Ford Focus hatch e sedã (segunda geração)

 

Participe: opine sobre seu carro

 

[Nome] Christian André Haddad Govastki
[Cidade] Brasília
[Estado] DF

[Versão] Ghia Hatch
[Motor] 2,0 16V
[Ano-modelo] 2009
[Quilometragem atual] 150.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Mais de 5 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] Atualizando as impressões depois de 5 anos. Excelente carro com design, ergonomia, conforto, espaço interno, estabilidade excepcional que te leva a abusar, construção muito robusta. A posição de dirigir é primorosa, os bancos são melhores que os do Focus 2016. Os freios têm alta capacidade e o ABS raramente atua, o que indica um projeto bem feito na relação freios/tração/aderência. “Cantar pneu”? só se tiver murcho ou já no limite. Alguns reclamam da altura em relação ao solo, é porquê nunca tiveram ou andaram de Honda, só raspa se tiver muito pesado ou for uma verdadeira barricada no meio da rua. Seguro é razoável, manutenção com peças dentro da média, mas compare pela internet onde pode-se achar a preços mais acessíveis. O som (Sony original com comando satélite) excelente qualidade e volume, não precisa passar do 7. O meu tem 9 anos de uso e não faz barulhos internos, não há barulhos de peças soltas. Como todo motor Ford tem ojeriza a trânsito pesado, basta pegar um pouco de congestionamento que o consumo sobe demais.

[Principais aspectos negativos] O ar condicionado é meio fraco e demora para deixar o habitáculo numa temperatura agradável. O meu é Ghia, então a forração dos bancos é couro de fábrica, bom, resistente, sem sinais de desgaste, mas o ideal seria voltassem para o tecido aveludado dos Focus Mk1 pois quando pega Sol esquenta muito, como todo carro de couro. O que mata o desempenho do carro é o câmbio automático de 4 marchas (4F27E). Os comandos de voz (Português de Portugal) é uma piada, não entende nada e são lentos só uso para fazer a leitura aleatória das pastas do pendrive pois não tem outra forma de acionar.

[Defeitos apresentados] Nunca me deixou na rua, mesmo quando apresentou falhas não parou. Nestes 9 anos foram: Um jogo de bobinas, bateria, duas vezes o coxim do motor (problema crônico), módulo da ventoinha, módulo de variação do comando (duas vezes também), além, logicamente das peças de desgaste natural (Pneus, pastilhas, discos e palhetas).

[Concessionárias] Depois de testar quase todas as concessionárias de Brasília, continuo na Slavieiro – estou bastante satisfeito com o serviço prestados por eles.

[Comentários adicionais] a) Tão confiável quanto seus concorrentes diretos e indiretos. Bem cuidado não há melhor relação custo-benefício.
b) Pneus: Coloque Michelin assim que puder, o comportamento do carro que já era excelente fica ainda melhor, excelente grip, baixíssimo desgaste, silencioso.
c) Gosto tanto do carro que já estou no meu 4º Focus (Pela ordem – 2004 Mk1,5 Sedã GLX 1,6l RoCam; 2002 Mk1 Hatch GLX 1,8l Zetec; este 2009 Mk2,5 Hatch Ghia 2,0l Duratec AT e 2016 Mk3,5 Sedã Titanium Plus 2,0l Duratec Directflex Powershift.)
d) Cogitei pegar um Fusion AWD mas é grande demais para o meu gosto, acabei optando pelo Focus Sedã (embora prefira o hatch).
e) Este Focus virou patrimônio de família junto com a Veraneio, está em processo de aposentadoria.

[Best Cars] Não há melhor site sobre automóveis no Brasil.

[Data de publicação] 8/2/19

 

 

[Nome] Marcelo
[Cidade] Santo André
[Estado] SP

[Versão] GLX
[Motor] 1,6 16V
[Ano-modelo] 2011
[Quilometragem atual] 80.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 3 a 5 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)

[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] Design, conforto, espaço interno, estabilidade, construção robusta. O meu tem 7 anos de uso e não faz barulhos internos, não há barulhos de peças soltas. O motor é competente e dá conta de empurrar o carro, mesmo sendo um carro pesado, graças as relações de marchas mais curtas. O consumo é bom e está dentro da média para um motor 1.6. Também é silencioso, o isolamento acústico é bem feito. O som original, apesar de ser simples, é de boa qualidade e a potência agrada bastante. Muitos itens de conforto e conveniência. O custo x benefício é excelente pelo que oferece. O carro realmente dá prazer de guiar.

[Principais aspectos negativos] Apesar de não ter barulhos internos, o arremate das peças plásticas deixa a desejar, pois não são tão bem encaixadas. O tecido dos bancos são bons, mas pela categoria do carro o ideal seria que mantivessem o padrão de tecido aveludado dos primeiros Focus. A embreagem é um pouco pesada, mesmo sendo nova, ela não é macia como nos VW. Faz falta um câmbio com 6 marchas que melhoraria o conforto e o consumo na estrada, pois a rotação do motor fica alta em 5ª marcha e a 120km/h.

[Defeitos apresentados] Nunca me deixou na mão, nenhuma quebra. As únicas peças que precisei substituir foram o terminal de direção por duas vezes, coxim superior do motor e sensor do velocímetro. As demais manutenções foram trocas de peças de desgaste natural.

[Comentários adicionais] Para quem está em dúvida podem comprar sem medo. Se o carro for bem cuidado, não terá dores de cabeça. O conforto é excepcional, o motor dá conta do recado e ainda é muito bonito.

[Best Cars] Sem dúvida o melhor site do mundo automobilístico. Matérias muito bem feitas e detalhadas e sempre são minha referência quando vou trocar de carro. Parabéns pelo trabalho!

[Data de publicação] 11/1/19

 

 

[Nome] Paulo Henrique Sovinski
[Cidade] Campo Mourão
[Estado] PR

[Versão] Hatch GLX
[Motor] 2.0 16V
[Ano-modelo] 2013
[Quilometragem atual] 70.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 3
[Câmbio] 5
[Freios] 4
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] O Ford Focus é um carro excelente. Bem desenhado, ainda hoje chama a atenção nas ruas e possui muitas características positivas. Posso destacar em primeiro lugar a estabilidade. O carro é excepcional neste quesito. Te instiga a entrar um pouco mais forte nas curvas tamanha a confiança que transmite, além do conforto. A direção eletro-hidráulica é precisa e, além de tudo, possui três modos de condução, algo incomum no segmento ainda hoje. Pegar a estrada com ele é um prazer que poucos modelos proporcionam hoje. A lista de equipamentos é boa, mas não possui nada de especial, apenas o comum para a época, como Airbag Duplo, ABS, controle de som na coluna de direção (deveria ser no volante, mais prático), alarme, sensor de chuva e luminosidade, computador de bordo e etc. O diferencial, talvez, seria a partida por botão, mas não acho que seja algo muito relevante, ainda mais agora que é a tendência, mas na época até chamava a atenção. O meu é o GLX Plus e possui ar condicionado digital dual zone e bancos em couro, tendo o do motorista regulagem elétrica de altura, sendo que poderia vir com a regulagem de todas as posições, não entendo esta economia de alguns fabricantes.
A qualidade de construção é boa mas percebe-se algum desalinhamento nas portas, nada grave e de fácil solução. O motor responde bem, é forte e o isolamento acústico é apenas bom, nada excepcional, mas garante conforto em viagens e em altas velocidades é possível escutar uma música ou conversar num tom moderado. O consumo é moderado, mas não chega a ser um primor de economia. Em viagens com velocidade dentro do limite chega a fazer 8.8 km/l no álcool. Na gasolina não medi pois por enquanto os preços são ridículos e o álcool está compensando mais.
O câmbio manual possui engates precisos e a embreagem é razoavelmente macia. Os freios possuem boa capacidade e dão conta do recado, pelo menos em velocidades habituais. A altura em relação ao solo é menor que em outros modelos e ele raspa com mais facilidade em lombadas e entradas de garagens, sendo necessário mais atenção. Porém, acaba sendo um ponto negativo da nossa estrutura viária e não do veículo. A capacidade do porta malas é boa e acima da média nos hatches. O acabamento interno é bom e ainda hoje não possui barulhos ou grilos. Apenas alguns materiais são de péssima qualidade e deveriam ter sido revistos durante o período de produção. Outro ponto de grande destaque e que acaba sendo determinante é o custo/benefício. Levando em consideração que o meu carro é 2013 numa versão mais completa, custa menos de 40 mil reais. Poucos modelos desta categoria e do mesmo ano se encaixam nesta faixa de preço hoje, ainda mais os japoneses. Portanto, na hora da compra, vale muito a pena procurar pelo Focus, ainda mais nas versões mais completas, que são bem equipadas. Além disto, o valor do seguro é razoável, bem como a manutenção, com peças dentro da média de preço para o segmento, ainda mais hoje que se pode comprar peças pela internet a preços bem mais acessíveis que em concessionários.

[Principais aspectos negativos] Como aspecto negativo destaco alguns pontos do acabamento interno, como a pintura da moldura do rádio, do console central e dos comandos do ar condicionado que que se mancham com facilidade e até descascam, não sendo fácil, principalmente nos botões do ar, o reparo. O tampão traseiro também é feito de material frágil e qualquer coisa que se coloque sobre ele pode deixá-lo torto. O ar condicionado não é muito forte e demora mais que a média para deixar o habitáculo numa temperatura agradável. O reservatório do fluído da direção fica escondido embaixo do farol, não sendo possível fazer a verificação sem desmontá-lo. Ao trancar o veículo os vidros não sobem de imediato, sendo necessário manter o botão da chave pressionado por alguns segundos para que isso ocorra, o que não faz sentido nenhum. O famoso lag no acelerador realmente e existe e em baixas rotações o carro demora demasiado a acordar. Dependendo da situação é algo que incomoda. Na internet existem alguns produtos que prometem tirar este lag. Porém não sei se realmente funcionam como prometido.

[Defeitos apresentados] Possuo o carro há pouco mais de 15.000 km e, neste período, não tive problemas com o carro. As manutenções eram feitas corretamente pelo antigo dono e as mantenho sempre em ordem e com peças originais. Na internet é possível achar grande variedade de peças originais à venda e um mecânico de confiança dá conta do recado.

[Concessionárias] Procurei uma concessionária uma única vez para fazer uma revisão e o preço é abusivo. Como sempre, ficamos em dúvida sobre as peças a serem trocadas, se há necessidade ou não. Como passou o período de garantia, só irei até lá em caso de urgência e depois de esgotadas todas as opções. Infelizmente o pós venda mata o carro, tanto que a próxima geração não será mais feita na América do Sul por causa do número de vendas. A Ford deveria rever isto pois possui uma gama de produtos boa hoje, mas patina nas vendas justamente por isto. É difícil acreditar que uma empresa que está há tanto tempo no Brasil mantenha esta postura, como se estivesse lhe fazendo um favor quando você adquire um produto.

[Comentários adicionais] O Focus é um carro robusto, completo, confortável e muito estável. Ainda hoje muito bonito, se destaca na estabilidade e no custo/benefício. O custo de manutenção é dentro do normal para a categoria e a oferta de peças é boa. Apesar de alguns deslizes na fabricação, como todo carro os tem, ele agrada muito pelo que proporciona. É um carro para entusiastas, que sabem o que o querem. Recomendo a todos que procuram um carro médio usado que olhem o Focus com carinho. O prazer em dirigir virá de brinde.

[Best Cars] O Best Cars é leitura obrigatória para quem procura um carro para uso ou quer apenas ficar por dentro das novidades. Sempre imparcial, aponta os deslizes e as qualidades de cada modelo e no final da leitura você tem a impressão de que já dirigiu o veículo devido à riqueza nos detalhes. Meu favorito desde 2002, quando acessei pela primeira vez, e sempre faço questão de contribuir para que outros apaixonados por carros sintam-se seguros e em casa. Recomendo sempre a leitura.

[Data de publicação] 14/12/18

 

 

[Nome] Elmiro Ribeiro Filho
[Cidade] Uberlândia
[Estado] MG

[Versão] GLX Sedan
[Motor] 2,0 16V Duratec
[Ano-modelo] 2010
[Quilometragem atual] 70.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] De 3 a 5 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)

[Estilo] 4
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 4
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Excelente carro. Trata-se do 2º Focus que possuo. Antes tive um geração MK (1) 1.6 também excelente. É carro para quem gosta de dirigir. Comprei com 33.600Km do primeiro dono e vendi (ao meu cunhado) com 73.000Km – somente alegria nesse período. Únicas manutenções foram troca de óleo, filtros, paletas e pneus (aos 55mil KM ainda originais). Muito econômico com o câmbio manual – média de 13,5 a 14 Km/L na estrada (Gasolina – 100Km/h – ar condicionado ligado) e 9 Km/L na cidade. Seguro barato dentro da mesma categoria. Ao vendê-lo queria comprar um Focus 2017/18 2.0, porém, fiquei temeroso pelo câmbio Power Shift; além disso houve piora no espaço dos passageiros (banco de trás) e no porta-malas.

[Principais aspectos negativos] Desvaloriza muito quando comprado zero quilômetro. Ao comprar usado (acima de 3 anos de uso) a desvalorização já não é mais um aspecto negativo.

[Defeitos apresentados] Nenhum

[Concessionárias] Não utilizei.

[Comentários adicionais] Excelente automóvel, pena que a Ford descontinuará a importação para o Brasil a partir de 2019. Compraria outro caso a Ford trocasse o câmbio Power Shift por um automático convencional e confiável.

[Best Cars] O melhor da categoria.

[Data de publicação] 14/12/18

[Nome] Bruno Cesar
[Cidade] Itajubá
[Estado] MG

[Versão] GLX hatch
[Motor] 1.6 16V
[Ano-modelo] 2013
[Quilometragem atual] 70.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Mais de 5 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito(a)

[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Repassando as minhas primeiras impressões feitas em 2013 quando adquiri este veículo: – A dirigibilidade do veículo era e continua sendo fora do comum. O carro simplesmente cola no chão e transmite uma sensação de segurança inigualável. – O custo vs benefício desse veículo não tem igual. Não vejo no mercado um carro que ofereça uma racionalidade de itens comparáveis aos do FOCUS por um preço tão bom. Estou com o meu a mais de 05 anos e até agora não consegui trocá-lo. – O espaço interno é um item extremamente positivo no carro. Motorista, passageiros e malas, no bom sentido, viajam tranquilos. O porta-malas é excelente. Até hoje não teve o que não coube lá. – A suspensão é um primor. Mantém a carroceria no lugar que precisa e ameniza as imperfeições do solo com maestria. Curvas e retas parecem a mesma coisa. Não há sustos. – Interior: parece igual de quando saiu da concessionária. Atribuo a dois fatores: zelo do dono (sou extremamente cuidadoso) e qualidade dos materiais, principalmente do painel touch (macio ao toque). – Motor: o Sigma 1.6 está se mostrando valente e comedido. Não há nenhum indício de vazamento e o consumo é muito bom para a proposta do carro. Empurra bem, responde bem, não dá problema e o apetite é tranquilo. Consigo médias de 9 km/l na cidade e 13,5 a 14 km/l na estrada (tudo isso usando somente gasolina Shell V-Power). – Câmbio: engates justos e precisos. Tem uma relação muito harmoniosa com o motor.

[Principais aspectos negativos] O único aspecto negativo que vi no carro no ato da aquisição em Agosto de 2013 foi referente ao encaixe das chapas que compõem a carroceria do veículo. Nesse aspecto a FORD Argentina (local onde esse veículo é fabricado) deixa muito a desejar. Os vão são grandes e desalinhados. Como comentei em 2013, o fechamento das portas pareciam de um Uno velho, mas isso eu mesmo resolvi com paciência e cuidado em casa, alinhando-as. Passados 05 anos de convivência não elenco nenhum item que desqualifique o FOCUS. O veículo é excelente. Uma direção elétrica tornaria-o perfeito.

[Defeitos apresentados] Simplesmente nenhum defeito foi observado. Faço as revisões, desde 0 km e em mecânico particular, a cada 5000 km. Até agora somente trocas básicas como óleo e filtros. Pneus troquei aos 20000 km (porcarias de Pirelli deformados) por Michelin que deixaram o carro sobre trilhos.

[Concessionárias] Usei a Mandala FORD Itajubá na compra (0 km) e no primeiro ano de garantia. Simplesmente horrível e sofrível a concessionária. Pessoal totalmente despreparado e gerência incompetente. Depois do primeiro ano, como o carro não apresentou nenhum tipo de problema, fui ser feliz. Levei para o mecânico particular executar a revisão periódica sob meu acompanhamento. Ano passado a concessionária Mandala foi pulverizada pela FORD tornando-se revendedora multimarcas de carros da Localiza e Movida. Prá mim não foi surpresa. Um negócio daquele não transmitia confiança alguma. Como dizia e digo: onde há fumaça há fogo e uma empresa que não conhece ou trata o produto e clientes a contento está fadada a morrer hoje em dia.

[Comentários adicionais] Até o momento são mais de 05 anos de convivência e julgo, sem medo de errar, que tenho total embasamento para falar dos prós e contras de carro. Já ouvi muitos falarem que é um carro beberrão. Outros dizem que a manutenção é cara. Outros que o carro raspa o fundo em estradas de terra (??????). A todos esses eu digo: ser ou não beberrão depende de alguns fatores, tais como: calibragem dos pneus, tipo dos pneus, procedência e qualidade do combustível utilizado, manutenção (velas, cabos de vela, filtro de ar) e pé…. peso do pé. Lembrem-se: cavalo que corre é cavalo que come. Quanto a manutenção, compará-la a Gol 1.0 ou Uno é o mesmo que comprar um Mobi para uma família de 5 pessoas e que viajam juntos com frequência. O FOCUS é bom, não dá problema (se o dono tiver o mínimo de zelo) e a manutenção não é cara. Tudo no carro é muito robusto. E quanto as estradas de terra? Ah, para esses eu aconselho a compra de uma Rural, Troller, Willys ou Jimny. Tenhamos compreensão das coisas, saber escolher e adequar para o uso e, só assim, criticar com fatos o que realmente estamos tendo de problemas.

[Best Cars] O melhor, sem dúvida nenhuma.

[Data de publicação] 5/10/18

 

 

[Nome] Silvio P Moraes
[Cidade] Chapecó
[Estado] SC

[Versão] GLX
[Motor] 2.0 16v
[Ano-modelo] 2012
[Quilometragem atual] 50.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] –
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Excelente carro, muito potente e com um ótimo comportamento dinâmico. Ótimos equipamentos como botão start, chave presencial, sensor de chuva, sensor crepuscular, ajustes de altura e profundidade do volante, som de ótima qualidade, comandos de voz. Também seguro, com boa suspensão multilink, freios a disco nas 4 rodas, ótimo porta-malas para a categoria, enfim um carro com um design marcante e um ótimo custo/benefício na faixa de usados. Ótimo desempenho na estrada, motor forte e girador, o meu ainda é manual o que o deixa muito prazeroso no dirigir. Bom consumo para um hatch médio de qse 1500kg, faço na cidade 8,5km/l e na estrada 13,5km/l a 110-120Km/h (na gasolina essas médias).

[Principais aspectos negativos] Falta de saída de ar condicionado para os ocupantes do banco traseiro, um carro nesse valor devia ter já que seus concorrentes tem. Pequeno lag no acelerador eletrônico (o q parece ser um problema de todos os carros com acelerador eletrônico). De resto nada a reclamar.

[Defeitos apresentados] Nenhum.

[Concessionárias] Peças absurdamente caras, parece que fazem questão que o cliente que tem carros com 4, anos de uso não compre nada lá!

[Comentários adicionais] Indico para as pessoas que procuram um carro com ótimo custo/benefício, se encontrar um pouco rodado e íntegro pode comprar tranquilo carro para ter por muito tempo se cuidado. Forte, relativamente econômico e ainda tem uma presença boa por seu design.

[Best Cars] Melhor site de carros não conheço! Best Cars o melhor!

[Data de publicação] 1/6/18

 

 

[Nome] Marcelo Reis
[Cidade] São Paulo
[Estado] SP

[Versão] Hatch
[Motor] 2.0 16v
[Ano-modelo] 2009
[Quilometragem atual] 150.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)

[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 3
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 5
[Estabilidade]
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 3

[Principais aspectos positivos] Dirigibilidade segurança em curvas motor silencioso posição de dirigir muito boa. Carro muito bonito.

[Principais aspectos negativos] Consumo muiiito Gastão não dá para ficar dando umas voltinhas com o carro para apreciar gasta muito, a 2 anos atrás eu publiquei aqui e falo mais a cada dia o carro vai se acabando não que não o cuide procuro trocar óleo de melhor marca filtro velas mas não é disso que falo, as peças são muito caras a mão de obra é muito cara, e se estragam muito rápido isso tira o prazer do carro.

[Defeitos apresentados] Desde que peguei o carro a luz do ABS não apaga. O ar condicionado não funciona o vidro traseiro do lado esquerdo as vezes para de funcionar não sei se é em todos os Focus mas no meu ele não deslancha na 1 marcha tem que acelera muito da 1 para a 2 marcha e aí vai combustível embora o som é bom só não tem entrada para USB fala que Bluetooth e dá para atender o telefone mas nunca funcionou pode ser que em outros anos e modelos funcione ,resumindo carro muito frágil as peças se acabam muiiito rápido, sai de um Civic ano 98 que dá um baile em peças motor consumo claro que não tem o conforto do Focus mas o Civic tem confiabilidade da marca Honda , hoje para mim só Honda e Toyota única coisa que tem que fazer nesses carros é por gasolina e ser feliz.

[Comentários adicionais] Carro bonito, porém não indico a ninguém existe outros modelos melhores é só pesquisar.

[Best Cars] Ótimo meio de comunicação aonde as pessoas são muito sinceras, geralmente a gente pucha a sardinha para nos mesmo mas a Bestcars conseguiu reunir pessoas sinceras, Parabéns a Bestcars toda vez que preciso verificar um modelo de veículos recorro aqui.

[Data de publicação] 23/2/18

 

 

[Nome] Lucas Onofre
[Cidade] Campo Mourão
[Estado] PR

[Versão] GLX Hatch
[Motor] 2.0 16V duratec
[Ano-modelo] 2009
[Quilometragem atual] 90.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito(a)

[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Ótima relação desempenho/consumo. Carro confiável, confortável e espaçoso. Viagens com ele são tranquilas e sem sufoco, mesmo com o carro cheio.

[Principais aspectos negativos] Alto custo de manutenção.

[Defeitos apresentados] Já tive que trocar a bateria 2 vezes, discos de freio traseiros, bomba d’água, rolamento e retentor. No mais só a manutenção normal: óleo (costuma abaixar o nível com o tempo, é preciso conferir de vez em quando), fluido de radiador, pastilhas de freio, filtros, fluido de freio, etc.

[Concessionárias] Usei o serviço da concessionária duas vezes e fui roubado descaradamente (preço da mão de obra altíssimo, peças com o valor 2 ou 3 vezes maior que em oficinas comuns, mentiras para trocar peças sem necessidade, serviço feito errado). Na minha cidade, Campo Mourão, nunca mais ponho meus pés na FORD Paranavel. Nunca levei em concessionárias em outras cidades, pode ser um problema pontual, portanto.

[Comentários adicionais] Um ótimo carro, mas o custo de manutenção é alto, ainda mais se for na oficina da FORD. Na concessionária já gastei mais de 3000 reais de manutenção em um ano.

[Best Cars] Site de grande utilidade.

[Data de publicação] 14/7/17

 

 

[Nome] José Tedesco Bueno
[Cidade] Porto Alegre
[Estado] RS

[Versão] GLX HATCH
[Motor] 2.0 Duratec
[Ano-modelo] 2011
[Quilometragem atual] 100.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)

[Estilo] 4
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Seu Design continua contemporâneo, graças a FORD, que resolveu fazer um CTRL c CTRL v em todos os seus modelos. O motor duratec é muito bom, porém, eu acho que ele demora muito para “acordar”, creio que por ser 16 válvulas com a curva de potência acentuada somente a partir dos 2,500 rpm. A segurança que o carro passa é muito grande. É robusto, bem construído. A posição de dirigir é muito boa e adaptável a qualquer pessoa. Sinto-me confortável no carro, mesmo com 1.85m. Motor e consumo excelentes para o porte do carro. Faço, tranquilamente, de 10 a 11 km/l na cidade e 14/16 na estrada. Melhor que muito 1.0 e 1.4 ENGANAflex por aí. O segredo é manter o carro sempre andando solto, utilizar bem o câmbio. A 4ª marcha é tão bem escalonada que o carro vira quase automático.

[Principais aspectos negativos] Acabamento. A FORD poderia ter caprichado mais. O som dele é limitado, não tem usb, bluetooth, nada. Essas tecnologias já estavam disponíveis em 2011, e são básicas. De resto, tudo certo!

[Defeitos apresentados] Zero defeitos. Manutenção rigorosa feita em dia.

[Concessionárias] Não uso. Prefiro mecânico de confiança.

[Comentários adicionais] Sempre fui um fã do focus. Só saio dele para o Fusion, que é outro espetáculo a parte! Nada se compara no mercado pela faixa de preços. Por 32 mil reais, você compra um excepcional carro, completo, seguro, Top. Ou, podes comprar um chery zero km, que não sobrevive a uma batida em uma bicicleta.

[Best Cars] Portal mais confiável para compra de veículos no País. Indispensável!

[Data de publicação] 2/6/17

 

[Nome] Thiago Teixeira
[Cidade] Brasilia
[Estado] DF

[Versão] Sedan
[Motor] 2,0 16v
[Ano-modelo] 2009
[Quilometragem atual] 100.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Mais de 5 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 3
[Câmbio] 3
[Freios] 4
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Já comentei aqui quando comprei o carro com 40mil km. A avaliação de 1 a 5 para motor, desempenho, freios… considere a época. O carro continua pra mim uma nave no quesito andar. Engole asfalto. Viagens de mil km não cansam tanto e dá pra cobrir rápido. E tem bom conforto. O consumo aumentou um pouco com a maior quilometragem, mas continua aceitável. É mais econômico, por exemplo, que meu Fiesta Rocam 1.0. O 0-100km/h também perdeu um pouco com a maior quilometragem, mas continua bom. De 1ª, 2ª e 3ª o motor corta giro rápido. Motor sem folgas, sem vibrações, sem anormalidades, assim como periféricos e cambio. Mas não deixo relaxar com óleos, filtros etc. A manutenção é sempre em dia e a oficina é do meu pai. Então não tem problema com mecânico.

[Principais aspectos negativos] Perde muito valor. Paguei mais de 50mil em 2011 e já tá quase na metade do valor. A suspensão precisa de troca das buchas e é difícil encontrar e quando acha é caro. Dizem pra comprar no E-bay, mas sou do Brasil, não vou comprar nesses caras. Eu gostaria de algo 10~15% mais macio em detrimento da estabilidade. Nossas ruas esburacadas e quebra-molas por todo lado não toleram esse comportamento esportivo do Focus. Um jogo de amortecedor do Focus é mais caro que do Edge! Vai entender como um dos carros mais vendidos do mundo consegue ser tão caro de manutenção?! A baixa altura (característica e não defeito) pede cuidado na condução. Se o cara for um desesperado esquece sempre o Focus. Vai raspar em tudo.

[Defeitos apresentados] Defeito crônico da linha Focus: Caixa de direção. Sempre apresenta folga. Coxim hidráulico do motor: Também crônico. Estoura e o carro fica todo trepidando. Os paralelos não duram 3 meses ai você tem que comprar o original por “apenas” 600 reais. As bieletas traseiras já estouraram. Um par original custa R$400,00. São dois parafusos com porcas e 4 pares de borracha que eu não acho que vale 20 reais. O jeito é adaptar a da Blazer/S10, que cumpre a função por 15% do valor da original. A polia principal do motor, que tem um anel de borracha, esta sacou e estragou tudo. Tive que trocar. Custou 600 reais aquela bigorna. Acho que 200 estaria bem pago. As buchas da suspensão traseira já chegaram no fim. Não bate ferro com ferro, mas dá pra sentir que elas já não absorvem a aspereza da rodagem. São umas 10 de cada lado a roda. O problema é encontrar o kit. Só acho a suspensão inteira pra trocar. Acho um absurdo trocar as articulações inteiras sem necessidade. Já troquei pastilhas de freio e embreagem também, mas são peças de desgaste natural. Pra um carro 08/09, com 100mil km, os principais defeitos foram esses. Outros menores são coisas corriqueiras, que até uma MB dá.

[Concessionárias] Péssimas, todas que conheço. Já usei por força da garantia. Só compro peças nela quando não acho em auto peças.

[Comentários adicionais] Já que quem compra um Focus desse hoje só acha usado, caso queira realmente o Focus, pesquise muito. Leve um mecânico de confiança mesmo que você pague o dia dele. É um excelente carro, mas se comprar um maltratado ele vai maltratar seu bolso, além da dor de cabeça. É um carro muito bom, mas caríssimo. Se você achar, por exemplo, que é ruim trocar uma embreagem de Fiesta porque custou R$300,00 o kit, a do Focus custa R$2200,00.

[Best Cars] Leio o site desde 0km. Se mantenho a fidelidade a leitura é porque é bom!

[Data de publicação] 24/3/17

 

[Nome] Fabiano Negreiros
[Cidade] Sao Paulo
[Estado] SP

[Versão] GLX Sedan
[Motor] 2.0 16V
[Ano-modelo] 2013
[Quilometragem atual] 20.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)

[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] Tecnologia embarcada – Acabamento interno – Qualidade de construção – Suspensão multilink – Porta Malas enorme – Posição ao Dirigir – Cambio com engates perfeitos – Freios perfeitos – Iluminação interna e externa – Painel completo – Sistema de Som com reconhecimento de voz e fidelidade – Partida em botão – keyless

[Principais aspectos negativos] Falta sensor de estacionamento – Falta tilt down no retrovisor – Baixa potência em baixa rotação

[Defeitos apresentados] Nenhum

[Concessionárias] A Ford sempre maltratou seus clientes, desde a compra do veículo zero até o pós-venda e serviços.

[Comentários adicionais] Um excelente carro, mal compreendido por quem nunca o teve. Só quem teve um sabe o que é bom, estou no segundo Focus.

[Best Cars] Excelente portal sobre automóveis.

[Data de publicação] 3/6/16

 

[Nome] Diego Ferreira
[Cidade] Erechim
[Estado] RS

[Versão] Titanium Hatch
[Motor] 2.0 16V
[Ano-modelo] 2012
[Quilometragem atual] 50.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 4
[Desempenho] 3
[Consumo] 3
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] A suspensão do carro é excelente, tem um rodar macio e ao mesmo tempo bastante estável. A combinação é tão bem sucedida que quase chega a ser monótona (antes eu tinha um Focus Ghia 2004 cuja suspensão era mais divertida em curvas). O câmbio é suave, porém acho que fica melhor na opção de trocas manuais. A direção, no modo esportivo, responde muito bem. Ar condicionado muito bom, sensor de chuva funciona muito bem, sensor de luminosidade também. Carro muito bom. Espaço interno muito bom.

[Principais aspectos negativos] Consumo elevado na cidade, na estrada é mediano. Porta malas menor que o da geração anterior. Estepe fino. O som é pouco intuitivo, especialmente usando pendrive.

[Defeitos apresentados] Não.

[Comentários adicionais] No geral, muito satisfeito com o carro.

[Best Cars] Leitor assíduo do site desde seu início. Uma das grandes referências e ótima fonte de consulta.

[Data de publicação] 26/2/16

 

[Nome] Marcelo Reis
[Cidade] São Paulo
[Estado] SP

[Versão] Glx
[Motor] 2. 0 16v
[Ano-modelo] 2009
[Quilometragem atual] 150.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 4
[Consumo] 3
[Câmbio] 2
[Freios] 4
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 2

[Principais aspectos positivos] Carro excelente em conforto Boa condição para dirigir, painel bem visível de Boa leitura computador de bordo bom suspensão bem trabalhada você pode entrar nas curvas do jeito que você quiser não te assusta freios muito eficiente com ABS e EBD som muito bom mesmo embora diz que da para atender o celular mais eu nunca consegui.

[Principais aspectos negativos] Ai o bicho pega, não sei se é porque vim de um velho Honda Civic 1. 6 que era muito econômico chegando fazer uma média de 12 a 13km litros, o focus so encostando o pé chega a 8km litros cidade não adianta ficar colocando 20, 00 porque aquela luz não apaga para você ver ela um pouco apagada coloque de 50, 00 para cima, outra coisa é ter que trocar qualquer lâmpadas seja do farol ou da lanterna do farol tudo no motor é apertado parece que é so para levar na concessionária, em fim acho o carro muito frágil, claro que o Civic que tive não chega nem na metade de equipamento e tecnologia que o focus tem mas o Civic te dá confiabilidade fiquei com ele 6 anos nunca deu um problema no motor e no câmbio, mas com o focus não deve aguentar 2 anos só comprei porquê na minha situação não tive escolha mas tem muitos outros carros melhores pode acreditar, Não sei se é em todos focus quando você engata a 1 marcha o acelerador parece que reduz da um corte acho que é um tal de leg que falam muito ruim o carro não tem arrancada, depois disso também sai da frente que o carro voa. Outra coisa aquela luz do Arbag que não se apaga so quando ela quer ai não dá para saber se o abs esta funcionando correto ou não.

[Defeitos apresentados] Defeitos nenhum, peguei com 127. 000 km na concessionária da Ford trocaram tudo pastilhas de freios caixa de direção suspensão o compressor do ar condicionado que não gelava em fim esta tudo novo mais não quero ver nada dar problema neste carro pos as peças são muito caras logo vendo ele.

[Concessionárias] Só usei na garantia de usados fui muito bem atendido porém os profissionais são todos sem qualidades arranharam o painel deixei o carro para verificar problemas da iluminação depois levaram o carro para lavar voltou com o parachoque arranhado decepção total. Tirando isto tudo que postei um carro prazeroso para dirigir

[Comentários adicionais] Tirando isto tudo que postei um carro prazeroso para dirigir mas muito frágil qualidade das peças fracas nem meu fiestinha é tão frágil assim. Pelo preço do carro nao recomendo.

[Best Cars] Parabéns, todos os carros que já possui sempre olho neste site ainda tem muita gente que não o conhecem e o bacana das pessoas que publicam que elas falam a verdade seja para bom ou ruim parabéns BestCars.

[Data de publicação] 2/2/16

[Nome] Marcelo Farago Zanlorenzi

[Cidade] Pinhais
[Estado] PR

[Versão] GLX Hatch
[Motor] 1.6 16V
[Ano-modelo] 2013
[Quilometragem atual] 30.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 2
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Dirigibilidade é o ponto alto do Focus, e provavelmente o principal “ganho” em relação às categorias abaixo de hatch médio. A suspensão é a grande responsável, com altura do solo suficiente para o dia a dia com nossa buraqueira mas com acerto fino para manter o carro sempre na mão, com excelente estabilidade e previsibilidade em curvas, sem dureza excessiva e filtrando bem irregularidades.
Freios são competentes, porta-malas é bastante razoável pra categoria, consumo é adequado para 1290kg do carro (10km/l ou mais na cidade com trânsito pesado ocasional), espaço interno muito bom (bastante razoável no banco traseiro). Som de fábrica com ótima definição e boa reprodução de graves (6 alto-falantes no total).

[Principais aspectos negativos] 1. Acabamento não é o grande mérito do carro, mas passada a primeira impressão não faz feio a ponto de reclamar. Não há caprichos como maçanetas de metal ou grande esmero no desenho. Os vãos  de carroceria são bastante evidentes no exterior, mas poucos levam isso em consideração. Painel superior emborrachado convive com alguns plásticos duros, botões giratórios passam impressão de má qualidade. Mas há boas surpresas: regulagem elétrica dos faróis, aviso sonoro de faróis ligados, aumento progressivo automático de volume do som de acordo com a velocidade, função um toque para todos os ocupantes.
2. Som básico não possui entrada USB, apenas auxiliar e CD (lé cd de mp3)
3. O esquema de garantia arcaico a cada 6 meses ou 10 mil km dessa ultima leva da Ford prejudica quem roda pouco (estou na 4a revisão, acabou de virar 30 mil km), mas pelo menos há preço fixo e (pequeno) desconto progressivo.

[Defeitos apresentados] Houve um episódio em que o controle do alarme parou de funcionar (resolvido em garantia com uma reprogramação). Barulho de vibração no motor recorrente (volta da revisão sem, volta a fazer; identificado como vibração de uma chapa de suporte próximo ao tanquinho de partida a frio). Cobertura plástica da coluna de direção soltou-se, também resolvido em garantia.

[Concessionárias] Tive experiência com duas concessionárias. A primeira (onde adquiri o carro) abandonei porque pisaram na bola ao sequer conseguirem me informar o que foi ou não feito na revisão. Na segunda, careira como de costume (refiro-me a maioria das concessionárias, de várias marcas), o consolo é que são transparentes quanto ao que está indicado no manual. Mesmo assim penso em seguir o plano de revisões em mecânica particular pelo preço abusivo.

[Comentários adicionais] Motor 1.6 é sensato para quem faz uso na cidade. Na estrada, especialmente com carro cheio faz falta aquela reserva de torque. Mas a ótima dirigibilidade garante alguns sorrisos em viagens.

[Best Cars] Ótima fonte independente de opiniões reais. Sempre consulto!

[Data de publicação] 20/11/15

[Nome] Alexandre B
[Cidade] Rio de Janeiro
[Estado] RJ

[Versão] Hatch GLX mecânico
[Motor] 2.0
[Ano-modelo] 2012
[Quilometragem atual] 20.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] De 3 a 5 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito(a)

[Estilo] 4
[Acabamento] 2
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 3
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 3
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] O carro tem excelente dirigibilidade. O conjunto mecânico me parece ser bem acima da média para o seu segmento na época em que foi fabricado. O motor propicia excelente desempenho, o consumo é bastante razoável (perto de 9 km/l na cidade com gasolina), o câmbio tem engates suaves e precisos e a suspensão assegura ótima estabilidade. Nessa versão GLX 2.0 o carro tem um ótimo sistema de som com bluetooth, que funciona bastante bem. Comprei o carro 0 km e durante os pouco mais de 4 anos (com pouco uso, 24 mil km) desde então não tive qualquer problema mecânico.

[Principais aspectos negativos] Como já destacado em diversas avaliações, o acabamento é pobre, com destaque para a farta utilização de plásticos rígidos nas portas e no painel.

[Defeitos apresentados] Não apresentou defeitos.

[Concessionárias] No Rio de Janeiro a rede de concessionárias é péssima. Não há mais nenhuma unidade na zona sul e apenas uma no centro, a Besouro. Nela o atendimento é muito ruim, marcar uma revisão por telefone exige grande dose de paciência – simplesmente não se atende o telefone. O atendimento é muito desinteressado e pouco profissional.

De longe, esse é o aspecto negativo a ser destacado – carro é ótimo, mas o atendimento nas concessionárias do Rio é inaceitavelmente ruim.

[Data de publicação] 23/10/15

[Nome] Alexandre B
[Cidade] Rio de Janeiro
[Estado] RJ

[Versão] Hatch GLX mecânico
[Motor] 2.0
[Ano-modelo] 2012
[Quilometragem atual] 20.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] De 3 a 5 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito(a)

[Estilo] 4
[Acabamento] 2
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 3
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 3
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] O carro tem excelente dirigibilidade. O conjunto mecânico me parece ser bem acima da média para o seu segmento na época em que foi fabricado. O motor propicia excelente desempenho, o consumo é bastante razoável (perto de 9 km/l na cidade com gasolina), o câmbio tem engates suaves e precisos e a suspensão assegura ótima estabilidade. Nessa versão GLX 2.0 o carro tem um ótimo sistema de som com bluetooth, que funciona bastante bem. Comprei o carro 0 km e durante os pouco mais de 4 anos (com pouco uso, 24 mil km) desde então não tive qualquer problema mecânico.

[Principais aspectos negativos] Como já destacado em diversas avaliações, o acabamento é pobre, com destaque para a farta utilização de plásticos rígidos nas portas e no painel.

[Defeitos apresentados] Não apresentou defeitos.

[Concessionárias] No Rio de Janeiro a rede de concessionárias é péssima. Não há mais nenhuma unidade na zona sul e apenas uma no centro, a Besouro. Nela o atendimento é muito ruim, marcar uma revisão por telefone exige grande dose de paciência – simplesmente não se atende o telefone. O atendimento é muito desinteressado e pouco profissional.

De longe, esse é o aspecto negativo a ser destacado – carro é ótimo, mas o atendimento nas concessionárias do Rio é inaceitavelmente ruim.

[Data de publicação] 23/10/15

[Cidade] Porto Alegre
[Estado] RS

[Versão] GLX
[Motor] 1.6 16v
[Ano-modelo] 2012
[Quilometragem atual] 40.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Não utilizo

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Fiz muita pesquisa antes de comprar um carro. Poderia ter comprado um zero mas optei por um semi-novo. Depois de revirar vários fóruns, optei pelo Focus 1.6. Tive experiência com um 2.0 mas optei pelo 1.6 por questões de economia de combustível, ainda que mais fraco. Não podia estar mais enganado. O 1.6 anda… e anda bem!! E a parte boa, não incinera seu dinheiro a cada parada para abastecer. Na cidade faz 9.5 km/L (com transito pesado) e 10,5 Km/L (com transito fluindo). Já fez 11.2 Km/L em condições ótimas de transito urbano. Ótimo para um carro de 1.300 kg. Na estrada entre 14.5 e 16 km/L rodando entre 90 e 110 km/h. Parece muito? Mas é real. A economia esta mais no pé do piloto do que no motor. Bancos: te abraçam. Já dirigi mais de 3 horas direto e nada de dor no corpo. Perfeita ergonomia. Tudo ao alcance da mão. Suspensão: outro sonho. E um dos motivos pelo qual comprei este carro. Filtra tudo. Parece um kart nas curvas. Da para faze-las sem tocar nos freios, que são ótimos também. Quanto ao espaço para passageiros, para um hatch, está bom também. Tenho 1,82 e o passageiro, postado atrás do motorista, ainda tem um certo espaço e conforto.

[Principais aspectos negativos] Acabamento. Muito plastico e, consequentemente, alguns ruídos pelo carro. Não é uma escola de samba, mas irrita um pouco. Um carro de mais de R$ 50.000,00 não podia ter, mesmo depois de quilometragem avançada, mas já sabia deles quando optei por um Focus. Apesar de ser um carro grande (largo), o porta malas não acompanha (328 L). Se tem família e filhos, esquece o Focus Hatch, pois, vai faltar espaço para as tralhas. Embora seja uma suspensão fantástica, o nível de ruido interno e sentido pelos passageiros. Em asfalto áspero, não se dê ao trabalho de ligar o som. Perda de tempo. Talvez em função dos Pirelli P7 que, segundo dizem, colabora com o excesso de ruido. E, por fim, o motor. Elogiei o mesmo, mas nada é perfeito. O valente Sigma 1.6 sofre um pouco com o carro carregado. Nada que umas esticadas de marcha não deem um jeito mas, aí, o consumo vai pro brejo. Por fim o estepe, que parece de fusca, que te permite andar muito pouco. Economia porca da Ford. Resolvido com um aro de Civic.

[Defeitos apresentados] Acionamento do ar condicionado. O botão é temperamental e não desliga o mesmo quando acionado. Fora isso mais nada.

[Comentários adicionais] Compre. Se puder compre e vai entender o por que dele ser um dos melhores carros no nosso mercado, muito embora, e não sei porque, o mercado tenha uma certa resistência em relação ao mesmo.

[Best Cars] O BC foi a ferramenta que mais utilizei para escolher a melhor compra. Agradeço a vocês e a colaboração dos leitores deste renomado site.

[Data de publicação] 3/7/15

 

 

[Nome] Rafael Amgarten
[Cidade] Campinas
[Estado] SP

[Versão] GLX Hatch – Automático
[Motor] 2.0
[Ano-modelo] 2009
[Quilometragem atual] 50.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Não utilizo

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 3
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] O carro “veste” em você. Andar na estrada é muito divertido! Excelente estabilidade e é um veículo bastante confiável. Adquiri com 36 mil km, hoje está com 52 mil km e fiz apenas o básico de manutenção. Apesar de ser 2009, tem tecnologia de ponta e acabamentos são bem refinados. Cada detalhe é bem pensado. Altura da suspensão é perfeita, motor é muito bom e câmbio Tiptronic (sequencial com mudanças de marcha manual) divertido! Na estrada, usando gasolina de boa qualidade e andando entre 100-120km/h chega a fazer perto de 14km/l. Carro resistente e com um padrão de qualidade elevado.

[Principais aspectos negativos] Para andar na cidade, a suspensão é um pouco dura e copia boa parte das irregularidades do piso – eu particularmente gosto de deste comportamento. O carro gosta de asfalto liso, pois até em lombadas é necessário entrar e sair devagar. É o preço que se paga para ter um carro extremamente estável na estrada. Câmbio automático de 4 velocidades acaba sendo um pouco longo, gerando conforto para uma condução normal porém numa tocada mais esportiva acaba não aproveitando tanto o motor.

[Defeitos apresentados] Quando comprei, a manopla do câmbio estava solta – algo que foi reparado sem precisar trocá-la, apenas mão-de-obra. Coxim do motor, lado direito se rompeu.

[Comentários adicionais] Para os câmbios automáticos, recomendo fazer a reprogramação da injeção eletrônica como eu fiz para ganhar mais torque em baixa rotação e mais potência em alta – fica outro carro, muito mais esperto! Velas de iridium e filtro de ar esportivo também melhoram o desempenho. Quando chegar perto dos 60 mil km, pretendo trocar o óleo do câmbio automático preventivamente. Apesar do manual mencionar que só precisa completar ou substituir aos 120 mil km, essa manutenção custa apenas 10% do preço de um novo câmbio – poucos proprietários realizam esse importante serviço.

[Best Cars] Excelente canal de comunicação para trocas de experiências, principalmente para quem está pensando em adquirir um veículo usado.

[Data de publicação] 3/7/15

[Nome] André Landim
[Cidade] Manaus
[Estado] AM

[Versão] Sedã Automático
[Motor] 2.0
[Ano-modelo] 2009
[Quilometragem atual] 60.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 4
[Consumo] 2
[Câmbio] 3
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 3

[Principais aspectos positivos] Conforto

[Principais aspectos negativos] Consumo, preço das peças

[Defeitos apresentados] Problema em 2/4 bobinas; óleo na câmara de combustão

[Data de publicação] 3/7/15

[Nome] Luis Antonio de Morais
[Cidade] São Paulo
[Estado] SP

[Versão] Titanium hatch
[Motor] 2.0
[Ano-modelo] 2012
[Quilometragem atual] 80.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 3 a 5 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] Extremamente sólido, estável. Anda muito bem, sem variação de desempenho perceptível, com lotação máxima, ar condicionado ligado, subidas. Suspensão alia estabilidade com maciez. Painel completo e legível, com iluminação de bom gosto. Sensores de chuva e de luminosidade funcionam muito bem. Vem completo (inclusive teto solar), sem opcionais. O câmbio automático tem apenas 4 marchas, mas é tão eficiente, que só uso o tiptronic em longas descidas na cidade ou quando quero curtir. Acabamento sóbrio e fácil de manter limpo.

[Principais aspectos negativos] Falta uma central multimídia com GPS. Somente dois air-bags frontais. O consumo na cidade poderia ser melhor com gasolina (na ponta do lápis, é mais negócio usar etanol no meu carro, porque rende até 80% da km/l da gasolina).

[Defeitos apresentados] Bocal do tanque emperrou antes de um ano de uso. Bateria danificada com um ano e meio. Banco dianteiro do passageiro com armação solta no encosto. Pilha do controle ficou fraca com seis meses. Barulho na suspensão dianteira ao passar lombadas e ao esterçar em calçamento ou paralelepípedos. Troca de amortecedores, bandejas dianteiras e coxins aos 80 mil km.

[Concessionárias] Atualmente só uso para comprar filtros e outras peças de manutenção. Durante a garantia, as revisões foram caras. Descobri depois que alguns itens foram cobrados, mas não trocados. Sobre os defeitos que mencionei:
– Bocal do tanque – consertado.
– Bateria: queriam que o carro ficasse 3 dias para laudo e trâmites. Decidi comprar numa autorizada Moura, que trocou em menos de meia hora… A bateria original de 52 Ah não existe no mercado de reposição. Troquei por uma de 60 Ah.
– Banco dianteiro: queriam trocar a armação do banco inteiro! Consegui um manual técnico e consertei sozinho em casa (apenas um ferrinho solto).
– Pilha do controle: encomendaram um novo controle remoto para a Ford… Troquei a pilha/bateria num chaveiro. Semanas depois, ligaram dizendo que o controle chegou. Dispensei.
– Barulho na suspensão dianteira: deram um reaperto aos 20 mil km, mas pouco resolveu. Convivi com isso até os 80 mil km.

[Comentários adicionais] Excelente custo-benefício quando comprei. Superou minhas expectativas. Poucos defeitos. Antes dele tive três Fiat em seguida e me deram muito mais visitas às oficinas. A suspensão dianteira foi refeita porque abusei: muitos trechos com obras na cidade em que eu vivia (Belo Horizonte), lombadas sem reduzir, uso do carro como “furgão” durante minha mudança BH-SP etc.

[Best Cars] Esta seção é extremamente útil. Sempre consulto antes de trocar de carro ou para acompanhar a experiência de outros leitores. O Best Cars sempre está se renovando.

[Data de publicação] 19/6/15

[Nome] Christian André Haddad Govastki
[Cidade] Brasília
[Estado] DF

[Versão] Ghia AT
[Motor] 2,0 16V Duratec
[Ano-modelo] 2009
[Quilometragem atual] 80.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Mais de 5 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 3
[Câmbio] 3
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Beleza, ergonomia, dirigibilidade, acabamento, capacidade de frenagem, gerenciamento eletrônico.

[Principais aspectos negativos] Câmbio AT de 4 marchas. Espaço interno no banco traseiro.

[Defeitos apresentados] Amortecedores traseiros e módulo da ventoinha. A centralina do motor funcionou perfeitamente quando o módulo da ventoinha queimou, ela colocou o motor em “modo de proteção”, reduzindo a potência, desligando o ar condicionado e alertando que o motor estava muito quente. Ele alertou para parar o veículo de imediato que ia desligar o motor para evitar danos maiores. Quando parei o carro ela impediu a partida do motor até que ela considerasse que o motor estava numa temperatura segura.

[Concessionárias] Testei quase todas as concessionárias de Brasília, algumas são melhores, outras são menos preparadas. Tenho atendimento VIP na que vou – Ford Slavieiro – estou bastante satisfeito com o serviço prestados por eles. As peças de desgaste tem preço dentro da média para o preço do carro.

[Comentários adicionais] Esperava mais desempenho do carro quando comprei (Vim de um Escort SW e de dois Focus Mk1). O peso extra e o câmbio AT tiram o brilho desta geração. Como todo motor Ford tem ojeriza a trânsito pesado, basta pegar um pouco de congestionamento que o consumo sobe demais. Minha esposa reclama do espaço longitudinal no banco traseiro, ela diz que no Fit é melhor.

[Best Cars] Site de referência nacional

[Data de publicação] 24/4/15

[Nome] Fabricio Vieira
[Cidade] Sao Paulo
[Estado] SP

[Versão] GLX HATCH
[Motor] 2.0
[Ano-modelo] 2011
[Quilometragem atual] 50.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 3 a 5 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Não utilizo

[Estilo] 5
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Estilo, posição de dirigir, itens de conveniência, estabilidade e a diversão ao volante!

[Principais aspectos negativos] Plásticos duros, encaixes que rangem, o acabamento é pior do que o valor do carro sugere.

[Defeitos apresentados] Não.

[Comentários adicionais] Esse Focus tem inúmeros problemas com o acabamento, mas você esquece tudo quando liga o carro e pega a estrada. É muito confortável, tem um desempenho excelente e os mimos que tenho (Sensor de chuva, sensor de penumbra, Radio com BT) me deixaram mal acostumado.

[Best Cars] O Best Cars é a única fonte que confio quando o assunto é carro.

[Data de publicação] 24/4/15

[Nome] Erick Delgado Santos
[Cidade] Rio de Janeiro
[Estado] RJ

[Versão] GLX
[Motor] 1.6 16V
[Ano-modelo] 2011
[Quilometragem atual] 60.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 3 a 5 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Estilo, posição de dirigir, estabilidade, confiabilidade, nível de itens de conforto e custo benefício da versão GLX 1.6 16V em Dez/2010 quando foi comprado.

[Principais aspectos negativos] Manutenção, definitivamente é péssima de fazer e custosa demais, coisas simples que sempre fiz em casa como trocar o filtro do ar condicionado não dá para fazer nesse carro, pois é preciso tirar o pedal do acelerador para trocar o filtro. Precisei trocar a boia do tanque de combustível e mais uma vez um susto, tem que tirar o tanque do carro para trocar, nos Fiats se faz isso por um acesso de dentro do carro… Na concessionária as revisões dentro da garantia são mais caras que do meu antigo Corolla SE-G e depois que a garantia acaba viram um assalto, cerca de R$ 900,00 por uma revisão normal. A dificuldade de manutenção e o preço elevado me fizeram desistir de comprar um novo Focus ou um Fusion que estavam na minha intenção de compra, acabei comprando um Civic LXS.

[Defeitos apresentados] Sim, na garantia (1) o rádio precisou ser trocado, (2) vazou o fluido do freio pelo pedal da embreagem para dentro do carro (segundo a cc, a embreagem usa o óleo do freio)e (3) o sensor de anti-esmagamento de um dos vidros deu defeito, o que impedia o mesmo de fechar. Depois da garantia (4) a boia do tanque de combustível não marcava nunca acima de meio tanque.

[Concessionárias] Usei duas, a compra foi na Barrafor, local onde jamais piso novamente, péssimo atendimento, depois que comprei o carro fizeram a inacreditável façanha de vender o carro que eu tinha comprado para outro cliente… tive que aguardar mais 1 mês para pegar outro carro na mesma cor e configuração que tinha comprado. Alguns dias depois de retirar o carro tive que voltar a concessionária para trocar o rádio que estava com defeito e acreditem! Quando fui pegar meu carro me entregaram o carro de outra pessoa, eu de propósito peguei o carro estacionei no posto ao lado da concessionária e voltei para pegar meu carro e acredita que eles me entregaram o meu carro sem nem desconfiar de nada… claro que avisei sobre o ocorrido e pedi para falar com o gerente, que quase teve um surto nervoso quando disse o que havia ocorrido. Depois disso não voltei mais a Barrafor e fiz todos os serviços na Bracom, onde fui bem atendido sempre, mas nas revisões sempre vacilavam em algum item, faltavam sempre tampinhas e parafusos dos acabamentos que foram desmontados durante os serviços. Acho essas pequenas coisas inaceitáveis porque uma tampinha que certa vez não recolocaram e demorei a perceber me custou R$ 32,00.

[Comentários adicionais] Excelente carro, mas falhas de projeto no tocante a facilidade de manutenção e concessionárias despreparadas me fazem supor que jamais terei um carro da Ford novamente.

[Best Cars] O Best Cars é a fonte que considero mais confiável para saber sobre carros. Sempre que me interesso por um carro procuro no BC a avaliação do mesmo e de seus concorrentes antes de decidir. Acho as avaliações muito completas e imparciais.

[Data de publicação] 27/3/15

 

 

[Nome] Marcelo N
[Cidade] passo fundo
[Estado] RS

[Versão] GLX – Hatch – manual
[Motor] 2.0
[Ano-modelo] 2009
[Quilometragem atual] 40.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 2
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 3
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Espaço interno ótimo, inclusive para pessoas de maior estatura. Apenas atras pessoas mais altas raspam a cabeça. Posição de dirigir excelente, com ótimas regulagens. Motor 2.0 robusto e muito acertado para o carro, tanto no torque como na potencia. Roda-se em quarta marcha tranquilamente abaixo de 2000 RPM, inacreditável! E quando necessita-se de potencia é só esticar pra cima de 3500. Manutenção invejável incomparável na concorrência. Troca de óleo continua sendo racional com o excelente Óleo 5W30 (MI – NE – RAL!!)com custo incomparável. 10.000 Km !!!! Estabilidade é inacreditável. O carro não parece ter esse porte numa curva, é um Kart !!!

[Principais aspectos negativos] O acabamento poderia ser aprimorado nos detalhes plásticos, alguns fazem barulho. Isolamento acústico, apesar de bom, poderia ser melhor nesse nível de automovel. Ruido levemente áspero de rodagem e amortecedores um pouco mais macios não comprometeriam a estabilidade e melhorariam o conforto. Abertura do capot muito contestada. Um pouco mais de linearidade no torque seria interessante.

[Defeitos apresentados] Abertura do capot quebrou. Impossível abrir sem a chave então manutenção complicada nesse ponto. Rangidos internos devido aos plásticos, inadmissível num FORD. O restante é muito robusto.

[Concessionárias] Não utilizo muito pela falta de credibilidade na região.

[Comentários adicionais] Prazer ao dirigir é o que resume esse carro, é sempre surpreendente. Com o motor 2.0 somente, já com o 1.6 é como conduzir um carro 1.0. Um abismo a diferença. Não deveria ser disponível com o dimensionamento desse 1.6.

[Best Cars] Excelente inciativa desse site que acompanho desde o seu inicio.
Foi uma referência antes de adquirir meu veículo. Poderia voltar “a ativa” o segmento de preparação de rua novamente.

[Data de publicação] 27/2/15

[Nome] Vinícius DS
[Cidade] Itajaí
[Estado] SC

[Versão] Hatch Ghia Manual
[Motor] 2,0 16V
[Ano-modelo] 2009
[Quilometragem atual] 40.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 3
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] Prazer ao dirigir, Estabilidade, Estilo, Conforto, Posição de dirigir, Ar digital dual zone, Teto solar e Bancos em couro.

[Principais aspectos negativos] Não tem TCS e ESP e somente 2 Airbags.
Encaixe irregular de alguns painéis externos e internos,com vãos de diferentes larguras. parece ser um problema crônico dos Fords atuais. Console central muito largo.

[Defeitos apresentados] Nenhum problema até o momento.

[Concessionárias] Utilizei somente uma vez para a revisão dos 30.000 km, Globovel Itajai, e fui muito bem atendido. Mas os preços das revisões são bem salgadas e as peças Ford tem fama de serem bem caras.

[Comentários adicionais] Um excelente carro, com pequenos deslizes de acabamento (montagem) e itens de segurança.

[Best Cars] Muito bom, sempre leio e recomendo!

[Data de publicação] 30/1/15