Novo visual, série Connect e mais itens no VW Up 2018

 

A Volkswagen revela a linha 2018 do Up brasileiro, com alterações de estilo que abrangem para-choques, detalhes de faróis e lanternas traseiras. Os para-choques deixaram o Up 84 mm mais longo (72 mm na frente e 12 mm atrás). Versões TSI vêm com friso duplo cromado e vermelho na grade, para-choque dianteiro com parte central preta e coluna central com logotipo TSI. Os preços de toda a linha serão anunciados dia 17.

No interior foram revistos os tecidos, texturas, acabamento do painel e o quadro de instrumentos, agora com iluminação em leds e novo instrumento combinado, que mostra informações de áudio. Conteúdos inéditos no Up são faróis de neblina com acendimento para acompanhar curvas, faróis e limpador de para-brisa automáticos, indicadores de porta aberta e tempo de revisão e suporte para celular.

 

 

O aparelho Maps & More que se aplicava sobre o painel, com navegador, computador de bordo e outras funções, foi abolido: agora há um aplicativo com o mesmo nome para se monitorar funções do carro pelo telefone. O sistema de áudio Composition Phone tem tela colorida de 5 pol, entradas auxiliar, SD e USB. Pode ser associado a tal aplicativo, que é gratuito para os sistemas Android e IOS e permite a conectividade entre rádio e celular.

Ao abrir o aplicativo, a tela do celular passa a ser a tela central do sistema de áudio. O arranjo permite usar programas como Waze e Spotify. No caso do navegador nativo do aplicativo, os mapas são atualizados pela TomTom, ficam salvos no celular (não dependem de internet para serem acessados) e contam com informações contínuas de trânsito. Pode-se inserir um endereço de destino pela digitação ou por reconhecimento de escrita na tela do celular. O programa Think Blue Trainer analisa a forma de condução para incentivar a economia de combustível. O aplicativo traz ainda computador de bordo e, em tamanho aumentado, o conta-giros e o mostrador da temperatura do motor.

 

 

A edição limitada Connect (fotos) vem com motor turbo, teto e retrovisores em preto, interior escurecido, rodas de 15 pol com face usinada e áudio Composition Phone. Será oferecida nas cores laranja, azul e prata. Ela substitui o Speed Up e o trio de versões Black Up, Red Up e White Up. A versão de três portas também deixa de ser oferecida, por causa da baixa demanda. O Cross Up, que acompanha as novidades, será mostrado no dia 17.

Confira os equipamentos de série de cada versão:

Take Up – Banco do motorista com regulagem de altura, chave do tipo canivete, fixação Isofix para cadeira infantil, lavador, limpador e desembaçador do vidro traseiro, rodas (de aço) de 14 pol. Ganha ainda iluminação no porta-malas, relógio digital e suporte para celular com tomada USB para recarga. Opcional: pacote Take Completo (ar-condicionado, controle elétrico de vidros dianteiros e travas, direção com assistência elétrica, volante com ajuste de altura).

Move Up – Como no Take Up, mais os itens do pacote Take Completo e sistema de áudio Composition. Ganha computador de bordo, faróis de neblina, iluminação ambiente no painel (versão TSI), para-sol com espelho, retrovisores com luzes de direção, rodas de alumínio de 14 pol, sensor de estacionamento traseiro e volante de couro com comandos. Opcional: sistema Composition Phone (apenas TSI).

High Up – Como no Move Up, mais faróis de neblina com luz de curva e rodas de alumínio de 15 pol. Ganha faróis e limpador de para-brisa automáticos e temporizador de faróis. Opcionais: sistema Composition Phone, revestimento dos bancos em couro sintético. Vem apenas com motor turbo.

Nada muda na mecânica. O motor aspirado de 1,0 litro e três cilindros continua com potência de 75/82 cv e torque de 9,7/10,4 m.kgf, na ordem gasolina/álcool, enquanto o TSI turbo com injeção direta (de mesma cilindrada) rende 101/105 cv e 16,8 m.kgf. A transmissão automatizada I-Motion é opcional para o aspirado e não está disponível com o turbo. No entanto, pelos índices no padrão Inmetro, a versão Move Up TSI está mais econômica. A razão foi nova homologação com os pneus de 14 pol da versão, ao contrário de antes, em que foram usados os de 15 pol.

 

Texto da equipe – Fotos: divulgação