais] Adquiri o carro consciente da escolha, sabia o que queria. Na verdade não tive muito o que escolher, pois o SX4 não tem concorrente. Nunca tinha tido um carro japonês, hoje é pré requisito para escolher um sucessor ao SX4. A Suzuki acertou no carro. Já tive diversos carros de diversas montadoras, dos mais sofisticados aos mais simples, novos e usados, porém este me surpreendeu. Geralmente troco de carro todos os anos, mas estou sem coragem de me desfazer deste. O Sx4 é relativamente simples no que diz respeito a “perfumarias” é espartano, porém muito bem construído,tecnologia japonesa atual e precisa, possuí componentes (plásticos, borrachas, tecidos, forros) de boa qualidade, tudo é bem encaixado e no lugar, é silencioso e não tem “grilos”. A manutenção é simples e barata não precisa ser nenhum “expert” em mecânica ou possuir ferramentas especiais. Tendo um pouco de conhecimento mecânico, ferramentas simples e gosto por mecânica automotiva (meu caso), fazer a manutenção dele será um prazer, uma terapia nas horas vagas, pois este carro te permite isto. Eu sigo o plano de manutenção e orientações contidas no manual do veículo (não precisa mais), utilizo fluídos (óleos) conforme especificação (não me baseio só por marcas, mas sim a especificações, sai mais barato e você não terá nenhum prejuízo), peças como: pastilhas de freio, filtros, velas, etc… você encontra nas grandes autopeças, não há necessidade de pagar o dobro numa concessionária, pois o importante é seguir as especificações técnicas e adquirir peças, óleos e fluidos de fabricantes confiáveis.

[Best Cars] Ótima ferramenta de pesquisa. Sempre acesso o site

[Data de publicação] 13/3/15

[Nome] Demetrio C. Zachariadis
[Cidade] São Paulo
[Estado] SP

[Versão] 2.0
[Ano-modelo] 2014
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 4
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 2
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Desempenho, estabilidade, economia, segurança, conforto do motorista.

[Principais aspectos negativos] Pouco espaço para bagagem, poucos acessórios.

[Defeitos apresentados] Nenhum defeito.

[Concessionárias] Bom atendimento, poucas opções; deveriam ampliar a rede.

[Comentários adicionais] O carro superou as minhas expectativas: eu não esperava que um veículo com preço inferior a R$ 70.000,00 (preço Brasil, evidentemente) conjugasse perfeitamente um bom desempenho (divertido, quase esportivo) com a segurança e a robustez da tração integral. Outra surpresa é que o carro é econômico: faz 10,5 km/l na cidade (andando no modo 4X2). O porta malas é pequeno, mas o formato ajuda a aproveitar bem todo o espaço disponível; se tirar a tampa do bagageiro, cabem malas maiores sem atrapalhar a visibilidade.
O acabamento é simples mas não é simplório como o dos jipinhos nacionais derivados de carros de passeio urbanos. Quem quiser mais espaço e luxo terá que gastar pelo menos R$ 40.000,00 a mais e comprar um SUV beberrão e lento; e se quiser diversão também terá que gastar uns R$ 100.000,00 a mais. Os carros pequenos parecidos com o SX4 (ié, que têm desempenho esportivo e tração integral) custam mais que o dobro. Penso que a Suzuki acertou em cheio e criou o carro perfeito para o uso urbano, que encara com diversão e toda segurança as nossas estradas precárias e se sai muito bem em pisos escorregadios. Só não dá para encarar trilhas mais esburacadas pois o SX4 não é muito alto e o ângulo de entrada é pequeno. Por outro lado, os SUVezinhos e carrinhos versão off road vendidos por aqui também não prestam para estradas esburacadas (mesmo quando têm tração integral), são pouco estáveis nas curvas, bebem mais e têm o mesmo preço do SX4, apesar de terem um conjunto mecânico muito inferior. Espero que a Suzuki mantenha a qualidade do carro caso decida fabricá-lo por aqui; seria bom também contar com uma rede maior de assistência técnica.

[Best Cars Web Site] O site é útil e confiável; esta seção ajuda na hora de escolher um modelo.

[Data de publicação] 24/1/14

[Nome] Paulo Roberto de Carvalho
[Cidade] Angra dos Reis
[Estado] RJ

[Versão] Momai
[Ano-modelo] 2013
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] –
[Motor] –
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Visibilidade, Silêncio, conforto não se cansa em viagens podendo passar horas sentado que o banco não lhe incomoda, chega-se no final da viagem querendo continuar, estabilidade fantástica mesmo não estando que a tração integral ligada, não canta pneu em curvas, suspensão sem barulho, freios ABS, EBD, BAS excelente, direção elétrica, som muito bom, piloto automático que retorna a velocidade programada mesmo pisando no freio ou no acelerador. cambio automático embora de 4 marchas mas melhor que o manual de 5. ex: no manual a 120km esta com 3000rpm no automático a 120km esta a 2500rpm. o sistema AWD é perfeito não se nota quando engata. O meu já veio com levantamento dos vidros a travar as portas na chave.

[Principais aspectos negativos] Pneus com perfil 65 ou 70 seriam bem vindos, acendimento automático dos faróis e ausência do bluetooth.

[Defeitos apresentados] Já é o meu terceiro SX4 e nenhum apresentou defeito.

[Concessionárias] Tem o mesmo padrão Toyota. As revisões podem ser acompanhadas pelo usuário. Utilizo a Millenium Suzuki na Barra.

[Comentários adicionais] Para quem quer um compacto com conforto, segurança e desempenho de carro grande este atende perfeitamente.

[Best Cars Web Site] Ninguém deve comprar um veiculo sem consultar este site.

[Data de publicação] 14/6/13

[Nome] Paulo Roberto de Carvalho
[Cidade] Angra dos Reis
[Estado] RJ
[E-mail] paulo.rdc@hotmail.com

[Versão] Sport Pack 2.0
[Ano-modelo] 2012
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Estabilidade é fantástica, freios excelente, visibilidade, conforto, motor silencioso aliás o carro é muito silencioso e reponte rábido a aceleração, a tração iAWD maravilhosa, Ar condicionado digital muito bom, computador de bordo bom, economia (no trajeto de Uberaba a Santos chegou com 15km/L. Coloquei o módulo p/levantar o vidro na chave s/perder a garantia. O som é maravilhoso.

[Principais aspectos negativos] O perfil dos pneus poderia ser pelo menos 205/70R/16 p/ficar mais alto, o protetor do cartes e caixas poderia ser mais em conta e ausência do piloto automático para longas viagem tem em vista que o carro convida para isso.

[Defeitos apresentados] Nenhum

[Comentários adicionais] É um carro muito confiável em dirigibilidade tanto no seco como no molhado, este é o 37º. veículo e o melhor de dirigir que tive e olha que o último foi uma Hilux. Quem quiser um carro para qualquer estrada esse eu recomendo (estrada não trilha).

[Best Cars Web Site] Este site dispensa comentários.

[Data de publicação] 2/6/12

[Nome] Walter Seiji Hirayama
[Cidade] Londrina
[Estado] PR
[E-mail] não publicado a pedido

[Ano-modelo] 2010
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 20.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Esportividade (acelerações e retomadas vigorosas); desempenho do motor 2.0 de 145cv (mesmo em subidas se pisar responde aumentando a velocidade); econômico (na Castelo Branco a 120 km/h chegou a fazer 13,3 km/l com 3 pessoas + bagagem, na cidade, média de 9,0 km/l); veículo estável (a 120 km/h o motor gira a quase 3000 rpm, mas em silêncio, se bobear é fácil estar a 140 km/h sem perceber devido a firmeza na direção ); estabilidade em curvas excelente, quando com a tração em auto (a tração 4×4 entra em ação quando a rotação do motor está acima de 2500 rpm, puxando o veículo para dentro da curva, parece que ele gruda na curva); dirigibilidade e manobrabilidade boas devido à direção elétrica e ao seu tamanho sendo fácil de estacionar em qualquer vaga na cidade; visibilidade muito boa em todas as direções devido à posição um pouco mais alta que os veículos baixos e por contar com espelhos retrovisores maiores que a da média dos demais veículos; estabilidade em dias chuvosos (com a tração em auto, o veículo segue na trajetória ao passar por poças e águas cruzando a pista, dando a sensação de estar dirigindo em dia seco)

[Principais aspectos negativos] Porta-malas poderia ser um pouco maior, sendo suficiente para 2 pessoas viajarem ou para o dia -a-dia da cidade. Poderia ter ajuste de profundidade no volante para encontrar uma posição melhor para dirigir.

[Defeitos apresentados] Até o momento só uns ruídos no painel (ainda não localizado pela concessionária)

[Concessionárias] Em Londrina, fazem o básico, mas não possuem nem equipamentos para o alinhamento da direção.

[Comentários adicionais] É um veículo excelente para quem busca diversão ao volante. Faz curvas como um carro esportivo (com a tração em auto). O custo benefício é excelente comparando com outros veículos similares (aventureiros urbanso Crossfox, Ecosport, etc), pois nenhum deles oferece o que o SX4 oferece pelo preço cobrado (ao menos motor 2.0 de alumínio de 145cv e tração 4×4 AWD).

[Best Cars Web Site] Um ótimo meio para quem busca informações sobre automóveis.

[Data de publicação] 17/12/11

[Nome] Douglas Leite de Siqueira
[Cidade] São Paulo
[Estado] SP
[E-mail] não publicado a pedido

[Versão] 2.0 16v Hatch AWD
[Ano-modelo] 2011
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Ótimo desempenho, conforto, segurança, mobilidade (AWD).

[Principais aspectos negativos] Pouco espaço no banco traseiro, vidro automático apenas para o motorista.

[Defeitos apresentados] Nunca.

[Concessionárias] Muito ruim, totalmente orientada a empurrar serviços e a cobrar preços exorbitantes de mão de obra e peças, e quando você recusa os supérfluos ainda querem saber porquê, pois se está caro eles podem parcelar no cartão…

[Comentários adicionais] O carro é excelente, tem um ótimo custo benefício, mas a política de revisões e garantia da rede (revisões de 6 em 6 meses, sendo que as duas primeiras são em intervalos de 3 meses) e a ganância dos concessionários vai queimar a imagem do produto.

[Best Cars Web Site] Muito bom, imparcial e técnico, sem dúvida o melhor do segmento.

[Data de publicação] 12/2/11