Volvo S60 vem em quatro versões e parte de R$ 196 mil

 

Começam as vendas no Brasil do Volvo S60 de terceira geração, importado dos Estados Unidos. Esse concorrente para Audi A4, BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C chega em quatro versões: T4 Momentum (motor turbo de 2,0 litros, 190 cv e torque de 30,6 m.kgf), T5 Inscription (254 cv e 35,7 m.kgf com a mesma configuração), T8 R-Design e Polestar. As duas últimas, híbridas com recarga externa (plug-in), combinam motor de 2,0 litros com turbo e compressor de 320 cv a um motor elétrico traseiro de 87 cv, com bateria de íons de lítio de alta capacidade (11,6 kWh).

 

 

Com 407 cv e torque de 65,3 m.kgf combinados, elas aceleram de 0 a 100 km/h em apenas 4,4 segundos e podem rodar 40 km em modo elétrico. O carro traz cabo de 4,5 metros para carregamento doméstico. A carga total da bateria é feita em três horas, em tomada aterrada de 220V e 16A, ou mais tempo no caso de tomadas de menor corrente. O novo S60 baseia-se na plataforma modular SPA (Scalable Product Architecture), a mesma das séries 90 (XC90 e S90) e 60 (XC60 e V60), e está mais longo (+12,6 cm), mais baixo (-5,3 cm) e com distância entre os eixos maior (+9,6 cm) comparado ao antecessor.

 

 

Como habitual na marca, os itens de segurança são destaque. Todas as versões vêm com controlador de distância à frente, frenagem autônoma e assistente de faixa, funções que se combinam para o assistente semiautônomo de condução: a até 130 km/h o carro cuida de acelerar, frear e fazer curvas suaves, seguindo a via ou o tráfego adiante. A frenagem autônoma é acionada também ao detectar pedestres, ciclistas e animais de grande porte, tanto de dia quanto à noite.

Outros recursos de série são faróis de leds com nivelamento automático e facho autodirecional, painel de instrumentos digital de 12,3 pol personalizável, central de áudio com tela de 9 pol e navegação, integração a celular por Apple Car Play e Android Auto, assistente de mudança de faixa (emite um alerta sonoro e esterça o volante, evitando possível acidente), sistema de proteção em saída de estrada, proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical, monitor de pressão dos pneus, alertas de ponto cego e de veículo em tráfego cruzado oposto e assistente para pista oposta, que freia o carro para reduzir o dano de colisão com um veículo que se aproxima na mão contrária.

 

 

A assistência On Call inclui serviços de conveniência, auxílio de emergência e localização em caso de roubo ou furto. Por meio de seu aplicativo no celular, o motorista controla o nível de combustível, tranca e destranca portas, liga o motor e o ar-condicionado. O S60 tem garantia de dois anos, que pode ser ampliada para até quatro anos.

Os preços do novo sedã são:

• S60 T4 Momentum – R$ 195.950
• S60 T5 Inscription – R$ 229.950
• S60 T8 R-Design – R$ 269.950

A versão Polestar ainda não tem valor disponível.

Texto da equipe – Fotos: divulgação