Citroën C4 Cactus

 

Participe: opine sobre seu carro

 

[Nome] Marcelo Farago Zanlorenzi
[Cidade] Curitiba
[Estado] PR

[Versão] Citroën C4 Cactus Shine
[Motor] 1.6 THP
[Ano-modelo] 2019
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Combustível] Álcool
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 2
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 3
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] Talvez o grande destaque do Cactus seja o ótimo acerto de suspensão aliado a uma carroceria leve, o que se traduz em muita agilidade para uso no dia a dia (especialmente nas versões THP) e excelente conforto de rodagem. Estou pra ver esse nível na concorrência. O curso de suspensão realmente maior que a concorrência e a ótima altura do solo de 22,5cm (maior que muito SUV por aí) fazem a diferença. Ele encara muito bem a buraqueira nossa, sem deixar a desejar na estabilidade na estrada. Na versão THP sobra motor. Sobra! O câmbio é conhecido pela competência e suavidade nas trocas; porém faço uma observação abaixo. O design é bacana, o multimídia tem boa resposta ao toque e a operação é bastante intuitiva. A posição de dirigir me agrada: mais alta que de um hatch o sedan, sem ser alta como uma camionete.

[Principais aspectos negativos] Pra quem PRECISA de espaço, não é o forte do Cactus. Porta malas é modesto para a categoria (320l) e espaço no banco de trás é OK. Os comandos do ar condicionado são todos pelo multimídia, o que fica bonito mas menos prático; botão físico só para o “A/C Max”. O painel de instrumentos provavelmente não agrade a maioria, pois é todo digital mas sem tela; eu particularmente gosto da clareza da leitura, mas é bem pessoal.

[Defeitos apresentados] Já tive experiência com o mesmo Powertrain THP 1.6 e câmbio 6 marchas no Peugeot 3008, e adorava, mas um detalhe no Cactus é um funcionamento menos suave às vezes, especialmente com motor frio. Além disso Há um pequeno ruído de vibração na coluna B direita, creio fácil de resolver em revisão.

[Concessionárias] Cenas dos próximos capítulos! A fama de pós venda ruim é conhecida ida, embora nunca tive um Citroën antes. Percebo um esforço da marca em alinhar pra melhor as CCS, vide uma série de garantias veiculadas nos folders e site: prazo pra devolver o carro nos consertos, garantia de carro reserva se atrasar, socorro para pane por 7 (sete anos) etc

[Comentários adicionais] A primeira impressão é de preço elevado pra categoria, mas a realidade é justamente essa: a categoria SUV compacto está “cara”. Se a prioridade não for espaço, o Cactus é bem interessante . Ótimo powertain, design bom, projeto moderno.

[Best Cars] Adoro poder ver opiniões reais e mais detalhadas.

[Data de publicação] 11/1/19