VW Polo e Virtus MSI 1,6 ganham caixa automática

 

A Volkswagen acrescenta uma versão esperada às linhas Polo e Virtus: a MSI com motor de 1,6 litro e transmissão automática de seis marchas. Até agora, tal caixa estava restrita ao motor 200 TSI turbo de 1,0 litro nas versões Comfortline e Highline. Com a novidade, a VW reduz o preço de entrada desse conforto nos modelos e atende à demanda de pessoas com deficiência (PCD), uma vez que carros com preço sugerido até R$ 70 mil recebem maior isenção de impostos para esses compradores. Os valores ainda não foram divulgados.

 

 

O motor em si é o mesmo oferecido com caixa manual, com 16 válvulas, 110 cv e torque de 15,8 m.kgf com gasolina ou 117 cv e 16,5 m.kgf com álcool. A transmissão AQ160-6F recebeu relações de marcha e de diferencial específicas para essa aplicação. Oferece trocas manuais sequenciais, por meio da alavanca ou pelas aletas atrás do volante, e o modo de acionamento esportivo, que mantém o motor em rotações mais elevadas. Naturalmente não há pedal de embreagem, apesar de mostrado na foto da VW, a seguir.

 

 

Com a nova combinação, o Polo acelera de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos e atinge 188 km/h de velocidade máxima (álcool), valores que mudam para 10,8 segundos e 190 km/h no Virtus. Os interessados em desempenho superior podem optar pelas versões 200 TSI, na qual o Polo faz o 0-100 em 9,6 s e alcança 192 km/h.

Texto da equipe – Fotos: divulgação