BMW 330i M Sport: volta no Velo Città com RCP

 

Muitos têm curiosidade de conhecer melhor os recursos do Race Capture Pro, o instrumento de aquisição de dados que o Best Cars usa em seus testes de desempenho e estabilidade. Para dar uma noção de suas possibilidades, o consultor técnico do site Felipe Hoffmann aplicou o RCP ao BMW 330i M Sport, dirigido no autódromo Velo Città por ocasião de seu lançamento à imprensa, e produziu um vídeo demonstrativo.

 

 

Pode-se perceber como o equipamento tem alta precisão e rápida operação. No vídeo mostramos velocidade (captada por GPS, não do velocímetro do carro), forças g lateral e longitudinal, abertura do pedal de acelerador, rotação do motor e pressão no coletor de admissão (MAP). Como 101,32 kPa é a pressão ao nível do mar, valor acima disso indica pressão de turbo, e abaixo, vácuo. Por estar em condução esportiva, a pressão do coletor do 330i não cria grandes depressões. É comum se ver valor na casa de 20 a 30 kPa. Pode ser uma estratégia para respostas de turbo e acelerador mais rápidas, visto que o vácuo para o freio é obtido com bomba auxiliar.

No vídeo se notam dois momentos em que forçamos para fazer atuar o controle de estabilidade eletrônico: uma tentativa de desgarrar a traseira, aos 48 s, e outra da frente em 2 minutos do vídeo.