Toyota em Tóquio tem hot rod, esportivo e hidrogênio

Toyota Kikai 01

 

Estamos tão acostumados a Toyotas emocionantes como um eletrodoméstico (o 86 não conta, pois teve as mãos da Subaru no projeto), que parece 1º. de abril quando a marca apresenta algo tão irreverente no Salão de Tóquio quanto o conceito Kikai. Trata-se de um hot rod de fábrica, com uma pequena cabine e praticamente toda a mecânica à mostra, com destaque para a elaborada suspensão dianteira. O interior leva três pessoas lado a lado, com o motorista mais adiante, e tem ar nostálgico nos instrumentos espalhados pelo painel; o marcador de combustível com líquido é um charme à parte. Janelas inferiores no painel dianteiro permitem aos ocupantes ver a suspensão operar. O Kikai usa motor central-traseiro transversal, do qual a Toyota não fornece dados. Claro que nem de longe há intenção de colocar algo tão divertido em produção.

 

 

 

Bem mais próximo de chegar ao mercado está o S-FR (abaixo), espécie de irmão menor do 86, com quatro metros de comprimento, apenas 1,32 m de altura e quatro lugares. O pequeno esportivo tem linhas simpáticas, que lembram de alguma forma o Sports 800 de 1965, e interior simples com painel todo digital. Também para ele a Toyota não anuncia dados técnicos, mas no Japão há quem espere para dentro de três anos o lançamento de um carro do mesmo segmento com cerca de uma tonelada e motor de 1,5 litro e 130 cv: pode ser a versão de produção do S-FR, o que o tempo esclarecerá.

 

 

E Tóquio não teria um estande completo da Toyota sem um daqueles conceitos estranhos que lembram um ferro de passar ou um tablet sobre rodas. No caso, o FCV Plus (abaixo), que usa pilha a combustível com motores elétricos montados junto às quatro rodas e o tanque de hidrogênio sob o banco traseiro. Com ampla área envidraçada, ele tem interior futurista, seções transparentes ao redor dos passageiros e dispensa painel de instrumentos: há apenas a projeção de informações no para-brisa. O FCV mede 3,80 metros com enormes 3 m de entre-eixos. Não há divulgação de desempenho ou autonomia.

 

Texto da equipe – Fotos: divulgação