Volkswagen Up: flagrado o novo modelo de entrada

 

A Volkswagen brasileira trabalha na nacionalização do Up, seu menor carro no mercado europeu, para o qual foi lançado em 2011. As fotos do leitor Fernando Lyrio, do Rio de Janeiro, RJ, mostram um modelo de cinco portas com placas verdes de fabricante, um leve disfarce e ao menos duas modificações em relação ao Up vendido no Velho Continente, na tampa traseira e nas portas de trás.

 

 

A alteração da tampa (de chapa de aço, em vez da combinação de vidro e plástico usada por lá) se justifica pela diferente proposta do modelo em cada mercado: o Up europeu tem um foco jovial, quase de carro de imagem, mas o brasileiro vem competir no segmento de entrada, abaixo do Gol. Nessa proposta, a tampa de chapa reduz custos e sugere mais resistência e maior facilidade de reparo em caso de colisões. Quanto às portas, nota-se pela divisão que os vidros serão descendentes, como em praticamente todo carro de quatro portas, enquanto na Europa são apenas basculantes.

 

 

O Up fotografado parecia ter lanternas maiores, até as colunas traseiras, mas se trata apenas de adesivos para disfarçar sua identidade, assim como as seções pretas que simulam, na frente, uma grade e uma tomada de ar inferior (veja o desenho original nas fotos do carro vermelho). Os frisos laterais e no para-choque traseiro foram colocados com o mesmo fim.

Na Europa, o Up (cuja grafia promocional inclui um ponto de exclamação) é oferecido com motor de três cilindros e 1,0 litro que fornece potência de 60 ou 75 cv, conforme a versão, e chega a fazer média de 23,8 km/l de gasolina pelos ciclos vigentes por lá. O conteúdo de segurança de série impressiona para nossos padrões, com controle de estabilidade (na Alemanha) e bolsas infláveis laterais, mas é uma certeza que será reduzido por aqui. Teto solar panorâmico, tela multifunção sensível ao toque, câmbio automatizado (monoembreagem) de cinco marchas e sistema de frenagem automática (entre 5 e 30 km/h) são outros recursos disponíveis por lá que podem não atravessar o Atlântico para o Up nacional, cujo lançamento tem chance de acontecer ainda este ano.

Flagrou um carro em testes? Envie-nos!

 

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: Fernando Lyrio (carro branco) e divulgação (vermelho)