Qoros: chinesa anuncia bons atributos e versão híbrida

 

Surge uma nova marca chinesa, a Qoros, com o anúncio de vender seus carros também no competitivo mercado europeu. Os três modelos que estreiam no Salão de Genebra, em março, são o sedã Qoros 3, a perua Qoros 3 Estate e o hatchback de proposta “aventureira” Qoros 3 Cross Hybrid. Todos mostram estilo atual e harmonioso, com influência europeia e elementos de marcas tradicionais, como a curva final nas janelas que é típica BMW.

 

 

O sedã médio 3, que mede 4,61 metros de comprimento e 2,69 m entre eixos, chega com atributos como o sistema multimídia com tela de 8 pol no painel, desenvolvido pela própria Qoros, e a opção de câmbio automatizado de dupla embreagem (de seis marchas, assim como o manual de série). Dois motores são oferecidos, ambos de 1,6 litro com variação de tempo de válvulas: aspirado, com potência de 126 cv e torque de 15,8 m.kgf, e turbo, com 156 cv e 21,4 m.kgf. Estão nos planos um 1,2-litro turbo de três cilindros com 120 cv e um 1,6 turbo de 160 cv, dotados de injeção direta. Seis bolsas infláveis e controle de estabilidade compõem o pacote de segurança.

O Cross Hybrid, revelado como conceito em Genebra, mantém o longo entre-eixos do sedã e adota o motor 1,2 turbo como parte do sistema híbrido, com tração dianteira, associado a um elétrico de 68 cv para tracionar as rodas traseiras. A bateria LG é de íon de lítio. O carro pode funcionar de forma contínua com ambos os motores (e tração integral), para acelerar de 0 a 100 em 7 segundos, ou usar apenas um ou outro motor. O modo elétrico permite atingir 120 km/h, mas tem autonomia mínima (ao redor de 4 km), após a qual o motor a gasolina volta a ser acionado.

 

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação