Salão: Lexus chega com utilitário NX e mostra cupê RC

Lexus NX 01

 

Salão de São Paulo 2014Pela primeira vez a linha Lexus tem um utilitário esporte compacto: o NX, que está no Salão de São Paulo na versão 200t. Similar em tamanho ao Toyota RAV4, do qual aproveita parte da plataforma, ele usa motor turbo a gasolina (inédito nessa divisão de luxo da Toyota) com 2,0 litros, injeções direta e indireta (como no motor aspirado do esportivo 86), potência de 238 cv e torque de 35,7 m.kgf, combinado a um câmbio automático de seis marchas.

 

 

A tração é dianteira em condições normais, mas até 50% do torque seguem para as traseiras se necessário. No exterior há ainda uma opção híbrida, 300h, com um quatro-cilindros aspirado de 2,5 litros que opera pelo ciclo Atkinson, mais eficiente, e motor elétrico para obter o total de 194 cv. Nesse caso é usado um câmbio de variação contínua (CVT). Ao mercado nacional o NX chega no primeiro trimestre de 2015 nas versões 200t Luxury e 200t F-Sport.

 

 

 

Outra atração do estande é o cupê RC, anunciado como modelo de conceito, embora já em produção no Japão (foi lançado no Salão de Tóquio de 2013). Lá, o carro oferece um motor V6 de 3,5 litros a gasolina e, na versão híbrida RC 300h, um 2,5-litros associado a um motor elétrico. Existe ainda o RC F, esportivo com um V8 de 5,0 litros e 480 cv, câmbio automático de oito marchas e tração traseira.

 

Texto e fotos: Fabrício Samahá