Yamaha XTZ 250 Ténéré

Yamaha Tenere 250

 

Participe: envie opinião sobre sua moto

 

[Nome] WAGNER
[Cidade] SÃO PAULO
[Estado] SP

[Versão] Yamaha Tenere 250cc 2012/2013
[Motor] 250
[Ano-modelo] 2013
[Quilometragem atual] 60.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com a moto] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de pilotar] 5
[Instrumentos] 5
[Conforto] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 3
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] melhor moto que ja tive de baixa cc. Muito macia, economica, mecanica sem erros ou recal … Otima..

[Principais aspectos negativos] freio dianteiro pessimo, precisa colocar melhorar ..

[Defeitos apresentados] troquei disco traseiro com 58 mil km e kit relação.

[Comentários adicionais] recomendo.

[Best Cars] otimo

[Data de publicação] 19/5/17

 

 

[Nome] Paulo Silva
[Cidade] Varginha
[Estado] MG

[Versão] Ténéré
[Motor] 250
[Ano-modelo] 2012
[Quilometragem atual] 20.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com a moto] Parcialmente satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 3
[Posição de pilotar] 4
[Instrumentos] 4
[Conforto] 3
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 3
[Freios] 2
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 4
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] Confiabilidade. Consumo; Manutenção; Torque

[Principais aspectos negativos] Barulhenta. Velocidade final. Freios fracos

[Defeitos apresentados] Não diria defeitos mas… A moto morria quando reduzia as machas rapidamente ou quando estava parado no sinal. Foi só regular a marcha lenta que parou. Ela esta fazendo uns barulhos no painel, como se estivesse algo solto. Faz um rec rec quando passo em buracos e lombadas

[Comentários adicionais] Estou a um mês com a moto, e andei 1100 km com ela, sendo 250 km de estrada de terra, apesar dos barulhos apresentados, a moto se comportou brilhantemente, passando imensa confiabilidade. obs.: se vc gosta de velocidade, essa não é a moto para você, ela é muito forte nas marchas mais lentas, mas na estrada fica pedindo sexta marcha e não desenvolve (velocidade de cruzeiro de 90km/h). Concluindo: Excelente moto, mas não é perfeita e pode não agradar quem gosta de um pouco mais de velocidade e que não gosta de barulho.

[Data de publicação] 24/3/17

 

[Nome] Tiago
[Cidade] Jaboatão dos Guararapes
[Estado] PE

[Motor] 250
[Ano-modelo] 2013
[Quilometragem atual] 60.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] De 3 a 5 anos

[Grau de satisfação com a moto] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Conforto] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 3
[Consumo] 4
[Câmbio] 3
[Freios] 3
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 4
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] A moto é bonita, razoavelmente confortável para longas jornadas – a bolha traz muito conforto na estrada, aliada a boa posição de pilotagem e ao banco honesto. O tanque de combustível tem boa capacidade, andando devagar dá para rodar 500km. A qualidade do acabamento é muito boa, sem falar do motor praticamente indestrutível e muito bem acertado. O consumo de combustível é baixo, equivale às antigas 125 carburadas, mas com muito mais potência e suavidade. A injeção eletrônica é muito bem acertada, a moto pega fácil mesmo deixando várias semanas parada, não falha, não engasga e não morre. É uma obra de arte de engenharia. A manutenção é fácil, não existem componentes de manutenção periódica que sejam de difícil acesso. Gosto muito do painel com conta-giros analógico e velocímetro digital.

[Principais aspectos negativos] Não me conformo com o escalonamento das marchas. Talvez seja bom para a Lander, que é on-off (mais off), mas para a Tenere, a quarta e quinta marcha são muito curtas, enquanto primeira e segunda são muito longas. Trocar pinhão, solução que muitos adotam, piora a situação e inclusive aumenta o consumo de combustível, nas condições das estradas em que normalmente ando. Não sei se uma sexta marcha seria a solução – certamente facilitaria configurar um escalonamento melhor – mas definitivamente há uma boa oportunidade de melhoria no câmbio, que aliás, é bem duro, assim como a embreagem, exigindo movimentos bem decididos na hora de cambiar, não é aquele cambio manteiga do concorrente.
Poderia vir de fábrica com protetor de mão, que é muito bom na estrada para evitar pancada com besouros/mosquitos e eventuais pedras jogadas por outros veículos. Devido ao modelo da bolha é muito difícil achar um protetor de mão aftermarket com boa proteção e que encaixe bem sem bater na bolha. Também não gosto do filtro ser de espuma embebida em óleo – ok, é mais barato e gera mais potência, mas é um incomodo e uma sujeira enorme ter que lava-lo, esperar horas para que fique bem seco e reaplicar óleo. Prefiro o filtro de papel que basta trocar sem se sujar muito, embora mais caro e roube potencia, mas eu prezo conforto e praticidade. Soube que as novas já são de papel, ponto para a Yamaha que leu meus pensamentos. Outra insatisfação minha é com o marcador de combustível, que alega reserva com pouco menos de meio tanque. Podia ser um pouquinho mais realista né?

[Defeitos apresentados] Veio com vazamento de óleo na tampa do filtro de brinde (acho que o problema é comigo, pois é a terceira moto que compro nova que vaza óleo de fábrica). Eu mesmo consertei em casa depois de várias tentativas infrutíferas de consertar dentro da garantia. Arrebentou corrente com aproximadamente 40mil km, mais culpa minha do que da moto em si. Um guia de corrente (que algumas das concorrentes usam) teria evitado. Fica a dica: Aos primeiros sinais de estalo vindo da área da roda traseira, troque o kit tração completo ou ao menos o pinhão, que já está desgastado, forçando a corrente e provocando estes estalos. Fora este ligeiro contratempo, não tive nenhum problema nesses 60mil km, apenas trocas de consumíveis e manutenção básica.

[Concessionárias] Fui muito bem atendido na hora da compra da moto, mas começa a dor de cabeça quando se procuram peças: quase nunca estão em pronta entrega e custam muito mais caro do que similares no mercado de reposição que as vezes são melhores que as originais (ex.: kit tração e pastilhas de freios). Também suspeito muito da alegada qualificação dos mecânicos, não creio que sejam tão bons quanto a marca gostaria que fossem.

[Comentários adicionais] Muitos reclamam do freio e do ruído do motor. Concordo que existem concorrentes com freios melhores (eu mesmo vim de várias Honda trail, as mais marcantes sendo Tornado e a XLX350), mas não é ruim como falam, sendo muito melhor do que freios a tambor em ambas as rodas que equipam tantas motos. Quanto ao ruído do motor, aquilo pra mim é música, não consigo perceber o ruído “feio” que alegam.
Um ponto polêmico é a falta de disponibilidade de peças de reposição no mercado paralelo. Muitas lojas não vendem peças para este modelo (ou Yamahas em geral). Pretendo ficar com a moto até 2020 e tenho certeza que daqui até lá não terei nenhum problema mecânico, a moto é simplesmente indestrutível dentro dos limites de sua proposta de utilização. Dá até para fazer um off road light sem problemas! Outro plus é a falta de interesse dos “amigos” do alheio em relação a este modelo. Dá para andar um pouquinho mais sossegado.

[Best Cars] Sigo o Best Cars a mais de 10 anos, acesso quase diariamente e considero um dos melhores sites sobre carros em nível mundial. Estão de parabéns, por favor continuem o excelente trabalho!

[Data de publicação] 26/8/16

 

[Nome] Michel de Oliveira Formiga
[Cidade] Hortolândia
[Estado] SP

[Ano-modelo] 2011
[Quilometragem atual] 15.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com a moto] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de pilotar] 5
[Instrumentos] 5
[Conforto] 5
[Motor] 3
[Desempenho] 3
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 4
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Moto tem a receita certa para a proposta, Conforto em viagens , excelente posição do piloto com auxílio da bolha, econômica, extremamente confiável (pistão revestido de cerâmica) os hondeiros nem sabem o que é isso. Excelente custo benefício, procurei durante 3 meses todos os comparativos entre as concorrentes, levei ela pela posição de dirigir, e excelência na mecânica.

[Principais aspectos negativos] Não tem nenhum, queria só que ela tivesse um motor maior, 350 ou 400.

[Defeitos apresentados] Nenhum defeito, apenas um barulho de ar na flauta da suspensão, foi resolvido trocando as flautas na concessionária.

[Concessionárias] Sempre fui muito bem atendido na Hot Motos em Hortolândia.

[Comentários adicionais] Compre, não vai se arrepender ! Faço viagens com ela semanalmente de Campinas (SP) a Ouro Fino (MG) 360 km. Conforto é fora de sério para categoria e o tanque proporciona até 400 km de autonomia.

[Best Cars Web Site] Excelente , sempre consulto o site em busca de opiniões.

[Data de publicação] 14/7/12

[Nome] oziel luiz de lima
[Cidade] cabo
[Estado] PE
[Ano-modelo] 2012
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com a moto] Parcialmente satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de pilotar] 5
[Instrumentos] 5
[Conforto] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 3
[Freios] 4
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 3
[Custo-benefício] 3

[Principais aspectos positivos] imponencia vou ser repetitivo ela passa por moto maior,alem de ter uma excelente e surpreendente dirigibilidade.é a minha primeira Yamaha e olha que sou muito critico estou com uma otima impressão da marca como um todo

[Principais aspectos negativos] sou baixinho 1,67m tive que baixar a bengala ela perdeu instabilidade,os pneus de forma alguma servem pra trilhas medias mas em compensação no asfalto são otimos

[Defeitos apresentados] não

[Concessionárias] fui muito bem atendido na viawest Jaboatão onde adquiri minha tenere com Adriana

[Comentários adicionais] Linda e como alguem pode dizer por ai que tem um ‘ninjinha’ a 250 ou uma ‘cbrzinha’ tb 250 nós tb podemos dizer temos uma tenerezinha que tb faz jus a motos cut

[Best Cars Web Site] vcs não precisam de confetes são os melhores do Brasil

[Data de publicação] 14/7/12

[Nome] wilmar mathias hahn filho
[Cidade] niterói
[Estado] RJ
[Ano-modelo] 2011
[Quilometragem atual] 10.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com a moto] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Não utilizo

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de pilotar] 5
[Instrumentos] 5
[Conforto] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Instrumentos bem visivéis, pois estão bem a frente. Os freios são ótimos,acredite frente e trazeira a disco. Muito macia e confortável.Consumo excelente.Farol espetacular parece de um carro.Estável, mesmo c/ vento.

[Principais aspectos negativos] Um barulho esquisito no motor, acho que é corrente de comando, mas me disseram que não quebra.Uma vibração em média rotação entre 40 a 70 km, depois estabiliza.

[Defeitos apresentados] Não nenhum, está com 7.600km.

[Comentários adicionais] Vale a pena, todo mundo pensa que é uma tenere 600, chama a atenção.

[Best Cars Web Site] Muito bom, para situar o consumidor sobre produtos e serviços.

[Data de publicação] 14/7/12

[Nome] Lidio Marcos
[Cidade] Lima Duarte
[Estado] MG
[Ano-modelo] 2011
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com a moto] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de pilotar] 5
[Instrumentos] 4
[Conforto] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 3
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Exelente dirigibilidade, ecônomica, equilibrada e harmônica e de preço justo( como a Honda pode ter uma moto de 300cc, XR300, com preço final beirando 17.000,00??)

[Principais aspectos negativos] O fato de não ter uma 6 Marcha.

[Defeitos apresentados] Até o momento não.

[Concessionárias] Excelente atendimento ( River – Motos em Juiz de Fora-MG)

[Comentários adicionais] Atende a sua proposta e pode ter segmento com motores de maior cilindrada ( uma Tenere 400cc, por quê não ??)

[Best Cars Web Site] Foi decisiva em minha decisão em adquirir uma Tenere.

[Data de publicação] 14/7/12

[Nome] José Fausto de Oliveira Vieira
[Cidade] Lorena
[Estado] SP
[E-mail] j.fausto.2006@hotmail.com

[Ano-modelo] 2011
[Quilometragem atual] 10.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com a moto] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de pilotar] 5
[Instrumentos] 4
[Conforto] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 4
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 3
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Aspecto imponente,posição de pilotagem perfeita,econômica,confortável,estabilidade perfeita em qualquer tipo de estrada, o farol é impressionante.

[Principais aspectos negativos] os freios são apenas satisfatórios, poderiam ser um pouco mais potentes, principalmente o traseiro, que apesar de ser à disco, funciona pior que um freio à tambor porque é fraco,”borrachudo” e não tem progressividade. O painel deveria ter um espaço permanente só para o relógio e um outro espaço para os demais odômetros porque do jeito que está o piloto deverá tirar a mão do guidão para acionar um botão no painel sempre que quiser mudar o display de relógio para odômetro, ou vice-versa. Detalhe, o referido botão é bem pequeno e o piloto jamais conseguirá acioná-lo se estiver viajando com luvas.

[Defeitos apresentados] A moto veio de fábrica com o faról desregulado, problema simples que foi prontamente solucionado pela concessionária .

[Concessionárias] Sempre fui muito bem atendido todas as vezes em que passei por lá. Os profissionais são atenciosos, prestativos, educados, eficientes e os preços cobrados estão perfeitamente dentro dos padrões do bom senso. Não tenho queixas.

[Comentários adicionais] A teneré 250 é para mim uma grata surpresa, ela simplesmente não toma conhecimento de buracos, lombadas, valetas, crateras, pedras, e tudo mais que tiver pelo caminho.Ela realmente justifica o lendário nome que carrega no tanque.Hoje se tiver que trocar de moto, com certeza será por outra teneré. Não que a moto seja perfeita, mas com certeza é um modelo que proporciona um índice de satisfação bem acima da média. A título de sugestão, seria muito interessante se a yamaha lançasse uma teneré de 400cc, com preço intermediário entre a 250 e a 660.
Eu mesmo seria um potencial comprador.

[Best Cars Web Site] O Best Cars é com certeza um fórum indispensável de pesquisa para sanar dúvidas e compartilhar experiências positivas ou negativas acerca de todos os veículos vendidos no Brasil. Depois que o descobri, me tornei um usuário cativo .

[Data de publicação] 30/6/12

[Nome] DONIZETE GOMES DA ROCHA
[Cidade] SÃO VICENTE
[Estado] SP
[E-mail] grocha@policiamilitar.sp.gov.br

[Ano-modelo] 2011
[Quilometragem atual] 20.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com a moto] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de pilotar] 5
[Instrumentos] 5
[Conforto] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] agilidade, ciclistica perfeita, conforto para o piloto e o garupa, chama a atenção por onde passa é muito bonita tem um porte de moto com mais cilindrada, sempre elogiada pelo design. Faróis excelentes, que ficaram melhores com lâmpadas diamond vision da phillips.

[Principais aspectos negativos] Nenhum. Apenas sugestões de acabamento que fiz na minha moto coloquei aros de alumínio, raiação inox, lente da lanterna cristal e iluminação em led na lanterna e piscas. Um suporte de alumínio como o que coloquiei da Scam muiuto parecido com o da XRE300, que ficou perfeito para um baú Givi de 45 litros.

[Defeitos apresentados] apenas as sanfonas das bengalas que se rasgaram sozinhas logo após o vencimento da garantia, tive que trocar pelos da circuit, começou um barulho na suspensão traseira resolvido com lubrificação.

[Concessionárias] as sanfonas das bengalas se rasgaram sozinhas logo após o vencimento da garantia, consultei a YAMAHA através da RED BARON em São Paulo- Zona Sul, mas não trocaram foram atenciosos mas não resolveram o problema.

[Comentários adicionais] Cheguei a 148 Km/h de final, minha xt 600 chegou só a 155 Km/h de final, tudo bem que estava velhinha, fiquei surpreso com o desempenho, moto ágil, muito esperta e confiável. Excelente custo benefício.Já tive duas tornado e uma lander,a Teneré superou todas, é a evolução da lander e se destaca da Tornado a começar pela injeção e aerodinâmica, andei na XRE 300 e achei a Teneré mais ágil, fácil de manobrar no trânsito e não me decepcionou quando a usei na enchente e na terra. Boa de estrada e off road, moto sensacional. Tenho desejo de comprar uma moto de maior cilindrada para desfilar nos fins de semana e manter a Tenéré 250 para o dia a dia.

[Best Cars Web Site] Indispensável e essencial, não compro nenhum veículo sem consultar este site. Sempre recomendo para meus amigos. Parabéns vocês realizam um ótimo trabalho.

[Data de publicação] 30/6/12

[Nome] Josiley S Nunes
[Cidade] Ibirité
[Estado] MG
[E-mail] teco.psp@hotmail.com

[Ano-modelo] 2012
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com a moto] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de pilotar] 5
[Instrumentos] 3
[Conforto] 4
[Motor] 4
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 2
[Freios] 3
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Pilotagem, ela e otima para pilotar, muito confortavel, passa pelos corredores sem problema, mesmo sendo grande como é, torque bom, visual muito grande..

[Principais aspectos negativos] Caixa de marcha, muito duro, ruim pra reduzir, painel dela mostra uma kilometragem por vez, ou vc ve a hora ou trip 1 ou trip 2 ou km, podia ter vizualização melhor, o barulho do motor incomoda um pouco,a maquina de costura e meio chata, mais depois a gente se acostuma, faltou a 6º marcha.

[Defeitos apresentados] Ainda não.

[Concessionárias] Algumas são horriveis, outras são boas, aqui em BH e região tem bastante pra escolher, so vou onde sou bem tratado.

[Comentários adicionais] A moto e exelente, boa pra pilotar, boa na estrada, podia ter 6 marchas, visual grande, da imprensão ser de cilindrada maior, no geral e otima..

[Best Cars Web Site] Foi desisivo na compra da minha moto, estava em duvida entre a Ténéré 250 e XRE 300, depois que le os comentarios do site, não tive duvida em escolher a Ténéré 250, estou muito satisfeito.

[Data de publicação] 30/6/12

[Nome] Jonatan Ralf Fonseca
[Cidade] Franca
[Estado] SP
[E-mail] jonatanralf@yahoo.com.br

[Ano-modelo] 2011
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com a moto] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de pilotar] 5
[Instrumentos] 5
[Conforto] 4
[Motor] 3
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Sua beleza. Chama muito a atenção e para os menos atentos passa por 600cc, tem um visual limpo e com uma certa agressividade, bons farois, apesar de mal ajustados de fabrica. O assento e a posição de pilotagem são nota 10, me fez desistir de outras motos.

[Principais aspectos negativos] O barulho do motor. Demora a acostumar, é realmente como maquina de costura.

[Defeitos apresentados] Nem um.

[Concessionárias] Satisfeito, até agora tudo dentro da normalidade.

[Comentários adicionais] Recomendo, tem um torque excelente porem deixa o rpm muito alto a 100 km/h, estou procurando um pinhão maior para colocar e deixa com a relação mais longa, do resto estou muito satisfeito, ouvi muitos comentarios de donos reclamando dos freios, mas eu achei o freio excelente, porem só melhorou depois de 1.000 km. É muito economica, serve para o dia-a-dia e para viagens, mesmo que longas. Fui um dos primeiros a ter na minha cidade, e depois de comprar logo em seguida 2 amigos meus compraram porque acharam o visual perfeito e depois de darem uma volta tiveram a certeza de que é uma moto ideal de média cilindrada. Mesmo eu saindo de uma Hornet a Tenere em nem um momento me desapontou.

[Best Cars Web Site] É o meu fórum preferido, opiniões transparentes e é bem organizado, já me ajudou muitas vezes.

[Data de publicação] 2/6/12

[Nome] jorge marcos barreto da silva
[Cidade] rio de janeiro
[Estado] RJ
[E-mail] não publicado a pedido

[Ano-modelo] 2012
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com a moto] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de pilotar] 5
[Instrumentos] 5
[Conforto] 4
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 3
[Freios] 4
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] design , consumo , ergonomia , estabilidade , posição de pilotagem , etc.

[Principais aspectos negativos] principalmente o câmbio , um pouco duro , poderia ter uma 6ª marcha .

[Defeitos apresentados] esporadicamente o botão de partida não dá nenhum sinal , mas alguns toques e volta ao normal.

[Concessionárias] comprei na trinca motos , fiz as revisões na moto mundi , NORMAL .

[Comentários adicionais] a moto é muto boa , moro no rio trabalho no quitandinha em petrópolis , são 110 km ida e volta , na maior parte do trajeto rod. washington luiz ( br 040 ), sobe e desce a serra na maior tranquilidade , saio de casa às 6:15 chego às 7:00 , excelente condução !

[Best Cars Web Site] legal !

[Data de publicação] 2/6/12

[Nome] ELMIR GRASSINI TAVARES
[Cidade] NOVA FRIBURGO
[Estado] RJ
[E-mail] elmir_3@hotmail.com

[Ano-modelo] 2011
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com a moto] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de pilotar] 5
[Instrumentos] 5
[Conforto] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] O seu estilo imponente ,tanque grande e sua altura.

[Principais aspectos negativos] O defeito que a grande maioria das té250 saiu de fábrica , a suspensão dianteira bate quando passo num ressalto,fazendo barulho (toc-toc).

[Defeitos apresentados] nenhum até agora.

[Comentários adicionais] muito boa moto,confortável com boa tocada.

[Best Cars Web Site] Parabéns para BestCars.que nos da essa oportunidade de expor nossas impressões sobre veículos.

[Data de publicação] 2/6/12

[Nome] DOUGLAS OLIVEIRA SILVA
[Cidade] UBERLÂNDIA
[Estado] MG
[E-mail] douglas.exata@gmail.com

[Ano-modelo] 2012
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com a moto] Parcialmente satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de pilotar] 5
[Instrumentos] 5
[Conforto] 4
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 3
[Câmbio] 1
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] TAMANHO: os carros literalmente respeitam você.
DIRIGIBILIDADE: perfeita, moto extremamente agil e de facil manobra na cidade.
POSIÇÃO DE PILOTAR: simplesmente perfeita, ainda não pilotei moto mais confortavel quanto a posição.
FAROL: galera hahahahaha… faz MISÉRIA até em carros… viajei com um amigo (ele numa BROS 150) e em certo momento apaguei o meu farol… ele desesperou! kkkkkkkk
O conjunto como um todo é harmonico e interessante.

[Principais aspectos negativos] CAMBIO, CAMBIO E 100 MIL VEZES O CAMBIO:
Um completo absurdo o que a yamaha fez com essa moto… o cambio é duro, pra mim, isso é um COMPLETO DETALHE. O problema acontece nas trocas imprecisas, falhas, marchas que caem (vc andando de 4ª cai pra 3ª do nada o.O) na cidade isso pode ser tranqüilo, mas como pego rodovia as vezes (mesmo dentro da cidade), isso se torna um risco gigantesco.
Faltou uma sexta marcha. Óbvio que faltou, ela tem motor pra mais uma marcha, por mais que ele demonstre toda sua força em altíssimo giro ainda tinha espaço para outra marcha.
GRILO NO MOTOR: Comuns nesse motor da yamaha. Tenho amigos com Fazer que faz o mesmo barulho. A Honda e Suzuki não fazem.
BANCO DURO: Os caras não aprendem mesmo… Quanto ao conforto a unica resalva é o banco duro, a priori perfeito, mas com 2~3 horas de rodovia … amigo…

[Defeitos apresentados] SUSPENÇÃO DIANTEIRA:(um barulho muito enjuado), o vendedor me falou (em off) que é defeito de fabrica (ele também tem uma TÉNÉRÉ), tem de lubrificar e trocar umas buchas. No meu caso apenas a lubrificação resolveu o problema e realmente resolveu.
CAMBIO: Acho que não preciso falar mais nada… :(

[Concessionárias] A concessionaria USE Motos deveria ser referenciada como modelo pela Yamaha. O atendimento deles é absurdamente diferenciado. O vendedor, o proprietario, o vendedor de peças, o chefe da oficina, o boy que lubrifica e lava as motos… enfim, todos, quanto a preços vou dar um testemunho: comprei um capacete mais barato do que no mercadolivre e parcelado. 😀
PARABÉNS!

[Comentários adicionais] Não coloque no aspecto negativo pois ando somente NA ALTA hahaha mas o consumo não é dos melhores: de 21 a 23 Km/l. Se você não esquenta com cambio horriveis compre a moto. Se não quer sofrer amigo… procure outra moto. Apesar de amar o desing e a imponencia dela, acabando de pagar vendo a minha.

[Best Cars Web Site] Fora do comum! quando qualquer pessoa me pergunta onde ter referencias de carros e motos é a minha 1ª indicação.
O papo do vendedor não me convence, o do Best Cars SIM! PARABÉNS senhores usuários, vocês fazem desse site o melhor do Brasil em avaliação de veiculos.

[Data de publicação] 5/5/12

[Nome] Marcelo Marcos Monteiro
[Cidade] Jandira
[Estado] SP
[E-mail] não publicado a pedido

[Ano-modelo] 2011
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com a moto] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Não utilizo

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de pilotar] 5
[Instrumentos] 5
[Conforto] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 4
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Muito bonita. Painel de fácil visualização, luz do farol excelente, troca de marchas macia, super econômica. Apesar dela estar somente com 800km, eu já abasteci duas vezes, uma com Podium outra com gasolina IPIRANGA comum, ela está fazendo 36km/l, eu vou trabalhar todos os dias com ela 80km ida e volta, parte cidade parte estrada (Jandira – Metrô São Judas), confortável, por ser alta, passo pelos corredores sem problema. Seguro baixo, apesar de alguns colegas comentarem que o seguro fica em torno de 600 800 reais, o meu ficou em 1200, porém creio que em razão do percurso que faço de qualquer forma é muito mais barato que o da concorrente.

[Principais aspectos negativos] Nenhum até agora

[Defeitos apresentados] Nenhum até agora

[Concessionárias] Não utilizei ainda.
Logicamente fui muito bem atendido na hora de vender, vamos ver nas revisões.

[Comentários adicionais] Eu recomendo.

[Best Cars Web Site] Sempre consulto a Best Cars antes de comprar veículos, fiz isto para adquiri a Teneré e não me arrependi. Muito útil este site.

[Data de publicação] 5/5/12

[Nome] jonatan ralf fonseca
[Cidade] franca
[Estado] SP
[E-mail] não publicado a pedido

[Ano-modelo] 2012
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com a moto] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de pilotar] 5
[Instrumentos] 4
[Conforto] 5
[Motor] 3
[Desempenho] 4
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] É muito bonita, não passa desapercebida em nenhum lugar, é economica, confiavel, os pneus casaram bem com o conjunto, ótima autonomia, é mais do que eu esperava de uma 250cc, tem uma posição de pilotagem excelente e um assento bem confortavel, era o que eu queria para pegar uma estrada. Foi uma moto escolhida ao acaso, pois o alvo era uma cb 300, mas não me arrependi da escolha, mesmo minha duas motos anteriores sendo hornet e xt660R

[Principais aspectos negativos] Ruido do motor, é uma caracteristica da moto, mas tem horas que a gente pensa que está fundindo, desde 0 km.

[Defeitos apresentados] Sem defeitos.

[Concessionárias] Não fui bem atendido na primeira, mas procurei outra e mudei o conceito.

[Comentários adicionais] Comparando com a irmã lander, tem uma proposta mais estradeira, e foi minha escolha pela posição e assento. Viria bem uma sexta marcha pra baixar um pouco o giro a 100 km/h. Apesar de muitas pessoas reclamarem dos freios, os da minha eu realmente achei fracos, mas isso foi até os primeiros 500 kms, depois o conjunto melhorou excepicionalmente, freando muito bem, dentro do que se espera de uma moto desse porte, o motor tenho o mesmo a dizer, realmente o periodo de amaciamento existe e deve ser respeitado, porque depois dos 1.000 km a moto fica muito melhor.

[Best Cars Web Site] Sempre minha ferramenta preferida para esses assuntos. Recomendo sempre.

[Data de publicação] 7/4/12

[Nome] LUCIO PAULO DE SANTANA FERREIRA
[Cidade] Rio de Janeiro
[Estado] RJ
[E-mail] não publicado a pedido

[Ano-modelo] 2012
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com a moto] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de pilotar] 4
[Instrumentos] 4
[Conforto] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] O design,sem dúvida. É algo muito pessoal, mas eu pessoalmente adoro o estilo desta moto. Além disso a altura ajuda muito no trânsito do Rio de Janeiro. Vou com ela todos os dias da Barra ao Centro e ela me traz muita confiança nesse trânsito caótico. Muito estável. O freio de início era um pouco borrachudo, mas em pouco tempo ficou bom. E realmente é bom. Responde muito bem quando acionado. E é EXTREMAMENTE ECONÔMICA. Tem feito entre 30 (com gasolina comum) e 35 (isso mesmo!!!) km/l (com gasolina aditivada). Pretendo ficar com ela um bom tempo e depois pegar a Tenere 660. Mas sinceramente, com esse motor econômico e a agilidade no trânsito urbano, acho que vou ficar com as duas – a 250 para o dia a dia e a 660 para curtir e viajar.

[Principais aspectos negativos] Não chega a ser algo negativo, mas o banco podia ser mais macio. Não é desconfortável, ao contrário, mas se fosse mais macio seria perfeito.

[Defeitos apresentados] A moto ainda é muito nova. Só 1000km rodados. Nada de defeitos. Vou atualizar meu post de tempos em tempos. Até agora só alegria!!!

[Concessionárias] Só usei até agora para a revisão dos 1000km. Usei a PKM MOTOS da Barra da Tijuca. Ótimo atendimento e serviço eficiente.

[Comentários adicionais] Estava em dúvida entre ela e a XRE (meu irmão tem uma). O que fez a diferença foi o menor valor do seguro da Tenere (muito menos visada do que a concorrente), o motor confiável da Yamaha (já há muito tempo no mercado) e minha paixão de infância pela marca TENERE. Não me arrependo nem um pouco. Estou adorando minha Tenere Azul.

[Best Cars Web Site] Excelente fórum. Indispensável para quem quer comprar com segurança e informação nesse mercado que possui cada dia mais opções. Parabéns a equipe Best Cars e parabéns a nós usuários – maiores responsáveis pelas informações apresentadas aqui.

[Data de publicação] 7/4/12

[Nome] FERNANDO RICARDO DA SILVEIRA
[Cidade] TABOAO DA SERRA
[Estado] SP
[E-mail] frds99@hotmail.com

[Ano-modelo] 2012
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com a moto] Parcialmente satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de pilotar] 5
[Instrumentos] 5
[Conforto] 3
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 5
[Câmbio] 3
[Freios] 5
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] A moto tem um visual incrível ainda mais na cor azul do modelo 2012. Impressiona pela altura e volume da carenagem. Farol excelente, ilumina muito à noite. Boa de arrancadas e com a direção muito leve para manobrar no trânsito. Alta, passa facilmente sobre os retrovisores dos carros. A bolha frontal protege bem contra o vento no peito. Seguro muito baixo, na faixa de R$ 650 reais. Consumo excelente na faixa de 30Km/l.

[Principais aspectos negativos] Suspensão firme mas dura. Chega a ser desconfortável se comparada com minha XT-225 anterior que esbanjava macies. Estranhei um pouco a frente fixa (painel e farol), especialmente em manobras. O medidor de combustível acusa reserva quando ainda resta 150 Km de autonomia. Nada de mais pra quem sempre controlou pelo odômetro parcial.

[Defeitos apresentados] Ainda nenhum, pois acabei de retirar da concessionária.

[Concessionárias] Ainda não precisei utilizar. Gosto de saber que existe ampla rede Yamaha para recorrer em qualquer lugar do Brasil.

[Comentários adicionais] O câmbio poderia ter 6 velocidades (novamente comparo com a XT-225), faz falta em trechos de rodovia e no trânsito pesado o escalonamento da 2a, 3a e 4a exigem uso constante da embreagem pra manter o motor no giro adequado. O banco em dois níveis é confortável mas a espuma muito densa deixa ele duro e pode cansar em viagens. No geral estou muito satisfeito com esta moto pois uso diariamente para ir e voltar do trabalho no trânsito pesado de Sampa.

[Best Cars Web Site] Adoro esse site. Consulto sempre as análises e avaliações. Precisaria ter seu visual rejuvenescido e modernizado. Quanto ao conteúdo é irretocável.

[Data de publicação] 7/4/12

[Nome] Fabio Gomes
[Cidade] São Paulo
[Estado] SP
[E-mail] gomes.s.fabio@gmail.com

[Ano-modelo] 2011
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com a moto] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de pilotar] 4
[Instrumentos] 5
[Conforto] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 4
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Muito confortável e ágil, enfrenta bem o trânsito de Sampa. Parcialmente econômica, a minha está fazendo uma média de 28 KM/Litro. Muito bonita, chama a atenção por onde passa, outro detalhe importante é que os motoristas de carros não fecham o vidro quando você pára do lado.
Seguro muito barato, paguei R$ 730,00 na Porto Seguro, foi um dos pontos que me levou a escolher a Tenere, eu estava na dúvida entre ela e a XRE300, só que o seguro da Honda ficaria por volta dos R$ 3.500,00.

[Principais aspectos negativos] Não vejo nenhum ponto negativo.

[Defeitos apresentados] Nunca apresentou defeito.

[Concessionárias] Utilizei apenas na revisão dos 1000Km, fui muito bem atendido, o único problema foi que esqueceram de esticar a corrente.

[Comentários adicionais] Para quem esta com dúvidas, eu recomendo. Diversão garantida!

[Best Cars Web Site] Excelente meio de comunicação entre amantes de carros e motos. Uma ótima ferramenta para ajudar na decisão de uma compra.

[Data de publicação] 25/2/12

[Nome] Heleno Dias de Azevedo Junior
[Cidade] Belo Horizonte
[Estado] MG
[E-mail] não publicado a pedido

[Ano-modelo] 2011
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com a moto] Parcialmente satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 3
[Posição de pilotar] 5
[Instrumentos] 5
[Conforto] 4
[Motor] 3
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 3
[Freios] 2
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] Moto robusta e bonita, ótima posição de pilotagem proporcionando muito conforto em trajetos de +/- 100 Km dia, excelente consumo dando em média 30 Km/l nos trajetos mistos(34 Km de estrada e 20 km de cidade diários), painel diferenciado e atraente, farol de boa iluminação porem ruim regulagem de fábrica, bom desempenho para uma 250cc em retomadas de velocidade e ultrapassagens mas em velocidade próximas a 110km/h a moto se mostra exigida demais devido ao barulho sem atingir 8000 rpm.

[Principais aspectos negativos] A moto é muito barulhenta, antes da primeira revisão(1000 km) a corrente batia muito o que incomodava em uma moto 0km, os freios são ruins, muito borrachudos não proporcionando uma frenagem segura, várias peças soltas o que facilita a perda (exemplo da caixa de ferramentas, ela é aberta presa apenas por um gancho e um tambor, e ao utilizar é um problema pois a caixa é de dificil encaixe e o tambor e solto, com a trepidação ele pode soltar, a pintura da carenagem é de má qualidade e nas motos brancas ela mancha com menos de 4 meses, isso aconteceu com a minha e de mais dois colegas de faculdade.O marcador de gasolina é impreciso.

[Defeitos apresentados] Defeitos consideráveis nenhum

[Concessionárias] Muita conversa e bom para vender – normal – e boa pos venda.

[Comentários adicionais] Pesquisei bastante entre ela e a XRE, percebi que 50cc e 5 cv a mais não valeriam os R$ 1.300,00 de diferença. A moto é muito robusta, muito econômica e ótima de guiar, confortável para meus 1,90m. Ainda com estes aspectos negativos não é uma compra ruim devido ao motor já consagrado da lander em comparação ao novo da XRE (dica-se de passagem vem dando dor de cabeça quanto ao vazamento de oleo)nao perde tando em desempenho e em consumo para a XRE portanto, que esta na duvida a TENERE se apresenta mais viavel e segura, porem com resalvas.

[Best Cars Web Site] Otimo site, sempre consulto para as futuras compras. Otima iniciativa para auxilio aos mais leigos em motores.

[Data de publicação] 28/1/12

[Nome] Rudnei Baptista
[Cidade]
[Estado] SC
[E-mail] não publicado a pedido

[Ano-modelo] 2011
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com a moto] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de pilotar] 5
[Instrumentos] 5
[Conforto] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 5
[Câmbio] 3
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Excelente custo-benefício. Muito econômica para seu porte, com médias de 30 km/l. O para brisa é bastante eficiente desviando o vento do peito do piloto. Seu tamanho passa a impressão de ser uma moto de maior cilindrada. Tanque de 16 litros resulta em ótima autonomia. Desenho geral da moto bonito e moderno. Posição de pilotagem boa, não cansa facilmente. Excelente os comandos, que tem lampejador de farol e chave para ligar e desligar o farol, ótimo para poupar a bateria durante a partida. Painel bonito e completo. Muito boa para ser utilizada no dia a dia e lazer nos fins de semana, podendo usá-la para fazer viagens sem medo.

[Principais aspectos negativos] Banco poderia ser mais macio.

[Defeitos apresentados] Nenhum.

[Concessionárias] Não podemos generalizar, algumas são boas outras não.

[Comentários adicionais] Gostei muito da Yamaha ter relançado a Ténéré em várias cilindradas pois foi uma moto que marcou época. Se me perguntarem se compraria esta moto novamente com certeza diria que sim. Recomendo a quem deseje comprar.

[Best Cars Web Site] Referência quando busco informações sobre determinado modelo de carro ou moto.

[Data de publicação] 28/1/12

[Nome] lindemberg Brasil
[Cidade] rio de janeiro
[Estado] PE
[E-mail] bergbrasil@yahoo.com.br

[Ano-modelo] 2012
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com a moto] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de pilotar] 5
[Instrumentos] 5
[Conforto] 4
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 3
[Freios] 3
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Pilotagem otima ;otimo farol ;bolha muito funcional e o tamanho da moto que surpreende .

[Principais aspectos negativos] não.

[Defeitos apresentados] Falta de carenagem ; motor faz barulho estranho e freios embora novos apresenta-se fraco .possui uma xlx 350 e com um deinho o freio me respondia automaticamente , me espantei que apos tantos anos e com tanta evolução o freio da tenere seja tão burrachudo ,parece ate o da minha titan 150cc

[Concessionárias] razoavel

[Comentários adicionais] emfim estou muito satisfeito e é uma das melhoresa motos que ja pilotei ,fora a tenere 600 ano 91 .

[Best Cars Web Site] otimas informações

[Data de publicação] 28/1/12

[Nome] roberto mauro gonçalves vieira
[Cidade] Arapongas
[Estado] PR
[E-mail] rmg_vieira@hotmail.com

[Ano-modelo] 2011
[Quilometragem atual] 10.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com a moto] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de pilotar] 5
[Instrumentos] 5
[Conforto] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 3
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] acima

[Principais aspectos negativos] nenhum

[Defeitos apresentados] não

[Comentários adicionais] viajei 1.700 km com ela, foi imprecionante, ela superou todas as minhas expectativas, fui com garupa e mais a (mudança), os dois bauletos laterais e o central totalmente carregados. peguei trechos com muita chuva de ponta grossa-pr até bombinhas-sc, a motoca se comportou muito bem, totalmente estável nas curvas, o conforto então sem comentários, não cansa , tenho 1,72 de altura e para mim a bolha funcionou muito bem, tinha receio que nas serras passaria apertos, pois estava com garupa e mais bagagem, logico que tive que em certas situações jogar uma 4º marcha, mas no geral fui em 5º, só o consumo que desagradou fez 24.3 km/l. tem relatos dos colegas que fazem 28,30 e até 32 km/l. a minha fez a melhor marca de 26km/l andando igual donzela. então peço a gentileza de alguém que puder me ajudar a melhorar essa média que entre em contato, do resto, recomendo. podem adquerir a ténérézinha com total confiança.

[Data de publicação] 28/1/12