BMW Série 3 (todas as gerações)

 

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[Nome] Gustavo
[Cidade] Campinas
[Estado] SP

[Versão] 320i Sport Active Flex
[Motor] 2.0T
[Ano-modelo] 2015
[Quilometragem atual] 20.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] Embora foi nosso único premium, sem dúvidas, foi melhor carro que apareceu na minha garagem. BMW é um veículo para quem procura prazer em dirigir em primeiro lugar. Posição baixa, direção pesada e direta, painel com o que interessa, sem muitos mimimis. Caso este não seja seu perfil, melhor procurar os concorrentes.
Na primeira viagem, com cautela, mantenho a velocidade máxima da rodovia 100km/h, e no modo de condução Eco, ela nos brindou com 19km/l na gasolina. Ao mudar o modo para o Sport ou Sport+, ela te brinda com o barulho da turbina, a direção parece que pesa mais ainda, acelerador fica sensível, e as trocas manuais ficam estúpidas. Comparando com o Jetta 2.0 TSI (que também temos), 320i anda pouca coisa menos, porém é mais econômica.
A dinâmica da Serie 3 é absurdamente perfeita. Tração traseira (God save it), e a distribuição de peso, impecável. Os alemães conseguiram desenvolver um carro que gruda no chão, direto, esportivo e mesmo com pneus Runflat e R17, consegue ser mais confortável que muitos sedans que já tive. Novamente comparando com o Jetta, a 320i é mais confortável, e muito mais esportiva, faz curva como poucos, muito mais prazerosa de dirigir. É neste detalhe que nos fez entender o que é um carro Premium. E por fim, o estilo deste carro, mesmo já saindo de linha, ainda chama atenção por onde passa.

[Principais aspectos negativos] Sobre os itens… Talvez aqui o ponto fraco do carro pra muitos. Eu particularmente, não ligo muito para os itens, dou valor apenas pro Powertrain, segurança e dinâmica. Mas mesmo assim senti falta de um Cruise Control (manter velocidade), ela tem apenas o limitador. O sistema de som, também esperávamos muito mais, ou melhor, bem mais. Agora, seu farol bixenon é um show a parte.
Revisão…. aonde a porca torce o rabo! Aqui é o maior problema deste carro. Antes de dar a partida, você olha para o painel, fecha os olhos e reza para o seu santo. Ela quem escolhe o momento da revisão, e a kilometragem na contagem regressiva é um pesadelo.

[Defeitos apresentados] Nenhum.

[Concessionárias] Utilizada somente na compra, mais precisamente a Agulhas Negras Ibirapuera. Fomos muito bem atendido no pré e no pós venda. Adquirimos ela seminova, com 20 mil km. Alguns meses depois, descobrimos que tinha algumas (muitas,rs) multas do antigo dono e a vendedora sempre resolveu prontamente estes problemas.

[Comentários adicionais] Há 3 anos atras, era pra ter comprado este carro. Porém, como nunca tivemos veículos premium, e não somos ricos, sempre o medo, e a racionalidade reinou na decisão. No lugar, foi comprado um Fusion Ecoboost FWD (que já foi relatado aqui). Este ano foi decidido realizar o sonho de ter uma BMW, afinal, a vida passa muito rápido. Vendemos o Fusion no particular, encontramos a 320i 2015 preta, linda, na CSS Agulhas Negras, com 2 anos de garantia total (excelente programa) nos seminovos, e compramos. O arrependimento bateu na hora …. arrependimento de não ter comprado ela há 3 anos atrás. Nos foruns e discussões, sempre leio: Ah mais o Fusion é muito mais completo, custo beneficio é muito melhor, é uma compra muito mais racional, blablabla… De fato é. Mas só tendo ou dirigindo bastante, para entender, que é impossível comparar a 320i com um Fusion, ou qualquer outro concorrente deste.

[Best Cars] Sou suspeito. Entro neste site a cada hora. Dispensa palavras …

[Data de publicação] 12/1/18

 

 

[Nome] Genildo Oliveira Leite
[Cidade] Anápolis
[Estado] GO

[Versão] 320i Gp Sport
[Motor] 2.0
[Ano-modelo] 2015
[Quilometragem atual] 20.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito(a)

[Estilo] 4
[Acabamento]
[Posição de dirigir] 2
[Instrumentos] 2
[Itens de conveniência] 2
[Espaço interno] 2
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor]
[Desempenho] 5
[Consumo] 3
[Câmbio]
[Freios] 5
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício]

[Principais aspectos positivos] conforto, estabilidade

[Principais aspectos negativos] instrumentos de leitura no painel muito pequeno e de difícil visualização. Bancos de “plástico” . Porque nao couro !!!??? falta de estepe ( nao tem como confiar que nao vou ficar na estrada

[Defeitos apresentados] sim. o marcador de km do consumo nao funciona. não importam o modo como dirijo, so marca 9,9 km por litro ( e teve um comentário ai de que o carro faz 16 km por litro, sera !!??) toda vez que fui na concessionária dizem que na próxima resolvem; que demanda de tempo…..

[Concessionárias] atendimento péssimo. Nunca me ligaram na pos venda, me informaram que ligariam pra saber minha opiniao sobre o carro. Passei vários emails pra bmw e nunca me retornaram. tipo assim ” voçe comprou , agora que se dane”. Como citei acima nao resolveram sobre esse problema . e tem também um risco que aparece no tecido do teto solar quando ele abre. so fizeram uma tosca limpeza . nao souberam dizer o que era e nao resolveu. a direção continua torta pra esquerda apos quatro tentativas de tentar resolver.

[Comentários adicionais] apareceu uns amassados na quina do capo. Primeiro de um lado . Depois do outro. Levei no martelinho ele disse ser comum nesse tipo de carro que ja arrumou varios. Parece ser um defeito na dobradiça do capô. Falei na concessionaria e nao me deram atençao. se alguem tiver esse problema me fale. Acho o custo benefício nao compensa, esperava mais de um carro desse porte; nao compraria de novamente. Melhor comprar um mais popular que nao se espera muito.

[Best Cars] nota dez pra vocês

[Data de publicação] 10/2/17

 

 

[Nome] Hatiro Unaya
[Cidade] Maringá
[Estado] PR

[Versão] 320i Sport
[Motor] 2.0 Turbo Active Flex
[Ano-modelo] 2017
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 4
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 3

[Principais aspectos positivos] Estabilidade muito boa, é econômico e muito silencioso, o motor parece que tem potência e torque maior do que divulgado na ficha técnica, ultrapassagens e retomadas são fantásticas. Os freios são muito bons, estancando o carro com decisão. No modo de condução EcoPro, a economia do carro é melhor do que muitos populares, faço mais de 16km/litro andando em torno de 100km na gasolina. Os bancos elétricos na dianteira é um diferencial, além de ter um bom porta-malas.

[Principais aspectos negativos] Para um carro que custa quase 150k é imperdoável não vir com câmera de ré, GPS e espelho retrovisor rebatível eletricamente. Quando comprei esta versão, abri mão do teto solar e do GPS oferecido na versão Sport GP, pois entendi que pagar 15k a mais por estes itens é um despropósito. Para um carro montado no Brasil, a BMW deveria pensar melhor no sistema de fixação das placas. No para-choque dianteiro não existe preparação, ou você fura ou fixa com fita dupla face (ouvi dizer que policiais rodoviários tem parado e questionado a placa colada e exigido a placa aparafusada), para a placa traseira a concessionária me forneceu duas chapas em inox que tive que fazer dois furos e a fixação não ficou boa, sem contar a total improvisação para passar o arame do lacre da placa. Sei que os pneus runflat é uma tendência, mas será que a realidade das nossas ruas e estradas permite andarmos com tranquilidade e segurança? Sem contar que esses pneus custam mais do que os convencionais e são mais desconfortáveis, pois são duros e transmitem as imperfeições com mais intensidade.

[Defeitos apresentados] Ainda não.

[Concessionárias] Por enquanto o atendimento foi prestativo e atencioso. Vamos aguardar quando precisar de algum serviço no pós-venda.

[Comentários adicionais] Comparando com a C180 carro que considerei quando decidi trocar a minha Hilux, no conjunto da obra a 320 é melhor, perdendo em acabamento e em alguns itens na eletrônica embarcada. O certo seria comparar com a C200, mas aí o item preço pende muito a favor da 320 em todos os aspectos. Nesta faixa de preço, poderia ter pensado no Fusion 2.0 Ecoboost e no Audi A4 na versão de entrada, mas analisando todos os pró e contras, opinião pessoal minha, a 320 ganha por margem mínima. Já tive o Fusion da 1.a geração e foi uma grande decepção e hoje fico com um pé atrás em relação ao Fusion.
Trocar a minha Hilux pela 320 foi uma opção bem pensada, a Hilux tem grandes vantagens e é também um carro muito gostoso de dirigir, mas preferi optar por mais conforto, ainda mais na idade em que estou (sessentinha). É lógico que não vai dar para transportar terra vegetal, esterco de galinha, humus de minhoca, sacos de cimento na 320 mas aí, já é outra história…

[Best Cars] Sou leitor de longa data e sempre espero ansioso a publicação de novas atualizações. É uma seção muito útil para sabermos de verdade, a opinião dos donos sobre os seus veículos.

[Data de publicação] 2/12/16

 

[Nome] Gregório Balbinotti
[Cidade] Curitiba
[Estado] PR

[Versão] 328i
[Motor] 2,0 active flex
[Ano-modelo] 2014
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito

[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] Qualidade de construçao do carro, incluindo acabamento, suspensão, motor e cambio

[Principais aspectos negativos] Franquia do segura e peças caras

[Defeitos apresentados] Barulho no painel, ar quente saindo nos pes com o ar frio ligado.

[Concessionárias] Apesar de quererem agendar para 25 dias de distancia por se tratar de garantia, abriram excecao e me atenderam muito bem

[Comentários adicionais] Achar que vai ter um carro turbo e vai fazer media de 13 na estrada e 10 na cidade é possivel mas é mito. Qualquer aceleradinha mais funda e a media vai a 4 na cidade e 7 na estrada.

[Best Cars] Muito boa essa seçao. Sempre consulto antes de comprar um carro

[Data de publicação] 27/2/15

 

[Nome] Florival Zildo Vituri
[Cidade] Maringá
[Estado] PR

[Versão] 320 sport
[Ano-modelo] 2013
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 15.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] Design simples ,elegante(ou seja se destaca sem usar artifícios exagerados) não enjoativo como alguns coreanos.Dirigibilidade fora do comum, carro para quem gosta de dirigir, performance incrível para 184 vc, cambio de 8 marchas fantástico.

[Principais aspectos negativos] Pneus runflat-fica muito áspero nas ruas e estradas do Brasil geralmente com muito buracos e remendos.O start stop poderia demorar um pouco mais para desligar o motor fica muito “chato” em paradas curtas em rotatórias.Falta sensor de chuva.

[Defeitos apresentados] ainda nenhum

[Concessionárias] abusam dos preços de revisão, mesmo considerando que quem compra um carro de 145 mil possa pagar.

[Comentários adicionais] Já tive outro BMW 325 , Mercedes C200, todos bons, mas este cambio e motor é inigualável mesmo não sendo o 328 que deve ser melhor ainda.

[Best Cars Web Site] Muito bom, esta seção sempre me ajudou, já que quem fala não são vendedores interessados em empurrar seus produtos, mas sim quem usa os carros.

[Data de publicação] 27/6/14

[Nome] Luís
[Cidade] Cascavel
[Estado] PR

[Versão] 320i TOP
[Ano-modelo] 2009
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 70.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Não utilizo

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Os pontos positivos do carro vêm do esmero na engenharia: o nível de estabilidade é
excepcional, o sistema eletrônico avisa de problemas em qualquer lâmpada do carro etc. Também é muito interessante o cálculo usado para
indicar a próxima troca de óleo: normalmente após o reset o carro informa cerca de 12.000km restantes, que podem virar 6.000km de uso na
cidade ou mais de 15.000km na estrada, já que ele leva em consideração diversos fatores como consumo de combustível, velocidade, tempo
de motor ligado etc.
No meu caso específico o carro tem rodas de 16 polegadas com pneus de 205mm de largura, o que favorece (e muito) o conforto e a
economia de combustível (a maioria dos modelos tem rodas 17 com pneus 225, e a versão joy vinha com rodas 18, um tanto exageradas na
minha opinião para um carro de 156cv).
A capacidade de aceleração não impressiona, mas o rendimento em estrada é excelente. O motor é muito elástico, com torque máximo a
3.600rpm e potência máxima a altas 6.400rpm. A máxima em 3a. marcha é de cerca de 135 km/h, ou seja, para uma ultrapassagem com
velocidade inicial de 100 ou 110 km/h, o carro dá uma boa “estilingada”.

[Principais aspectos negativos] Não chega a ser um aspecto negativo, mas um carro 2009 já poderia vir com entrada USB
para música e conectividade Bluetooth para uso de celular.

[Defeitos apresentados] Tive que proceder ao reparo da bomba de vácuo. Segundo a oficina, “10 entre 10 320i têm esse
probleminha”. Até hoje (2 anos com o carro) foi o único senão.
Cuido dele melhor que dos meus dentes, e abastecendo com combustível de 1a. linha (não Podium ou equivalentes, mas gasolina boa, de
bons postos), fazendo as trocas de óleo em dia (somente óleo Pentosin), usando peças originais em freios, pneus Michelin sempre alinhados
etc. e dirigindo bem, o carro não dá problema.

[Concessionárias] Não uso mais as concessionárias, apesar de ter levado o carro para a primeira troca de óleo depois que o
comprei numa delas. Achei que cobram um valor muito alto e passam a perna no cliente, cobrando, por exemplo, 100 reais por uma
“descarbonização” que é basicamente colocar um aditivo STP de 12 reais que tem em qualquer posto. Também cobram pela lavagem o preço
de mão-de-obra, ou seja, quase 100 reais para lavar o carro. Logicamente não quis nenhum desses serviços, mesmo assim a troca de óleo
custa lá o dobro que pago numa oficina independente, muito melhor preparada e mais profissional do que a concessionária da minha cidade.

[Comentários adicionais] Vejo muita gente comentando que o carro “é fraco”, “é manco” etc. e de fato o motor 2.0 de 156cv
não é um “foguete”. Mesmo assim, acelera muito bem, é econômico se dirigido para isso e girador se quiser também, principalmente na
estrada. Como já disse acima, as curvas que ele faz são inacreditáveis, assim como a capacidade de frenagem e a solidez da carroceria.
Assim, mais motor seria bom (apesar de que custaria mais pra comprar e pra manter), mas garanto que assim já está ótimo.

[Best Cars Web Site] Acompanho o Best Cars há mais de 10 anos e é a fonte de grande parte do que aprendi sobre
carros. Além disso, esta seção é de consulta obrigatória para conhecermos bem cada carro.

[Data de publicação] 21/2/14

[Nome] Marcus
[Cidade] Itapema
[Estado] SC

[Versão] 335i
[Ano-modelo] 2009
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 40.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 3
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Sem dúvidas, o motor é o grande destaque deste automóvel, sem esquecer da
dianteira agressiva.

[Principais aspectos negativos] O que incomoda no meu caso, é a dureza da suspensão do série 3 do modelo do meu
carro. Andei com um modelo 2013 e este problema foi sanado.

[Defeitos apresentados] O carro apresentou uma falha, que ao que tudo indica nas pesquisas do google, pode ser
dos bicos injetores. O painel mostra “perda de potência” quando submetido as altas rotações. Levarei a
concessionária pois há recall, vamos ver o que acontece…….

[Concessionárias] Estou há quase 70 dias esperando parte do escapamento que será trocado do carro e a previsão
está para o dia 26/11/13, muito demorado…….demais.

[Data de publicação] 14/11/13

[Nome] Rafael Guerra
[Cidade] Sao Paulo
[Estado] SP

[Versão] 320i Top
[Ano-modelo] 2010
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 50.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] Esportividade – Segurança – Estabilidade – Tração Traseira – Status – Design

[Principais aspectos negativos] Não é tão macia quanto Audi e Mercedes Benz

[Defeitos apresentados] Nunca

[Concessionárias] Excelente. Recomendo a Agulhas Negras BMW

[Data de publicação] 5/9/13

[Nome] Ronaldo Corsaro
[Cidade] São Paulo
[Estado] SP

[Versão] 325i
[Ano-modelo] 2011
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] –
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] Aparência, Tecnologia

[Principais aspectos negativos] Preços de Revisão

[Defeitos apresentados] não

[Concessionárias] Usei 2 concessionárias de SP e nas 2 fui muito bem atendido, embora achei q os valores praticados são altos

[Comentários adicionais] Posição de dirigir ótima, motor elástico.

[Best Cars Web Site] ótima revista e gosto muito dessa seção.

[Data de publicação] 5/9/13

[Nome] Humberto Hepp
[Cidade] Chapecó
[Estado] SC

[Versão] 328i Sport + Motorsport Aerodynamic package
[Ano-modelo] 2013
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 2

[Principais aspectos positivos] O visual destroça muito concorrente “esportivo”. Além do visual, a tela de 8,8 polegadas no painel mostrando muita informação é um show a parte. Poder usar o GPS com 2 níveis de zoom diferentes simultâneamente fazem vc ter certeza de que está indo para o lado certo sem deixar de ter certeza que é aquela pequena rua que vc deve entrar: Perfeito! Enquanto isso, meu iphone toca minha playlist e avisa os pontos de radar através do app “radare” no som do carro. Se quiser, ele narra o google maps também e, não tem sinal ruim, O telefone quando conectado à porta usb do carro usa a antena do carro para melhorar a recepção GPS… tsc tsc… puro refino alemão… Modo sport? Borboletas? Sport+ com controle de tração desligado para vc dar pequenas derrapadas divertidas no molhado? Está lá e são poucos que lhe entregam esta diversão! Acelerações fortes? 2.0 automático 0-100 em 6 segundos e o consumo… com Kers, start-stop e 8marchas no “eco pro” do efficient dynamics deixa muito carro menor embaralhado. O som da 328 é superior ao da 320 e é bem equilibrado, linear, com bom palco sonoro, bons agudos, médios, graves, porém falta um pouco de subgraves. O volante desta é muito melhor e mais bonito que o da básica, além de borboletas, pegada esportiva, couro com costuras vermelhas, vem com botões e comandos de sobra. O silêncio é bom. Não excelente, mas bom. Escuta-se o motor e ruído de rolagem dos pneus, mas nada de ruídos estranhos. Parece um corolla porém mais firme e com melhor isolamento do cofre do motor. O motor recebeu prêmio de melhor motor do mundo em 2012 na categoria 1.8-2.0 e junto com o wv tsi são os melhores 2.0 que vc encontra em eficiência, entregando excelente torque a 1250 RPM em diante, fazendo muito bom par com o excelente câmbio ZF de 8 marchas e trocas quase tão rápidas quanto um dupla embreagem pesando menos (os de dupla embreagem a BMW reserva apenas à versão M*). Possui 230-250cv na roda em testes de dinamômetro de rolo, significando um pouco mais no motor (uns 400cv segundo o padrão Caoa). O acabamento interno não achei muito pior que o A4 não, ao menos nesta versão (na 328 básica e na 320 básica realmente deixa um pouco a desejar frente ao A4, que considero o acabamento um pouco melhor que o já excelente Jetta). As luzes ambientes ao longo do forro da porta, no teto, no assoalho, junto com as externas embaixo das maçanetas e abaixo da porta dão um ar de sofisticação e capricho, tudo aparentemente em Led. Os bancos Sport elétricos são um “MUST have” e para mim bmw F30 só existem a 320 Sport, 328 sport e 335 em diante. Simples,emte não existe posição ruim de dirigir, o banco vai pra cima/baixo, frente/atrás , rotação no eixo, ajuste de comprimento, ajuste elético do encosto e ajuste elétrico das bolsas laterais deixam vc colado no banco que possui uma densidade de espuma deliciosa. Talvez os muito obesos sofram um pouco com a largura, não sei… O espaço atrás é bom e conta com saída de A/C e tomada 12v para uma família moderna. O tunel é proeminente como em todo carro de tração traseira e pode prejudicar um pouco o conforto de um 5 ocupante adulto em viagens longas. Se, carregar um 5 adulto em longas viagens for sua prioridade sobre a diversão ao volante, procure outro modelo. O série 3 está colado no chão (apesar da F30 ser mais alta do que a E90) e sentar nele é… cair dentro dele… Se vc tem problemas graves de joelho, procure um veículo da série “X” para não ter dificuldades de levantar-se de dentro…
Os Corona rings (Angel eyes) me fazem sorrir quando desativo o alarme e acendem os olhinhos “malvados” no escuro, naquela boca brava dos Parachoques Motorsport junto com as luzes de cortesia/segurança externas.
Resumindo, um carro que dubla muito bem como esportivo e carro de família. Se vc procura um carro para saciar sua sede de esportividade e precisa levar passageiros, ésta é uma boa opção, rápido seguro, relativamente econômico. Esta geração cresceu (tamanho da série5 de 2 gerações atrás) e ficou mais leve. o 328 é 0,5s mais rápido e econômico que o 330 anterior de 6 cil aspirado segundo revista americana e ao abrir o capô do motor, nota-se que o motor começa na linha do eixo dianteiro para dentro do carro, auxiliando no espetacular balanço dinâmico e distribuição de peso do veículo, onde se nota em alguns concorrentes o motor pendurado à frente do eixo o que, com certeza, em situações extremas influencia o comportamento do carro, mas, como disse, em situações extremas… Este carro é par quem busca “prazer ao dirigir” além de um carro para se locomover. Quem busca apenas um carro de luxo poderá encontrar opções de melhor custo benefício dado o alto valor do veículo.

[Principais aspectos negativos] O motor tem ronco agradável e encorpado para um 4cil porém escuta-se, principalmente com o som desligado e no silêncio, um tic tic da injeção direta que lembra um veículo a Diesel (pelo mesmo motivo) e que quando de capô do motor aberto, parece bem pronunciado e ficaria melhor em um implemento agrícola que em uma BMW, mas, como disse um jornalista “that’s the sound off efficiency” e o motor conta com praticamente todos os truques na manga que os motores modernos possuem.
O preço do veículo é um aspecto negativo. Uma bmw básica perde o sentido frente a concorrentes mais baratos e equipá-las é um tanto quanto salgado… Acho que está um pouco mal posicionada na faixa de mercado e sofrerá ataque pesado da concorrência em breve, pudera, é o modelo com o alvo nas costas…

[Defeitos apresentados] Quando recebi ela, parecia haver um pouco de umidade dentro do farol de neblina esquerdo, mas, até agora desapareceu e estou apenas observando se em alguma chuva maior ou lavagem vai aparecer algo… Demais… nada. Mas ainda estou com baixa km.

[Concessionárias] A Top Car me parece muito atenciosa e todos elogiam a atenção ao cliente, porém, na minha cidade há apenas um “ponto de vendas” e ainda não abriram oficina portanto, este é um ponto negativo pois e, SC as concessionárias de Blumenau e Florianópolis ficam muito distantes do interior do estado que fica sem suporte adequado. Se a BMW pretende crescer no país precisa aumentar a infraestrutura!!! Ouvi falar bem da Sud Motors de Porto Alegre e não muito bem da Eurobike de Curitiba quanto a Revisões. Um colega meu que atualmente dirige um Panamera V8 biturbo disse que não compraria mais na TopCar depois de que o Diretor prometeu pegar sua 650 s preço de tabela na hora de trocá-la e ele não cumpriu a palavra então, perdeu um baita cliente.

[Comentários adicionais] O catálogo de acessórios Motorsport é muito bonito e muito salgado,mas, investir no pacote exterior deixa o carro muito agressivo, muito bonito e é um difencial agregado ao carro. Os donos de outras BMW torçem o pescoço e sorriem quando vêem este modelo M.

[Best Cars Web Site] Com certeza o BestCars me ajudou a me decidir por este veículo com seus artigos sobre o modelo. Os pontos negativos ressaltados no comparativo da 328 básica x CC são amplamente compensados por este modelo 328i M-Sport que ficará marcado por muito tempo e me cativou o suficiente para pagar o seu alto preço.

[Data de publicação] 31/5/13

[Nome] Oswaldo Fernandes
[Cidade] Franca
[Estado] SP

[Versão] 320iA TOP
[Ano-modelo] 2007
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 50.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 5
[Desempenho] 4
[Consumo] 3
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] A firmeza do volante, a estabilidade em curvas, o poder de frenagem, o acabamento caprichado, um câmbio fenomenal.

[Principais aspectos negativos] Não vejo aspectos negativos.

[Defeitos apresentados] Nenhum até o momento, mas há uma nota de serviço feita pelo proprietário anterior de substituição da bobina de ignição.

[Concessionárias] Não usei, mas me apresentaram um orçamento de 1600 reais para a Revisao dos 50.000Km e eu fiz em uma Oficina Independente de ótima qualidade e paguei 408 reais.
Apressei a chave reserva e me passaram um orçamento de 900 reais com espera de 40 dias. Os tapetes dianteiros na concessionária custam mais de 400 reais. Acho que abusam um pouco.

[Comentários adicionais] Tenho lido comparações esdrúxulas sobre BMW e Corolla ou Civic e gostaria de dizer o seguinte. Corolla e Civic são excelentes carros, mas não estão no nível de um Série 3. Alguns dizem que BMW tem que ter 6 cilindros, que o motor de 156CV é frouxo e outras barbaridades. Não comprei o carro para apostar corrida e sim para me levar com conforto e segurança. E isso ele cumpre como nenhum outro que tive. Tive Audi, VW Golf, Ford Fusion entre outros e nada me deu o prazer de dirigir com segurança como o 320. Alguns dizem que falta potência, mas na estrada, com o câmbio em modo automático normal, se você bobear ele chega facilmente aos 160Km/h e parece que você está a 100km/h. No modo S do automático então você faz ultrapassagens com confiança e segurança. Além do mais, considerando o estado das nossas estradas, quem precisa de mais do que isso?

[Best Cars Web Site] Excelente ferramenta. Antes de comprar o carro consultei essa seção que é ótima.

[Data de publicação] 6/9/12

[Nome] Luiz Carlos Costa Neto
[Cidade] Brasília
[Estado] DF
[E-mail] não publicado a pedido

[Versão] 325i
[Ano-modelo] 2007
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 30.000 km
[Tempo há que possui] Mais de 5 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 4
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 3
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] Ótimo carro, mecânica muito confiável, o tipo de carro que nunca irá te deixar na mão. Confortável, mas com uma dose de esportividade.

[Principais aspectos negativos] Manuntenção cara, mas dentro da proposta e do valor do carro. Espaço para os passageiros traseiros poderia ser melhor.

[Defeitos apresentados] Nenhum defeito até hoje. Com a manutenção em dia, o carro é extremamente confiável.

[Concessionárias] Às vezes a concessionária consegue “encontrar” algum problema durante as revisões programadas… só que os problemas simplesmente não existe.

[Data de publicação] 25/2/12