BMW Série 1 AC Schnitzer: diesel, três turbos, 81,6 m.kgf

BMW Serie 1 AC Schnitzer 01

 

Motor grande e de alto torque em carro pequeno, a clássica receita dos “musculosos” norte-americanos, é algo que costuma ficar interessante em qualquer marca e modelo. Não seria diferente com o BMW ACS1 que a AC Schnitzer preparou para o Salão de Essen, na Alemanha, a versão local do Sema Show. O motor triturbo a diesel de seis cilindros e 3,0 litros que equipa modelos como Série 5 e X5 foi transplantado para o cofre do hatch Série 1, que assim ficou com potência de 400 cv e torque de 81,6 m.kgf, valores ainda mais altos que os 381 cv e 75,5 m.kgf do motor original.

 

 

Para colocar as coisas em perspectiva, o interessante M 135i (mais potente Série 1 de fábrica) tem 320 cv, mas oferece pouco mais da metade do torque do ACS1 com seus 45,9 m.kgf. De acordo com a AC, o carro preparado acelera de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e retoma de 80 a 180 km/h em apenas 7,9 s. A preparadora adota ainda novos para-choques, defletor traseiro, rodas de 18 a 20 polegadas (com pneus mais largos atrás), suspensão rebaixada e acessórios internos.

 

Texto da equipe – Fotos: divulgação