Museu em SP faz exposição com mais de 200 manuais

 

O Museu da Imprensa Automotiva (MIAU) promove a exposição “Manuais do Proprietário: Futura Espécie em Extinção” em São Paulo, a partir desta sexta-feira, 19, feriado. A mostra traz mais de 200 manuais originais dos anos 60 a 2000, com foco principal em modelos vendidos no mercado brasileiro. O mais antigo é do Jeep Willys 1961. Há peças raras como os manuais de DKW-Vemag Fissore, Willys Itamaraty, VW SP1/SP2, Chrysler Esplanada GTX, MP Lafer, Gurgel X-12, Dardo, VW Variant II e VW Santana Executivo, assim como de modelos estrangeiros como BMW 2000, Ford Granada e Vauxhall Cavalier, de motos, caminhões e tratores antigos.

 

 

Nos veículos mais modernos os livretos de papel foram substituídos por versões eletrônicas em celulares ou no sistema de áudio do carro. “Com isso nos parece bastante óbvio que o manual do proprietário em seu formato tradicional está com os dias contados, tornando-se uma futura espécie em extinção. Por isso decidimos montar uma exposição em sua homenagem”, explica Marcos Rozen, CEO do MIAU.

 

 

Todos os manuais podem ser consultados livremente pelos visitantes. A exposição abre dia 19/4 das 12h às 17h e nos dias 20 e 21 das 13h às 17h. Após essas datas, poderá ser visitada aos sábados e domingos das 13h às 17h. Os visitantes também têm direito a conhecer as outras áreas do museu, com acervo de livre consulta com mais de mil revistas, livros, catálogos e materiais exclusivos para jornalistas. Os ingressos, em promoção de meia entrada para todos, custam R$ 15. O MIAU fica na R. Marcelina, 108, Vila Romana, na zona oeste de São Paulo, SP. Telefone: (11) 98815-7467.