Ford Fusion (primeira geração)

 

Participe: opine sobre seu carro

 

[Nome] Carlos Mauricio
[Cidade] Brasilia
[Estado] DF

[Versão] SEL V6 FWD
[Motor] 3.0 V6 24V
[Ano-modelo] 2012
[Quilometragem atual] 50.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)

[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 3
[Câmbio] 5
[Freios] 3
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Conforto, com muitos itens de conveniência. Espaço Interno suficiente para 5 adultos sem apertos. Itens de segurança: 6 airbags, ABS, TCS. Desempenho do motor V6, com retomadas muito vigorosas. Custo de manutenção levando em consideração o nível do carro. Estabilidade. Câmbio de 6 marchas. com 6ª longa que reduz o consumo em estrada. Sistema de som de alta qualidade.

[Principais aspectos negativos] Altura livre do solo insuficiente, inadequada à superfície lunar das vias brasileiras (o carro foi feito para asfalto decente, não para a coleção de buracos daqui). Freios subdimensionados para o peso do carro (discos de freio empenam facilmente). Acabamento mediano para o nível do carro (tudo bem que nos EUA é apenas mais um carro médio, mas aqui é “de luxo”). Faróis iluminam pouco, por causa das normas norte-americanas. Computador de bordo “pobre” em informações, além de faltar a indicação de consumo em km/l. Consumo de combustível. Condizente e até bom para o motor e o peso do carro, mas definitivamente não é e nem nunca poderia ser um carro econômico. Não é carro para quem se preocupa com o consumo, definitivamente. Falta de atualização do GPS. A Ford continua atualizando mapas para os Fusion antigos com GPS nos EUA, mas aqui no Brasil só lançou uma versão em 2012 e depois abandonou o carro. Mapa muito desatualizado e não há como atualizar. Sendo assim, o GPS original perde muito de sua utilidade.

[Defeitos apresentados] Comprei o carro há pouco mais de um ano com 33 mil km, hoje está com 49 mil km, nunca precisei fazer nenhuma manutenção além das de rotina, como troca de óleo, pneus, alinhamento e estas coisas simples que devem ser feitas em qualquer carro.

[Concessionárias] Mão de obra muito cara, por isto não uso para serviços. Uso para peças, sempre encontrei o que precisei e a preços razoáveis, levando em consideração ser um carro importado e grande para os parâmetros nacionais

[Comentários adicionais] Excelente custo/benefício, o carro entrega muito pelo que custa. Design tradicional, mas misturando elementos mais agressivos na dianteira com uma carroceria conservadora. O desenho original (2006-2009) era mais coerente e equilibrado no todo. O interior é todo cheio de porta-copos e porta-trecos, facilitando a vida de quem complexo de esquilo e fica guardando tudo que é tranqueira.
Desempenho acima da média de 90% da frota nacional, tornando as ultrapassagens mais seguras nas estradas. Consumo alto, mas não existe milagre a ser feito num carro automático de 1600 kg e com um motor de 240 cv. Nos EUA, todos os Fusion V6 de 2010 a 2012 são flex, já coloquei 80% de álcool no meu e o carro funcionou perfeitamente. Atentar que o carro é feito para até 85% de álcool (E85), não foi feito para rodar com 100% de álcool, talvez por isto a Ford não tenha lançado como flex no Brasil.
A suspensão sofre um pouco com a superfície lunar de nossas vias, então é bom dirigir com cuidado em pisos mais irregulares e evitar estradas de terra, fora que a pouca altura livre do solo faz o carro raspar nas lombadas mais altas. Carro feito para asfalto bom, como se encontra corriqueiramente nos EUA.

[Best Cars] Excelente iniciativa para auxiliar quem está em dúvida na compra de seu carro, com informações valiosas para auxiliar a tomada de decisão.

[Data de publicação] 16/12/16

 

 

[Nome] Mauricio
[Cidade] São José dos Campos
[Estado] SP

[Versão] SEL
[Motor] 2.5
[Ano-modelo] 2010
[Quilometragem atual] 150.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Mais de 5 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Possuo o carro desde 0km e está difícil trocar, pois gosto muito! Nestes 6 anos e 130mil km rodados, os principais pontos positivos são: SEGURANÇA excelente com aribags frontais, laterais e de cortina, controle de estabilidade e tração, ABS. Graças a estes últimos, nunca precisei dos airbags! Sensores de pressão nos pneus é muito bom e traz bastante segurança. DESEMPENHO muito bom com 173 cavalos. CONSUMO baixo na estrada, 12,5km/l; sendo que no mesmo percurso de estrada carros 1.6 bebem muito mais. CONFORTO e BAIXÍSSIMO RUÍDO. ESTABILIDADE excelente. CÂMBIO automático de 6 marchas, muito bem ajustado. Sistema de pantográfica na articulação do porta-malas (não tem aquelas alças que entram para dentro e batem na bagagem)

[Principais aspectos negativos] CONSUMO alto na cidade. Como o carro é pesado, faz cerca de 6 a 7 km/l na cidade. O carro é muito baixo, o que ajuda no visual e na estabilidade, mas pega muito a frente e até o meio do carro em algumas rampas.

[Defeitos apresentados] – Vazamento do líquido de arrefecimento em um sensor de temperatura. – Uma bobina danificada que fazia o motor falhar. O que considero muito pouco pelo que já rodei e pelo tempo que tenho o carro.

[Concessionárias] – Apesar dos problemas padrão comuns de todas as marcas (tentam empurrar serviços desnecessários, não verificam todos os itens previstos no manual, etc..) estou relativamente satisfeito com a concessionária Ford. As revisões foram todas com preço fixo. Depois que parei de fazer manutenção na concessionária passei a comprar as peças originais da Ford e levar em oficina de confiança. Considero os preços das peças bem justos. Inclusive, considero isso como um fator positivo que até me faria comprar outro carro da Ford.

[Comentários adicionais] Recomendo muito. Não tem comparação com carros de padrão inferior. É muito superior a Civic, Corolla e Focus por exemplo. Isso fica evidente mesmo antes de entrar no carro, só ao abrir a porta ou o porta malas você já percebe esta diferença de construção e acabamento no carro.

[Best Cars] Gosto bastante do site e deste espaço, que acompanho há bastante tempo. Porém, com os recursos da internet atualmente, este formato está bastante ultrapassado, pois não faz nem mesmo uma nota média de todos os leitores, nem apresenta e organiza as avaliações de forma gráfica

[Data de publicação] 12/8/16

[Nome] Rogério
[Cidade] Osasco
[Estado] SP

[Versão] SEL
[Motor] 2.5
[Ano-modelo] 2011
[Quilometragem atual] 80.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 3
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 3
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Carro muito bom, baixo consumo(pelo porte)excelente motor, confortável, espaçoso, ótimo porta malas.

[Principais aspectos negativos] Frente baixa e alguns barulhos no freio e sem sensor de desgaste de pastilhas.

[Defeitos apresentados] Bateria que era importada e foi trocada na garantia e defeito no catalizador também trocado na garantia.

[Concessionárias] A ford tem uma rede grande de concessionárias mas as que eu precisei deixou muito a desejar.

[Comentários adicionais] Excelente custo benefício.

[Best Cars] Conheço muito pouco sobre a best cars mas achei um bom local para consulta de veículos.

[Data de publicação] 30/1/15

 

[Nome] Jorge
[Cidade] Campo Grande
[Estado] MS

[Versão] SEL 2.3
[Ano-modelo] 2008
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 70.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 3
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Confiabilidade, dirigibilidade, a suspensão é sensacional. O carro é belíssimo, possui diversos mimos elétricos, luzes de cortesia por várias partes, ar condicionado digital, enfim, tudo que se espera de um sedã de luxo. Comprei o veículo usado, valeu a pena pelo preço, devido a forte desvalorização que este segmento sofre. Muito superior ao CIVIC (conforto, motor e conveniência) e ao COROLA (acabamento e beleza), porém, inferior no momento de revenda, devido a desvalorização.

[Principais aspectos negativos] O ar não é dual zone, falta de entrada USB no som original, falta de peças paralelas e o preço exorbitante cobrado nas concessionárias

[Defeitos apresentados] Apresentou defeito nos pivôs dianteiros, após 30 mil km de uso comigo. Fora isso, apenas freio e pastilhas.

[Concessionárias] Serviço caríssimo, falta de informações precisas sobre preços e prazos, gastei mais de 3 mil reais em um serviço de suspensão – freios e não tiveram a capacidade de lavar o carro decentemente para me entregar

[Comentários adicionais] Carro excelente. Desvaloriza, a manutenção é cara, mas tudo isso vale a pena pelo conforto do veículo. Um prazer de se dirigir.

[Best Cars] Excelente seção, intuitiva e de grande valia para o consumidor. Em meio a tantas pesquisas compradas pela “crítica especializada”, o bestcars oferece um serviço diferenciado e de qualidade. Parabéns!

[Data de publicação] 5/12/14

[Nome] Marcelo
[Cidade] Porto Alegre
[Estado] RS

[Versão] 2.3 Sel
[Ano-modelo] 2008
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 100.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Não utilizo

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 3
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 4
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Robustez. Carro com 100.000km não bate nada. Só faço as revisões conforme o manual (em oficina Bosch). Conforto. Consumo coerente (8km/l indo às cidades da região metropolitana, 11km/l na estrada).

[Principais aspectos negativos] O motor da conta do recado, mas poderia ser mais potente/torcudo. Tem que pisar muito para andar bem. Não é um carro que quer sair na frente.

[Defeitos apresentados] Barulho no freio traseiro (tem que embuxar algum pino ao custo de 230,00 o par). CD parou de funcionar (250 para trocar o leito)

[Concessionárias] Não utilizo. Quando fui fazer a primeira revisão (de 60.000km) o orçamento da concessionária era de 700 e alguma coisa. Paguei 300 em oficina bosch.

[Best Cars Web Site] Excelente.

[Data de publicação] 7/11/14

[Nome] Bernardo Gorresen Correa
[Cidade] São Paulo
[Estado] SP

[Versão] SEL V6 FWD
[Ano-modelo] 2012
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 30.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 3
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 3
[Câmbio] 3
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] Gosto do ronco do motor, torque e conforto na estrada, completo em termos de equipamentos de fabrica, vem com muitos air bags, sistema de som da Sony com 12 alto falantes é perfeito, GPS, sistemas de controle de tração e distribuição de freagem, entre outros sistemas, e o acabamento e suspensão, prezam pelo bem estar no interior. E ainda por se tratar de um V6 com quase 250 cv ele com o cambio de 6 marchas não faz feio. se obtém até 8 na cidade ou 7 em condução despreocupada.

[Principais aspectos negativos] Peças caras e pouco disponíveis,

[Defeitos apresentados] Central multimidia, pane no sistema de transferencia via bluetooth

[Concessionárias] Geralmente pouco habilitados a mexer no veiculo, técnicos não conseguem mexer direito na parte de interface do sistema Sync.

[Comentários adicionais] Melhor custo benefico para quem gosta de carro que tem motor, conforto e segurança, pesa pouco no bolso em comparação as marcas alemãs, inclusive Volks, já tive um Jetta e a manutenção era impraticável na rede autorizada, as revisões custavam no mínimo 1.000, com este pago de 300 até 1000 depende da revisão.

[Data de publicação] 4/4/14

[Nome] João Ernesto Soares Cunha
[Cidade] Goiania
[Estado] GO

[Versão] SEL 2.3
[Ano-modelo] 2009
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 100.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Não utilizo

[Estilo] 5
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 2
[Desempenho] 3
[Consumo] 3
[Câmbio] 3
[Freios] 4
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Carro seguro, confortável, honesto. Entrega o que promete.

[Principais aspectos negativos] Seria o consumo, mas acho pertinente para um carro desta categoria. Consumo geral em 7,54 com média horária entre 16 e 20 km/h.

[Defeitos apresentados] Quebrou um prisioneiro… pastilhas… e a tal vibração das pinças de freio traseiras que resolve fácil…

[Comentários adicionais] Comprei o carro já com 81mil Kms… nada a reclamar. Vinha de um Civic-EX ano 2000 e estava procurando outro “japonês” mas um amigo me convenceu a comprar o Fusion. Procuramos até achar um bem cuidado e não me arrependo. Acabei de comprar um V6 AWD 09/10 com 61mil kms. Ano que vem volto aqui para comentar sobre…

[Data de publicação] 21/3/14

[Nome] Clayton
[Cidade] Volta Redonda
[Estado] RJ

[Versão] 2.5
[Ano-modelo] 2010
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 50.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Não utilizo

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 4
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Aparência. A frente do carro é imponente, não há quem não goste. A traseira não empolga tanto mas não deixa de ser bonita (só parece um fiesta grande). O câmbio é muito bom (principalmente comparado ao automático do antigo focus/fusion com só 4 marchas) quase não sente a troca. O motor tem bastante fôlego e, apesar do lag do câmbio automático, não decepciona em ultrapassagens. Parece que ele não sente em nada o peso do carro. O espaço interior do carro é muito amplo. Todos viajam com muito conforto (exceto o banco traseiro do meio que incomoda quem tem mais de 1,80m). O porta malas é imenso (acho que só perde pro pallas). Cabe tudo ali dentro. O painel do carro é lindo e não incomoda em longas viagens. O consumo é excelente pra um carro desse porte. Faço entre 8 e 9km/l na cidade e 12 a 13 na estrada graças a ausência de sistema porco flex. O sistema de som é muito bom pra quem gosta de ouvir música dentro do carro. O sensor crepuscular é muito útil. Sempre deixo ligado e não preocupo.

[Principais aspectos negativos] Versão 2.5 não tem entrada USB para pen drives nem receptor bluetooth, apesar do botão no painel (parece que em alguns paises mesmo a 2.5 tem os dois itens). A frente do carro é baixa, então não pode esquecer de passar lento nas lombadas e saidas com declives acentuados, mas nada absurdo, só raspei 2 vezes até hoje. Somente a porta do motorista tem acionamento com um toque (no focus eram as 4 e depois que se acostuma com isso é muito chato ficar sem). Falta do sensor de estacionamento dianteiro (depois vc se acostuma com o tamanho do carro mas seria bom se tivesse sensores na frente). O farol não é ruim, mas ilumina um pouco menos que o focus mk1, além disso já poderia ter vindo com xenon. Limitador de velocidade. Não quero acelerar a mais de 160 pois não confiaria em fazer uma curva num carro de suspensão macia nessa velocidade mas me incomoda a limitação. Poderia ter também a possibilidade de trocas manuais do câmbio além de aletas atrás do volante para essa finalidade. O retrovisor não pode ser rebatido, ruim para um carro dessa largura.

[Defeitos apresentados] não.

[Comentários adicionais] Sem sombra de dúvidas uma ótima relação de custo x benefício se comprado semi novo. A desvalorização dessa categoria é muito grande e os carros são muito completos e confiáveis. Comprei o meu pelo preço de um carro “popular” completo.

[Best Cars Web Site] Sempre leio as opiniões antes de trocar de carro. Obrigatório.

[Data de publicação] 14/11/13