Salão: Ford Fiesta renovado e ST, EcoSport 4WD e Powershift

 

A Ford reservou para o Salão o Fiesta sedã com a nova frente do modelo, a mesma aplicada o hatch lançado no Salão de Paris no mês passado. Ambas as versões estão no evento paulistano, reforçando o parentesco visual com o novo Fusion, também lançado ao público na mostra. A traseira dos Fiestas e o interior pouco mudaram, com alterações nos mostradores, console central com apoio de braço e alavanca de câmbio reposicionada. Ainda não há data para o lançamento por aqui, que talvez aguarde a nacionalização do modelo.

Apenas para deixar os entusiastas com água na boca, a marca trouxe um Fiesta ST, versão esportiva da linha europeia com motor turbo de 1,6 litro e 180 cv, que foi a primeira do modelo a adotar a nova identidade visual dianteira. O ST tem rodas de 17 pol, bancos envolventes e câmbio de seis marchas; acelera de 0 a 100 em 7 segundos.

 

 

 

O EcoSport, exibido até mesmo em uma versão em corte (para visualização do interior, partes da mecânica e das bolsas infláveis disparadas), ganha as opções 4WD e PowerShift. A primeira (acima) vem com tração integral, o que implicou adotar nova suspensão independente na traseira (como já acontecia no 4WD anterior), em vez do eixo de torção do EcoSport de tração dianteira. PowerShift é o câmbio manual automatizado de dupla embreagem, o primeiro do gênero em um carro nacional. Com seis marchas, ele permite mudanças manuais apenas por um botão no pomo da alavanca e equipa a versão Titanium de 2,0 litros apresentada.

 

Texto e fotos: Fabrício Samahá