Audis S6 e S7: motores diferentes para Europa e EUA

 

A Audi escolheu diferentes motores para as versões dos novos S6, S6 Avant e S7 Sportback a serem vendidas de cada lado do Atlântico. O mercado europeu os receberá com um V6 turbodiesel de 3,0 litros com 349 cv e torque de 71,4 m.kgf, para acelerar de 0 a 100 km/h em 5 segundos (S6 sedã) ou 5,1 s (os outros). Além do turbo, ele dispõe de compressor elétrico para obter respostas mais rápidas. O sistema elétrico é de 48 volts.

 

 

Já os Estados Unidos — assim como a Ásia e o Oriente Médio — os terão com um V6 a gasolina de 2,9 litros com dois turbos, o mesmo do RS5, com 450 cv e 61,2 m.kgf para 0-100 em 3,7 s no caso do S6. Em qualquer caso a máxima está limitada a 250 km/h. Caixa automática de oito marchas e tração integral Quattro equipam ambas as versões.

Embora o motor a gasolina seja 100 cv mais potente e garanta melhor aceleração, o turbodiesel tem as vantagens do elevado torque (o mesmo da RS6 Avant básica anterior, que usava um V8 biturbo de 4,0 litros e 560 cv) e do menor consumo: média de 15,4 a 16,1 km/l pelo padrão europeu, de acordo com o modelo. Toda a linha agora apresentada tem suspensão, direção e freios revistos e rodas de 20 pol. Entre as opções estão bancos de couro em vez de camurça sintética, rodas traseiras que também esterçam, freios de carbono-cerâmica e, pela primeira vez nesses carros, suspensão a ar.

 

S6 e S6 Avant

 

S7 Sportback

Texto da equipe – Fotos: divulgação