Novo BMW Série 5, discreto, fica mais leve e autônomo

 

A BMW apresenta a nova geração G30 do Série 5, herdeiro de uma história de 44 anos e 7,6 milhões de unidades em seis gerações. O estilo do sedã seguiu uma linha conservadora, sem inovar como ocorreu no modelo de 2004, mas com todas as chances de permanecer elegante por vários anos. Notam-se semelhanças com o atual Série 7, mais vincos nas laterais e amplos faróis (de leds de série com opção pelos adaptativos) e lanternas. Na versão mais favorável o Cx 0,22 é dos melhores já vistos em sedãs.

Com amplo emprego de alumínio e aços de alta resistência no monobloco, o Série 5 ficou até 100 kg mais leve que o anterior. No interior o sistema IDrive para controlar áudio, telefone, navegação e outras funções usa tela configurável de 10,25 pol e aceita comandos por gestos. A projeção de informações no para-brisa cresceu 70%. Comodidades passam por ar-condicionado de quatro zonas, bancos com massageador, roteamento de internet para 10 aparelhos e a primeira integração sem fio ao Apple Car Play usada por um fabricante.

 

 

Os auxílios ao motorista são numerosos e incluem câmeras, radar e sensores de ultrassom ao redor. Entre as funções há assistente para manter o carro na faixa de rolamento, capaz de agir na direção para evitar colisão lateral; condução semiautônoma a até 210 km/h, que dispensa o motorista de acelerar, frear e mover o volante; controlador de velocidade que se ajusta ao limite detectado da via; alerta se o motorista entrar na contramão; sistema Park Now que localiza, reserva e paga por vagas de estacionamento; e assistente para estacionar que faz toda a manobra por si só, podendo o motorista sair antes e acompanhar de fora (como no caso de vaga muito estreita).

A linha de motores tem três a gasolina, dois a diesel e uma versão híbrida:

• 530i: quatro cilindros, 2,0 litros, turbo, 252 cv, 35,7 m.kgf, 0 a 100 km/h em 6,0 segundos

• 540i: seis cilindros em linha, 3,0 litros, turbo, 340 cv, 45,9 m.kgf, 0 a 100 em 4,8 s

• 550i: V8, 4,4 litros, dois turbos, 462 cv, 66,3 m.kgf, 0 a 100 em 4,0 s

 

 

• 530E IPerformance: quatro cilindros, 2,0 litros, turbo mais motor elétrico, 252 cv, 42,8 m.kgf, 0 a 100 em 6,2 s

• 520d: turbodiesel, quatro cilindros, 2,0 litros, 190 cv, 40,8 m.kgf, 0 a 100 em 7,6 s

• 530d: turbodiesel, seis cilindros em linha, 3,0 litros, 265 cv, 63,3 m.kgf, 0 a 100 em 5,4 s

Tração integral XDrive é de série no 550i, não disponível no 530E e opcional nos demais. A transmissão automática tem oito marchas, e a manual (apenas para 520d), seis.

 

Série 5 M Sport

 

Série 5 Luxury

 

530E IPerformance

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação