Curiosidades: os carros que misturam categorias

Perua + cupê

Foram os ingleses que inventaram a shooting brake, uma perua esportiva e de duas portas, usada por esportistas e caçadores (por isso o nome: shooting é caça com arma de fogo). Exemplos foram a rara perua Aston Martin DB5 (acima), nos anos 60, e o Volvo 1800 ES nos 70. Hoje temos Mercedes-Benz CLA Shooting Brake e Porsche Panamera Sport Turismo, mas com cinco portas.

 

Sedã + picape

As picapes nasceram com cabine de automóvel, como a do Ford Modelo T, mas com o tempo ganharam chassi e cabine próprios. Os australianos é que levaram adiante o conceito de ute, uma picape com metade dianteira de carro, como as do Ford Falcon (acima) e do Holden Commodore. É a mesma ideia trazida ao Brasil pela Fiat, com a picape 147, e hoje mantida em Strada, Montana e Saveiro.

 

 

Jipe + conversível

A Willys, criadora do Jeep, teve a ideia de uma versão conversível de lazer com tração simples e ar descontraído. Nascia em 1948 o Jeepster, que não fez sucesso e saiu logo de linha.

 

SUV + conversível

Mas o conceito não morria ali. Os SUVs Chevrolet Blazer (acima) e Ford Bronco, nos anos 60 e 70, tiveram versões conversíveis, assim como o Nissan Murano de 2010 e depois o Range Rover Evoque.

 

Picape + conversível

Até picapes podem se combinar a conversíveis. Algumas só perdiam o teto, como a Dodge Dakota dos anos 80, mas a Chevrolet foi mais longe com a SSR de 2003 (acima). Ela mesclava estilo nostálgico, teto aberto e motor V8.

 

 

Hatch + furgão

Nem todo furgão precisa de um grande baú na traseira: para alguns serviços, basta a cabine de um hatch sem banco e vidros atrás. Essa categoria tem benefício fiscal na Inglaterra, onde existem furgões de muitos carros conhecidos nossos. Aqui tivemos Fiats 147 (acima) e Uno e Volkswagen Gol.

 

Furgão + picape

A cabine avançada de furgões como a Kombi servia bem a picapes, pois os ocupantes ficavam sobre o eixo dianteiro e sobrava mais espaço para carga. Os também alemães DKW F89 e Tempo Matador seguiram a ideia na Europa, enquanto Chevrolet Rampside e Ford Econoline fizeram o mesmo nos Estados Unidos.

Mais Curiosidades