Porsche Macan: “mini-Cayenne” estreia com até 400 cv

Porsche Macan 01

 

Salão de Los AngelesA Porsche lança no Salão de Los Angeles o Macan, já apelidado de “Cayenne Júnior” por sua semelhança visual e de conceito ao consagrado utilitário esporte da marca alemã, associada a menores dimensões. Com o porte aproximado de um Audi Q5, o Macan (nome que significa tigre no idioma indonésio) é produzido na fábrica de Leipzig, Alemanha, e chega em três versões.

 

 

 

O Macan S está equipado com motor V6 biturbo de 3,0 litros com potência de 340 cv para acelerar de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos (5,2 s com o pacote opcional Sport Chrono) e atingir velocidade máxima de 254 km/h. O Macan S Diesel usa um turbodiesel V6 de 3,0 litros e 258 cv, chega a 230 km/h e faz o 0-100 em 6,3 s (6,1 s com o Sport Chrono), além de obter entre 15,9 e 16,4 km/l de consumo médio pelos padrões europeus. O topo de linha Macan Turbo (nome curioso, pois as três versões usam tal sistema de superalimentação) tem motor V6 biturbo de 3,6 litros, inédito na linha Porsche, com 400 cv para acelerar de 0 a 100 em 4,8 s (4,6 s com Sport Chrono) e alcançar 266 km/h.

 

Porsche Macan 09

 

Toda a linha vem com tração integral de série, o câmbio de dupla embreagem Porsche Doppelkupplung (PDK) de sete marchas e tampa do porta-malas que pode ser acionada eletricamente. A lista de equipamentos opcionais inclui sistema de suspensão a ar, vetorização do torque (reparte o torque entre as rodas traseiras em curvas), rodas de até 21 pol e faróis que ajustam de maneira contínua o facho de acordo com o tráfego.

Um modo para uso fora de estrada, acionado por um botão no console, altera os pontos de troca de marcha, a divisão do torque entre os eixos dianteiro e traseiro e a resposta do pedal do acelerador. Com a suspensão a ar pode-se ainda erguer o carro até 40 mm, para obter distância até o solo de 230 mm. O pacote Sport Chrono, que traz um cronômetro analógico e digital no painel e o botão Sport Plus no console, adiciona funções como assistente para arrancada rápida. Outra opção é a suspensão convencional (com molas de aço) com controle eletrônico de amortecimento em três programas: Comfort, Sport e Sport Plus. As vendas no Brasil começam no segundo trimestre do próximo ano.