Opel Zafira agora é furgão com projeto Peugeot-Citroën

 

Nove anos depois de substituir (ou tentar) a Chevrolet Zafira no Brasil, a Spin pode rir por último ao ver no que se transformou a tradicional minivan na Europa. A terceira geração da Zafira, com desenho leve e atraente, dá lugar ao furgão de passageiros das fotos, projeto compartilhado com Citroën JumpyPeugeot Expert (a Opel hoje pertence ao grupo francês PSA). Se lamentamos pelo estilo, ao menos ele ganha portas laterais corrediças, cujo acionamento elétrico pode ser comandado por movimento do pé sob o carro.

 

 

 

O novo Zafira baseia-se na plataforma EMP2 e oferece versões com 4,6, 4,95 e 5,3 metros de comprimento e até nove lugares. Na maior delas, o espaço para carga pode chegar a 3.400 litros com a remoção dos bancos da segunda e da terceira filas. O interior típico de automóvel traz central de áudio de 7 pol, projeção elevada de informações, teto solar duplo e bancos de couro com massagem e aquecimento nos dianteiros. Recursos incluem controlador de distância à frente e assistentes de faróis e de faixa. Embora a Opel não tenha anunciado dados técnicos, uma versão elétrica será oferecida em 2021.

 

 

No Reino Unido o novo furgão será vendido como Vauxhall Vivaro, mesmo nome do antigo modelo derivado do Renault Trafic. Ele dispõe apenas dos dois maiores comprimentos do Zafira e será fabricado localmente.

Texto da equipe – Fotos: divulgação