Vauxhall GTS: 576 cv da Austrália para o Reino Unido

 

Os britânicos têm o privilégio de poder adquirir os modelos “quentes” da Holden, a General Motors australiana, que não são vendidos em outros mercados europeus por serem fabricados apenas com volante à direita. Agora a Vauxhall, braço do grupo no Reino Unido, apresenta a última evolução do VXR8 GTS, que corresponde ao HSV GTS oferecido no país dos cangurus. O grande sedã traz o motor V8 LSA de 6,2 litros com compressor, potência de 576 cv e torque de 75,3 m.kgf, vantagens importantes de 150 cv e 19,3 m.kgf sobre o antigo LS3. É mais potente até que a edição limitada Bathurst S de 2009.

 

 

São números que rivalizam com supersedãs europeus como Audi S6, o BMW M5 com pacote Competition, Jaguar XFR o novo Mercedes-Benz E63 AMG, além do norte-americano Cadillac CTS-V. Com tração traseira e câmbio manual ou automático de seis marchas, o GTS ainda não teve dados de desempenho informados, mas os do VXR8 anterior (aceleração de 0 a 96 km/h em 4,9 segundos e máxima de 250 km/h) fazem esperar números bem quentes.

A versão vem recheada de conteúdos como rodas de 20 pol com pneus 275/35 na traseira, assistente para arrancada rápida, controle magnético dos amortecedores com três modos de uso, projeção de informações no para-brisa e o seletor Driver Preference Dial, que ajusta diversos parâmetros do carro entre os modos Touring, Sport, Performance e Track, do mais comportado ao mais ousado.

 

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação