Ford Focus hatch e sedã (terceira geração)

 

Participe: opine sobre seu carro

 

[Nome] Paulo Becker
[Cidade] Porto Alegre
[Estado] RS

[Versão] Titanium Plus Hatch
[Motor] 2.0 Direct Flex
[Ano-modelo] 2016
[Quilometragem atual] 20.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 3
[Câmbio] 3
[Freios] 3
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 3

[Principais aspectos positivos] Sem dúvidas o principal aspecto positivo é também um dos mais subjetivos – acho o carro muito bonito, ainda mais na cor azul aurora. Há de se ressaltar também o conforto para quem vai nos bancos da frente, principalmente para o motorista que se vê envolto em uma espécie de “cockpit”. Na estrada ele é econômico, chegando a fazer até 15 km/l (gasolina) andando entre 100 e 120 km/h. Se você não tem pressa, consegue passar dos 20 km/l mantendo 80 km/h no cruise control.

[Principais aspectos negativos] O consumo urbano é o que mais me incomoda, dificilmente consigo fazer mais do que 7 km/l com trânsito médio (na gasolina!), e em congestionamentos, cai para 5. A qualidade de acabamento não é condizente com o preço do carro, e a quantidade de barulhinhos internos (que as concessionárias não conseguem resolver) incomoda bastante. Por fim, o espaço interno para quem vai atrás é inexistente.

[Defeitos apresentados] Nenhum defeito até os atuais 26 mil km.

[Concessionárias] Fiz todas as revisões até agora e fui muito bem atendido. Como o carro não apresentou defeito, não posso emitir opinião mais aprofundada.

[Comentários adicionais] O câmbio automatizado de dupla embreagem tem aspectos positivos e negativos. Embora o meu não tenha apresentado defeito, as trocas não são tão rápidas quanto nos câmbios DSG, e o tempo de resposta ao comando de troca também é muito alto – leva mais de um segundo entre você apertar a borboleta e a marcha ser trocada. Por esse motivo, não recomendo o carro a quem procura uma direção mais esportiva. Seria outra história se a Ford desse a opção de um câmbio manual de 6 marchas nesse carro…

[Best Cars] BCWS é o site de referência para automóveis no Brasil! Continuem sempre assim.

[Data de publicação] 9/2/18

 

 

[Nome] Eric L
[Cidade] Brasília
[Estado] DF

[Versão] Fastback Titanium Plus
[Motor] 2.0
[Ano-modelo] 2016
[Quilometragem atual] 20.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Desempenho excelente, proporciona muito conforto e segurança nas ultrapassagens nas estradas. Sistema de estacionamento automático ajuda muito no dia a dia. Carro com melhor dirigibilidade que já experimentei. Suspensão excepcional, alia conforto com esportividade.

[Principais aspectos negativos] O porta-malas é grande se comparado a carros de outras categorias, como SUV e hatches. No entanto, é pequeno se comparado aos sedans. Ponto negativo realmente é o espaço traseiro, acomoda adultos de forma apertada no banco de trás, se comparado a outros sedans.

[Defeitos apresentados] Nada.

[Concessionárias] Gosto muito da rede. Utilizei serviços de várias concessionárias em BH e Brasília e não tenho do que me queixar.

[Comentários adicionais] Muito satisfeito com a compra. Arranca elogios dos conhecidos.

[Best Cars] Melhor site sobre carros. As matérias são bastante aprofundadas e técnicas e a análise subjetiva é bem demarcada.

[Data de publicação] 26/1/18

 

 

[Nome] Mauricio
[Cidade] Curitiba
[Estado] PR

[Versão] SE Powershift
[Motor] 2,0 16V
[Ano-modelo] 2015
[Quilometragem atual] 30.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 3

[Principais aspectos positivos] Motor é sensacional. Ótimo na cidade, pois não é um beberrão mesmo sendo um cavalo. Na estrada manteria velocidade de cruzeiro, isto é, com um leve toque no pedal de 140kph fácil, embora isso não seja possível devido à legislação. O câmbio, depois da atualização e troca da embreagem para versão 2, ficou sensacional, show de bola. Une conforto, desempenho, e economia. O estilo é lindo, mesmo não sendo a última versão. Acho que no modelo 2016 as lanternas ficaram pequenas demais.

[Principais aspectos negativos] Todos sabem que o espaço no banco traseiro é um ponto fraco. Na versão SE 2015, poderia haver uma melhor utilização para a telinha de 5 polegadas, afinal ela tem alta resolução. Caberia câmera de ré, navegador… somente dizer nome de músicas é muito pouco valor para a tela. O que falta neste modelo mais antigo (e que foi resolvido no modelo 2016) é um mais tela e multimidia.

[Defeitos apresentados] O famoso câmbio Powershift…. sim, apresentou todos os problemas que as pessoas comentam: trepidações, trocas estranhas com trancos e solavancos. Dava vergonha. Dentro da garantia, reclamei do cambio na revisão dos 20k. Diagnosticaram e fizeram 2 coisas: 1. Atualização do SW do cambio – por incrível que pareça, isso já resolveu 90% dos problemas! Que mancada não terem os carros com SW atualizado em cada revisão, esperar o dono reclamar é tiro no pé. 2. Troca da embreagem, que não foi feita ao mesmo tempo que a atualização do SW porque levou 90 dias para chegar. Desde então já rodei uns 10k, o câmbio está ótimo. Claro, sempre há aquela dúvida com relação a sua durabilidade, mas isso só o tempo dirá. Em mais alguns meses termina a garantia de 3 anos do meu carro. Aparentemente a garantia estendida do Powershit não se aplica para meu carro (modelo 2015).

[Concessionárias] Já usei 2 na minha cidade. Não me encantam. Mas por enquanto, não deixaram nenhum furo. Só acho que, devido ao tema do update do SW que eu comentei antes ter melhorado tanto o comportamento do câmbio, porque a Ford não colocou isso como item obrigatório para todos os carros que passassem por uma revisão? Na revisão de 10k (nesta ocasião ele já dava uns sinais estranhos, principalmente os trancos em trocas) ele já poderia ter sido atualizado e amenizado muito o problema, provavelmente eu nem teria reclamado na de 20k.

[Comentários adicionais] Concordo com o slogam – Carro para quem gosta de carro. Não tenho plano de trocá-lo.

[Best Cars] Muito obrigado por ajudar tantos leitores que seguem a coluna, como eu, há tantos e tantos anos.

[Data de publicação] 15/12/17

 

 

[Nome] Andre
[Cidade] Brasilia
[Estado] DF

[Versão] SE PLUS fastback
[Motor] 2.0 16V
[Ano-modelo] 2016
[Quilometragem atual] 15.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Perfil esportivo e elegante. Motor e paddle shift.

[Principais aspectos negativos] Espaço banco traseiro e falta de apoio de braço para o motorista.

[Defeitos apresentados] Problema de trepidação na embreagem, trocada na garantia. Após o serviço o carro ficou com resposta mais rápida e mais econômico.

[Concessionárias] Não tive problemas com a minha, sempre bem atendido.

[Comentários adicionais] Numa colisão traseira, foi preciso trocar o parachoques e tive que aguardar quase 02 meses para chegar a peça.

[Best Cars] Sempre leio as reportagens para me auxiliar na próxima compra.

[Data de publicação] 15/12/17

[Nome] Paulo Mendes
[Cidade] Barueri
[Estado] SP

[Versão] SE Plus
[Motor] 2.0
[Ano-modelo] 2015
[Quilometragem atual] 20.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] O veículo traz prazer em dirigir: muita estabilidade sem comprometer o conforto e resposta rápida do conjunto motor/câmbio.

[Principais aspectos negativos] O espaço no banco traseiro é muito restrito para pessoas mais altas e incompatível para 5 ocupantes. O acabamento poderia ser mais bem cuidado.

[Defeitos apresentados] O powershift deu problema aos 12 mil km, sendo trocado pela autorizada e nunca mais apresentou qualquer problema.

[Concessionárias] Faço revisões sempre na Ford MIX: pessoal atencioso e comprometido com o cliente.

[Comentários adicionais] Excelente veículo, o câmbio responde muito bem e o motor é dez, potente e econômico. A posição de dirigir é esportiva sem perder conforto, o que torna a condução extremamente prazerosa. A suspensão dianteira tende a se tornar ruidosa com o tempo e merecia receber atenção da fabricante.

[Best Cars] Sou fã de carteirinha desde sua criação, excelente fonte de consulta. Parabéns pelo ótimo trabalho !

[Data de publicação] 17/11/17

 

 

[Nome] Paulo Sergio Colici
[Cidade] Mogi Guaçu
[Estado] SP

[Versão] Titanium
[Motor] 2.0 16V
[Ano-modelo] 2016
[Quilometragem atual] 30.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência]
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] O excelente desempenho e o visual que muito agressivo. Os instrumentos painel, multimídia e todos acessórios. Eu adoro dirigir o carro, e pretendo continuar com a marca Ford.

[Principais aspectos negativos] Gostaria que a versão titanium fosse equipado com uma roda mais esportiva. Queria também que a lanterna traseira fosse equipada com lâmpadas de led.

[Defeitos apresentados] Nao tive problemas no atual. Eu tinha um anterior na versão se que apresentou problema no câmbio mas foi resolvida na concessionária sem dor de cabeça e sem custo e o carro ficou perfeito.

[Concessionárias] Excelente, ótimo atendimento em destaque a Divem localizada em Mogi Mirim SP.

[Comentários adicionais] Acho que deveriam fazer um teste drive, tenho certeza que vão se surpreender. É carro executivo e ao mesmo tempo esportivo, com 180 cv deixa muitos carro da sua categoria para trás. Sem dizer que muito lindo agressivo

[Best Cars] Meu best car pra mim é o Ford Focus / Fusion e Edge. Padrão americano.

[Data de publicação] 17/11/17

 

[Nome] Eduardo Goncalves
[Cidade] Catalão
[Estado] GO

[Versão] Ford Focus Sedan Titanium Powershift
[Motor] 2.0 Duratec
[Ano-modelo] 2015
[Quilometragem atual] 40.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 3 a 5 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Segurança: boas notas no LatinNCap, 6AB, Controles de Estabilidade e Tração, Sensores de Estacionamento, Isofix, Farol regulável, Limitador de Velocidade, Piloto Automático / Controle de Cruzeiro, Comandos por Voz. Dirigibilidade: bom equilíbrio entre estabilidade invejável e maciez confortável, direção direta, o motorista tem muito controle sobre o carro, ótimo em estradas e curvas (fama). Tecnologia: Vários itens de comodidade, como Sensor de Chuva, Sensor Crepuscular, Monitoramento de Pressão dos Pneus, Partida por Botão, Abertura de Portas por Sensor Presencial, Ar Condicionado Digital de Dual Zone, Retrovisor Fotocrômico, Comandos no Voltante, Sync II. Desempenho: motor aspirado mais potente do mercado (178cv), motor confiável, mudanças de marcha rápidas e suaves, segurança em ultrapassagens. Economia: ligeiramente mais econômico com gasolina, chegando a fazer em torno de 10km/l em cidade, na estrada pode fazer 18km/l andando a 90-100km/h mas faz 15km/l sem muito esforço, puxando mais tem uma média 13.5-14.5km/l. Ergonomia: comandos do painel próximos das mãos e feitos de bons materiais, Central Multimidia grande e em posição elevada, bancos dianteiros firmes e confortáveis, bancos traseiros rebatíeis com fundo plano. Central Multimidia: grande, bons gráficos, não é lerda, entradas USBs, CD player, som SONY com 9 auto-falantes, bom GPS, comandos de voz muito úteis (“Ligar para Fulano”, “Estou com Fome”, “Onde Estou?”, “Destino Endereço”, leitura de SMS, templates de SMS). Acabamento. Custo/Beneficio. Estilo.

[Principais aspectos negativos] Espaço Interno: especialmente no banco traseiro, é menor ao dos concorrentes diretos. Isofix rouba espaço do banco dianteiro. Faço a ressalva que o espaço do porta-malas não é ruim, mas o acesso poderia ser melhor e as alças atrapalham um pouco.

[Defeitos apresentados] Pintura da Roda (diamantada) descascou. Mola da alça do Porta-malas soltou-se de um lado e a tampa não se segurava. Pintura pouco resistente.

[Concessionárias] Já usei três concessionárias da rede (SP, MG, GO) e todas tiveram atendimento a contento, desde a compra até revisões e solução de problemas de última hora. Mas conheço quem tenha tido problemas com peças de reposição, que demoraram a chegar.

[Comentários adicionais] Carro refinado, muito bem-sucedido e elogiado no continente europeu, adorado pelos britânicos que adoram dirigir. O ponto mais criticado deste modelo é a transmissão de dupla embreagem, mas eu nunca tive nenhum problema e gosto bastante do funcionamento do câmbio (talvez por estar acostumado ao funcionamento dos câmbios manuais, talvez por rodar bastante em estradas). Espero que continue sem surpresas, quero ficar com ele muito tempo. O carro, após 3 anos de uso, continua como novo.
Sugestões: Porta-malas poderia abrir com o vidro traseiro (lift-back, Sedan 5 portas), como nos Mondeos. Poderia ter versão 2.0 Ecoboost para concorrer com Jetta 2.0TSI. Falta Saída de Ar no banco traseiro; Falta rebatimento elétrico de retrovisores; Falta aviso de ponto cego;
Reclamações: A suspensão é muito boa mas os pneus transmitem sonoridade. Falta atualização do GPS; Falta atualização para Chamade de Emergência (SAMU).

[Best Cars] Simplesmente o veículo de comunicação do ramo automotivo mais isento, sério e confiável do país. Assim como meu Focus, o BCWS é o veículo para quem gosta de carros.

[Data de publicação] 28/7/17

 

 

[Nome] Acácio Carvalho de Oliveira
[Cidade] Conselheiro Lafaiete
[Estado] MG

[Versão] Ford Focus Fastback Titanium Powershift
[Motor] 2.0
[Ano-modelo] 2016
[Quilometragem atual] 15.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] A estabilidade do carro é impressionante (já tive outro Focus). O considero muito bonito (cinza Ubatuba). O câmbio powershift apesar da má fama, no meu carro funciona espetacularmente, é mais rápido que o mecânico para avançar e utilizo as borboletas para reduzir (freio-motor). O torque proporciona acelerações que dão confiança em ultrapassagens em estradas de mão dupla. O Ford Sinc funciona muito bem, o painel é bonito e o GPS eficiente e fácil de utilizar.

[Principais aspectos negativos] O acabamento das portas é de plástico duro, diferente do painel. O espaço interno é ruim para 5 adultos e mesmo para 4 adultos deixa a desejar. O porta-malas, apesar do bom volume tem o acesso muito ruim. O atual modelo substituiu as dobradiças pantográficas por dobradiças comuns, o que na minha opinião empobreceu o carro.

[Defeitos apresentados] Após a revisão de 10.000 Km achei que o consumo aumentou. Levei à concessionária para reprogramar e vou aguardar. Tem um ponto em Belo Horizonte que sempre que passo o Ford Sync apaga por alguns minutos, depois volta a funcionar normalmente. Vou na concessionária, rastreiam, mas não identificam nenhuma anormalidade. Acho que é interferência de sinal.

[Concessionárias] Em minha cidade sou bem atendido na concessionária Ford. Talvez por já ser o 4º veículo Ford que possuo (3 adquiridos lá). Mas não tenho do que reclamar, até então.

[Comentários adicionais] É carro pra quem gosta de dirigir.

[Best Cars] Excelente Site. Adoro os textos do Nasser e acho essa avaliação importante, porque mostra a real opinião dos proprietários e não os “chutes dos pseudo entendidos”.

[Data de publicação] 5/5/17

 

[Nome] Nogueira Marmontel
[Cidade] Pouso Alegre
[Estado] MG

[Versão] Titaniun Plus Hatch
[Motor] 2.0
[Ano-modelo] 2016
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 4
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Desenho muito bonito, boa posição de dirigir. Existem veículos vendidos por R$ 50 mil a mais com menos equipamentos que o Focus. Pelo que sei, o Cruze é o único que oferece algo equivalente por um preço semelhante. Motor econômico. Em medição “posto a posto”, obtive média superior a 13 km/l com gasolina (informo que tenho o pé leve). Os faróis são ótimos. A qualidade do som é muito boa, bem melhor que meu Focus anterior, modelo 2012.

[Principais aspectos negativos] Aspectos negativos: O tanque de combustível deveria ser maior, para permitir menos visitas aos postos. Gostaria também que fosse mais macio. Já tive um Focus 2012 e era bem mais confortável. Acredito que isso se deva à rodas com aro 17”. O sistema de som não reproduz todas as pastas continuamente e o procedimento para mudar é bem chatinho, exigindo que se use vários níveis de menus, ou por comando de voz (a “moça” raramente me entende). Meu Focus anterior tinha a função de execução contínua de todas as faixas. Os que vão atrás têm pouco espaço para as pernas. Lembra o Chevette. E o acabamento interno seria bom, se fosse um carro popular.

[Defeitos apresentados] Nenhum

[Concessionárias] Em minha cidade, posso dizer que o atendimento da autorizada Ford é bom, sem ser ótimo. Mas isso, com base nos dois Ford que tive anteriormente, já que o atual ainda não chegou no momento da revisão.

[Comentários adicionais] Comprei o carro há menos de 3 meses antes de postar esta avaliação e, portanto, não o testei suficientemente para poder avaliar itens relativos ao longo convívio, como o desgaste de componentes, qualidade geral e certos tipos de problemas. Dependendo do que vier a acontecer, volto a postar aqui. Um problema que não tive e espero não vir a ter é a famosa vibração causada pela transmissão automatizada. Vi na Internet notas da Ford, informando que o problema foi solucionado a partir dos modelos fabricados após 2014. Espero que seja verdade… Se este mesmo carro fosse fabricado pela Toyota, com o mesmo preço e mesmos equipamentos, acredito que seria o melhor carro do Brasil. Infelizmente quem o faz é a Ford.

[Best Cars] É minha mais confiável referência, desde antes de eu comprar meu primeiro carro, em 2002.

[Data de publicação] 7/4/17

 

 

[Nome] Célio Ferreira de Sousa
[Cidade] Fortaleza
[Estado] CE

[Versão] Fastback Titanium Plus
[Motor] 2.0
[Ano-modelo] 2016
[Quilometragem atual] 20.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito(a)

[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 3

[Principais aspectos positivos] O carro é ótimo de dirigir, confortável, equilibrado, econômico, bem equipado. Me sinto seguro, sem medo de entrar numa curva, sabendo que o carro é confiável.

[Principais aspectos negativos] Já levei alguns sustos com o acionamento automático dos freios. ele tem o dispositivo que aciona os freios abaixo de 50 km/h. Acho estranho o acionamento sem nenhuma informação prévia.

[Defeitos apresentados] Farol baixo e alto é praticamente a mesma coisa. Levei numa concessionária e a informação é que não há nada de errado com o carro.

[Concessionárias] Fracas na qualificação técnica. Algumas pessoas têm até boa intenção. O atendimento/tratamento é burocrático. Não existe alguém interessado em se aprofundar nos problemas. Para o problema relatado acima, terei que procurar outras concessionárias.

[Comentários adicionais] O carro é ótimo.

[Best Cars] Excelente forma de permitir que os donos de veículos opinem sobre os seus carros.

[Data de publicação] 27/1/17

[Nome] Alexandre C. Baldini
[Cidade] Indaiatuba
[Estado] SP

[Versão] Fastback Titanium
[Motor] 2.0
[Ano-modelo] 2016
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 3
[Freios] 5
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Design, força do motor, tecnologia embarcada, conforto

[Principais aspectos negativos] Pouco espaço para as pernas dos ocupantes do banco traseiro, tenho apenas 1,65 mas conforme ajusto o banco a cadeirinha de minha filha quase pega.

[Defeitos apresentados] Alerta de aquecimento no câmbio (transmissão) ao dar marcha ré em uma rampa mais acentuada. Encaixe falho da moldura do farol de milha

[Concessionárias] Até o presente momento o atendimento foi nota 10.

[Comentários adicionais] Preocupa muito o número de queixas sobre o câmbio. O carro é campão de vendas na Europa e podia ser uma ótima opção no mercado brasileiro com um posicionamento de preço mais adequado.

[Data de publicação] 27/1/17

[Nome] Tiago Giacomel
[Cidade] Toledo/PR
[Estado] PR

[Versão] Titanium 2.0
[Motor] 2,0 16V
[Ano-modelo] 2016
[Quilometragem atual] 30.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Motorzão, por ser um 2.0L aspirado faz frente aos motores turbo. Focus 2.0 anda muito e gasta pouco. Outro ponto forte é a suspensão (multlink), pessoal que comenta que suspensão de eixo rigido ou semi-independente não tem diferença para multilink é porque não andou de Focus, mérito aos engenheiros acertaram de novo. Sobre o câmbio, até o momento esta operando muito bem, combina muito bem com o motor. Vale ressaltar que as borboletas atras do volante era o que faltava para uma tocada mais forte, muito bom!

[Principais aspectos negativos] Esse é o meu terceiro Focus, até momento não achei nenhum aspecto negativo. Apenas melhorias que na minha opinião são importantes, como melhor capricho na montagem do veículo.

[Defeitos apresentados] Tive que trocar amortecedor dianteiro direito, estourou. Mas não culpo defeito na peça, culpo defeito das nossas estradas.

[Concessionárias] Tenho um bom relacionamento com “minha” concessionaria. Conheço os vendedores e mecânicos, sei que todos farão o melhor para atender, como vem sendo pois é o sexto carro da Ford que compro.

[Comentários adicionais] As fabricas da Ford do Brasil e Argentina devem melhorar o controle de qualidade na montagem e alinhamentos. Eu como consumidor percebo algumas faltas de capricho na montagem, de certa forma sou “leigo”. Imagine quem é o responsável pela qualidade na montadora, esse cara é o especialista, este sim deve se aperfeiçoar.

[Best Cars] Muito bacana este espaço que o site oferece para os leitores, continuem inovando, parabéns!

[Data de publicação] 13/1/17

 

[Nome] Maurício Pacheco Terence
[Cidade] São Carlos
[Estado] SP

[Versão] SE
[Motor] 1.6
[Ano-modelo] 2016
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Design, suspensão, equilíbrio condução, segurança, consumo

[Principais aspectos negativos] Um pouco baixo de mais, acaba raspando nas valetas, desempenho um pouco a desejar

[Defeitos apresentados] Não apresentou defeitos até o momento

[Concessionárias] O problema é a empurroterapia, onde sempre querem vender s peças/serviços desnecessários.

[Comentários adicionais] Tive a 2a. geração (2011) e o carro já era muito bom. Nessa 3a. geração, a coisa melhorou muito (conforto, espaço interno e bagagem e potência). E estou falando do 1.6. Imagina o 2.o… Pena que o setor de médios hatch esteja declinando.

[Best Cars] O site + fidedigno do mercado nacional!

[Nome] M. Sant Anna S.
[Cidade] Taubaté
[Estado] SP

[Versão] 2.0 SE Plus
[Motor] 2.0 16V GDI
[Ano-modelo] 2015
[Quilometragem atual] 30.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Direção, estabilidade, aceleração, posição de guiar e equipamentos.

[Principais aspectos negativos] A rede de concessionária Ford e seus atendentes. Salvo uma exceção em Pindamonhangaba, cidade vizinha. Ótima concessionária.

[Defeitos apresentados] Bomba de alta apresentou problemas. Inicialmente, pensei que fosse o câmbio. Fui à concessionária (SUPER Incompetente) reclamando do câmbio. Após andar no carro, o técnico disse que era problema no câmbio. A atendente então, com toda sua arrogância e prepotência, queria que eu assinasse um termo autorizando a abertura no câmbio, pela qual eu seria responsável. Neguei e fui à concessionária da cidade vizinha. Na hora, o consultor deu o crivo: teu câmbio está perfeito, mas existe uma peça que se chama bomba de alta, que dá trancos violentos em trocas de marcas e, até mesmo, suspende a aceleração do carro, que parece amarrado. Em 1 semana, a tal peça, importada do Japão, chegou e foi trocada na garantia.

[Concessionárias] Estive em dois grupos grandes e foi péssima. Em uma pequena, ótima.

[Best Cars] Este site é excelente.

[Data de publicação] 2/12/16

[Nome] Francisco Peres Justino
[Cidade] Alambari
[Estado] SP

[Versão] Fastback Titanium
[Motor] 2.0
[Ano-modelo] 2016
[Quilometragem atual] 10.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] Carro com tecnologia embarcada muito boa, estilo atual, consumo bom ao meu ver, já consegui 16km/l com gasolina aditivada, rodando a 110km/h, estabilidade ótima , cambio por enquanto sem problemas .

[Principais aspectos negativos] Principal defeito espaço para as pernas dos ocupantes do banco traseiro, e falta do um Sub para o som.

[Defeitos apresentados] Defeito apresentado no vidro na porta do motorista faz um “chiado” ao subir e descer, não resolvido na revisão, um estalo nas pinças de freio ao primeiro movimento apos longo período parado, dito como normal pela ccs, somente estes até agora.

[Concessionárias] Somente uma revisão feita resolveram parcialmente os problemas.

[Best Cars] Sempre uso nas decisões de compra os teste de leitor.

[Data de publicação] 18/11/16

[Nome] Attila Ribeiro
[Cidade] Rio de Janeiro
[Estado] RJ

[Versão] Fastbach SE Plus
[Motor] 2.0
[Ano-modelo] 2016
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] O custo x benefício é ótimo. Pelo que paguei tenho um carro que compete com carros bem mais caros. Estou muito satisfeito.

[Principais aspectos negativos] Não sou apaixonado por câmbio automático. Quando quero fazer uma retomada, ele dá uma patinada e perco um pouco de dinamismo. Ainda prefiro o câmbio manual.

[Defeitos apresentados] Estou com ele há 3 meses e não apresentou nenhum problema.

[Concessionárias] Já levei o carro para a revisão de 5.000Km. Hora marcada, atendimento no horário e serviço ultra rápido. Tudo perfeito.

[Comentários adicionais] Hoje com 6.000Km e 3 meses de uso eu compraria o carro novamente. Talvez o Titanium.

[Best Cars] Estes comparativos são ótimos para os detalhistas que analisam vários detalhes dos carros para chegarem a uma conclusão sobre um carro. Para quem escolhe por valor ou marca ou taxas ou tamanho, um simples fator decisivo, não perdem tempo lendo uma matéria tão longa. Agora, os fanáticos respondem até pesquisa de satisfação.

[Data de publicação] 18/11/16

[Nome] Luiz Eduardo
[Cidade] Brasília
[Estado] DF

[Versão] Fastback Titanium Plus
[Motor] 2.0
[Ano-modelo] 2016
[Quilometragem atual] 15.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 3

[Principais aspectos positivos] No quesito tecnologia, segurança, acessórios é imbatível. O consumo é muito bom, faz 12,5 Km/L com gasolina. Posição perfeita para dirigir, assim como a posição dos instrumentos e controles. O som é muito bom, mas falta o subwoofer que vem nas versões americana, e colombiana por exemplo.

[Principais aspectos negativos] Espaço no banco traseiro ridículo, não é carro de família. Acabamento aparenta ser bom, mas possui vários desníveis nos encaixes das peças, e é plástico duro nas portas, enquanto no painel é o “soft touch”. A saída de ar para os bancos traseiros é feita pelo chão, só ventila os pés (sem noção isso). Não possuí descanso para o pé esquerdo (ridículo a falta desse item em um carro automático. Outro aspecto é não ter o sistema star-stop num carro de R$100000,00, coisa que o Uno possui, e não ter também o piloto automático adaptativo (ACC).

[Defeitos apresentados] Ao sair da autorizada já percebi vários problemas no acabamento, que tiveram que trocar a parte interna da porta do motorista, a capa do freio de mão, e a seta no retrovisor que já veio com água dentro (estou esperando essa peça a quase 1 ano, absurdo). Perto dos 10000 Km apareceu um ruído e aspereza na direção e tiveram que trocar a caixa de direção, quando sai da autorizada após esse serviço, apareceu um ruído na suspensão, e tiveram que trocar a bieleta (creio que foi por causa do serviço do mecânico “bem preparado”).

[Concessionárias] O atendimento na autorizada foi sempre muito bom, sempre dispostos a resolver o problema sem enrolação, e as peças que infelizmente já tive que trocar chegaram rapidamente, entre 1 e 2 semanas.

[Comentários adicionais] O câmbio privilegia o conforto e a economia, mas ao colocar no modo sport o comportamento muda, a troca de marchar se tornam mais rápidas e o câmbio faz reduções também, o problema é que mesmo no modo manual o cambio troca as marchas mesmo sem ter atingido o pico de rotação, o que faz que ao trocar a marcha manualmente perto do limite de rotação o carro troca sozinho também, fazendo as vezes a passagem de 2 marchas, atrapalhando muito a direção numa tocada esportiva, então recomento não usar o modo manual, a não ser para reduções na aproximação de semáforos por exemplo.

[Data de publicação] 17/6/16

 

[Nome] Daniel
[Cidade] Foz do Iguaçu
[Estado] PR

[Versão] Focus Titanium Fastback
[Motor] 2.0
[Ano-modelo] 2016
[Quilometragem atual] 10.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 3
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] Dirigibilidade, direção imediata muito bem calibrada, força do motor, suspensão nota 10, excelente multimídia com som de muito boa qualidade. O câmbio também é bom, apenas um pouco mais lento que o DSG da VW, mas funciona muito bem e melhor que os automáticos tradicionais.

[Principais aspectos negativos] Espaço interno (banco traseiro), consumo elevado.

[Defeitos apresentados] Sem defeitos.

[Comentários adicionais] É um carro acima da média, com uma proposta direcionada a quem gosta de dirigir. Neste quesito perde apenas para o jetta tsi, porém o pacote tecnológico embarcado e a diferença de preço compensam, na minha opinião, a opção pelo Ford focus. Acho uma pena a Ford ter falhado com a embreagem dos primeiros carros desse novo focus, manchando a imagem de um belo produto.

[Best Cars] Gosto de acompanhar o teste do leitor para ver o que realmente ocorre no pós venda e para ter opiniões mais sinceras sobre carros.

[Data de publicação] 6/5/16

 

[Nome] Alex B
[Cidade] Rio de Janeiro
[Estado] RJ

[Versão] SE Plus 2.0 Hatch
[Motor] 2.0
[Ano-modelo] 2016
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito(a)

[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 3
[Câmbio] 4
[Freios] 3
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Acho o carro muito bonito e esportivo, melhorou bastante com a atualização feita para a linha 2016. Como é tradição no Focus, o ponto alto é a excelente dirigibilidade. A suspensão multilink traseira merece destaque: poucos carros conseguem combinar tão bem estabilidade e conforto. Especialmente depois que o Golf nacionalizado passou a ter uma suspensão mais simples, esse é um ponto a ser destacado. O motor 2.0 proporciona excelente desempenho, as acelerações são ótimas e o carro transmite muita confiança o tempo todo. Tive anteriormente um Focus 2.0 2012 e a melhora no modelo novo, que adota injeção direta, é bastante sensível. Apesar da má fama do câmbio Powershift, até aqui (destaque-se, porém, que o carro tem apenas 3.800 km) não tenho queixas, funciona muito bem.
Em relação ao meu Focus anterior, há também uma melhora sensível no acabamento interno. Os revestimentos são de boa qualidade e o painel é bem bonito. O sistema de som tem boa qualidade, a conexão bluetooth funciona bem. Gosto bastante e uso o sistema de comando por voz, que permite fazer chamadas, mudar estação ou escolher uma música sem usar as mãos. É super útil. Por fim, mas não menos importante, destaco que o carro tem excelente desempenho nos crash tests, tendo obtido 5 estrelas no Latin Ncap

[Principais aspectos negativos] Nessa versão o carro tem 4 airbags, o que é bastante razoável. Ainda assim, o Focus americano tem pelo menos 8, mesmo nas versões mais baratas. O espaço no banco traseiro é limitado, pessoas altas não encontrarão conforto ideal. Embora tenha havido uma melhora no acabamento na geração atual, o Golf ainda é bem melhor nesse quesito. O sistema multimedia nessa versão SE Plus é simples, não dispondo, por exemplo, de espelhamento de celulares, já disponível em diversos carros não tão caros. Embora o motor proporcione bom desempenho, na Europa está disponível o 1.5 turbo Ecoboost, que oferece mais torque em baixa rotação e menor consumo.

[Defeitos apresentados] O banco do motorista apresenta um leve, porém irritante, rangido em determinadas situações. Pedi que esse ponto fosse corrigido na revisão de 6 meses, mas o carro voltou com o mesmo defeito.

[Concessionárias] No Rio, a rede de concessionárias é bastante limitada, não há mais nenhuma opção disponível na zona sul e apenas uma no Centro, a Besouro. Nela o atendimento é ruim, por vezes é difícil marcar revisão e o atendimento é pouco atencioso e nada pontual. Como eu disse, pedi que fosse verificado o problema no banco, mas o defeito não foi corrigido. No todo, a rede de concessionárias me parece bem fraca. É uma pena, porque o carro realmente é ótimo.

[Best Cars] Acho que o site tem matérias muito interessantes e esta seção em particular me parece ser muito útil.

[Data de publicação] 6/5/16

[Nome] Carlos Budel Lovatto
[Cidade] Alegrete
[Estado] RS

[Versão] SE PLUS SEDAN
[Motor] 2.0 16V
[Ano-modelo] 2014
[Quilometragem atual] 15.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Insatisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 2
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 1
[Freios] [freo]
[Suspensão] 1
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] Bom motor e baixo consumo.

[Principais aspectos negativos] Barulho insuportável na suspensão, caixa de direção, cambio, portas e painel. Cambio engasgando.

[Defeitos apresentados] Caixa de direção foi trocada e ficou ainda pior, já era ruim.

[Comentários adicionais] Estou decepcionado com o carro, arrependido. na minha opinião o pior focus já fabricado dos modelos anteriores.

[Data de publicação] 17/7/15

 

[Nome] Walter Brandstetter Jr.
[Cidade] Goiania
[Estado] GO

[Versão] Titanium Hatch
[Motor] 2.0
[Ano-modelo] 2014
[Quilometragem atual] 25.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 2
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 3
[Freios] 5
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] Estilo, design, motor, freios, câmbio, suspensão e consumo. O conjunto motriz e o comportamento dinâmico é muito bom. O carro tem uma dirigibilidade excelente e preserva o DNA das gerações anteriores. O consumo é bem razoável para a motorização, alcançando 15 km/l com gasolina na estrada e 7 km/l com álcool na cidade.

[Principais aspectos negativos] O espaço interno é ruim e a qualidade de montagem de algumas peças deixa a desejar. A falta de paddle shift em um carro dessa categoria é uma economia porca. As alavancas de seta e limpador de parabrisa não tem acionamento suave como seria de se esperar e a saída de ar debaixo dos bancos é ineficiente. A atualização dos mapas do GPS custa a bagatela de R$ 1.500,00. Não, não é o aparelho inteiro… Apenas o cartão.

[Defeitos apresentados] Sim. A caixa de direção já foi trocada 2 vezes por apresentar barulhos excessivos e ainda continua sem solução. A embreagem (powershift) foi trocada na revisão de 20.000 km porque estava patinando e com muitos trancos nas trocas de marchas. Esses problemas parecem ser crônicos no new Focus pois já li diversos relatos semelhantes. Sinto o carro dar uma pequena engasgada em subidas acima de 80 km, o que pode caracterizar um problema futuro de bomba de combustível.

[Concessionárias] Concessionários estão perdidas e parecem não ter comprometimento algum com os clientes. Fiz amizade com o chefe da oficina de uma delas para conseguir ser atendido de forma aceitável. A diferença entre o pós venda Honda e Ford é brutal. A Ford é péssima!

[Comentários adicionais] Decidi escrever essa avaliação somente após os 20.000 km depois de já ter usado bem o carro e sentido suas melhores qualidades e seus defeitos mais sérios. Passada a emoção que motivou a compra, a razão é a melhor companheira para a análise sem paixões. Trata-se de um ótimo projeto, mas infelizmente a qualidade de montagem argentina e alguns componentes mecânicos não estão a altura do que é produzido na Europa.

[Best Cars] O trabalho de excelência prestado pelo Bast Cars é o que há de mais sério e imparcial no mercado jornalístico brasileiro. Imprescindível!

[Data de publicação] 19/6/15

[Nome] Frederico
[Cidade] Porto Alegre
[Estado] RS

[Versão] SE 2.0 Hatch
[Motor] 2.0 16v
[Ano-modelo] 2015
[Quilometragem atual] 10.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 3
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Já tive outros 2 Focus (GLX 2.0 MT 2011 e 2013) e afirmo que houve evolução em diversos aspectos. Quem teve um, sabe que é um carro para quem gosta de dirigir, não cansa nada em viagens longas e confiável. O consumo melhorou na cidade (~8,5km/l gas) e na estrada (~12,5 a 15km/l), graças à injeção direta. O motor está mais linear e é perceptível o aumento de potência, trabalhando em boa sintonia com o câmbio Powershift. Houve evolução também no acabamento, principalmente nas portas e painel. Destaque para a maciez do revestimento em couro da direção e do ótimo desenho/material dos bancos em couro. Estabilidade e conforto sempre foram destaque nos modelos anteriores e, no atual, permanecem referência.

[Principais aspectos negativos] Apesar de ser um ótimo carro, alguns pontos merecem críticas: – Em relação ao anterior equivalente, perdeu partida por botão, sensor crepuscular/chuva e espelho eletrocrômico. Por outro lado ganhou airbags laterais, controles de estabilidade/tração, bancos em couro, controlador/limitador de velocidade e ar dual zone. – Mencionei que os materiais melhoraram, mas o acabamento ainda peca em sua montagem, com gaps e alguns grilos já presentes. – Não ter uma opção de câmbio manual ou borboletas no volante, é algo inaceitável num carro que preza o prazer de dirigir. – Poderiam ter trazido os motores EcoBoost…

[Defeitos apresentados] Até o momento, apenas alguns grilos de acabamento e limpadores barulhentos/travando.

[Concessionárias] Adquiri na mesma dos modelos anteriores. A entrega foi muito bem feita e têm um bom controle de qualidade para o pós venda, mas podem melhorar. Ainda estou no aguardo do retorno sobre o problema não resolvido dos limpadores.

[Comentários adicionais] Troquei por outro Focus devido ao bom negócio oferecido. Pagaram a Fipe no meu usado, deram 9mil de desconto no 0km e financiado em 18x (0%). No entanto, se a questão financeira não fosse um fator determinante, teria optado pelo novo Golf, o qual considero a referência no segmento. De um modo geral, estou satisfeito com o carro.

[Best Cars] Fundamental para quem gosta de carros!

[Data de publicação] 19/6/15

[Nome] Jorge Alfonso Theilacker
[Cidade] Blumenau
[Estado] SC

[Versão] SE plus sedan
[Motor] 2,0
[Ano-modelo] 2014
[Quilometragem atual] 15.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 5
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 3
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] O design interno e externo é bonito. Tem um porte esportivo que me agrada muito. A dirigibilidade e estabilidade são pontos fortes. Agradável de dirigir, transmite muita segurança na condução. Tanto em segurança passiva como em ativa (6 airbags, ABS, EBD e controle de estabilidade), considero top na categoria (coitado dos japonese Toyota e Honda) e condizente com o preço do carro.
O motor, com seu desempenho e eficiência é mais um ponto forte e surpreeende, mesmo não sendo turbo (eu já tive Golf GTI 180 cv e Jetta TSI com cambio DSG da geração anterior, quando morei no México…é, la já tinha a mecânica do nosso atual Jetta). Claro que o desempenho é inferior aos citados, mas superior aos sedans concorrentes atuais no mesmo nivel de preço).

[Principais aspectos negativos] Espaço interno traseiro é pequeno. Tenho 1.82 m. Uma pessoa com 1.75 m atrás de mim fica bem apertada com os pés e joelhos). Acabamento externo e interno são ruins para a categoria. Vão de porta, capo e porta mala variam bastante. É o pior da categoria. Encaixes de peças internas também estão desalinhados. Diversos parafusos aparentes. A tampa do porta mala traseiro não tem um pegador na parte interna para facilitar o fechamento. Você é obrigado a meter a mão na lataria suja para fechá-lo (tão fácil inserir um encaixe no forro…).
O câmbio de dupla embreagem fica devendo. O gerenciamento das trocas de marchas, principalmente nas baixas – primeira/segunda – é ruim. Dá constantes trancos, principalmente nas reacelerações à baixa velocidade. Sendo um câmbio sequencial, em manual não deveria trocar de marcha no limite de giro, mas sim cortar o giro do motor. Outro ponto ruim é o botão de troca de marchas no lugar das palhetas atrás do volante, ou mesmo em lugar da usual troca usando alavanca. Para que inventar?

[Defeitos apresentados] A caixa de direção começou a apresentar barulhos com baixíssima kilometragem, cerca de 1000 km. É o típico cloc-cloc em pavimentos irregulares a baixas velocidades). O melhor de comprar um carro novo é ter tudo silencioso. Não tive este prazer com o carro!! A caixa de direção foi trocada com aprox. 12 mil km. Com cerca de 1 mil km decorridos, já comecei a notar o mesmo barulho de novo. Reclamei recentemente, quando o carro estava com cerca de 15 mil km. Disseram que as bieletas estavam soltar e tiveram que ser reapertadas. Peguei o carro no dia seguinte. Perguntem seo o barulho sumiu….claro que não… Vou ter que voltar na concessionária de novo. Acho que vou ganhar uma carteirinha VIP….

[Concessionárias] A concessionária FORD CENTER Blumenau tem muitos problemas. Carro me foi entregue com faróis dianteiros desregulados (muito altos). Tive que voltar à concessionária no dia seguinte ao dia da entrega, pois em minha viagem noturna com o carro, os motoristas nos 2 sentidos da rodovia reclamaram bastante (um deles, foi ao acostamento, deixou-me passar, para vir atrás de mim e “se vingar”). Além disso, o vidro elétrico do motorista acionava o anti-esmagamento na subida. Uma simples regulagem resolveu os problemas. Onde está o controle na revisão de entrega?
A troca da caixa de direção foi uma novela. Tardou mais de 5 meses, entre minhas reclamações, os reapertos ineficazes da concessionária e a troca efetiva. Quando retirei o carro, a suspensão apresentava estralos muito fortes. Tive que voltar a concessionária no dia seguinte (sim, de novo) para que a concessionária informasse que fizeram o aperto da suspensão de modo incorreto! Novamente, onde está o controle de qualidade e a capacitação dos mecânicos?

[Best Cars] Uma ótima revista eletrônica. Parabens pelo trabalho jornalistíco.

[Data de publicação] 10/4/15

[Nome] Ralf Karbstein
[Cidade] São Paulo
[Estado] SP

[Versão] SEDAN TITANIUM PLUS 2.0
[Ano-modelo] 2014
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 10.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] O estilo é indiscutível se comparado com outros sedãs médios. O acabamento é correto. O motor é muito bom, tem excelente desempenho, torque bom, bem ajustado ao câmbio Powershift. O consumo com etanol é alto, o que não ocorre com gasolina. Na cidade, com o último, faço 11km/L.

[Principais aspectos negativos] O espaço interno é sofrível, especialmente atrás. O porta-malas é razoável. Há alguns “grilos” no interior, especialmente em ruas esburacadas.

[Defeitos apresentados] Veio de fábrica com o ajuste elétrico do banco do motorista sem funcionar, rapidamente corrigido pela concessionária, e a luz de posição traseira queimada.

[Concessionárias] O atendimento na concessionária que adquiri o carro é razoável. Não tem serviço de van para revisão.
Na primeira revisão, cobrado o preço divulgado no site da Ford. Foi-me oferecido alinhamento e balanceamento, mas não calibraram os pneus (fizeram o balanceamento com os pneus descalibrados!).

[Comentários adicionais] Excelente carro! Completíssimo, mas cobra caro por isso. Se comparado com os sedãs médios mais vendidos, possui motor mais potente, acabamento interno melhor.

[Best Cars Web Site] Sou fã do site há muito tempo. Esta seção é muito útil para ajudar futuros compradores.

[Data de publicação] 12/9/14

[Nome] Armando
[Cidade] São Paulo
[Estado] SP

[Versão] 1.6SE
[Ano-modelo] 2014
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] òtimo conjunto mecânico, excelente dirigibilidade. Dá mesmo gosto de dirigir. No começo, o motor 1.6 parecia muito fraco, mas depois de uma viagem de 1.000 km, em um fim de semana, ficou mais ágil, respondendo bem às acelerações. Consumo médio na cidade de 11,9 km/l, abastecido com gasolina, segundo o computador de bordo.

[Principais aspectos negativos] Aparentemente há um erro de projeto nas dimensões do para-choques traseiro, que provoca um desnível em relação às laterais do carro. Verifiquei o problema várias unidades expostas na concessionária. O painel (revestimento interno) de uma das portas traseiras está torto. Na primeira revisão, a concessionária comprometeu-se a trocar a peça, mas, decorridos mais de 2 meses desde o pedido, a Ford ainda não atendeu à solicitação e não enviou a peça para substituição.

[Defeitos apresentados] Não.

[Concessionárias] Só adquiri o carro por que estava mesmo muito interessado. Se dependesse do atendimento que recebi em três concessionárias, não teria fechado negócio. O tratamento é arrogante e frio. Tive esta mesma impressão, depois, quando levei o veículo para a primeira revisão. Além disso, o “consultor técnico” que me atendeu tentou me empurrar uma série de serviços extras que praticamente dobrariam o preço da revisão. Tive de ser firme para não acabar pagando por serviços desnecessários, como balanceamento e alinhamento de rodas, num carro com 5 mil km. Apesar da minha posição, a concessionária acabou acrescentando 50 reais por uma graxa que teria supostamente usado no trabalho. Eu não fiquei convencido.

[Comentários adicionais] O Focus é um carro muito bom. As reclamações quanto à montagem da lataria e acabamento poderiam ser facilmente atendidas, se houvesse interesse do fabricante. De acordo com minha experiência, a Ford teria muito a aprender com a gentileza e atenção que sempre encontrei nas concessionárias Fiat. Quando retornei recentemente à concessionária para reclamar a substituição do painel da porta, fui informado que mesmo os proprietários do Ecoesport, objeto de um recall de freios, aguardavam na fila há mais de dois meses, exatamente por que a Ford não estaria enviando as peças necessárias. “E é um recall de freios”, enfatizou o funcionário.

[Best Cars Web Site] Os editoriais são leitura obrigatória para quem gosta de carro.

[Data de publicação] 15/8/14

[Nome] RONEI RIBEIRO
[Cidade] BRASÍLIA
[Estado] DF

[Versão] TITANIUM 2.0
[Ano-modelo] 2014
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 2
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 3
[Câmbio] 3
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 3

[Principais aspectos positivos] Primeiro a segurança passiva. É completo nesse item: controle de tração, estabilidade, ABS/EBD, freio a disco nas 4 rodas, 6 airbags, sensor de chuva e nos faróis, tudo de ponta e não falta nada. Quanto ao motor também não tenho do que reclamar. O giro sobre rápido e vigoroso. Se fosse turbo seria melhor, mas por enquanto não decepcionou. O consumo na gasolina está razoável. A central multimídia e navegador da Sony com tela de 8″ são um show a parte. Dos Sedans é o mais bonito (subjetivo). Como o carro só tem 700 km, deixarei no futuro outras impressões.

[Principais aspectos negativos] O espaço interno. Tenho 1,80 de altura e me sinto apertado no banco do motorista. É muito apertado. Ainda não encontrei uma posição confortável de dirigir. Cansa rápido, fato que não pude constatar no test drive. Talvez se tivesse percebido isso não teria comprado. Outro ponto que deixa a desejar é o acabamento. A Ford precisa urgentemente rever isso, principalmente em um carro de R$ 80.000,00. No segundo dia a alavanca de ajuste do banco saiu na minha mão. As peças também não são bem encaixadas. Quanto ao câmbio, ainda não me entendi muito bem com ele. Na posição sport ele fica melhor. Acho o do golf melhor. O carro ainda não chegou a 1.000 KM e espero não ter mais surpresas. Votarei a postar novas impressões quando tiver 5.000 km.

[Defeitos apresentados] Por enquanto só a alavanca do ajuste do banco que saiu na minha mão. Encaixei de volta e agora mexo com o máximo cuidado.

[Concessionárias] As concessionárias Ford, em geral, são fracas. Os vendedores parecem que fazem favor em te atender. Fico imaginando no pós-venda….

[Comentários adicionais] Tinha comprado antes o Golf TSI com pacote elegance mais teto (83 K). A Volks prometeu o carro em até um mês e passados quase três nada do carro. Tive que desfazer o negócio e, como já tinha vendido meu outro carro, precisava urgente de um novo. Única opção entre os sedans nessa faixa de preço foi o Focus. O sentra, embora completo, é sonso. O civic, de mesmo preço, é pelado. Franceses….sem comentários (o 408 que fiz test drive indicava um monte de panes elétricas no computador – o vendedor não sabia onde enfiar a cara). Jetta, uma piada de mal gosto (não o TSI). Então só sobrou o focus….

[Best Cars Web Site] Leitura obrigatória!

[Data de publicação] 1/8/14

[Nome] Marco Nagai
[Cidade] São Paulo
[Estado] SP

[Versão] Hatch 1.6 S Powershift
[Ano-modelo] 2014
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] Posição de dirigir, estabilidade, segurança, conforto, design, seguro extremamente barato, nível de ruído interno, mecânica confiável, economia de combustível (14km/L @ 120km/h).

[Principais aspectos negativos] Custo de manutenção na rede ford, desvalorização, espaço interno.

[Defeitos apresentados] Não

[Concessionárias] Revisão com altos preços, falta de conhecimento técnico dos acessórios que estão listados no site, prazo de entrega.

[Comentários adicionais] Projeto maduro, juntamente com o Novo Golf eleva o nível do segmento. Trás itens de segurança antes só disponíveis em modelo de segmento superior.

[Data de publicação] 13/6/14

[Nome] Denis
[Cidade] São Vicente
[Estado] SP

[Versão] Titanium Plus 2.0
[Ano-modelo] 2014
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 3

[Principais aspectos positivos] Exterior: ótimo estilo principalmente nas linhas laterais duplas e nas rodas. Acabamento: excelente, mas peca em alguns detalhes. Ótima dirigibilidade. Responde bem ao acelerar. Conforto ao rodar em pisos irregulares e bem acertado em curvas de estradas. Ainda não notei barulho reclamado por muitos da caixa de câmbio. Instrumentos sem muito esforço para usá-los, porém necessita de treino nos comandos de voz. Som Sony de ótima qualidade sem distorções em volumes altos.

[Principais aspectos negativos] Ronco do motor ecoa alto para interior da cabine nas pequenas acelerações. Volante poderia ter raio um pouco menor, devido à proposta do carro. Aspereza nos comandos de para-brisa e setas de direção. Barulho alto ao fechar as portas (parece que está fazendo força de mais para fechá-las). Meu carro anterior, New Civic, não batia ao fechar as portas, assim como os comandos de seta e limpador de para brisa são de acionamento mais suave. Deveria ter melhor acabamento na face interna da tampa do porta malas. Não há cobertura nos parafusos de fixação dos bancos dianteiros(parafusos aparentes). Se as luzes de leitura interna são de led, porque no porta luvas e porta malas não o são? Metal de suporte do encosto de cabeça dos bancos dianteiros deveriam vir cromados.

[Defeitos apresentados] De fábrica: soldagem das peças muito distantes uma da outra. Parece que carro sofreu colisão e teve reparo posterior. Apresenta vãos muito grandes comparados aos carros alemães e japoneses. Tampa do porta-malas desalinhado. Peça que cobre auto-falante do painel frontal com aparência de mau encaixado, mas provável deformação devido a muito tempo exposto ao Sol. Já comunicado a concessionária, e foi prometido uma verificação do engenheiro da Ford, porém ainda sem comunicação. Veículo com valor absurdo e ainda com defeito de fábrica? Se a Ford estiver apostando no focus sedã, e não consertar logo, com certeza os sedãs japoneses vão continuar na frente.
Durante o uso: por enquanto nenhum, e espero não tê-los.

[Concessionárias] Concessionária ainda deficiente na atenção pós-venda, principalmente na questão de defeitos de fábrica. Ainda não utilizei para revisões.

[Comentários adicionais] Falta air bag de joelho para motorista. Modelo atual mais bonito que o 2015 europeu (Ford vai errar ao copiar Volkswagen e Audi. Fabricar carros parecidos mas de categorias diferentes faz perder identidade do veículo). Carro ainda muito caro para o seguimento. Mesmo com tantos itens de série, mas peca em outros detalhes, não justifica preço. Não interessa se a concorrência apresenta preços abusivos, esse carro deveria ser no máximo 75 mil reais (versão Titanium Plus). Aí sim tornaria um sucesso de vendas e desbancaria qualquer sedã.

[Best Cars Web Site] Best Cars é o melhor site de carros que existe. Acompanho desde seu lançamento na internet. Sempre acompanho noticias e comparações. Só poderia acrescentar alguns vídeos, principalmente nas avaliações.

[Data de publicação] 4/4/14

[Nome] Leandro Nogueira
[Cidade] Montes Claros
[Estado] MG

[Versão] SEDAN SE PLUS 2.0 POWERSHIFT
[Ano-modelo] 2014
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] O carro melhorou bastante no design, muito mais harmoniosa a traseira com o restante do carro. Sem contar que as rodas dessa versão, na minha opinião, são mais vistosas que da versão titanium.
Possuía um civic então todas minhas comparações serão baseada nele.
O motor muito bom, rápido nas retomadas, encontrasse com disposição para retomadas de velocidade mesmo em baixa rotação e o cambio automático muito confortável, sem solavancos e trocas rápidas com pouca queda da rpm +/- 500.
Suspensão muito melhor que a do civic para andar nessas nossas entradas cheias de buracos e ondulações, no qual não apresenta as batidas secas e ao mesmo tempo não perde em nada em estabilidade, pois o carro faz curva tão quanto.
Outro ponto que até o momento me surpreendeu foi o consumo em rodovia, com pouco transito, e sem muitas subidas, estando no piloto automático andando a 130 km/h numa viagem de 300 km ida e volta, fez uma media de consumo pelo computador de bordo de 13 km/l. No civic 09/09 mt não fazia mais que 11 km/l.
Já na cidade com transito, semáforo fica na casa de 7-8 km/h.
Porta-malas para mim de bom tamanho para minha família.
O painel emborrachado passa uma sensação muito boa ao tato.
Outro ponto que considero como positivo são os itens de segurança com os 6 airbags, partida em rampa, controle de tração, estabilidade e outros mimos que o carro possui, que alguns concorrente não o possui nem como opcional.
O sync funcionamento sem criticas e muito bom e fácil de usar.
Até o momento satisfeito com o carro

[Principais aspectos negativos] como todo carro no brasil, o preço, paguei 78.500 pelo carro com a pintura preta perolizada.
O acabamento de encaixe de uma peça junto ao ac está mal encaixado, coisa simples que se resolve na revisão.
O sync está com uma pequena folga que dependendo do piso que passa com o carro apresenta um leve ruído que não compromete em nada, que será resolvido com a central multimídia que encomendei na concessionária.

[Defeitos apresentados] nenhum até o momento e espero que continue assim.

[Concessionárias] até o momento não posso reclamar de nada. Sempre muito bem atendido e atenciosos em sanar minhas dúvidas me deixando a vontade nas dependências na crevac montes claros.
Vendedor atencioso na hora de fazer o test driver disponibilizou o carro na hora e fui somente com minha família para avaliar o carro.
Espero que continuem assim.

[Comentários adicionais] muito bom até o momento e super confortável.

[Best Cars Web Site] best cars sempre um aliado na hora de decidir qual carro adquirir, com suas matérias que acrescentam bastante na hora da decisão. Parabéns

[Data de publicação] 4/4/14

[Nome] Luiz Fernando Trevisan
[Cidade] São José dos Campos
[Estado] SP
[Versão] HB 1.6 SE

[Ano-modelo] 2014
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Insatisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito

[Estilo] 4
[Acabamento] 1
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 2
[Motor] 3
[Desempenho] 3
[Consumo] 3
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 2

[Principais aspectos positivos] Carro muito gostoso de dirigir, suspensão firme mas confortável. Honra a fama do Focus. Motor 1.6 com variador de fase é muito gostoso para dirigir na cidade, mas falta fôlego na estrada, o câmbio é muito gostoso.

[Principais aspectos negativos] Péssimo acabamento, peças soltas e/ou mal encaixadas, material utilizado nas portas é horrível. Diversos defeitos de fabricação. MySync não funciona direito, só enganação.

[Defeitos apresentados] Sim, tirei zero da concessionária com riscos na lataria, no vidro, o protetor de cárter vendido como “original” era pior do que o instalado de fábrica, bate em tudo, até em rua ondulada. A alavanca de regulagem de altura do banco saiu em minha mão no primeiro uso, o forro de uma das portas está solto e da outra tem o espaço que cabe um dedo entre a lataria. Faróis desalinhados (dianteiros e traseiros). Espaçamento das frestas também são irregulares, parece que o carro deu perda total e foi porcamente concertado, de tão horrível que é o acabamento.

[Concessionárias] O pior de tudo é a concessionária, fui comprar o carro em São José dos Campos e não fui atendido por nenhum vendedor, estavam todos batendo papo. Não pensei duas vezes e fui até Taubaté, consegui ser atendido, mas na hora de resolver os problemas mencionados acima, fui tratado que nem indigente, até agora estou com o carro defeituoso, nem a FORD nem a concessionária me apresentaram uma solução.

[Comentários adicionais] O Focus tinha tudo para ser um ótimo carro, se não fosse a baixa qualidade do acabamento, o péssimo serviço prestado pela concessionária a a indiferença da FORD que não prestou assistência alguma, pior que nem ouvidoria tem. No Site Reclame aqui possui mais de 2.400 reclamações e ZERO, isso mesmo, ZERO reclamações resolvidas, isso prova o comprometimento que ela tem com seus clientes, FORD NUNCA MAIS. Este foi meu primeiro zero km, o próximo com certeza será alguma marca japonesa.

[Best Cars Web Site] Bestcars é o melhor conteúdo on-line sobre carros, imparcial, completo e preciso. O teste do leitor é a melhor ferramenta para escolha na hora de comprar um carro. O site está de PARABÉNS.

[Data de publicação] 21/3/14

[Nome] Guilherme Feital
[Cidade] São José dos Campos
[Estado] SP

[Versão] SE 1.6
[Ano-modelo] 2014
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Estilo, posição de dirigir, consumo e conforto

[Principais aspectos negativos] Altura em relação ao solo

[Defeitos apresentados] Não.

[Data de publicação] 21/3/14

[Nome] Jurandir Carneiro
[Cidade] Lagoa Vermelha
[Estado] RS

[Versão] SE Plus 2.0
[Ano-modelo] 2014
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] Acho o carro muito bonito, tanto por fora quanto por dentro. Depois que coloquei uma central multimídia o painel ficou mais bonito, igual ao da versão Titaniun. Quando se está dirigindo a sensação é de estar em um carro grande, pelo bom comportamento do carro; Isolamento acústico muito bom, quase não se ouve o barulho do motor; Desempenho excelente, dando muita segurança nas ultrapassagens; Excelente estabilidade, fazendo curvas muito bem; conforto da suspensão, que é macia ao passar por buracos e ao mesmo tempo firme para fazer curvas; Bancos muito confortáveis, com excelente abas que seguram o corpo do condutor; Consumo na estrada é bom, fazendo em torno de 12,5 a 13 km/l em estradas simples e com ultrapassagens; O câmbio powershift funciona bem, na maior parte do tempo; bom nível de equipamento de segurança: airbag frontal, lateral e de cortina, controle de estabilidade, etc.; até o momento estou contente com o carro.

[Principais aspectos negativos] Carro muito caro (alías, todo carro é caro no Brasil). Eu queria a versão Titaniun e tive de desistir, pois 88 mil é muito dinheiro para o Focus. Acabei optando pela SE PLUS 2.0 de 76 mil; carro muito baixo, raspando com muita facilidade o protetor de Carter (fica a apenas 10 cm de altura do chão, com o carro vazio). Não que fique pegando em qualquer quebra-mola, mas o problema é em ruas esburacada ou de terra. Parece até carro rebaixado; Com o carro cheio, a suspensão dá umas pancadas fortes quando bate em algum buraco. Parece que o curso do amortecedor é muito curto; Consumo na cidade é bastante alto, talvez pelo motor ser 2.0 e eu fazer trajetos muito curtos, que não chega a esquentar o motor. Em trechos que eu fazia 7,5 km/l com o Civic e Corolla 1.8, com o Focus fica 6,5 km/l; Barulhos internos já tem alguns, nas portas principalmente e painel também, isso que o carro está com menos de 5 mil km; Tem também um barulho, quando anda em calçamentos, que não consigo identificar se é suspensão ou direção; recentemente também começou um barulho metálico, que segundo li na internet, pode ser no câmbio, devido à dupla embreagem. Estou esperando a revisão dos 10 mil km para verificar o que pode ser; espaço no banco traseiro é menor que civic e corolla.

[Defeitos apresentados] A iluminação do painel, tem duas opções: automático e manual. No automático não vi nenhuma diferença a noite; mudei para o manual e diminui a intensidade do painel, mas no outro dia já está de novo na intensidade máxima. Segundo o manual, ele deveria manter na memória a configuração manual. Reclamei na concessionária e não souberam resolver;

[Concessionárias] Usei só uma vez para reclamar do problema da iluminação do painel e dos barulhos na suspensão/direção, mas não me deram muito atenção e disseram para ligar no 0800 da Ford. Estou esperando a revisão dos 10 mil km para reclamar novamente.

[Comentários adicionais] Eu diria que o carro é uma mistura de Civic (carro mais duro e esportivo) com o Corolla (carro mais macio e pacato). Uma coisa já dá pra afirmar: em termos de qualidade penso que o Corolla e o Civic eram melhores, pois tive quase dois anos cada um e não deram problemas. Já o Focus está apresentando bastante probleminhas, nada grave até agora (barulhos, iluminação do painel, etc.). Só o tempo vai demonstrar a real qualidade do carro, mas até agora estou contente com o carro.

[Best Cars Web Site] Acho muito útil esta seção, pois serve de orientação para quem está interessado em comprar um carro. Parabéns à equipe Best Cars.

[Data de publicação] 21/2/14