Vauxhall VXR8 GTS, australiano de 576 cv para ingleses

Vauxhall VXR8 GTS 01

 

Um privilégio do Reino Unido entre os europeus é ter à disposição os sedãs de alto desempenho da Holden australiana, oferecidos por lá sob a marca inglesa Vauxhall, ambas da General Motors. Isso porque certas versões são fabricadas apenas com volante do lado direito, incompatível com os países continentais. A Vauxhall acaba de iniciar vendas do VXR8 GTS, que corresponde ao HSV GTS do mercado australiano e compete com alemães da estirpe de Audi S6, BMW M5 e Mercedes-Benz E63 AMG.

 

 

O coração do GTS é um V8 de 6,2 litros, similar ao do Chevrolet Corvette da geração passada (anterior à adoção de injeção direta), dotado de compressor para desenvolver potência de 576 cv e torque de 75,5 m.kgf. Com seis marchas nos câmbios manual e automático e tração traseira, o sedã acelera de 0 a 96 km/h em 4,2 segundos e alcança a máxima limitada de 250 km/h. O conjunto desse VXR8 inclui para-choques esportivos, anexos aerodinâmicos e rodas de 20 polegadas. O interior traz sistema de áudio Bose, tela central de 8 pol e projeção de informações no para-brisa.

Sem dúvida um digno sucessor para o Lotus Carlton de 25 anos atrás, a versão Vauxhall para o Lotus Omega da Opel alemã, que extraía 377 cv do motor biturbo de seis cilindros em linha e aparece a seu lado em uma das fotos.

 

Texto da equipe – Fotos: divulgação