XC40 é primeiro Volvo elétrico; híbrido vem ao Brasil

 

O XC40 Recharge, primeiro carro elétrico da Volvo, surge como parte de um programa da marca sueca com objetivo de vender globalmente, até 2025, 50% de automóveis totalmente elétricos e o restante de híbridos. O conjunto elétrico produz potência de 408 cv (similar à do XC60 ou do XC90 em versão híbrida), promove tração nas quatro rodas e oferece autonomia de mais de 400 km (método WLTP). A bateria carrega até 80% de sua capacidade em 40 minutos com um sistema de carregamento rápido.

 

 

 

O Recharge (recarga) é reconhecido de fora pela ausência de grade dianteira e da saída de escapamento. No interior, o quadro de instrumentos digital traz informações do sistema elétrico. A bateria é integrada ao piso sem afetar o espaço interno. Há ainda um compartimento de carga frontal de 30 litros, permitido pela ausência do motor a combustão. A Volvo informa ter reprojetado toda a estrutura frontal para lidar com a ausência de um motor, assim como envolveu a bateria em uma “gaiola” de segurança, uma estrutura de alumínio extrudado com zona de deformação interna ao redor do dispositivo.

 

 

 

O novo XC40 é o primeiro Volvo com um sistema Android que inclui os serviços Google Assistant, Google Maps e Play Store embutidos. O Assistant permite que os usuários realizem tarefas usando sua voz para funções como controlar a temperatura, definir um destino, tocar uma música no Spotify e enviar mensagens. O XC40 elétrico ainda não tem previsão de lançamento no Brasil, mas a versão híbrida com recarga externa (Plug-in Hybrid) do SUV tem chegada prevista para o primeiro trimestre de 2020. Ela combina um motor a gasolina de 1,5 litro e um elétrico para obter 258 cv combinados e tem tração apenas dianteira.

Texto da equipe – Fotos: divulgação