Porsche Panamera Sport Turismo, após quatro anos

 

Quatro anos e uma mudança de geração depois, o que a Porsche apresentou como conceito no Salão de Paris de 2012 enfim chega a Genebra como modelo de produção: uma versão do Panamera em forma de perua esportiva, ou shooting brake, como chamam os ingleses. O Panamera Sport Turismo visa tanto a acrescentar espaço para a cabeça dos passageiros quanto a ampliar a capacidade de bagagem, que chega a 520 litros (1.390 com banco rebatido, até o teto).

 

 

Embora sem aumentar comprimento (5,05 metros) e largura (1,94 m), o grande Porsche passou de quatro para cinco lugares. A altura subiu pouco, 5 mm, e a parte dianteira do interior segue a do novo Panamera. Como no modelo conhecido, o aerofólio traseiro assume várias posições (três no caso), uma delas voltada a reduzir o ruído de vento quando o teto solar panorâmico estiver aberto. Outros recursos mantidos são controle eletrônico da suspensão a ar e rodas traseiras esterçantes.

 

 

Cinco versões do Sport Turismo estão previstas:

• Panamera 4: motor V6 a gasolina, 3,0 litros, 330 cv, 45,9 m.kgf

• Panamera 4S: V6 a gasolina, 2,9 litros, biturbo, 440 cv, 56,1 m.kgf

• Panamera 4S Diesel: V8 turbodiesel, 4,0 litros, 422 cv,  86,7 m.kgf

• Panamera 4 E-Hybrid: V6 a gasolina, 2,9 litros, 330 cv e motor elétrico de 136 cv, total de 462 cv e 71,4 m.kgf

• Panamera Turbo: V8 a gasolina, 4,0 litros, biturbo, 550 cv, 78,6 m.kgf

Toda a linha vem com tração integral. As vendas começam apenas em outubro.

 

Texto da equipe – Fotos: divulgação