Kia Soul (ambas as gerações)

 

Participe: opine sobre seu carro

 

[Nome] Gustavo
[Cidade] Aracaju
[Estado] SE

[Versão] EX
[Motor] 1.6
[Ano-modelo] 2012
[Quilometragem atual] 80.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 3
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 3

[Principais aspectos positivos] O Soul veio para ser diferente desde seu lançamento, mas quem nunca dirigiu, certamente, se admiraria também com seu conforto, qualidade de montagem e dirigibilidade. Não posso opinar sobre outros modelos, portanto, vou me ater ao modelo que possuo há 2 anos, comprado usado com 70 mil kms(!!), motor 1.6 e câmbio automático (tip-tronic) que simula 6 marchas, o qual transmite muita segurança ao motorista e não peca no desempenho, quando exigido. O câmbio é preciso, não faz barulho algum. O acabamento é muito superior à grande maioria dos carros da moda, atualmente. Meu Pai, que é “muito chato” e criterioso com seus carros, desde que o conheceu, se surpreendeu, e disse logo de cara: “Pela batida de porta, a gente já sabe que é de outro nível.”, e realmente é por aí. Os bancos são muito confortáveis, e com couro, fica ainda melhor. O sistema de som é excelente e o ar-condicionado gela de incomodar, e nunca fiz nada, só troca de filtro.

[Principais aspectos negativos] Nada tão negativo a ponto de denegrir o veículo, mas destacaria como ponto de atenção a suspensão do modelo com aro 18″. Na buraqueira de nossas ruas e estradas fantásticas, não sei que carro não sofreria, mas o caso não é batida seca, é a suspensão que possui um perfil mais esportivo, com pouco curso mesmo. Lendo a respeito, adquiri um produto chamado Urethane Cushion Buffer, que suavizou os solavancos e até torna a suspensão mais suave. Melhorou sensivelmente, mas, de fato, é um carro grande com perfil de pneus baixos e estilo de direção que tende à esportividade. O consumo na cidade gira em torno de 7 e 8 km/l, mas na estrada fica sempre em 11 km/l, que considero razoável, sempre com nossa gasolina de excelente qualidade… rs

[Defeitos apresentados] Nada. Só tive que trocar pneus e fazer um reparo elétrico, bobo, e nada mais. Nunca deu defeito de nada, nem na tal peça da direção, e que permaneça assim!

[Concessionárias] Não usei para nada.

[Comentários adicionais] É uma pena o carro vender tão pouco, mas realmente com o preço praticado pela Kia, ele acaba competindo com todos os SUVs e Crossovers que inundaram o mercado recentemente (em termos de valor de um zero km). Mas comprando desvalorizado como o fiz, com alguns anos de uso e sabendo que é de boa procedência, indico fortemente. É um veículo muito prazeroso, confortável e confiável. Meus filhos, aliás, preferem andar com a mãe neste carro, do que no meu – um jipe! hahahaha Em termos de valor de seguro, pago R$ 1.200,00 (com bônus máximo da seguradora) desde que o comprei. Excelente!

[Best Cars] Sempre consulto o site, pois possui um grande diferencial nas avaliações imparciais de veículos e tornou-se canal obrigatório para colher informações a respeito de possíveis compras.

[Data de publicação] 8/2/19

 

 

[Nome] Fabiano Folly
[Cidade] Nova Lima
[Estado] MG

[Versão] Kia Soul AT 4v, 2011.
[Motor] 1.6 AT
[Ano-modelo] 2011
[Quilometragem atual] 30.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 3
[Desempenho] 3
[Consumo] 2
[Câmbio] 1
[Freios] 4
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 3
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] Desenho, Espaço interno para os ocupantes. Materiais e acabamento interno acima da média da categoria. Boa visibilidade.

[Principais aspectos negativos] Consumo elevado de pastilhas de freio. Consumo elevado de combustivel. O cambio automático de 4 velocidades deixa muito a desejar, ficando indeciso em muitas situações, prejudicando muito o desempenho e o consumo do veículo. A suspensão sente muito as irregularidades do piso. Falta tampa do porta malas, deixando sacolas expostas.

[Defeitos apresentados] Nenhum defeito, além do consumo exagerado de pastilhas de freio (aproximadamente 15 mil km).

[Concessionárias] Foi a pior entrega de carro que já vivi. Carro cheio de cola dos plásticos, com LED do cambio queimado (demoraram mais de 3 h para resolverem), tentaram enrolar de toda forma para resolverem depois. Nas revisões não conseguiam cumprir o horário de entrega do carro, sempre atrasando. Algumas até o horário de receber o carro não cumpriam, fazendo o cliente esperar pelo término do atendimento. Tentam incluir serviços não previstos no manual. Diria estar brigando pela pior classificação entre as concessionárias que frequentei nos últimos anos.  Sem dúvida um ponto importante na decisão de compra de um novo Kia.

[Comentários adicionais] Excetuando o cambio, o carro é muito bom para o dia a dia urbano. Espaço interno o torna muito confortável para motorista e passageiros. Porta malas suficiente para viagem, mas o carro não oferece grande desempenho. Consumo elevado (o cambio contribui muito para isso). Acredito que com o cambio MT ou o AT de 6 velocidades esse problema tenha melhorado. Na época da compra uma boa relação custo benefício comparado com outros carros de mesma proposta, porte, potência.

[Best Cars] BestCars é consulta obrigatória para quem quer se manter com informação correta e consistente sobre os veículos. Avaliação do leitor é leitura obrigatória para quem está pensando em trocar de veículo.

[Data de publicação] 14/8/15

 

 

[Nome] Ricardo Silva
[Cidade] Belém
[Estado] PA

[Versão] 1.6 Manual
[Ano-modelo] 2012
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 20.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 3
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] O conforto para todos os ocupantes do veículo por conta do bastante generoso espaço interno, posição de dirigir excelente, alta (com ajuste do banco), dá a sensação de estar em um carro de maior porte. A qualidade do som é muito boa também, haja vista que ele possui além dos falantes convencionais nas quatro portas, dois tweeters e um subwoofer em cima do painel. A direção elétrica progressiva é bem bacana, passa a sensação de controle total do veículo em altas velocidades, sem perder a leveza em velocidades mais baixas. O ar condicionado gela bem, mesmo em primeira intensidade, o motor é silencioso, cansei de surpreender meus amigos ao ligar o carro e eles só perceberem o carro ligado após eu começar a andar. A mala apesar de não ser muito grande, sempre atendeu bem às minhas necessidades, única vez em que precisei rebaixar os bancos traseiros foi pra colocar uma TV de 46″. O acabamento do carro é muito bom, com tecidos de qualidade, com costuras e com o nome do veículo bordado nos bancos e portas, sendo que 97% do plástico que existe no acabamento do carro é em soft-touch, de boa qualidade e sem rebarbas encontradas na maioria dos carros de marcas já consagradas aqui no Brasil. A garantia de 5 anos pesa bastante a favor também.

[Principais aspectos negativos] Os botões da chave de abertura e travamento do carro que são de borracha de qualidade questionável e que, pelo menos comigo desgastaram, agora só posso abrir e fechar o veículo inserindo a chave. Além de já ser inconveniente por si só, o carro possui entrada para chave somente do lado do motorista. O acabamento do carro no geral é muito bom, porém existe uma minoria que não é, o plástico nos encostos de braço das portas, onde ficam os comandos dos vidros e em uma parte do volante pegam sujo muito fácil e de difícil remoção, além de descascarem. Não possuir computador de bordo também é um fator que me desagradou bastante, já que gosto de tecnologia e este é um item importante pra mim, por conta disso, não pude aferir o consumo do carro. Quando adquiri o soul, já sabia de vários relatos a respeito de um barulho como se fosse de isopor roçando que vem da parte de trás do veículo, é um barulho relativamente alto, mas que a mim nunca incomodou. Com relação à barulhos, o que me incomodou foi o pedal da embreagem e o banco do carona, não é muito alto, mas é um pouco “angustiante”, dá a impressão de que vai soltar alguma coisa, só pelo barulho mesmo, pois a embreagem nunca deu problema e nem o banco. Cito aqui o freio como ponto negativo talvez por não ter ABS, houve uma situação em que bati um motoqueiro em pouca distância e em uma velocidade média de 30Km/h e o freio não deu conta, TALVEZ por ter gasto bastante as pastilhas de freio nesse trânsito maluco que é o nosso (as pastilhas de freio foram trocadas na revisão de 20mil Km num valor à vista de aproximadamente R$440,00).

[Defeitos apresentados] Não tenho do que reclamar, 2 anos e 10 meses com 20mil Km rodados e nenhum defeito, por sinal, sem precisar alinhar a direção também e olha que nossas ruas gostam de testar os carros.

[Concessionárias] Sempre me trataram muito bem na TopKia, sempre tentando me oferecer os melhores valores e no melhor tempo.

[Comentários adicionais] O Soul é uma excelente compra, saiu o novo modelo agora, maior, com mais recursos e com vários dos aspectos negativos que citei melhorados, porém com valor muito elevado. Ainda assim recomendo a compra deste modelo 2012 por se tratar de um ótimo custo x benefício.

[Best Cars Web Site] A best cars me ajudou a comprar meu primeiro carro e acho de extrema importância para o consumidor adquirir informações acerca da experiência de outros usuários, desde que lidas com cautela. Muitas pessoas são exigentes demais com seus carros ou querem fazer deles carros de corrida, reclamando do motor, etc. Olhos abertos! =)

[Data de publicação] 10/10/14

[Nome] Márcia Cavalcante
[Cidade] Brasilia
[Estado] DF
[E-mail] não publicado a pedido

[Versão] 1.6
[Ano-modelo] 2012
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 20.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Insatisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 3
[Desempenho] 3
[Consumo] 4
[Câmbio] 2
[Freios] 4
[Suspensão] 2
[Estabilidade] 3
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 3

[Principais aspectos positivos] O design, o espaço interno, o estilo moderno, a posição de dirigir e a visibilidade.

[Principais aspectos negativos] A suspensão é muito dura, tornando desconfortável o uso o carro. Os acabamentos em plástico apresentam muitos ruídos, passando uma impressão de fragilidade da construção. A tampa traseira costuma folgar e apresentar um baque seco em piso irregular. De uma forma geral, o carro é muito barulhento.

[Defeitos apresentados] O cambio sempre apresenta um ruído metálico, principalmente quando o motor está próximo a 2000 rpm. Este defeito já foi relatado nas revisões de 10000 e 20000 km e não foi solucionado pela concessionária.a regulagem da folga da tampa traseira também não foi resolvida na concessionária e ela continua apresentando barulho.

[Concessionárias] O atendimento é atencioso, porém não conseguem resolver os problemas relatados. Numa das revisões conseguiram a proeza de trocar os tapetes originais do veiculo por outros bem surrados de outro carro. Ou seja, são completamente desorganizados.

[Comentários adicionais] O carro é moderno, bonito e e aspecto jovem. Porém, seus defeitos superam as suas virtudes. O meu carro anterior era uma Fiat Idea Adventure, muito mais robusto, confortável, silencioso e com menor consumo. Não pretendo comprar outro carro coreano, depois desta infeliz experiência com o Kia Soul.

[Best Cars Web Site] Excelente espaço para quem deseja se informar sobre automóveis.

[Data de publicação] 16/6/12

[Nome] FERNANDO RICARDO DA SILVEIRA
[Cidade] TABOAO DA SERRA
[Estado] SP
[E-mail] frds99@hotmail.com

[Versão] 1.6 16 Válvulas Câmbio Manual
[Ano-modelo] 2010
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 20.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Estilo impecável, lindo de morrer com rodas de 18 polegadas. Detalhes da carroceria feitos com muito capricho. Interior agradável, espaçoso e bem acabado. Posição elevada de dirigir. Desempenho admirável para um motor 1.6 (graças aos 124 CV e ao cabeçote com comando variável de válvulas). Destaque da segurança fica com os freios com ABS e air-bag duplo. Aparelho de som reproduz graves e agudos de maneira incrível, toca MP3 e possui USB.

[Principais aspectos negativos] Poderia vir com pneus com perfil mais alto para transmitir menos as irregularidades do piso (talvez um 225/55, ele vem com 225/45). Poderia ter bloqueio/desbloqueio automático das portas e computador de bordo. O rádio não liga se a chave não estiver no contato.

[Defeitos apresentados] Com 10 mil Km um ruído apareceu na suspensão. Levado até a Concessionária na revisão, substituíram amortecedores na garantia. Está com 22 mil Km e só parei para as revisões na Rede Autorizada.

[Concessionárias] Fui bem atendido em todas as vezes que precisei.

[Comentários adicionais] Adoro este carro. Sou fã da Kia que considero uma montadora muito caprichosa apresentando produtos com tecnologia e qualidade. Ia comprar um Cerato mas minha mulher se encantou com o Soul e acabamos comprando. Compraria outro Soul tranquilamente.

[Best Cars Web Site] Site incrível. Fonte recorrente de consulta às suas avaliações. Poderia ter um design mais atraente e moderno mas funciona muito bem com o conteúdo que dispõe.

[Data de publicação] 2/6/12

[Nome] Antonio Cagliarani Neto
[Cidade] Osasco
[Estado] SP
[E-mail] não publicado a pedido

[Versão] EX 1.6L
[Ano-modelo] 2011
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] estilo,robustes,beleza,espaço interno, motor

[Principais aspectos negativos] Suspensão não preparada para as burraqueiras de nossas ruas e estradas

[Defeitos apresentados] nada consta

[Concessionárias] nada a declarar contra

[Comentários adicionais] estou até agora muto satisfeito com o carro e a marca Kia

[Best Cars Web Site] muito esclarecedora sobre os veiculos e marcas. nota 10

[Data de publicação] 9/4/11

[Nome] Roberto Antonio de Alencar
[Cidade] Manaus
[Estado] MG
[E-mail] robertoaaea@hotmail.com

[Versão] 1.6 16 válvulas automático (top)
[Ano-modelo] 2010
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Não utilizo

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] design e modernidade tecnológica

[Principais aspectos negativos] acabamento, consumo e porta-malas deveriam ser melhores.

[Defeitos apresentados] ainda não: tenho o carro há dois meses rodou apenas 2.000 kms.

[Comentários adicionais] o design é espetacular.

[Best Cars Web Site] foi importante na decisão de compra deste Soul.

[Data de publicação] 24/4/10

[Nome] Fabio C. da Silva
[Cidade] Rio das Ostras
[Estado] RJ
[E-mail] não publicado a pedido

[Versão] 1.6 16V
[Ano-modelo] 2010
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] – O design realmente impressiona. Por onde passa chama atenção. É diferente de qualquer outro carro que tive. Simplesmente lindo!!! – Direção eletro-hidráulica super leve. Show!!! – Motor muito potente e com boas arrancadas. – Excelente posição de dirigir. – Ótima estabilidade para altura que tem. – Ótimo espaço interno – Consumo muito bom, varia de 10 a 12,0km/l em média (misto cidade + estrada)

[Principais aspectos negativos] – A porta deveria ter um acabamento interno em tecido no centro; – O painel da frente é muito bonito, mas o material pode melhorar um pouco, ficando mais resistente; – Faz falta um computador de bordo para medir o consumo em km/l; – Faz falta o fechamento automático das portas, opção de Bluetooth para o rádio e um toque para levantar os vidros elétricos e para descer o vidro do carona também. – Deveriam colocar uma segunda tampa no fundo do porta malas,( abaixo do porta trecos e logo cima do step) para facilitar o aumento do mesmo.

[Defeitos apresentados] A luz de ignição fica acesa direto. Não é um defeito grave, apenas o sensor que precisa ser trocado, segundo a concessionária. O problema é que o fornecimento da peça demora muito, estou aguardando desde o final de julho até hoje (09/09/09).

[Concessionárias] – Muito atenciosos, mas o fornecimento de peças é muito demorado, não sei se porque o carro é lançamento. – O 0800 da Kia leva muito tempo para dar retorno ao cliente.

[Comentários adicionais] Apesar do problema no fornecimento de peças eu compraria o carro novamente, porque ele é excelente e lindo. A direção é leve e o carro super estável. O design é fantástico e impressiona muito na rua. A todo momento as pessoas me dão parabéns pelo belo carro que tenho. Ele é totalmente diferente dos carros nacionais.

[Best Cars Web Site] Eu acho este serviço excelente, porque aqui podemos ter uma impressão mais verdadeira sobre os carros, já que são os proprietários que deixam as opiniões.

[Data de publicação] 26/9/09

SEM COMENTÁRIOS