Goodwood: Project 7 é Jaguar F-Type à moda speedster

 

A Jaguar preparou uma interessante versão conceitual do novo roadster F-Type para o Festival de Velocidade de Goodwood, que acontece no próximo fim de semana na Inglaterra. O Project 7 foi inspirado no clássico carro de corridas D-Type da marca inglesa (mostrado em algumas fotos), que foi produzido entre 1954 e 1957 e venceu por três vezes a 24 Horas de Le Mans, em 1955, 1956 e 1957. A soma dessas vitórias a outras quatro da Jaguar, de 1951 a 1990, resulta no número sete que é tema da versão.

 

 

Para se transformar no Project 7, o F-Type foi remodelado à moda speedster, com para-brisa mais baixo, portas sem janelas e ausência de capota, e ganhou um domo atrás do encosto de cabeça do piloto, o único ocupante do monoposto. Ele recebeu ainda rodas Blade de 20 pol em alumínio forjado e uma série de itens em fibra de carbono, como defletor dianteiro, saídas de ar nos para-lamas, saias laterais, aerofólio e difusor de ar na traseira.

Por dentro, um suporte de capacete ocupa o espaço do passageiro à esquerda (o volante vem na direita, padrão inglês), o banco do piloto é 30 mm mais baixo que no F-Type de série e há inserções de fibra de carbono. O motor V8 de 5,0 litros com compressor vem do modelo de produção, mas teve a potência elevada em 55 cv (para 550 cv) e o torque em 5,6 m.kgf (para 69,2 m.kgf). Assim, o Project 7 acelera de 0 a 96 km/h em 4,1 segundos, menos 0,1 s que no carro de rua, e chega a 300 km/h.

 

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação