Salão: Toyota expõe carro de Play Station e conceito FCV

Toyota FT-1 03

 

Salão de São Paulo 2014Pode um carro de jogos eletrônicos ser visto e tocado? No caso do Toyota FT-1, sim: ele está no Salão de São Paulo. De estilo ousado, o carro-conceito inspira-se em esportivos de tempos em que a marca era mais ativa nesse setor, como o 2000 GT dos anos 60 e o Supra dos anos 90. Foi elaborado pelo Calty Design Research, estúdio de estilo da Toyota na Califórnia, EUA, para o ambiente de jogo Gran Turismo do console Play Station, da Sony. Sem informações técnicas, o esportivo tem motor dianteiro e tração traseira.

 

 

 

 

Outro conceito do estande é o FCV, movido a hidrogênio por meio de uma pilha a combustível, que no primeiro semestre de 2015 será o primeiro veículo com essa tecnologia vendido em escala comercial, começando pelo mercado japonês e, em seguida, o dos Estados Unidos. O FCV possui dois tanques de hidrogênio com autonomia para 700 km e atinge velocidade máxima de 170 km/h. Bastam três minutos para encher os dois tanques. O carro mede 4,87 metros, com 2,78 m entre eixos.

A picape Hilux é mostrada em versão para o Exército (foto), mas a novidade da linha 2015 é a Limited Edition, série especial com base na versão SRV Top com motor a diesel e tração 4×4, que recebe capa no para-choque dianteiro, rodas pretas de 17 pol, estrutura de caçamba, capota marítima de lona e soleira cromada. Serão 3 mil unidades disponíveis a partir de novembro.

 

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: José Geraldo Fonseca