Toyota em Tóquio tem GR-HV, um 86 targa, e TJ Cruiser

 

A Toyota tem antecipado suas atrações para o Salão de Tóquio à média de uma por dia (veja o Crown e o Century), e agora seguem as mais recentes. O esportivo de conceito GR HV foi derivado do cupê 86, do qual mantém a seção central, mas ganhou teto targa (seções removíveis sobre os dois bancos) e novo desenho na frente e na traseira. Os faróis com leds em filas empilhadas remetem aos do Toyota TS050 de competição, que corre em provas de longa duração.

O HV usa mecânica híbrida e botão de partida no pomo da alavanca de transmissão. Embora as posições básicas da caixa automática fiquem em botões no painel, trocas manuais entre as seis marchas podem ser feitas pela tradicional alavanca em “H” (a Alfa Romeo usou anos atrás uma caixa automática de quatro marchas com a mesma ideia; leia avaliação do 156).

 

 

 

Outra proposta da marca é o TJ Cruiser, um utilitário esporte que parece o cruzamento de um jipe com um caminhão de transporte de valores. O padrão retilíneo do estilo só deixa de fora faróis, lanternas, maçanetas e, claro, as rodas de 20 pol. As portas laterais traseiras correm para trás. No interior, volante ovalado, instrumentos logo abaixo do para-brisa e bancos que podem reclinar para formar camas. O TJ (cujo nome remete ao do FJ Cruiser, em fim de produção) usa a plataforma TNGA e motor de 2,0 litros ajudado por um elétrico.

 

Texto da equipe – Fotos: divulgação