Golf e Variant 2019: o que muda, conteúdo e preços

GTI

 

A Volkswagen lança o Golf e a Golf Variant 2019 com alterações de estilo e interior, mais potência e a combinação do motor turbo de 1,0 litro à transmissão automática de seis marchas. Na aparência, o hatch fabricado em São José dos Pinhais (PR) e a perua trazida do México recebem novo desenho para faróis (com luzes diurnas de leds em toda a linha), lanternas traseiras (também com leds) e para-choques. O Golf é oferecido em versões Comfortline, Highline e GTI.

 

 

O Comfortline adota caixa automática de série para o motor 200 TSI de 1,0 litro, que ficou mais potente com álcool (128 cv ante 125), mantendo os 116 cv com gasolina e o torque de 20,4 m.kgf com ambos. O Highline permanece com 150 cv e 25,5 m.kgf no motor turbo de 1,4 litro, que passa a ter a mesma designação 250 TSI lançada no Tiguan. Para o GTI, o motor turbo de 2,0 litros (agora chamado de 350 TSI) sobe de 220 para 230 cv com o mesmo torque de 35,7 m.kgf. A Variant vem apenas com o 250 TSI nas versões Comfortline e Highline.

 

 

Todas as versões ganharam mais itens de série e houve redução dos pacotes opcionais, sem perda de conteúdo. Além dos leds citados, a linha recebeu sistema de áudio Composition Media, com tela sensível ao toque de 8 polegadas e integração a celular (no GTI vem o Discover Media com navegador), e câmera traseira para manobras.

As versões Highline e GTI do Golf podem ter faróis de leds, em vez de xenônio, e função de animação sequencial para os indicadores de direção. Nessas versões, quando se acionam os freios, os leds passam da horizontal para a vertical. O GTI vem de série com o Active Info Display (acima), quadro de instrumentos digital e programável em tela colorida de 12,3 pol com  resolução de 1.440 x 540 pixels. Há cinco perfis de informação: Clássico, Consumo e Autonomia, Eficiência, Performance e Assistentes de Condução, e Navegação.

 

Comfortline

 

Com caixa automática de série, o Golf Comfortline ficou um pouco mais lento que o antigo com caixa manual: acelera de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos (antes, 9,7 s) e atinge a velocidade máxima de 192 km/h (menos 2 que antes) com álcool. A transmissão é a mesma do Highline, de código AQ250-6F, com conversor de torque e seleção manual via alavanca ou aletas no volante. O Golf Highline continua com os índices de 8,7 s e 203 km/h, enquanto a Variant aponta 9,1 s  e 207 km/h. No GTI, os 10 cv adicionais permitem 0-100 em 7 s (antes, 7,2 s) e máxima de 238 km/h (subiu 1 km/h).

Veja como ficaram os preços e itens de série da linha Golf:

 

Comfortline

 

Golf Comfortline (R$ 91.790) e Golf Variant Comfortline (R$ 103 mil) – Ar-condicionado, bloqueio eletrônico do diferencial, bolsas infláveis (frontais, laterais dianteiras, de cortina e de joelhos do motorista), câmera traseira para manobras, controlador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis e limpador de para-brisa automáticos, freios a disco com assistência adicional em emergência, lanternas traseiras de leds, retrovisor interno fotocrômico, rodas de alumínio de 16 pol, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, volante de couro com comandos.

Opcionais: rodas de 17 pol (R$ 2.450) e teto solar panorâmico com controle elétrico (R$ 4.800 para Golf, R$ 6.400 para Variant).

 

 

Highline

 

• Golf Highline (R$ 112.190) e Golf Variant Highline (R$ 113.490) – Como o Comfortline, mais ar-condicionado automático de duas zonas, bancos revestidos de couro (na Variant os dianteiros trazem aquecimento), chave presencial para acesso e partida, parada/partida automática do motor.

Opcionais: pacote Premium (assistentes de estacionamento e farol, controlador de distância à frente, faróis de leds, frenagem automática, monitor de atenção do motorista, sistema de áudio Discover Media, sistema Pro Active, R$ 9.900), rodas de 17 pol (R$ 2.450), teto solar panorâmico (R$ 4.800 para Golf, R$ 6.400 para Variant).

 

Variant

 

• Golf GTI (R$ 143.790) – Como o Highline, mais lanternas traseiras em leds 3D, quadro de instrumentos digital Active Info Display, sistema Discover Media. Os bancos de série têm revestimento de tecido xadrez.

Opcionais: pacote Premium (assistentes de estacionamento e farol, controlador de distância à frente, faróis de leds, frenagem automática, lanternas traseiras com leds sequenciais, monitor de atenção do motorista, sistema Pro Active, R$ 9.200), pacote Sport (bancos de couro com regulagem elétrica para o banco do motorista, rodas de 18 pol, R$ 5.900), teto solar panorâmico (R$ 4.800).

 

GTI

Texto da equipe com Geraldo Tite Simões – Fotos: divulgação