Ford Fiesta hatch e sedã (primeira geração)

[Nome] paulo roberto
[Cidade] são paulo
[Estado] SP
[E-mail] não publicado a pedido

[Versão] GL CLASS 1.0
[Ano-modelo] 2001
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 110.000 km
[Tempo há que possui] Mais de 5 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Não utilizo

[Estilo] 3
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 2
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 4
[Consumo] 3
[Câmbio] 5
[Freios] 3
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] Bom para o uso urbano. Seu motor 1.0 Zetec Rocam responde muito bem. Único da categoria que, mesmo completo, tem o menor preço em relação à concorrência. É confortável, ágil e tem muita estabilidade. O carro oferece uma boa posição ao dirigir e tem engates precisos e macios.

[Principais aspectos negativos] O acesso ao porta-luvas é dificultoso, o acabamento das portas é bastante frágil, o espaço para os ocupantes de trás é pequeno e o consumo tanto na cidade quanto na estrada poderia ser melhor mesmo com o ar condicionado desligado.

[Defeitos apresentados] 2º Dono há 6 anos e com mais de 100 mil Km rodados, me surpreende sua durabilidade e conservação. Foram trocados até hoje: bateria, escapamento, bobina, amortecedores, velas e pneus. Somente! – Não dá trabalho para manter.

[Comentários adicionais] Trata-se de um carro muito resistente, confortável e confiável. Reage super bem às condições adversas de trânsito. Vale à pena adquirir o modelo COMPLETO. Seu seguro é barato e a mecânica não é problemática. Recomendo aos que procuram um bom carro para o uso diário.

[Best Cars Web Site] Quero prestar minhas considerações e parabenizá-los pelo espaço concedido aos leitores através das informações e dicas postadas. Este serviço é muito importante para os donos de veículos e futuros proprietários.

[Data de publicação] 19/5/12

[Nome] Ayrom Muller
[Cidade] Rio de Janeiro
[Estado] RJ
[E-mail] muller_campos@yahoo.com.br

[Versão] Zetec Rocam 1.0
[Ano-modelo] 2001
[Combustível] Gasolina e GNV
[Quilometragem atual] 150.000 km
[Tempo há que possui] Mais de 5 anos

[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Não utilizo

[Estilo] 3
[Acabamento] 2
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 2
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Otimo motor no que se diz respeito a potencia e torque. Mas tenho suas duvidas quanto a durabilidade. Vejo Gol bolinha com um milhao de km sem nunca ter feito o motor. o Meu com 170 mil consome muito oleo.

[Principais aspectos negativos] Valor de revenda muito ruim. Forros das portas muito frageis. Estepe embaixo do carro. Muito barulho na suspensao, mas sinceramente eu nunca troquei muita coisa nela.

[Defeitos apresentados] Em 5 anos, muitos.
Marcador de temperatura parou de funcionar, ferveu, tive que retificar. Esta cuspindo oleo pelo tucho. Apesar de trocada a junta da tampa e selado com pasta preta, o problema sempre volta. Cheguei a mandar o tucho para retifica para consertar uma rachaadura uma vez achando que ficaria tudo bem mas o problema persiste. O mecanico diz que os aneis de segmento podem estar com defeito mas nao sei dizer. O ar condicionado deu defeito duas vezes somando mil reais de manutencao. Balanca estourou, braco oscilante.
Ja consertei umka infiltracao uma vez mas agora o problema voltou.

[Comentários adicionais] É um carro barato com boa durabilidade no geral mas nao se compara a um gol ou uno.

[Data de publicação] 19/5/12

[Nome] DANIEL VERTAMATTI
[Cidade] São Bernardo do Campo
[Estado] SP
[E-mail] danverta@yahoo.com

[Versão] Street Hatch 1.0L 8V Zetec Rocam
[Ano-modelo] 2005
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 100.000 km
[Tempo há que possui] Mais de 5 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito

[Estilo] 3
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 3
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Tenho o meu desde 0km, atualmente com 102.000 km. É um carro muito robusto, com excelente mecânica, ágil, baixo custo de manutenção, baixo valor de seguro, bom acabamento interno. Ele é muito valente, perfeito para cidades grandes pela economia de combustível (12 km/l em média). Gosto do estepe por baixo do carro, por facilidade de acesso (caso o porta-malas esteja cheio), e por não atrair ladrões de estepe (o meu está quase careca propositalmente), muito comuns em São Paulo atualmente. O escapamento do meu ainda é o original, nunca furou em 8 anos (tive um Mille anteriormente que tinha que trocar o silencioso traseiro todos os anos).

[Principais aspectos negativos] Com o ar condicionado ligado o motor perde muita potência, o que irrita em subidas pois é necessário desligá-lo. Não gosto também do nível de ruído interno em altas rotações. Outra coisa que não me agrada é a tampa do bocal de combustível sem chave, basta abrir a tampa externa e girar para ter acesso ao tanque. Uma vez me roubaram combustível e comprei uma tampa com chave (R$ 50,00 na concessionária).

[Defeitos apresentados] Há quase 8 anos com o carro, enfrentei praticamente todos os problemas mais comuns relatados pelos outros proprietários: infiltração de água no lado do motorista, pelo passador do chicote, coxins da suspensão dianteira moles demais (meu mecânico serrou um pedaço do tubo do pires que vai por cima do batente, por onde passa a haste do amortecedor, o que solucionou o problema definitivamente), ar quente fica ligado direto, graças a válvula defeituosa, caixa de direção com folga desde os 80.000 km (não troquei ainda), chave de rodas fraca, espana com facilidade, bateria troquei apenas uma vez aos 5 anos de uso (durou até mais do que esperava, coloquei outra Moura que é a original), já troquei molas, amortecedores, batentes, kits da suspensão uma vez aos 70.000 km, instabilidade em marcha lenta devido a combustível batizado (quando acontece nunca mais volto ao posto), troquei os rolamentos de roda dianteiros, discos de freio troquei recentemente pela primeira vez, tampa do reservatório de expansão rachada, ar condicionado fraco (não gela mesmo com filtro de cabine novo), maçaneta da porta traseira esquerda quebrou.

[Concessionárias] Fiz em concessionária apenas as duas primeiras revisões (“gratuitas”). Na primeira aos 10.000 km apenas trocam-se o óleo e respectivo filtro. Aproveitei para instalar o protetor de cárter. Na segunda trocaram algumas peças a mais, como filtros e fluidos. Certa vez queimou uma lâmpada do farol e me pediram R$ 60,00 de mão-de-obra (equivalente a meia hora de trabalho)e mais R$ 22,50 pela peça na Ford Frei Caneca unidade Consolação (extinta). Achei um absurdo. Comprei a lâmpada original (Osram) por R$ 10,00 em uma lojinha e troquei eu mesmo, não gastando mais que 10 minutos tirando o farol e recolocando-o. Nunca mais levei o carro a uma concessionária. Apenas vou lá para comprar peças originais, e tenho um mecânico de confiança que faz todos os serviços pra mim. Algumas peças mais simples compro paralelas mesmo, como filtros de cabine, ar, gasolina, óleo. O óleo somente 5W30 Motorcraft (um amigo tem loja de peças e lá vendem o original Ford, me custa em média R$ 25,00 o litro, e troco a cada 10.000 km).

[Comentários adicionais] É um carro com excelente relação custo-benefício. Recentemente fiz polimento e cristalização e recebo muitos elogios sobre a pintura (o meu é Cinza Nassau, a única opção perolizada disponível no momento da compra).

[Best Cars Web Site] Excelente site, poderia modernizar o visual.

[Data de publicação] 10/3/12

[Nome] Andre Andrade
[Cidade] Piracicaba
[Estado] SP
[E-mail] não publicado a pedido

[Versão] Street 1.0
[Ano-modelo] 2002
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 120.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Não utilizo

[Estilo] 3
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 3
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Ótimo motor, Zetec Rocam, econômico e com baixa manutenção

[Principais aspectos negativos] A localização do estepe é ruim, por outro lado libera espaço interno. Acabamento “meia boca”. Vedação mal planejada.

[Defeitos apresentados] Problemas na parte elétrica e no sistema de injeção de combustível, ainda preciso verificar as válvulas e pistões.

[Concessionárias] Nem uso!

[Comentários adicionais] Excelente relação custo benefício, automóvel valente e com boa potência, é claro que se trata de 1.0…

[Best Cars Web Site] Ótima proposta, bem útil aos donos de veículos automotores.

[Data de publicação] 10/3/12

[Nome] Renato Lopes
[Cidade] Suzano
[Estado] SP
[E-mail] renato.lopes1991@gmail.com

[Versão] GL 1.0 Rocam
[Ano-modelo] 2000
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 150.000 km
[Tempo há que possui] De 3 a 5 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] É um carro muito bom, quando comprei ele estava com 158.000km rodado e fazia em média de 13km/L na cidade e 16 km/L na estrada. Hoje ele esta com 170.000km rodado, faz média de 11km/L na cidade e 13km/L na estrada, porém, nunca foi feito limpeza de bico e só uso gasolina do Ipiranga aditivada.

[Principais aspectos negativos] Caixa de direção muito frágil, amortecedores delicados, travas da forração de portas sem quebram e sempre descolam os estofados.

[Defeitos apresentados] Já troquei os amortecedores, buchas, escapamentos duas vezes por ano, bomba de gasolina e agora caixa de direção e terminais, porém, esta com 170.000km rodado e esta fazendo 12 anos de uso.

[Concessionárias] É exelente, porem aqui em Suzano na Ford Horizonte eles me cobraram só para orçar a suspenção R$ 140,00 há hora e me disseram que levariam em média de 4 horas para orçar, ou seja, R$ 560,00 só para identificar o problema fora o valor da peça que teria que trocar.

[Best Cars Web Site] Best Cars é a primeira vez que olhei este site e achei bastante interessante, por isso que resolvi fazer este comentário sobre meu lindo Fiesta GL 1.0 rocam

[Data de publicação] 10/3/12

[Nome] Claudio Ota
[Cidade] São Caetano do Sul
[Estado] SP
[E-mail] não publicado a pedido

[Versão] Street hatch 4p 2006
[Ano-modelo] 2006
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 60.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Não utilizo

[Estilo] 3
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Posição de dirigir, suspensão macia, desempenho positivo se comparado a outros 1.0, acabamento interno e funcionamento suave do motor.

[Principais aspectos negativos] É quase impossível trocar as velas sem danificar os cabos de vela, componentes da suspensão pouco duráveis e espaço interno contido.

[Defeitos apresentados] Ar quente parou de funcionar e o reparo não é simples.
Cheiro de gasolina no interior do carro. Conforme dica de um usuário do Best Cars bastou fechar bem a tampa após o abastecimento e o problema desapareceu!

[Comentários adicionais] Para o uso diário na cidade para tarefas rotineiras está servindo a contento, é razoavelmente econômico, ar condicionado funciona bem, travas e vidros elétricos ok e direção apesar de não ser hidráulica se os pneus estiverem calibrados não é pesada.

[Best Cars Web Site] Dicas e observações muito úteis e pertinentes.

[Data de publicação] 3/10/11

[Nome] Rafael Luiz dos Santos
[Cidade] Bariri
[Estado] SP
[E-mail] não publicado a pedido

[Versão] 1.0 gl
[Ano-modelo] 2000
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 90.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Insatisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito

[Estilo] 1
[Acabamento] 1
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 1
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 2
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 2
[Freios] 1
[Suspensão] 1
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 1
[Custo-benefício] 1

[Principais aspectos positivos] A dirigibilidade dele é ótima, você dirige por horas sem se cansar, o consumo é ótimo e o desempenho é surpreendente por ser um carro 1.0

[Principais aspectos negativos] Todo o restante, ele é um aborto da engenharia mecânica, barulhento, sem freio, péssimo acabamento, a suspensão e a caixa de direção que são itens que oferecem sério risco a vida dos passageiros quando são de baixa qualidade o que é o caso não valem um kibe, o motor bebe muiiito óleo e ainda não sei porque, pois ele tem 83000 quilômetros originais só uso óleo sintético 5w30, ele não fuma, não vaza, não cospe pelo respiro, realmente a qualidade foi em direção da ford e fez a curva nesse carro, e sou o terceiro dono desse castigo e só uso peças originais e manutenção só em autorizadas ford ou em especialistas ford. A caixa de direção e a porta traseira desse lixo brasileiro, formam uma sinfonia aterrorizante dentro do carro, prefiro andar com a minha CG 125 do que com essa bomba.

[Defeitos apresentados] Sim suspensão não aguenta passar num quebra mola, caixa de direção na verdade é a caixa de pandora, radiador, bobina, mangote do tanque, os acabamentos da porta que se desmancharam, aliás ele é um defeito por completo

[Concessionárias] Uso a disbauto de Baruru, o trabalho deles é ótimo, e o preço também, é uma pena que o carro seja tão ordinário

[Comentários adicionais] Se arrependimento matasse, esse lixo já teria me levado pra cova a tempos, será difícil fabricarem algo pior, e olha que a industria automobilística nacional tem se esforçado muito há tanta porcaria no mercado que já penso que não é interessante comprar um carro zero poulixo nacional, quando eu me livrar desse encosto vou comprar um santana, ou qualquer outro carro decente, pois carro popular tem sido na verdade um tapa na cara do consumidor, e você que está lendo o meu relato e pensa em comprar um fiesta eu te digo o seguinte, sou extremamente cuidadoso com o meu carro, e mesmo assim ele só me dá tristeza, portanto não compre fiesta, e recomendo ainda, não compre nenhum carro popular, pois não vale a pena, compre um carro usado que seja decente

[Best Cars Web Site] extrema utilidade eu uso muito, esse espaço destinado ao leitor me ajudou muito, espero que o meu relato ajude as pessoas na escolha do veículo

[Data de publicação] 3/10/11

[Nome] Weverson Malheiro
[Cidade] Votuporanga
[Estado] SP
[E-mail] r3v3rso_mt@hotmail.com

[Versão] Gl 1.0
[Ano-modelo] 2000
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 500.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Não utilizo

[Estilo] 3
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 2
[Espaço interno] 1
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 3
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] Valor de compra. Por ser um carro pouco visado a roubo. Otimo motor, rodei mais de 3000km (o carro tem mais de 1 milhão km rodados, pois era carro de empresa) com radiador furado (mas sempre completando) e ventoinha sem funcionar, o mecanico não sabe como nao explodiu. Tem a direção leve, mesmo sem hidraulico. Gosto do acabamento interno, vc não vê lataria.

[Principais aspectos negativos] Espaço, tenho 1,86 e sempre ando lotado, ai tem que ficar exprimido mesmo. Acho caro o preço das peças pra um carro de 11 anos.

[Defeitos apresentados] Pra um carro com mais de 1 milhão de km rodados, tem bastante coisa pra fazer, mas ja troquei reparos dos amortecedores, tampa do reservatorio de agua e oleo, radiador, sensor da ventoinha, escapamento, maçaneta traseira. Preciso trocar bandeijas, amortecedores, revisar o motor de partida que ta com um barulho estranho. Ai ele fica novo.

[Comentários adicionais] Excelente carro, tem seus defeitos, mas pra rodar na cidade é otimo, pra viajar tb é bom, mas vá sozinho ou com mais um, pq se nao vai ficar apertado! O carro tem um otimo motor, apesar de ser 1.0, ele tem um otimo desempenho, as vezes eu acho que ele ta possuido, mesmo carregado ele nao faz feio na subida. Gostaria de pegar um carro maior, mas sei não, ele ta bom d+!

[Best Cars Web Site] Otimo site. aqui eu tiro duvidas sobre futuros carros. Parabéns!

[Data de publicação] 30/7/11

[Nome] Felipe Alfano Perrone
[Cidade] Salvador
[Estado] BA
[E-mail] não publicado a pedido

[Versão] 1.0 GL
[Ano-modelo] 2001
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 60.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Não utilizo

[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 5
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 3
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Sempre achei esse Fiesta uma opção muito boa de compra. Surgiu uma oportunidade e comprei de uma vizinha com 60000km rodados e todo original por dentro e por fora. Alguns servicinhos pra fazer, mas todo mundo quando ve elogia. O carro é muito agil no transito e bem estavel nas curvas. Muito gostoso de dirigir, cambio preciso, embreagem leve. Em relação ao Palio da minha mãe que eu dirigia, achei um pouco preso em rotações baixas, mas depois ele se solta e vai embora, mas creio que seja questão de costume

[Principais aspectos negativos] A suspensão é meio dura. Sinto bastante no asfalto “perfeito” de Salvador. Acabamento é bonito, mas os forros das portas ja estão se soltando, que é um mal do fiesta. Soube que o ventilador da muito problema (o meu ja veio com ele desligado). Achei os freios um pouco duros em relação ao Palio. Sou solteiro, então não me incomodo com o espaço interno que é satisfatorio. Mas minha mãe ja teve um endura e eu sofria andando atras

[Defeitos apresentados] O carro ja veio com o ventilador com problemas. Um dia liguei o carro e tava com o velocimetro, marcador de combustivel, de temperatura e km sem funcionar, mas era somente um fusivel. Outro mal são os forros das portas, mas encontrei o original em uma loja de tecidos

[Comentários adicionais] é um excelente custo-beneficio. Poucas pessoas falam dele, mas tb é pouco visto pelos ladrões. Falam da manutenção cara da Ford, mas também falam da durabilidade das peças. Acho uma ótima compra

[Best Cars Web Site] é um prato cheio para quem gosta de automoveis. A pelo menos 7 anos que eu visito o site frequentemente, mas ainda tem muita coisa para ler

[Data de publicação] 30/7/11

[Nome] Marcos A. R. Cerveira
[Cidade] São Luis
[Estado] MA
[E-mail] marcoscerveira@yahoo.com.br

[Versão] street 1.0L
[Ano-modelo] 2004
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 80.000 km
[Tempo há que possui] De 3 a 5 anos

[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito

[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 2
[Capacidade de bagagem] 2
[Motor] 5
[Desempenho] 4
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 2
[Suspensão] 1
[Estabilidade] 3
[Segurança passiva] 2
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Sou muito criterioso com a manutenção e cuidados com o carro. Possuo uma planilha detalhada com todos os abastecimentos, manutenção e peças adquiridas ao longo da convivência com o carro, bem como notas fiscais e anotações pessoais.
O carro muito econômico e ágil. O Acabamento, embora extremamente frágil, é agradável aos olhos e ao tato com forros cobrindo toda a extensão do carro e encaixes bem feitos sem rebarbas ou parafusos aparentes, muito diferente do que se vê nos carros atuais e a profusão de plásticos pelo habitáculo.
O carro é muito silencioso e sua ergonomia proporciona ao condutor conforto e prazer ao dirigir. O câmbio é preciso e bem escalonado permitindo arranque rápido em saídas de semáforo, mas sem ficar “pedindo marcha” a todo momento.
Em termos de economia a média do carro fica em 11,5km/l aferidas entre outubro/2008 e a data presente abril/2011. Abastecendo sempre no mesmo posto, enchendo o tanque, com trajeto urbano com cerca de 35Km/dia, Ar Condicionado ligado e apenas o condutor no veículo. Nunca avaliei o consumo em estrada pois quase não viajo com o carro. O maior trajeto percorrido foi cerca de 450 Km (ida e volta). A melhor média conseguida foi 12,95Km/L logo após a revisão de 60 Mil Km. A pior foi 8,79Km/L aferida recentemente (estava buscando e deixando minha namorada no serviço pegando trânsito em horário de pico levando um tempo médio de 1:45h para percorrer 13Km).
Pesquiso e estudo revistas e sites especializados para poder manter meu carro da melhor forma possível, me permitindo saber seu real estado afim de manter manutenção preventiva. Nunca fiquei na mão e o carro é sempre muito bem elogiado quando questionado sobre a conservação e a manutenção do mesmo.

[Principais aspectos negativos] Embora eu o ache um carro muito bom, o modelo tem alguns defeitos irritantes. A Infiltração de água pelo painel é a mais terrível. Por mais que conserte, ela sempre volta a aparecer. Outro problema é fragilidade da lataria em relação a ferrugem. Não é raro ver fiestas com a soleira apodrecida por ferrugem ou em outros pontos no para lama. A suspensão também acho muito frágil. Em 4 anos que tenho o carro já troquei os coxins da suspensão 4 vezes e terei que trocar mais uma vez agora. A visibilidade do carro é outro ponto fraco. Os retrovisores são muito pequenos e fixos. Engarrafamentos com motos passando pelo “corredor de carros” geram um susto a cada minuto por medo de perder a peça mais uma vez. Somando a isso as colunas trazeiras são largas e prejudicam a visão em manobras e ultrapassagens.
O espaço interno também é diminuto. Como eu sou baixo (1,65m) isso não chega a ser tanto um incomodo, mas alguém com mais de 1,80 é certo de passar sufoco. O porta malas embora seja espaçoso pro tamanho do carro é prejudicado pela curvatura do vidro traseiro que impossibilita o transporte de qualquer carga maior que a altura dos bancos.
Outro problema é a desvalorização acentuada do fiesta. Enquanto Celtas e Gols 2002 básicos tem preço médio de 14 mil, um fiesta completo fica por 12mil no máximo. A desvalorização é tanta que desisti de vender o carro.

[Defeitos apresentados] Dentre os defeitos, tive a bobina de ignição aos 60 mil Km, Rolamento da semiarvore e trizeta aos 65 mil Km, Coxins e batentes da suspensão (trocados 4 vezes indo para a 5ª vez) Válvula do ar quente (esta foi isolada pois quase não tem utilidade aqui no Maranhão), Mola do amortecedor que se partiu do nada (esta trocada em garantia), maçaneta externa da porta direita/traseira quebrada por duas vezes (muito frágil), Acumulo de água no assoalho por conta do dreno do Ar Condicionado entupido, Infiltração de água por trás do painel (novo alagamento do assoalho que até agora não foi sanado), Furo no assoalho por conta de ferrugem nas proximidades da marcação do chassi, Soleiras de ambos os lados apodrecidos por ferrugem, Bomba d’água travada (substituida na revisão de 80 mil Km), Caixa de direção com folga (substituida na revisão de 80 mil Km). Forros de porta foram trocados por couro pois não achei o tecido original.
De resto apenas os que são trocados preventivamente conforme o plano de manutenção (correia poli v, amortecedores, filtros, lâmpadas que eventualmente queimam, detalhes de acabamento quebrados acidentalmente e etc.

[Concessionárias] Toda a manutenção do carro, ao contrário do senso comum, realizo em concessionária porem sempre com o mesmo mecânico e com o mesmo consultor. Por conta disso criamos uma relação de confiança, o que me trouxe bons descontos e a segurança de um serviço bem feito. Com relação ao preço das peças por vezes no balcão da concessionária é mais barato que em auto peças (ex. Coxins da suspensão (o par) R$138 no paralelo e R$ 100 na concessionária)
O preço poderia talvez ser até mais barato se houvesse concorrência pois as 3 Concessionárias Ford de São Luis são do mesmo representante. Ainda assim o atendimento deles é cordial e bem feito, mesmo meu carro sendo sempre o mais antigo no pátio da oficina.

[Comentários adicionais] O fiesta street foi uma compra racional. Boa parte dos pontos negativos dele eu já conhecia (meu pai teve um endura 97 e utilizei por um bom tempo um zetec rocan 2001). Ainda assim a agilidade do motor foi o que mais me surpreendeu bem como o ar condicionado que gela mais e mais rápido que o do atual Siena fire do meu pai. No entanto os problemas de infiltração foram uma surpresa negativa que até hoje vem me esquentando a cabeça me causando um certo desgosto pelo carro.
A desvalorização também me assustou. Na concessionária onde faço manutenção me fizeram uma proposta de 10 mil nele, ampliada para 11. Estou no aguardo de uma contra oferta deles de 12 mil, porém desisti de vendê-lo. O carro ainda está relativamente pouco rodado e já me programei para a manutenção futura.
Recomendo-o para quem deseja comprar um carro barato e geralmente completo. Robusto e confiável, além de compacto e econômico é ótimo pra quem pretende ter seu primeiro carro sem grandes sustos.

[Best Cars Web Site] Excelente site. Ótimo canal de interação entre proprietários comuns de carros. Sou fã da página de carros do passado e sempre que pretendo trocar de carro dou uma espiada aqui pra saber como ele é no dia-a-dia.

[Data de publicação] 21/5/11

[Nome] Osnir Mayer Junior
[Cidade] Curitiba
[Estado] PR
[E-mail] não publicado a pedido

[Versão] GL 1.0
[Ano-modelo] 2000
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 130.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Não utilizo

[Estilo] 2
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 3
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 2
[Espaço interno] 1
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 2
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 3

[Principais aspectos positivos] Inicialmente o desempenho do motor Zetec Rocam, excelente em arrancadas e retomadas. O conforto dos bancos é ótimo também e não se compara a carros de mesma categoria e mais atuais. Para se ter uma idéia, andei com um Gol 2007, o chamado G4 e o carro é duro demais, tem uma posição de dirigir péssima. O Fiesta tem ótima posição de dirigir, com uma boa espuma nos bancos, controles bem à mão (exceto do ar condicionado), volante leve, mesmo sem assistência. O câmbio é bem macio e preciso, e com a assistência da embreagem hidráulica o pedal nem fica pesado, além de não baixar com o desgaste. A acústica é ótima, característica dos hatches e o tecido dos bancos é muito bom, assim como a qualidade dos plásticos que revestem o painel e as portas. O carro é robusto e não dá manutenção, sendo que faz mais de 1 ano que não o levo à oficina para correção de defeitos, apenas para manutenção preventiva. A estabilidade é excelente, sendo que entro em curvas em alta velocidade e o carro nem balança, diferente, por exemplo, do FOX, que qualquer caminhão passando ao lado faz o carro parecer um brinquedo de parque de diversões.

[Principais aspectos negativos] O espaço interno é horrível, péssimo mesmo, sendo a pior característica do modelo, exceto pelo porta malas, que tem bom tamanho. O desenho divide as pessoas, alguns acham bonito, mas eu acho que o desenho dele é horrível. Comprei o carro por necessidade e estou satisfeito com a relação custo benefício, mas o considero um dos carros mais feios já comercializados no Brasil. O custo de manutenção é um tanto quanto alto. O consumo é exagerado, para um carro com motor 1.0, que em teoria deveria ser econômico, mas não chega a 10km/l na cidade e mal passa dos 12km/l na estrada. Com o ar condicionado ligado ele perde muita potência nas arrancadas e retomadas, sendo que para ultrapassagens na estrada eu desligo o compressor, e volto a ligar depois de concluída a manobra.

[Defeitos apresentados] Logo que comprei o carro, coloquei 4 pneus FATE, novos, e solucionei todos os defeitinhos de suspensão que o carro tinha, por desleixo do antigo proprietário. E logo fiz uma revisão completa, tendo trocado lonas e pastilhas de freio, fluido de freio, um bico injetor, jogo de velas (tinha 4 velas diferentes, desleixo do antigo proprietário) e feita limpeza do sistema de arrefecimento. Posteriormente, tive que trocar o sensor do velocímetro, que é caro e difícil de encontrar, sendo que sem ele o funcionamento do carro fica péssimo, falhando em qualquer regime de giros. Única vez que fiquei na mão foi quando estragou o motor da ventoinha, a um custo de R$ 800,00 a peça na autorizada, cerca de R$ 500,00 no mercado paralelo (marca original, VALEO) e com espera de 20 dias para chegada da peça. Resolvi recondicionando, a um custo de R$ 250,00.

[Comentários adicionais] Por desleixo do antigo proprietário, gastei uma boa grana em manutenção corretiva no início. Após tais fatos, já rodei com o carro cerca de 60 mkm, sem apresentar novos defeitos, apenas fazendo manutenção preventiva do veículo, a um custo aceitável. Agora vou trocá-lo, pois a família cresceu e seu pouco espaço interno está me incomodando, principalmente em viagens, mas se não fosse este o caso, ficaria com o carrinho mais algum tempo. Não sou pessoa que tem que apresentar status para a sociedade, portanto, o Fiesta me satisfaz plenamente. Para apenas 1 casal, recomendo o carro!

[Best Cars Web Site] Foi através do Best Cars que escolhi minha moto, meu carro e meu próximo carro. As informações prestadas nesta seção são bastante isentas, prestadas pelos proprietários. Só acho que poderia ser ampliada a gama de modelos, para veículos mais antigos e outros que não se encontram na seção, pois procurei informações sobre o Subaru Vivio e não encontrei na lista. Então, como nada é perfeito neste mundo, a nota para o site é 9!

[Data de publicação] 21/5/11

[Nome] dimas m.santos
[Cidade] sao paulo
[Estado] SP
[E-mail] não publicado a pedido

[Versão] GL 1.0
[Ano-modelo] 2000
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 110.000 km
[Tempo há que possui] Mais de 5 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Não utilizo

[Estilo] 3
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Relação custo beneficio imbativel. Tenho só fiesta desde 1997. Utilizo pra trabalho e é imbativel em consumo, indice de roubo, preço de seguro, manutenção zero

[Principais aspectos negativos] Suspensão barulhenta. Arrumo e volta o problema.

[Defeitos apresentados] Nada sério, só manutenção de rotina. Fiquei 7 anos com um 1997 1.0 e nunca troquei embreagem nem amortecedor.

[Comentários adicionais] Quem não se importar com aparencia/status e quer realmente um carro para o trabalho que nunca te deixe na mão pode comprar. Tenho dois um 1.0 GL e Glx 1.6, este anda demais, na frente de carros maiores.

[Best Cars Web Site] Interessante fonte de dicas para o consumidor.

[Data de publicação] 21/5/11

[Nome] Luis Felipe
[Cidade] Garibaldi
[Estado] RS
[E-mail] não publicado a pedido

[Versão] 1.0
[Ano-modelo] 2000
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 200.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Insatisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 2
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 3
[Instrumentos] 2
[Itens de conveniência] 1
[Espaço interno] 2
[Capacidade de bagagem] 2
[Motor] 2
[Desempenho] 2
[Consumo] 5
[Câmbio] 3
[Freios] 3
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 3

[Principais aspectos positivos] O consumo é muito bom. Ando muito na estrada e a média é sempre superior a 17km/l

[Principais aspectos negativos] Me deixa muito na mão. Pela compra ser de seminovo esperava menos problemas. Em um ano foram uns 5 guinchos, fora problemas menores… praticamente um defeito por mês.

[Defeitos apresentados] Recipiente da água do radiador quebrado, 2 bobinas, falha elétrica geral, vazamento do fluído de freio, ar condicionado quebrado, cambio que se abriu, água que entra por cima, por baixo….

[Concessionárias] Utilizei duas vezes logo depois da compra. Se mostraram bastante limpos, rápidos e com bom atendimento. O preço é alto.

[Comentários adicionais] Carro feinho, mas bastante econômico. Continuo com ele, pois em sua faixa de preço tem esse diferencial – rodo cerca de 150km diarios para trabalhar, entao faz diferença.

[Best Cars Web Site] Ótimo site, principalmente nesta seção. Li muito antes de comprar o Fiestinha e agora voltei a ler, pois pretendo comprar um modelo mais novo.

[Data de publicação] 21/5/11

[Nome] Luciano Hernandez Gonzalez Júnior
[Cidade] São Paulo
[Estado] SP
[E-mail] luciano.gonzalez@terra.com.br

[Versão] Street 1.0 5p
[Ano-modelo] 2005
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 70.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito

[Estilo] 3
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 2
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 4
[Desempenho] 3
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 3
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 2
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] Comportamento dinâmico muito bom, posição de dirigir, manobrabilidade excelente, mecânica muito resistente, consumo comedido, desempenho satisfatório em se tratando de um 1.0, consumo moderado.

[Principais aspectos negativos] Espaço interno (é pequeno e acanhado ainda mais para mim que têm 1.80m de altura), peças caras (em relação à concorrência) e estepe do lado de fora do carro são os aspectos negativos.

[Defeitos apresentados] Nenhum defeito grave, apenas os de desgaste natural.

[Concessionárias] A Ford pisa na bola no pós – venda… as peças são caras (par de discos de freio, R$320,00 e tem que comprar o original, pois os paralelos de marcas de renome que prefiro não divulgar empenam com extrema facilidade), outra vez precisava trocar o rolamento do mancal do semi – eixo dianteiro, fui até a Ford e me disseram que só vendiam o conjunto, R$ 800,00 pratas, ridículo… ergui o carro em casa, peguei o número e marca do rolamento, fui até um auto-peças e comprei o rolamento por R$ 28,00, levei em meu mecânico, deu um pouco de trabalho, mas não gastei 100 reais com mão de obra….

[Comentários adicionais] carrinho muito bom e honesto, seguro baixo, têm excelente comportamento dinâmico…. 1.6 deve ser fera…

[Best Cars Web Site] Excelente, os acompanho desde o começo e sempre que compro um carro ou troco, faço o teste do leitor aqui.

[Data de publicação] 4/12/10

[Nome] Ricardo Santana
[Cidade] Praia Grande
[Estado] SP
[E-mail] não publicado a pedido

[Versão] GL Class 1.0
[Ano-modelo] 2001
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 120.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Não utilizo

[Estilo] 3
[Acabamento] 2
[Posição de dirigir] 3
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 2
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 2
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] É um carro popular como todos os outros mas que se destaca na forma de dirigir viagem de 600km sem cansaço algum, direção hidráulica firme, muito melhor que a do palio weekend Adventure, faça a comparação no mesmo dia que verás a grande diferença. Carro valente e durável, para quem trabalha com o carro é uma bela ferramenta. Quando comprei um amigo me falou para tomar cuidado com a caixa pois enferrujava com facilidade, até hoje nada aconteceu e aqui onde moro tem carro que sai da loja 0km com ferrugem.

[Principais aspectos negativos] Acabamento das portas descolam com data programada, incrível soltaram todas as portas ao mesmo tempo. Barulho chato na suspensão dianteira como se o amortecedor estivesse solto.

[Defeitos apresentados] Partida – Peça R$ 190,00 M.O.R$ 50,00. Acabamento das portas – ainda não conserte, penso em colocar couro sintético.

[Concessionárias] Só usei os serviços uma única vez, 1ª revisão, depois vi que não havia necessidade de pagar M.O. por serviços que em outros lugares é de graça. Eles querem vender tudo mas é só falar não. Algumas peças são mais baratas na concessionária que as paralelas. O conselho é pesquisar sempre.

[Comentários adicionais] Gostei muito do carro fiz algumas viagens com ele (Ilha bela, Londrina, Vinhedo e Pouso Alegre) e sempre com o carro cheio mas sem canseira como outros carros que já utilizei.

[Best Cars Web Site] Ótima ideia de abrir espaço para que proprietários possam expor suas opiniões livremente e ajudar na escolha de interessados. Achei esta ferramenta pois preciso trocar o meu Fiesta por um carro maior (Sedã ou SW)

[Data de publicação] 25/9/10

 

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