Renault: o Clio moderno e esportivo que sai em março

 

A Renault revela o novo Clio, que sai em março no Salão de Genebra. A quinta geração desde 1990 mostra um desenho atraente e esportivo, com o padrão de frente lançado pelo Talisman e já aplicado ao Mégane e maçanetas traseiras escondidas na moldura das janelas. Esse concorrente de Ford Fiesta, Peugeot 208 e Volkswagen Polo, entre outros, está 14 mm mais curto (4,05 metros) e 30 mm mais baixo, mas ganhou 26 litros no porta-malas (agora varia de 330 a 391 litros). As rodas chegam a 17 pol na versão RS Line.

 

 

No interior, também com um ambiente moderno e esportivo, destaca-se a tela de 9,3 polegadas em posição elevada e vertical no centro do painel. O quadro de instrumentos é outra tela de 10 pol, embora em versões inferiores a parte digital se limite a 7 pol. As fotos sugerem qualidade de acabamento, como no painel que imita couro e nos comandos. Há um carregador de celular por indução no console, comando elétrico do freio de estacionamento e vários comandos no volante.

Segundo carro mais vendido na Europa, o Clio recebe a plataforma CMF-B do grupo Renault-Nissan, a ser compartilhada com as novas gerações de Sandero, Logan e Captur. O peso da estrutura é 22 kg menor que o da anterior. Os motores iniciais serão de 1,0 litro com turbo (100 e 130 cv) e sem turbo (65 e 75 cv), além do 1,5 turbodiesel (85 e 115 cv). No próximo ano chega uma versão híbrida com motor a gasolina de 90 cv e um elétrico de 40 cv.

 

Texto da equipe – Fotos: divulgação