Novo Toyota RAV4, só híbrido, parte de R$ 166 mil

 

A Toyota lança no Brasil a quinta geração do RAV4, que vem apenas na versão Hybrid (híbrida), com motores elétricos e a gasolina. Disponível em dois acabamentos, ele tem preços de R$ 166 mil (S Hybrid) e R$ 180 mil (SX Hybrid). Em 2018 o modelo foi o SUV mais vendido no mundo.

 

 

O novo RAV4 adota a plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture ou Nova Arquitetura Global Toyota), que também serve ao C-HR e ao novo Corolla. O SUV ganhou 30 mm no entre-eixos e perdeu 10 mm na altura do centro de gravidade para maior estabilidade. A central de áudio inclui toca-DVDs e espelhamento de celular Mirror Link. O porta-malas tem capacidade para 580 litros.

 

 

Na versão SX Hybrid, o pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense usa um radar de ondas milimétricas e uma câmera monocular para diversas funções: alerta de risco de colisão frontal, que  ativa a assistência de frenagem se necessário; assistente de mudança de faixa; comutação automática entre fachos alto e baixo dos faróis e controlador de distância à frente.

O sistema híbrido é composto por quatro motores (um a gasolina e três elétricos) que funcionam juntos, fornecendo uma potência total de 222 cv. A unidade a combustão é de quatro cilindros e 2,5 litros com injeções direta e indireta. Ele fornece torque de 22,5 m.kgf, enquanto o elétrico dianteiro tem 20,6 m.kgf e os traseiros 12,3 m.kgf, mas a marca não divulga o valor máximo combinado. O RAV4 usa bateria de níquel-hidreto metálico e transmissão automática de variação contínua (CVT). Há quatro modos de condução: Normal, Eco, EV (100% elétrico) e Sport. O sistema permite tração nas quatro rodas, acionando as rodas traseiras por meio de um dos motores elétricos, sem cardã. A Toyota declara consumo de combustível de 12,8 km/l no ciclo urbano e 14,3 km/l no rodoviário pelos padrões do Inmetro.

 

 

Confira os equipamentos de série de cada versão:

RAV4 S Hybrid (R$ 166 mil) – Bolsas infláveis laterais dianteiras, de cortina e de joelhos do motorista; faróis de leds, bancos com partes revestidas de couro, bancos dianteiros com ventilação, banco do motorista com ajuste elétrico e memória, central de áudio com tela de 7 pol, chave presencial, rodas de alumínio de 18 pol, ar-condicionado automático de duas zonas, freio de estacionamento elétrico com retenção automática, câmera de manobras, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, controle eletrônico de tração, estabilidade e de reboque.

 

 

RAV4 SX Hybrid (R$ 180 mil) – Como o S mais teto solar panorâmico, carregador de celular sem fio por indução, abertura e fechamento elétricos da tampa do porta-malas com acionamento também por movimento do pé debaixo do para-choque, comandos de marchas no volante e pacote de segurança Safety Sense.

 

Texto da equipe – Fotos: divulgação (foto do painel ilustrativa)