Nano Flowcell Quant F: 300 km/h com fluidos iônicos

NanoFlowcell Quant F 02

 

A alemã Nano Flowcell AG apresenta no Salão de Genebra, em março, a versão F de seu modelo Quant, ainda em fase de desenvolvimento. Em relação à versão E, mostrada no ano passado no mesmo evento, a nova evolução traz novidades como câmbio automático de duas marchas (antes a transmissão era direta, sem marchas), tensão nominal máxima de 735 V (antes, 600 V), aerofólio de dois estágios (ergue-se a 80 km/h) e desempenho ainda mais alto, com velocidade máxima de mais de 300 km/h em modo elétrico.

 

 

Os números impressionam, como a potência de 1.090 cv ou 802 kW (com duração limitada), a autonomia de 800 km e a capacidade de fornecer por curto tempo uma corrente de mais de 2.000 ampères, embora a alimentação contínua fique pouco acima de 50 ampères. O Quant F tem monobloco de fibra de carbono, quatro lugares e 5,25 metros de comprimento. Usa quatro motores elétricos, o que permite tração integral, mas pode operar com tração apenas traseira conforme as condições.

O sistema de propulsão recorre a fluidos iônicos. “Em vez de usar hidrogênio e oxigênio como uma célula de combustível convencional, trabalhamos com dois fluidos iônicos, um com carga positiva e outro com carga negativa”, explica a empresa. A capacidade total é de 500 litros em dois tanques. Uma membrana separa os eletrólitos, permitindo a passagem de carga elétrica, com o que se produz energia para os motores elétricos.

 

Texto da equipe – Fotos: divulgação