Novo Porsche 911: assistências e mais potência no 992

 

O Porsche 911 entra em nova série, de código 992, com apresentação mundial no Salão do Automóvel de Los Angeles, EUA. Considerada a oitava geração para o fabricante, a nova edição traz novidades de estilo sobre a anterior 991 como para-lamas mais largos (e sem variar a largura conforme a versão), capô dianteiro mais longo, lanternas traseiras interligadas, caixas de rodas maiores para abrigar rodas dianteiras de 20 pol e traseiras de 21 pol, aerofólio traseiro móvel mais largo e saídas de escapamento ladeando a placa em vez de abaixo dela. Os faróis podem ter a tecnologia Matrix LED.

 

 

O interior, todo redesenhado, ganha aspecto mais refinado e elimina grande parte dos botões físicos em favor de toques em telas, como já visto no Panamera e no Cayenne. A tela da central de áudio está mais longa (10,9 pol na diagonal) e elevada, por cima dos difusores de ar. Salvo pelo conta-giros central analógico, os instrumentos são digitais.

 

 

O motor turbo de seis cilindros horizontais opostos (boxer) e 3,0 litros foi revisto e ganhou potência (de 420 para 450 cv) nas versões Carrera S de tração traseira e Carrera 4S de tração integral, por enquanto as únicas reveladas. Com transmissão PDK de dupla embreagem e oito marchas, esses cupês aceleram de 0 a 100 km/h em 3,7 e 3,6 segundos, na ordem, menos 0,4 s que antes (com pacote Sport Chrono, baixam os tempos em mais 0,2 s). As velocidades máximas agora são 308 km/h (Carrera S) e 306 km/h (4S). Há alternativa de caixa manual de sete marchas. Em breve serão lançados os menos potentes Carrera e Carrera 4, assim como estão em preparo evoluções de GTS, Turbo, GT2 e GT3. Uma opção híbrida é esperada só para 2022.

 

 

O 992 traz estrutura revista com maior uso de alumínio na seção traseira (para aliviar peso em sua região com maior massa) e esterçamento das rodas de trás, inédito nessas versões. A bitola dianteira está 45 mm mais larga. Novos recursos incluem programa de condução para piso molhado (detecta água na estrada, pré-condiciona os sistemas de controle e alerta o motorista), assistente de visão noturna com câmera de imagem térmica, monitor frontal com frenagem de emergência, aplicativo Road Trip para viagens (com recomendações de hotéis e restaurantes, pontos de interesse e locais de observação), assistente pessoal Porsche 360+ e calculador de emissões.

O novo 911 estará disponível no Brasil no segundo semestre de 2019.

 

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação