Novo VW Touareg tem tela de 15 pol e outras evoluções

 

Repleto de tecnologia, o Volkswagen Touareg chega à terceira geração, a ser lançada ao público no Salão de Pequim, China, em abril. O utilitário esporte está 77 mm mais longo (4,878 metros), 44 mm mais largo e 7 mm mais baixo que o anterior. Com a adoção da plataforma MLB, compartilhada com Audi Q7 e Porsche Cayenne, e o uso de alumínio em 48% da carroceria ele ficou 106 kg mais leve. A frente reinterpreta o tema do Arteon em um perfil mais alto, coerente com seu porte. As fotos mostram também o pacote visual esportivo R-Line (em branco), alternativa aos Atmosphere e Elegance.

 

 

O interior dá um passo adiante no conceito visto aqui no Polo, com tela de 12 pol para o quadro de instrumentos e outra de nada menos de 15 pol no painel central (logo chegaremos às 60 pol das TVs…). É tão grande que mostra meia dúzia de funções em simultâneo. Há ainda projeção de informações no para-brisa, faróis Matrix Led, massagem nos encostos dianteiros, sistema de áudio Dynaudio de 730 watts e o maior teto solar já oferecido pela VW. Entre as assistências ao motorista estão condução semiautônoma em congestionamento, frenagem automática, assistente para manter a faixa e visão noturna com câmera térmica.

De início os motores são V6 de 3,0 litros com turbo a gasolina (340 cv) e a diesel (231 ou 286 cv), mas um V8 turbodiesel de 4,0 litros e 421 cv com soberbos 91,8 m.kgf de torque está a caminho. Todos usam caixa automática de oito marchas e tração integral. No ano que vem aparece um híbrido gasolina/eletricidade com 362 cv, apto a rodar 58 km em modo elétrico, sendo vendido na China antes da Europa. Suspensão pneumática com ajuste de altura (veja ilustração com os patamares) é opcional; rodas traseiras esterçantes vêm de série. O Touareg pode ter ainda estabilizadores ativos, que atuam quando for conveniente.

 

Texto da equipe – Fotos: divulgação