VW Golf Sportwagen: versão Hymotion a hidrogênio

VW Golf Variant HyMotion 01

 

A Volkswagen propõe no Salão de Los Angeles uma versão com pilha a combustível da Golf Sportwagen, nome local da Golf Variant europeia. Chamada de Hymotion, ela é o primeiro carro com essa tecnologia desenvolvido sobre a plataforma MQB e compartilha o motor elétrico do E-Golf. Ao combinar hidrogênio e oxigênio, a perua obtém potência de 136 cv para acelerar de 0 a 100 km/h em 10 segundos e consegue autonomia de 500 km, com recarga dos quatro tanques de fibra de carbono (que armazenam o hidrogênio à pressão de 700 bar) em três minutos.

 

 

A bateria é de íon de lítio, como na maioria dos atuais carros elétricos, e há regeneração de energia das frenagens. Com a bateria sobre a suspensão traseira e os tanques no assoalho, a VW anuncia que o espaço interno da Sportwagen original foi mantido. A mesma técnica foi aplicada tempos atrás ao Passat norte-americano (também mostrado nas fotos), que hoje tem uma frota em testes na Califórnia, estado com rede razoável de postos de hidrogênio. Contudo, a pilha a combustível ainda tem custo elevadíssimo e a VW não prevê data para a venda a público de carros assim equipados (Toyota e Honda já anunciaram os seus).

 

Texto da equipe – Fotos: divulgação