Tóquio: Toyota expõe FCV a hidrogênio, táxi e minivans

FCV

 

Salão de TóquioA Toyota apresenta diversos carros-conceito no Salão de Tóquio 2013. O destaque é o FCV, dotado de pilha a combustível, cujo lançamento está previsto para 2015. O conjunto inclui bateria, motor elétrico e dois tanques de hidrogênio de alta pressão debaixo da carroceria. Os tanques alimentam a pilha com hidrogênio, que o transforma em energia para o motor. O carro tem autonomia de 500 km e é reabastecido em cerca de três minutos.

 

 

Outros três conceitos são da categoria de utilitários urbanos. O JPN Taxi prevê a próxima geração dos táxis, com ampla entrada e saída pela porta de correr elétrica, amplo entre-eixos de 2,75 metros, assoalho praticamente plano e um grande monitor que fornece informações aos passageiros, tais como a rota e as tarifas de táxi. O motor usa gás liquefeito de petróleo (GLP).

Os conceitos Voxy e Noah são minivans espaçosas com lançamentos previstos para o início de 2014 no mercado japonês. Os passageiros da terceira fileira têm bancos deslizantes. Ambos possuem motores de 2,0 litros a gasolina e 1,8 associado a um elétrico em sistema híbrido. O Noah possui dimensões mais compactas, mas o entre-eixos de 2,85 m é o mesmo em ambos.