Ford Fusion (segunda geração)

 

Participe: opine sobre seu carro

 

[Nome] Carlos Roberto do Nascimento
[Cidade] Brasília
[Estado] DF

[Versão] Ford Fusion Titanium FWD 2015/2016
[Motor] Motor 2.0 Turbo
[Ano-modelo] 2016
[Quilometragem atual] 60.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 4
[Consumo]
[Câmbio] 3
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] O carro é excelente, possui vários recursos. Por onde passa chama a atenção das pessoas. Os bancos do carro são maravilhosos. O painel de instrumento possui muitas informações e facilidades para o motorista.

[Principais aspectos negativos] O consumo do carro na cidade é alto, chegando a 6.5km e na estrada dá para fazer uns 12km o que para um carro desta magnitude e tamanho é bom.

[Defeitos apresentados] O carro nunca apresentou nenhum defeito.

[Concessionárias] As concessionárias tem bom atendimento

[Comentários adicionais] Carro excelente.

[Best Cars] Excelente.

[Data de publicação] 31/5/19

 

 

[Nome] Fábio Aguiar
[Cidade] São Paulo
[Estado] SP

[Versão] Hybrid
[Motor] 2.0
[Ano-modelo] 2019
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Há um bom tempo vinha pesquisando sobre veículos híbridos e elétricos. Acabei focando na tecnologia híbrida, por 3 sérias limitações em relação aos elétricos: 1) ainda são relativamente caros; 2) têm baixa autonomia; 3) infelizmente, nem mesmo em SP, maior estado do país, onde moro, inclusive, possui estrutura de recarga minimamente desenvolvida e confiável para se aventurar numa viagem para cidades um pouco mais afastadas. Após muita pesquisa, escolhi o Fusion Hybrid por ser um sedã grande com muita tecnologia e, principalmente, por ter um consumo interessante para um veículo desse porte.
Em relação ao Passat, Audis, BMWs e Mercedes, não faz feio, pelo contrário, comparativamente, o Ford possui toda tecnologia embarcada, luxo, desempenho e, claro, consumo como seus pontos fortes, custando bem menos que esses alemães. Em adição, chamar atenção nunca foi minha prioridade, por isso o Fusion me atende muito bem. Embora marque presença onde vou devido ao porte e novidade tecnológica híbrida que, quase sempre, me obriga a explicar seu funcionamento, algo que faço com prazer. Este não é um veículo esportivo, pelo contrário, a Ford o projetou pensando no conforto, prazer em dirigir e, especialmente, no baixo consumo.
O consumo depende de 3 fatores: 1) pé do condutor; 2) relevo e condições das vias; 3) trânsito. Resumidamente, ele pode ser tão econômico quanto ou mais que um Prius, ou ter um consumo regular como qualquer outro sedã grande. Em condições normais, no transito caótico de SP, faço uma média superior ao divulgado pelo Inmetro e a própria Ford: 18,5Km/L. Porém, a depender dos 3 fatores que listei acima, já alcancei marcas como 13Km/L, como também 23,4Km/L (todos em cidade). Pouquíssimo viajo, por isso ainda não fiz médias precisas. Mas posso adiantar que na estrada, devido maior demanda pelo motor a combustão em detrimento do elétrico, o consumo seja menor, ainda sim melhor que qualquer motor turbinado moderno. Rodo cerca de 900Km/mês e um tanque de gasolina de boa procedência para mim dura cerca de 30 dias facilmente.
Se a pessoa procura desempenho e esportividade, opte pela excelente versão a combustão turbo Ecoboost que empolga qualquer entusiasta, porém, prepare-se para virar sócio do dono do posto de combustíveis, pois é um verdadeiro alcoólatra, fazendo médias de 6Km/L. Realidade que não está distante de outros veículos, incluindo os não turbinados e de menor valor e porte.
O carro em si é excelente, estou muito satisfeito. Tem todas as tecnologias demandadas pela categoria, incluindo as de assistência autônoma, conforto e segurança, além de ótimo acabamento, isolamento acústico e mimos que lhe fazem não querer sair mais do carro. O sistema de som da Sony é ótimo, desnecessário “mexer” no carro. O sistema Sync 3 é de última geração e um dos melhores do mercado, com GPS nativo e espelhamento. Manutenção ainda não posso opinar, pois ainda não passou pela 1º revisão. Preço de seguro bem mais em conta em relação aos “premiuns”, levando em conta meu perfil e SP capital.

[Principais aspectos negativos] Destacaria alguns pontos que podem e precisam melhorar: 1) os freios não respondem tão prontamente quanto outros veículos que já possui, não que sejam ruins ou te deixem com aquela sensação de que não vão dar conta do recado, mas é preciso se acostumar com um veículo de grande porte cujos freios exigem mais atenção e requerem uma maior distância de frenagem. Contudo, possui sistema de frenagem ativo pré-colisão efetivo. 2) O porta malas, nesta versão, perde 122L (514L nas versões não híbridas X 392L) devido ao espaço que as baterias ocupam. No entanto, para minhas necessidades, ainda continua sendo um ótimo espaço. 3) É um veículo importado do México e voltado p/ o público norte americano e europeu, por isso o ajuste da suspensão é mais macia, não sendo tão bem ajustada e confortável p/ enfrentar o lunar asfalto nacional. 4) Muitos dos comentários que ainda leio sobre o carro se referem à posição baixa de dirigir e sobre a frente que raspa com facilidade em lombadas e depressões. O que posso dizer é que trata-se de um sedã derivado da versão esportiva Ecoboost, por isso, naturalmente, herdou a mesma posição baixa de dirigir. E, para não afetar a dinâmica, também acaba tendo uma altura mais próxima do solo. Como sugestão, poderia ter abertura do porta malas c/ movimento dos pés e Headup display p/ ficar completo.

[Defeitos apresentados] Sem quaisquer defeitos até o momento.

[Concessionárias] O veículo está p/ completar 1 ano e ainda não precisei visitar a concessionária. A revisão de 1 ano farei em breve. Em relação à venda, o processo foi tranquilo, vendedor e consultor técnico muito atenciosos e prestativos.

[Comentários adicionais] Um grande temor de todo mundo que cogita quando está pesquisando esse carro é sobre o custo do sistema de baterias, que realmente é elevado em caso de necessidade de troca. Entretanto, é um sistema tão seguro e tão bem desenvolvido, já há quase 10 anos no mercado mundial, que a própria Ford dá 8 anos de garantia no conjunto, o que me deixou bem tranquilo na hora de decidir pela compra. Em suma: compra racional após muitos meses de pesquisa, incluindo as realizadas neste próprio espaço da Best Cars, e o resultado não poderia ser outro: plenamente satisfeito.

[Best Cars] Best Cars como sempre prestando um serviço excelente aos leitores e futuros compradores, abrindo este espaço, pois, como sempre digo: por mais que a reportagem seja ótima e isenta, é o que esperamos, a opinião do dono é tão importante quanto. no meu caso foi decisiva ao vir aqui e ver os relatos de outros proprietários. Parabéns à Best Cars!

[Data de publicação] 17/5/19

 

 

[Nome] Lucius Almeida
[Cidade] Vila Velha
[Estado] ES

[Versão] SEL Ecoboost
[Motor] 2.0 turbo
[Ano-modelo] 2017
[Quilometragem atual] 10.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] Fusion é um carro para quem pensa em segurança e conforto. Além desses dois pontos importantíssimos ainda é um carro muito bonito e de boa performance. Não é um carro esportivo mas anda forte. Destaques são conforto, acabamento, posição de dirigir, itens internos (importante dizer que ficamos dentro do carro e não fora, então o habitáculo tem que ser muito agradável). Além disso tem 8 airbags, uma excelente estabilidade, itens de segurança ativa, ótimas notas em crash tests, enfim um carro pra colocar a família e viajar tranquilo. Importante ressaltar que apesar de não ser um esportivo tem 248cv puxando esse carro, isso se traduz em uma viagem tranquila e segura.

[Principais aspectos negativos] Um carro baixo, apesar do modelo 2017 já ser um pouco mais alto, requer atenção. O porta malas não é tão grande quanto o carro. O farol não é fora de série, apenas bom. Pneu perfil baixo o que pode danificar pneu e/ou roda em caso de impactos. O meu não tem sensor frontal, faz falta porque a frente é enorme. O modelo Titanium tem esse item.

[Defeitos apresentados] Ainda não apresentou defeitos. Tem 9 meses de uso e 10000km.

[Concessionárias] Usei apenas na compra e revisão de pintura. Até o momento excelente. Já tive outro Fusion no passado e gostei muito da rede Ford. Utilizei em Vila Velha ES e São José dos Campos SP. Em todos os locais fizeram a troca de peças em garantia sem questionamentos.

[Comentários adicionais] Atenção ao programa Ford Protect que estende a garantia de 3 anos para 5 anos pagando as 5 primeiras revisões antes da primeira. Isso é excepcional!!! Se você utiliza carro em viagens constantes e busca conforto e segurança, Fusion é o seu carro. Os outros carros não te dão o que este carro te dá pelo valor que ele cobra. Se você anda quase somente em cidade ou anda em estradas ruim ou de chão, não vale a pena comprar Fusion. Se você é médico ou profissional que viaja para trabalhar e precisa de conforto, segurança nas suas viagens, compre um Fusion. Eu viajo constantemente com minha família, 3 filhos, Fusion é uma excelente escolha. SUV bebe muito e pra dar tudo que esse carro me oferece teria que vender um apartamento pra comprar.

[Best Cars] Excelente sugestão para seus clientes. Ajuda muito a tomar decisão.

[Data de publicação] 11/1/19

[Nome] Maykon Roberto
[Cidade] Imperatriz
[Estado] MA

[Versão] Titanium
[Motor] 2.0T
[Ano-modelo] 2013
[Quilometragem atual] 30.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 3
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] Tudo, o carro possui um desenho belíssimo tanto externo quanto interno, oferece uma dirigibilidade ótima, muito confortável, muita tecnologia, é raro encontrar um carro com tantos mimos. O mesmo possui ótimo desempenho, o motor agrada muito, principalmente na estrada, pena ser limitado a 195km/hr pois o motor a essa velocidade ainda está longe do seu potencial máximo. Não uso a autorizada em manutenção preventiva pois já saiu da garantia, e no mercado alternativo eu só uso filtros e oleo genuínos e não considero caro, o carro nunca quebrou.

[Principais aspectos negativos] O carro não foi desenvolvido para o Brasil. É baixo de mais, as vezes canso de tomar tanto cuidado nas ruas, os faróis são apenas razoáveis, os pneus são de perfil baixo de mais 45, deveriam ser no mínimo 55, pois o carro é pesado qualquer buraco aparece um bucho no pneu, além ficar meio desconfortável em ruas remendadas . O carro é somente a gasolina e o fabricante só indica rodar com gasolina premium, isso é um absurdo pois custa uma fortuna além de ser difícil de se encontrar. A tampa do porta malas é pesada de mais, deveria ser com suspensa por mola gas assim como o capô.

[Defeitos apresentados] nunca tive defeito.

[Concessionárias] A CAPRI de Imperatriz tem bom atendimento e são bons mecânicos.

[Comentários adicionais] Comprei semi novo tinha 28 mil km paguei o valor de um hb20 top, adoro o carro é bonito, tem conforto, tecnologia, elegância e desempenho. Ótimo custo benefício semi nono.

[Best Cars] Sempre leio e acompanho.

[Data de publicação] 4/5/18

[Nome] Bruno Almeida
[Cidade] Goiânia
[Estado] GO

[Versão] Titanium Hybrid
[Motor] 2.0
[Ano-modelo] 2014
[Quilometragem atual] 15.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] Adquiri em Janeiro de 2017 e estou realmente impressionado com o veículo. Carro muito confortável, econômico com médias de 14 a 16,5 km/l rodando na cidade de Goiânia. Gosto bastante do estilo do carro, da sua beleza tanto externa quanto interna. O painel de instrumentos dele é muito bonito e dos veículos que andei, com certeza tem o sistema mais eficiente de refrigeração (e olha que os veículos deste ano não possuem ar nos bancos ). O carro tem tanta tecnologia que chega a impressionar: chave de presença, senha para entrar no veículo (caso esteja sem a chave), luz alta automática, piloto automático adaptativo com frenagem, aviso de colisão, assistência de permanência em faixa, park assist (estacionamento automático), espelho retrovisor interno anti-ofuscante, sensor de chuva, monitor de ponto cego, sensor de pressão dos pneus, partida remota (para refrigeração da cabine), iluminação ambiente, controle de tração e estabilidade e mais um monte de coisas legais. Fiz uma viagem para o interior, e digo que este modelo é muito seguro para viagens, além do motor ter força suficiente para ultrapassagens. Gostei demais.

[Principais aspectos negativos] O veículo é muito baixo e raspa com facilidade, ou seja, buracos são inimigos deste modelo. Há alguns barulhos de acabamento que preciso deixar na concessionária para eles verificarem, mas nada demais.

[Defeitos apresentados] Ainda não

[Concessionárias] Só fiz uma revisão, mas foi quando adquiri o veículo. Fizeram o básico mas não tenho nada a reclamar.

[Comentários adicionais] Veículo vale muito a pena. Vendi um Corolla Altis 2.0 2012 e peguei este Fusion. O seguro ficou um pouco mais caro pois antes havia pagado R$ 2.500,00 no Corolla (carro de R$ 58.000,00) em 2016 e agora em 2017 vai sair por R$ 2.900,00 o do Fusion (para 105% da fipe, equivalendo a R$ 96.000,00 hoje). O Corolla é um carro muito bom. É macio, econômico (dentro do possível, média de 8,5 km/l na cidade de Goiânia na gasolina sempre c/ ar ligado) mas não se equipara ao Fusion, que consegue ser mais confortável, maior inclusive por dentro e nesta versão que adquiri, bem mais econômica também. A parte tecnológica dá um show, isso sem contar em beleza, que para o meu gosto é bem mais bela no sedã americano.

[Best Cars] Referência para quem quer conhecer veículos.

[Data de publicação] 20/4/17

[Nome] Alessandro Fazolo Cezario
[Cidade] Vitória
[Estado] ES

[Versão] Titanium Ecoboost FWD
[Motor] 2.0 Turbo
[Ano-modelo] 2015
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] O visual que alia elegância e esportividade. O motor de grande torque (arranca rápido e desenvolve bem já em pequenas rotações). A aceleração me surpreendeu (no modo drive ele chega muito rápido aos 100Km/h). A grande quantidade de itens de segurança que são de série (hoje fui completar a água do limpador de para-brisas e o carro me avisou que o capô havia ficado aberto). Os itens de conforto: sistema de voz, multimídia completo, qualidade do som original. Falaram muito do pós-venda da Ford, mas tenho percebido que eles têm se esforçado para melhorar. Me ligaram para saber da minha satisfação quanto a primeira revisão e se prontificaram a resolver qualquer problema que pudesse surgir e sem custo adicional.

[Principais aspectos negativos] Consumo na cidade poderia ser um pouco melhor. O meu está fazendo 6.5 Km/l. Embora, na estrada se for andar a 80-100Km/h ele chega a fazer 17Km/l. Nada mal. Outro problema é quanto ao uso do mapa via sistema de voz (poderia se menos confuso e mais direto na solicitação). O mapa também não reconhece alguns pontos de interesse (moro numa capital).

[Defeitos apresentados] Até o momento o carro não apresentou nenhum defeito.

[Concessionárias] Ótimo carro. Pensei num Jetta TSI quando fui comprar este. Mas quando comparava os interiores ficava decepcionado com o acabamento do VW. Sem contar a quantidade de itens que ofereciam. O Fusion faz você sentir que gastou melhor seu dinheiro.

[Comentários adicionais] O carro me impressionou tanto que pela primeira vez pretendo adquirir um modelo igual depois deste.

[Best Cars] Ótimo site para pesquisa de interesse em automobilismo. O mais imparcial de confiável na minha opinião.

[Data de publicação] 9/9/16

 

[Nome] Eurípedes rodrigues
[Cidade] Bandeirantes
[Estado] PR

[Versão] Titanium Ecoboost FWD
[Motor] Turbo 2.0
[Ano-modelo] 2014
[Quilometragem atual] 15.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Desempenho, design, conforto, segurança, confiabilidade, assistência técnica

[Principais aspectos negativos] Não possuir abertura elétrica no porta malas nem suporte (amortecedores). Falta de amortecedores tbm no capo do motor. Tambem poderia ter retrovisores rebativeis.

[Defeitos apresentados] Nada relevante. Farol traseiro esquerdo prontamente trocado em garantia.

[Concessionárias] Ate o momento nada a reclamar. Utilizo a Marauto.

[Comentários adicionais] Pretendo comprar outro daqui um ou dois anos.

[Best Cars] Informativo confiável que auxilia em muito a escolha dos amantes de automóveis.

[Data de publicação] 25/9/15

[Nome] Marcio
[Cidade] Curitiba
[Estado] PR

[Versão] Titanium AWD
[Motor] 2.0 Turbo
[Ano-modelo] 2014
[Quilometragem atual] 25.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 3
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Design moderno, tecnologia embarcada, itens de segurança, custo-benefício, suspensão, muitos itens de conveniência.

[Principais aspectos negativos] Consumo relativamente elevado, cambio um tanto lento nas respostas, faróis fracos (merecia xenônio). O motor poderia ter um 50 cv / 5 kgf.m a mais.

[Defeitos apresentados] Nenhum

[Concessionárias] Pós venda ruim em geral.

[Comentários adicionais] O modelo 2015 sanou algumas deficiências: retrovisores externos rebatíveis e regulagem elétrica mais ampla do banco do passageiro, além de mimos como bancos refrigerados.

[Best Cars] Excelente fonte de informação e discussão para quem gosta de carros.

[Data de publicação] 3/6/15

[Nome] Antonio C Vanzo Jr
[Cidade] Barueri
[Estado] SP

[Versão] Titanium AWD
[Motor] 2.0
[Ano-modelo] 2014
[Quilometragem atual] 15.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Muita tecnologia. Muitos recursos de seguranca ativa e passiva.

[Principais aspectos negativos] Motor poderia ser mais potente.

[Defeitos apresentados] sem defeitos

[Concessionárias] Rede normal.

[Data de publicação] 22/5/15

[Nome] Thiago C
[Cidade] Campinas
[Estado] SP

[Versão] 2.0 Ecoboost Titamium AWD GTDi
[Ano-modelo] 2013
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 30.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito

[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 3
[Câmbio] 3
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] 1) MOTOR: suficiente para empurrar bem um sedan grande; boas retomadas;
2) PAINEL: boa oferta de insturumentos (porém quando você utiliza borboleta ele tira da opção escolhida no comp de bordo do lado direito);
3) SOM: agradável, de boa qualidade;
4) SEGURANÇA: alerta de colisão, piloto adaptativo, e demais recursos ao nível de carros bem mais caros;

[Principais aspectos negativos] CAMBIO: em situações de uso esportivo, possivelmente pela alteração de comportamento devido a aquecimento, fortes trancos são sentidos em algumas trocas (ao ponto de você achar que está colidindo com uma parede estática); em uso normal, retomada sofrível devido à demora na reduções mais enérgicas (borboleta ajuda, mas não resolve). Ford falhou em não aplicar o DSG;
CONSUMO: carro é pesado, com tração integral. Mas pelo uso de injeção direta em um motor pequeno turbo-alimentado, esperava mais. Melhor consumo na estrada é 10,5 km/l e cidade 6,0;
ACESSÓRIOS: falta de escamoteamento dos retrovisores e xenon num carro deste porte são questionáveis;
GPS: é péssimo, (desatualizado e com erros de programação). Segundo Ford não há atualização de software (em que mundo eles vivem?!?!?) Sistema SYNC do veículo não permite interface com nenhum aplicativo (carros populares já possuem sistemas mais democráticos). Sinceramente quando realmente preciso de um sistema confiável parto direto pro Waze;
PARK ASSIST: já mandou a roda pra cima da guia diversas vezes (não dá pra confiar: tenho que baixar o retrovisor para garantir que não vai danificar a roda na guia);
ACIONAMENTO DOS VIDROS: com mais de um ano com o carro ainda erro o botão e aciono os vidros traseiros ao invés dos dianteiros (muito mal posicionado);
TAMPA DO PORTA-MALA: o projeto da Ford diz que a tampa não para aberta quando o veículo está em aclive (já rendeu um galo na cabeça da minha irmã). A solução foi ter um pino inserido num furo do braço articulado para travá-lo aberto;
ALTURA SOLO: parte de ouriço acostumar com o carro depois que você retira-o da concessionária (só de pensar raspa em qualquer obstáculo facilmente, frente, meio e atrás) – um mês para acostumar com isto;
UNIDADE CONSUMO: uma carro de R$ 122.000,00 e não poder configurar consumo de l/km para km/l ? Realmente algo bastante avançado…;
MANUAL DE INSTRUÇÕES: sugestão é usar e abusar do técnico durante a entrega do veículo (manual faz você desistir de estudar o carro);
RODAS: gostaria de enteder pq a Ford não trouxe o sedan para o Brazil com as rodas de liga da primeira divulgação (estas raiadas são bem espartanas, não combinam com o conceito de um sedan mais jovial)

[Defeitos apresentados] 1) buzina travava acionada (corrigido);
2) tampa acabamento reboque parachoque dianteira substituida com carro 0km;
3) sensor dianteiro estacionamento solto (corrigido);
4) PQP traseiro esquerdo quebrou e foi substituído;
5) Alerta tráfego cruzado vive dando erro intermitente (concessionária não resolveu);
6) Vibração no assoalho do veículo mesmo após balanceamento das rodas de precisão (concessionária não resolveu);
7) Barulho do motor parece o de um motor diesel (concessionária não resolveu);
8) Fortes trancos na transmissão (principalmente em regime de condução mais esportiva);
9) Barulho no porta-óculos;
10) recall de banco e bomba de combustível (não tem peças para efetuar troca);
11) Pneu com bolha, avaria ocorreu dom 1.000 km (3 meses se passaram para conseguir um pneu novo, indisponível no mercado, pelo abusivo valor de R$ 1.700,00);

[Concessionárias] Compra do veículo na Ford Tempo em Campinas (JBDunlop) foi amadora: de cobrança indevida de IPVA à desatenção não esperada na venda de um produto neste valor (a sra. da lanchonete da concessionária me vendeu um salgado melhor do que a vendedora do carro);
Entregaram o carro com marcas de batida na porta (arrumaram, ok). Insufilm foi instalado duas vezes por problemas na aplicação, deixaram o teto cheio de marcas de mão e até hoje não limpararam;
Em uma das revisões, filtro de óleo estava indisponível;
Nesta mesma concessionária, conseguiram descer a cancela em cima do aerofólio e riscá-lo todo(foi consertado, ok).
Reclamado de problema de vibração no assoalho do carro, barulho do motor (como se fosse diesel) e carbonização excessiva na saída das ponteiras cromadas, sem sucesso.
Usei o carro por 6 meses fechando vidros no manual pois o técnico afirmou que não existia fechamento global dos vidros no alarme e que haviam tentado com um módulo eletrônico sem sucesso (e só precisava segurar o cadeado da chave por 5 seg).

[Comentários adicionais] Foi uma tremenda dificuldade a compra do carro em Junho de 2013 com o menor ágio o possível. A sra. Ford se aproveitou de forma leviana do lançamento para praticar ágio descabido na venda do 0km, deixando ao bel prazer das concessionárias as negociações abusivas (paguei “só” R$ 8.000.00 de ágio), mas algumas praticaram por bons meses até R$ 23.000,00 de diferença em cima da tabela oficial do site da Ford, sob o pretexto da “lei da oferta e procura”. Vamos ver se a sra. Ford vai manter a panca nesta crise do segmento agora (acho que os consumidores deveriam oferecer a metade do valor e não comprar se não houvesse acordo).
Peça de reposição: mesmo em recall (risco à integridade do motorista), a concessionária fala na maior calma sobre a indisponibilidade de peças para substituição. 3 meses para conseguir um pneu novo. Uma empresa do porte da Ford não planejou seu sistema de reposição adequadamente (obviamente porque as leis daqui são brandas, e nunca será acionada pela indisponibilidade de qualquer item, mesmo os de segurança com pneu).
Soube hoje, vendo as últimas notícias, que um Charger SRT Hellcat com mais de 700 cv de série custa um pouco mais que este Fusion que eu comprei (até aqui nenhuma novidade sobre o ridículo preço Brasil, mas um chute naquele lado que mais dói)…lamentável!

[Best Cars Web Site] Acesso ao site desde sua criação, dado ao bom conteúdo redigido de forma acessível mas sem perder a qualidade da informação.
Boa fonte de consulta para tomada de decisão na compra de um veículo.
Recomendo a todo público e encorajo aos leitores e darem suas opiniões.

[Data de publicação] 12/9/14

[Nome] Jairo Kono de Oliveira
[Cidade] Brasília
[Estado] DF

[Versão] 2.5 flex
[Ano-modelo] 2014
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 3
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Custo e Benefício quando comparado até com sedãs médios cujo preço se aproxima do preço do Fusion. Conforto e prazer em dirigir, tenho vontade de arrumar motivo para pegar a estrada toda hora.

[Principais aspectos negativos] Consumo, dizem que melhora após os 5000 km

[Defeitos apresentados] Nenhum

[Comentários adicionais] Melhor carro que já tive

[Best Cars Web Site] Muito importante saber a opinião de outros proprietários

[Data de publicação] 15/8/14

[Nome] Walter Kruse
[Cidade] Maringá
[Estado] PR

[Versão] FWD GTDI 2.0
[Ano-modelo] 2014
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 3
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] O estilo que remete à esportividade e agressividade, inspirado no Aston Martin. O motor turbo de 2 litros com 240 cv, que faz de 0 a 100 km em 7,3 segundos, dispondo de padle shift. O acabamento esmerado do interior do carro. A segurança do carro levou nota máxima nos testes de colisão. As regulagens dos bancos dianteiros, tendo 3 memórias para o banco do motorista. É um carro muito confortável e seguro.

[Principais aspectos negativos] O consumo não me agrada. Ele faz 5,2 km/l na cidade. Já na estrada, o consumo é bom: 9,5 km/l. O carro não faz 7,8/8 km/l na cidade como informado pela Ford, a não ser que a medição fosse em vias rápidas. O carro não tem start/stop do motor.

[Defeitos apresentados] Nenhum por enquanto.

[Concessionárias] Desconhecimento do carro pelos vendedores, que tentam empurrar o fusion hybrid como se tivesse 240 cv (na verdade ele tem 190 cv, somados os 2 motores); não sabem que o fusion vem do México; baixo valor pago ao carro usado na compra do 0 km; informação equivocada de taxas de financiamento.

[Comentários adicionais] A estabilidade do carro é muito boa, mesmo sem a tração integral. Não é um carro esportivo. É o melhor custo benefício, mesmo para o FWD (tração em duas rodas). Com esse valor, você pode comprar apenas um mercedes classe A com 156 cv, ou teria de desembolsar mais de 130 mil para adquirir um BMW 320 com 184 cv. O azera e o passat (211 cv) estão com preço superiores e com menos opcionais.

[Best Cars Web Site] É a referência em se falando de automóveis!

[Data de publicação] 7/3/14

[Nome] Silvano Sommer
[Cidade] Camnpinas
[Estado] SP

[Versão] AWD Titanium
[Ano-modelo] 2013
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 3
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Veículo recheado de dispositivos, com controle pelo volante no na tela.
Potência do motor e conforto ao dirigir.

[Principais aspectos negativos] Consumo na cidade muito elevado

[Defeitos apresentados] Não

[Concessionárias] Mau atendido nas principais concessionárias que procurei. Em algumas nem sequer tive retorno quanto ao prazo de entrega do veículo e avaliação do meu usado.

[Best Cars Web Site] Gostei muito da avaliação dos modelos.

[Data de publicação] 1/11/13