Toyota Vios vem ao Brasil em categoria acima do Etios

 

Foi apresentado hoje na Tailândia o sedã compacto que a Toyota vai fabricar também no Brasil, na unidade de Sorocaba, SP, a partir do próximo ano: o Vios de nova geração. Derivado da plataforma do Etios, o modelo mede 4,41 metros de comprimento (o Etios sedã tem 4,26 m) e os mesmos 2,55 m de distância entre eixos, mas tem estilo bem mais moderno e atraente, com elementos em comum ao novo Corolla ainda a ser lançado (mas antecipado em grande parte pelo conceito Furia de Detroit).

 

 

Um só motor está disponível para o Vios tailandês, o 1,5-litro de 16 válvulas com variador de tempo de válvulas (VVT-i), potência de 109 cv e torque de 14,4 m.kgf. É basicamente a mesma unidade do Etios, mas neste o variador do comando está ausente para conter custos. Um câmbio automático de apenas quatro marchas é oferecido como alternativa ao manual. Naquele mercado as versões de acabamento são J, E, G e S, em ordem crescente de preço, sendo a S equipada com rodas de 16 pol, faróis elipsoidais, ar-condicionado automático e partida por botão.

Com o Vios, a Toyota brasileira parece bem armada para se defender de Chevrolet Cobalt e Sonic, Fiat Grand Siena, Ford Fiesta, Honda City e o futuro VW Santana.

 

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação