Chevrolet Astra (segunda geração)

[Nome] Bruno Costa
[Cidade] Valinhos
[Estado] SP

[Versão] Advantage
[Ano-modelo] 2011
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 30.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 3
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 2
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] Primeiramente, há de se destacar o design. Digam o que quiserem, mas é um carro que impõe respeito, mesmo sendo hatch. Carro sóbrio de construção concisa e limpa, mesmo estando defasado agrada bastante. Também é um excelente carro para viagens em família: o motor responde bem e rodando no álcool tenho conseguido médias na estrada de 11 km/l sem ar ligado, o que eu considero bom já que a maioria dos 1.0 rodam no álcool beirando os 13 km/l. Algumas observações oportunas sobre quem fala mal do carro: primeiramente não somos vendedores, donos da concessionária e nem da fábrica. Portanto puxar saco para este ou aquele modelo, além de ridículo, só demonstra o quanto brasileiro gosta de “aparecer”. Carro é um meio de transporte acima de beleza e diversão ok?! Se você compra um carro 2.0 flex de 144 cv e reclama de consumo, a melhor dica que eu te dou é: compre um 1.0 queixo duro e seja feliz… mas por favor demagogia não. Claro que o carro tem algumas falhas mas só compre algo que satisfaça seu gosto pessoal, porque ter um carro desses, “pisar” como um louco e reclamar que o carro é beberrão, me poupem né. Enfim, excelente carro para família, principalmente para viagens.

[Principais aspectos negativos] Em primeiro lugar o seguro absurdo do modelo, ainda mais agora que foi oficialmente descontinuado. Óbvio que as seguradoras fazem uso de todas as desculpas possíveis para nos cobrar preços abusivos, mas acho que isso é critério de cada um. O carro tem pouco freio… com o tempo aprende-se a modular direitinho o pedal, mas de começo eu senti uma diferença enorme porque vinha de um Brava HGT, que mesmo sem ABS tinha uma “mordida” muito forte. Como citado por outros leitores, a segurança passiva do carro é lamentável: um carro pesado, com um motor forte que não tem ABS, airbag e nem sequer freio a disco nas 4 rodas é de se pensar em um tipo de economia porca da chevrolet… é expor os proprietários a situações de risco, lembrando claro o valor do carro que eu considero bom pelo que oferece, mas que poderia trazer mais itens do que vem.

[Defeitos apresentados] Não apresentou defeitos. Tem uma mecânica muito robusta, mas vale repetir aqui o que eu postei para o Brava no Bestcars: não adianta falar mal do modelo quando o infeliz do dono só anda e troca óleo. Gente carro é uma máquina e tem que ser tratada assim… não pensem que se fizer carinho no carro ele será eternamente grato: tem que fazer manutenções periódicas preventivas afim de evitar dores de cabeça… não há máquina no mundo que não quebre, e quem dirá quando é totalmente esquecida as manutenções que o fabricante recomenda

[Concessionárias] Para vender são até que bastante atenciosos, porém o pós venda é sofrível. Cada revisão vem recheada de empurroterapia desnecessária, e com isso eles perdem a oportunidade de propor serviços que trariam benefícios reais a nós, os proprietários.

[Comentários adicionais] Pra quem diz que o carro é xoxo, que treme todo, que morre fácil é só dar uma olhadinha no manual que lá fala inclusive qual o melhor momento para trocar marchas e ter desempenho com economia. O carro oferece essa função que é representada por um sinalzinho de mais que acende no painel para trocar a marcha no tempo certo, quando a função está ativa. por favor tenham curiosidade de saber sobre o que vocês compraram, antes de sair escrevendo bobagens por ai

[Best Cars Web Site] Acompanho sempre a coluna do teste do leitor… é no geral bastante transparente e uma iniciativa excelente para que o consumidor converse com outros consumidores, sem ter aquele puxa-saquismo de imprensa. Só poderiam atualizar também a seção de motos que é muito interessante também!

[Data de publicação] 21/9/12

 

 

[Nome] Juliano A. Rufatto
[Cidade] Farroupilha
[Estado] RS

[Versão] Advantage
[Ano-modelo] 2011
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 30.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Não utilizo

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 5
[Desempenho] 4
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 3
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 2
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] O design do carro me agrada muito. Apesar da idade do projeto, com saias e aerofólio traseiro, o Astra ainda mantém um aspecto esportivo interessante. Outro ponto bastante relevante é o consumo do carro, que é bastante razoável para um automóvel com um motor 2.0 com 140cv no álcool. Por mais que falem que o motor Chevrolet é antiquado, se trata de um propulsor resistente, de manutenção fácil e com potência compatível. Não preciso de carros com injeção de última geração, 5 válvulas por cilindro e turbina que exigem manutenção delicada e específica. Um carro precisa ser confiável. E o Astra é um carro confiável. Os itens de conveniência também são um dos aspectos positivos desse carro: possui ar-condicionado digital, espelho fotocrômico, direção hidráulica, rodas aro 16 e outros itens bastante interessantes para a sua categoria.

[Principais aspectos negativos] Entre os aspectos negativos destaco a falta de itens de segurança: não possui ABS e também não possui air-bag de série. Também poderia oferecer como opcional o teto solar.

[Defeitos apresentados] Desde que eu comprei fiz apenas as revisões necessárias. Trocarei o escapamento em breve pois já está começando a apresentar desgaste.

[Comentários adicionais] Quando optei por comprar um Astra, todos falavam que era um carro que consumia muito combustível e que iria sair de linha em breve, como realmente saiu. O consumo, contudo, foi um dos pontos fortes do carro, que, em velocidade de 80-90km/h, sem ar-condicionado, chega a fazer mais de 15km/l em viagem. Certamente compraria outro Astra e recomendo a quem me pedir opinião sobre o carro.

[Best Cars Web Site] Excelente site automotivo. Sempre consulto antes de comprar qualquer carro e também para me manter informado acerca dos lançamentos da indústria.

[Data de publicação] 6/9/12