SSV: Holden Commodore esportivo será Chevrolet SS

 

Longa vida aos Holdens “bravos”! A marca australiana da General Motors anunciou, logo após o sedã de luxo Calais da nova série VF, a versão esportiva VF Commodore SSV. Embora considerado apenas um carro de exibição, ele antecipa a evolução da linha conhecida como VE, que corresponde ao Chevrolet Omega vendido até 2012 no Brasil, e será oferecido também nos Estados Unidos como Chevrolet SS. Os norte-americanos estavam mesmo na expectativa de retorno do grande Holden, que foi vendido por lá apenas entre 2007 e 2009 como Pontiac G8, até que tal divisão fosse extinta pela corporação.

 

 

À venda a partir de meados do ano na Austrália, o SSV não teve informada a mecânica, mas tudo indica que será mantido o vigoroso motor V8 de 6,0 litros (que desenvolve potência de 367 cv e torque de 54 m.kgf na atual série VE) com tração traseira e câmbio manual ou automático de seis marchas. A Holden, porém, anuncia que o modelo ficará “em uma classe acima de qualquer carro de alto desempenho já criado pela marca”, o que faz esperar algo acima de 400 cv.

A versão esportiva tem elementos como rodas de 20 pol, freios dianteiros Brembo, para-choques e capô diferenciados e bancos envolventes com revestimento em couro e camurça sintética. O painel traz o sistema My Link de informação e entretenimento, com tela sensível ao toque de 8 pol, e há projeção de informações no para-brisa.

 

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação